terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Moon vence o British Independent Film Awards


Moon, de Duncan Jones, recebeu o prêmio de Melhor Filme e Direção no 12º British Independent Film Awards, o Bifa. O filme estrelado por Sam Rockwell mostra um astronauta Sam Bell que tem uma experiência transcendental ao fim de um período de três anos de pesquisas na Lua, ao tentar encontrar uma nova fonte de energia para a Terra.

O diretor Andrea Arnold e a estreante Katie Jarvis também receberam prêmios de direção, em cerimônia apresentada por James Nesbitt, neste domingo (6/12), em Londres.

Educação, que havia recebido seis indicações, foi premiado em apenas uma categoria: a de Melhor Atriz para Carey Mulligan. O longa foi eleito o Melhor Filme (Público) da Competição Internacional do Festival de Sundance de 2009.

Anne-Marie Duff venceu em Melhor Atriz Coadjuvante por Nowhere Boy. Tom Hardy ganhou Prêmio de Melhor Ator por Bronson e John Henshaw de Melhor Ator Coadjuvante por À Procura de Eric.

Os roteiristas de In The Loop, Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci e Tony Roche, levaram o prêmio da categoria.

Daniel Day-Lewis levou o prêmio Richard Harris, por sua contribuição ao cinema britânico. Michael Caine foi o homenageado do festival com o prêmio Variety. Sem muitas palavras, ele agradeceu a homenagem e brincou com o público, dizendo que obrigou os organizadores do Bifa a não mostrarem os clipes de seus filmes em ordem cronológica, para não ver seu envelhecimento nas telas.

fonte: cineclik

Muito cinema brasileiro no "Festival de Havana"


Começou o 31º Festival de Havana, em Cuba. Ao todo, serão exibidos 110 filmes, mas somente 104 disputarão o prêmio Coral nas categorias Longa (20), Estreia (21), Curta (15), Documentário (24) e Animação (24). E o Brasil está presente com 23 filmes selecionados para o evento que acontece até o dia 13 de dezembro. Confira abaixo, a lista dos concorrentes do Brasil nas diversas categorias:

LONGAS
El último verano de La Boyita – Argentina
Francia – Argentina
La invención de la carne – Argentina
O Segredo dos seus Olhos – Argentina / Espanha
El niño pez - Argentina / Espanha / França
Zona Sur – Bolivia
À Deriva – BRASIL
Hotel Atlântico – BRASIL
Viajo porque preciso, volto porque te amo – BRASIL
Navidad – Chile / França
La Nana – Chile / México
Los viajes del viento – Colômbia / Alemanha / Argentina / Holanda
Rabia – Colômbia / Espanha
El premio flaco – Cuba
Lisanka – Cuba
Backyard – México
Viaje redondo - México
A Teta Assustada – Perú / Espanha
Hiroshima - Uruguai / Colômbia / Argentina / Espanha
Un lugar lejano - Venezuela / Argentina / Espanha

FORA DE COMPETIÇÃO
Dawson, Isla 10 – Chile, BRASIL, Venezuela
La Anunciación – Cuba
Zamora – Venezuela

CURTAS
Feliz Navidad – Argentina
Chapa – BRASIL
Para pedir perdão – BRASIL
Rosa e Benjamim – BRASIL
Superbarroco – BRASIL
Tauri – BRASIL
Los minutos, las horas – BRASIL / Cuba
Domingo – Chile
Punto fijo – Colômbia
40º a la sombra – México
Buenas intenciones – México
Nebraska – México
Karai Norte – Paraguai
Jáuregui – Perú
Zona Cero – Venezuela

ESTREIAS
Aguas verdes – Argentina
Andrés no quiere dormir la siesta – Argentina
Mentiras piadosas – Argentina
Plan B – Argentina
Apenas o Fim – BRASIL
Os Famosos e os Duendes da Morte – BRASIL / França
No Meu Lugar – BRASIL / Portugal
Huacho – Chile / França / Alemanha
El vuelco del cangrejo – Colômbia / França
Ciudad en rojo – Cuba / Venezuela
Cinco días sin Nora – México
Crónicas chilangas – México
El árbol – México / Espanha
Norteado – México / Espanha
Daniel y Ana – México / Espanha / França
La Yuma – Nicarágua
Cu4tro – Perú
Paraíso – Perú
El cuarto de Leo – Uruguai
Gigante – Uruguai / Alemannha / Argentina / Holanda
Mal día para pescar – Uruguai / Espanha

DOCUMENTÁRIOS
Under rich earth – Canadá
En reconstrucción – Espanha
Sons of Cuba – Reino Unido / Cuba
Freddy Ilanga: Che’s swahili translator – Africa do Sul / Cuba / Estados Unidos
Adopción – Argentina
Fragmentos rebelados – Argentina
La pérdida – Argentina / Espanha
Acácio – Brasil
Estrada Real da Cachaça – BRASIL
Garapa – BRASIL
O Rei do Carimã – BRASIL
Pachamama – BRASIL
Close up – Cuba
El despertar de un sueño – Cuba
La marea – Cuba
Los que se quedan – México
Bajo el mismo techo – México / Cuba
La sirena y el buzo – México / Espanha / Nicarágua
El general – México / Estados Unidos
Requecho – Perú
La tarea – Perú / Cuba
Juan Meléndez – 6446 – Porto Rico
Vinotinto, la película – Venezuela

