domingo, 26 de abril de 2009

Filme sobre herói de guerra alemão leva prêmio Lola


Um filme baseado na história real de um alemão que ajudou a salvar 200.000 chineses do massacre de Nanquim, em 1937, foi o grande vencedor do Prêmio de Cinema Alemão nesta sexta-feira.

"John Rabe", uma co-produção alemã-chinesa que focou em uma história pouco conhecida de um empresário alemão, conquistou quatro dos 15 prêmios: melhor filme, melhor ator, direção de arte e figurino.

O Prêmio de Cinema Alemão é a competição cinematográfica mais lucrativa do mundo. O governo distribui 3,7 milhões de dólares em prêmios, que são distribuídos entre dezenas de filmes como um subsídio indireto para projetos futuros.

Mais de 1.100 membros da Academia de Cinema Alemã votam em 15 categorias. Apresentado anualmente desde 1951, os "Lolas" são a resposta alemã para os prêmios Oscars, de Hollywood, e o britânico Bafta.

Outro vencedor da noite foi Andreas Dresen, que finalmente recebeu o prêmio de melhor diretor por seu filme "Cloud 9" --uma comédia romântica sobre as vidas amorosas de idosos que também rendeu um prêmio de melhor atriz para Ursula Werner.

O grande perdedor da noite foi o drama alemão indicado ao Oscar "The Baader Meinhof Complex" sobre a facção do Exército Vermelho dos anos 1970. Ironicamente, "Baader" foi um sucesso de bilheteria na Alemanha enquanto "John Rabe" teve um início decepcionante no mês passado.

fonte: Reuters, uol cinema

Anne Hathaway é premiada por O Casamento de Rachel

Anne Hathaway ganhou o prêmio na 13º edição do Prism Awards por sua atuação no longa O Casamento de Rachel, na noite desta quinta-feira (23/4), em Los Angeles. O evento reconhece as representações mais realistas das drogas no mundo do entretenimento.

A atriz também foi indicada ao Oscar deste ano pelo mesmo filme. A trama conta a história de Kym (Hathaway), uma jovem que há 10 anos passa por uma clínica de reabilitação. Quando ela retorna para a casa da familia Buchmam para o casamento de sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt), ela traz consigo uma longa história de crises pessoais e conflitos familiares. A festa do casamento é cheia de amigos que se reuniram para um final de semana com muita diversão, música e amor.

O Prism Awards, cuja cerimônia ocorreu em um jantar no Beverly Hills Hotel, nos EUA, ainda premiou os seriados King of the Hill, Law & Order: Svu e The Office.

fonte: cineclik

Cinemateca Brasileira exibe raridades do cinema alemão

Até o dia 2 de maio, será exibida na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a mostra Pequenas Jóias do Cinema Alemão, destacando algumas raridades recentemente incorporadas ao acervo da filmoteca do Goethe-Institut São Paulo.

São filmes pouco conhecidos que acabam excluídos das antologias de cinema alemão mais tradicionais, eclipsados por outras obras. Reunidos, oferecem um curioso panorama da produção cinematográfica no país. Todos filmes, no entanto, terão exibição em DVD.

Dia 22/4 (quarta-feira)
Sala Cinemateca BNDES
19h - Karl May, de Hans-Jürgen Syberberg (Alemanha Ocidental, 1974)

Dia 23/4 (quinta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
18h30 - Berlim - Esquina Da Schönhauser, de Gerhard Klein (Alemanha Oriental, 1957)
20h30 - Pista De Pedras, de Frank Beyer (Alemanha Oriental, 1966)

Dia 24/4 (sexta-feira)
Sala Cinemateca BNDES
18h30 - Melodia Do Mundo, de Walther Ruttmann (Alemanha, 1929) (Versão original sem legendas)
19h30 - Os Assassinos Estão Entre Nós, de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946)

Dia 25/4 (sábado)
Sala Cinemateca BNDES
17h30 - Berlim - Esquina Da Schönhauser, de Gerhard Klein (Alemanha Oriental, 1957)
19h30 - Relações De Classe, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub (Alemanha Ocidental, 1984)

Dia 26/4 (domingo)
Sala Cinemateca BNDES
16h30 - Gente No Domingo, de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer (Alemanha, 1929) (Intertítulos em inglês)
18h - Os Assassinos Estão Entre Nós, de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946)
20h - Pista De Pedras, de Frank Beyer (Alemanha Oriental, 1966)

Dia 28/4 (terça-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
19h30 - Os Assassinos Estão Entre Nós, de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946)

Dia 29/4 (quarta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
18h - Pista De Pedras, de Frank Beyer (Alemanha Oriental, 1966)
20h30 - Berlim - Esquina Da Schönhauser, de Gerhard Klein (Alemanha Oriental, 1957)

Dia 30/4 (quinta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
18h30 - Gente No Domingo, de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer (Alemanha, 1929) (Intertítulos em inglês)
20h - Relações De Classe, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub (Alemanha Ocidental, 1984)

Dia 1º/5 (sexta-feira)
Sala Cinemateca Petrobras
17h - Os Assassinos Estão Entre Nós, de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946)
19h - Karl May, de Hans-Jürgen Syberberg (Alemanha Ocidental, 1974)

Dia 2/5 (sábado)
Sala Cinemateca Petrobras
17h30 - Gente No Domingo, de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer (Alemanha, 1929) (Intertítulos em inglês)
19h - Berlim - Esquina Da Schönhauser, de Gerhard Klein (Alemanha Oriental, 1957)

Dia 3/5 (domingo)
Sala Cinemateca Petrobras
15h - Melodia Do Mundo, de Walther Ruttmann (Alemanha, 1929) (Versão original sem legendas)
16h - Karl May, de Hans-Jürgen Syberberg (Alemanha Ocidental, 1974)
19h30 - Relações De Classe, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub (Alemanha Ocidental, 1984)

fonte: cineclik

Começa 11ª edição de festival de cinema gay e lésbico nos EUA

A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, exibe a partir de hoje 67 filmes e prestará homenagem ao cineasta americano John Waters.
"Há uma grande diversidade de temas que não vemos em muitos anos.

É uma celebração à arte do cinema para todos", disse Kareem Tabsch, diretor de programação do evento.

Tabsch destacou que a missão do festival, que termina no próximo dia 3, é incentivar a união de todas as comunidades ao expor temas universais, além de educar e evidenciar os problemas enfrentados pelos homossexuais em nível legal e de aceitação social.

O festival será aberto com a exibição do filme sueco Patrik 1,5, dirigida por Ella Lemhagen, enquanto que a homenagem a Waters está prevista para a próxima sexta-feira.

"Não será uma cerimônia típica. Waters fará uma apresentação com seu senso de humor único", antecipou Tabsch.

John Waters ficou conhecido por filmes como Pink Flamingos (1972), Hairspray - E Éramos Todos Jovens (1988), Mamãe É De Morte (1994) e Cecil Bem Demente (2000).

fonte: EFE, terra cinema

Universidade Estácio de Sá oferece curso de crítica de cinema

Durante o mês de maio, o jornalista Mario Abadde irá ministrar o curso de extensão de Crítica Cinematográfica na Universidade Estácio de Sá. As aulas serão todas as terças e quintas, das 14h às 17h, no Cinema Estácio - localizado no campus Rebouças, a partir do dia 5 de maio. O valor do curso é de R$ 200,00, feito com pagamento à vista.

O curso é aberto a estudantes de comunicação, cinema, letras e áreas afins, e não é exclusivo para alunos da Estácio e demais universitários. Para se inscrever basta acessar o site www.estacio.br, clicar no ícone CURSOS DE EXTENSÃO, selecionar a área (Comunicação Social), o local (Rebouças) e o mês (Maio/2009). Em seguida, clique em Crítica Cinematográfica. A pessoa interessada terá acesso ao programa do Curso e poderá efetuar sua inscrição com a impressão do boleto bancário.

Durante 8 encontros, o crítico de cinema Mario Abadde, que tem passagens pelo Jornal do Brasil, pelo site OGloboOnline, é colaborador do site Almanaque Virtual (www.almanaquevirtual.com.br) e membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), irá desvendar os segredos e mistérios de como analisar um filme. Não será apenas um curso voltado para a escrita, mas também para o desenvolvimento do olhar em relação a obra cinematográfica, um aprimoramento da análise fílmica e conhecimento de como é desenvolvida a crítica de cinema na imprensa brasileira.

Unidade Rebouças/RJ - Coordenação Curso de Cinema
Fones: (21) 2503-7224 - OI: - - VoIP: *0207224
Mais informações pelo e-mail cinema@estacio.br

Mario Abadde
Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio com duas especialidades: Jornalismo e Publicidade. Possui extensa bagagem no meio artístico, cultural e toda gama de veículos midiáticos. Pode ser citada a sua passagem pela TV Bandeirantes, a Rádio Ritmo e a produtora Sketch Vídeo Makers, em que atuou como diretor e roteirista de diversos filmes publicitários e documentários institucionais. Foi crítico/repórter na área de cinema do Jornal do Brasil de 2006 a 2008 e na Tribuna de Imprensa em 2008. É membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), único órgão brasileiro filiado a FIPRESCI (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique / The International Federation of Films Critics). Atualmente é curador de Mostras, colaborador do Globo on Line, revista Pipoca Moderna, e colaborador do site Almanaque Virtual, parceiro do portal UOL, o maior do Brasil em conteúdo e o terceiro mais visitado no país.

fonte: almanaque virtual

Inscrições abertas para Festival de Curtas de SP

O Curta Kinoforum - 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece de 20 a 28 de agosto, recebe inscrições para os programas brasileiros até 10 de junho. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no endereço eletrônico do evento aqui.

Poderão participar curtas finalizados em 2008/2009 e nos seguintes formatos de exibição: vídeo (com duração entre 3 e 20 minutos) e/ou 35 mm (com duração de até 35 minutos).

O Festival apresenta o melhor da produção de filmes de curta-metragem e promove um intercâmbio entre a produção latino-americana e a internacional. No ano passado, apresentou 381 filmes de 54 países.


fonte: revista de cinema online

HSBC promove a Virada Cine-Gastronômica Petybon

O HSBC Belas Artes (Rua da Consolação, 2423, São Paulo) vai sediar, na madrugada de 2 para 3 de maio, durante a Virada Cultural de São Paulo, a segunda edição da Virada Cine-Gastronômica Petybon. Sucesso de público, o evento retorna com o mesmo formato de 2008: proporcionar experiências gourmet em meio a sessões de cinema.

Das 23h de sábado (dia 2) às 7h de domingo (dia 3), os cinéfilos poderão assistir a sete filmes – distribuídos em três sessões – e participar de quatro degustações de receitas relacionadas às películas exibidas. Diversificada, a programação traz títulos bastante difundidos no Brasil, como Volver, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Amor à Flor da Pele.

A receita repete a estratégia da estréia do evento, em 2008, quando deixou os espectadores com o paladar aguçado ao sentir o aroma de molho de tomate ao término do japonês Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete. “Essa é uma experiência sensorial fantástica, que estimula todos os sentidos da audiência ao integrar gastronomia e cinema. Com esse intuito, a seleção dos filmes seguiu um critério essencial: deve dar água na boca de quem for ao evento”, comenta Jumar Pedreira, gerente de marketing da J.Macêdo - fabricante da marca Petybon e idealizadora do projeto.

O público certamente se deliciará com a programação, que engloba enredos que vão da comédia Correio Sentimental ao elogiado Ratatouille. Os interessados em adquirir os ingressos poderão escolher entre opções “combos”, que darão direito a três sessões de cinema e quatro degustações patrocinadas pelas marca Petybon (com apoio de Sol e Coca-Cola/Femsa). Os ingressos estarão à venda nas bilheterias do HSBC Belas Artes a partir de quinta (30 de abril) por R$ 20,00 (R$ 10,00 para estudantes, idosos e clientes do HSBC).

fonte: cineplayers