FORA DE COMPETIÇÃO
Moscou – BRASIL
El olvido – Perú / Holanda

ANIMAÇÃO
Anciedades ancianos+ansiosos – Argentina
Boogie, el aceitoso – Argentina
El retrato de la peste – Argentina
El triángulo imperfecto – Argentina
La ollera – Argentina
Las aventuras de Nahuel – Argentina
Marea – Argentina
El Ratón Pérez 2 – Argentina / Espanha
A ilha – BRASIL
Aula de yoga No. 34 – BRASIL
Calango Lengo – Morte e vida sem ver água – BRASIL
O menino que plantava invernos – BRASIL
Silêncio e sombras – BRASIL
31 minutos, la película – Chile
Golpe de espejo – Chile
Lalen, estar muriendo – Chile
Superness – Chile
20 años – Cuba
Tic tac – Cuba
De un jalón hasta el panteón – México
El armadillo fronterizo – México
Jaulas – México
Niño de mis ojos – México
Otra película de huevos y un pollo – México

fonte: adoro cinema

16º Vitória Cine Vídeo divulga filmes vencedores


Foi divulgada a lista dos filmes premiados do 16º Vitória Cine Vídeo. Foram exibidos 87 títulos, dos mais diferentes países, organizados em 19 categorias.

Os vencedores receberam o Troféu Marlin Azul e prêmio em dinheiro. Nego Fugido, de Marília Hughes e Cláudio Marques, vindo da Bahia, venceu o prêmio de Melhor Filme de Ficção. O filme também foi exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No gênero documentário, Fractais Sertanejos, do Ceará, dirigido por Heraldo Cavalcanti, levou o prêmio. O vencedor de Melhor Animação foi O Anão que Virou Gigante, do diretor Marão, do Rio de Janeiro.

O júri decidiu dividir o prêmio de Melhor Direção. Marília Hughes e Cláudio Marques, da ficção Nego Fugido, e René Guerra da ficção paulista Os Sapatos de Aristeu, foram os diretores vencedores desta edição. Além do Troféu Marlin Azul, eles dividirão o prêmio de R$ 8 mil em equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria, concedido pela Quanta, e quatro horas de telecine off ou online da Link Digital.

O prêmio de Melhor Fotografia foi dado a Juliana Vasconcelos por Os Sapatos de Aristeu. Cléber Eduardo e Ilana Feldman ganharam o Troféu Marlin Azul de Melhor Roteiro por Rosa e Benjamim, de São Paulo.

André Abujamra conquistou o prêmio de Melhor Trilha Sonora por O Divino, De Repente, a animação de Fábio Yamaji, vinda de São Paulo. Ava Rocha conquistou Melhor Montagem por Olhos de Ressaca, de Petra Costa, do Rio de Janeiro.

Vindo de São Paulo, Ao Vivo, de Peppe Siffredi e Antonio Guerino, levou o prêmio de Melhor Direção de Arte para Dalmo Louzada. O paulista Samba de Quadra, de Gustavo Mello e Luiz Ferraz, conquistou o Troféu Marlin Azul de Melhor Produção. Carla Ribas ganhou Melhor Atriz pela sua atuação no filme paulista Cotidiano, de Joana Mariani. Judevaldo dos Santos conquistou o Troféu Marlin Azul de Melhor Ator pela performance em Nego Fugido, de Marília Hughes e Cláudio Marques.

Por estimular a tolerância, pela qualidade na construção do roteiro e pela direção de atores mirins, Ernesto no País do Futebol, de André Queiroz e Thaís Bologna, vindo de São Paulo, recebeu Menção Honrosa. O júri também concedeu Menção Honrosa para o filme Chapa, de Thiago Ricarte, de São Paulo, pelo ritmo, clima, pelos planos e pela poesia.

Outra Menção Honrosa foi concedida ao documentário capixaba Meninos, de Ursula Dart. Na avaliação do júri, a obra se insere no dia-a-dia de uma criança solitária com sensibilidade e de forma não invasiva.

Alguém Tem Que Honrar esta Derrota!, do Rio de Janeiro, de Leonardo Esteves, ganhou Menção Honrosa por homenagear o cinema experimental brasileiro.

O curta-metragem vencedor do Júri Popular de Filme foi a animação carioca Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas.

O júri de premiação de curtas e médias-metragens foi composto pelo músico e videomaker Bento Abreu, a produtora cultural e presidente do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (ICUMAM) Maria Abdalla, a atriz Maria Gladys, o produtor cultural Rafael Sampaio e a pesquisadora do Centro Técnico Audiovisual da Secretaria do Audiovisual (CTAv) Rosângela Sodré.

Além da exibição da Mostra Competitiva de Curtas e Médias-Metragens, o 16º Vitória Cine Vídeo apresentou a Mostra Competitiva de Vídeos. O festival premiou como Melhor Vídeo de Ficção Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro, do Rio de Janeiro. No gênero documentário, o júri decidiu dividir o prêmio de Melhor Vídeo. Os vencedores foram: Dois Mundos, de Teresa Jessouroun, do Rio de Janeiro, e JLG/PG, de Paolo Gregori, de São Paulo. O vídeo capixaba Você Vai Morrer, de Chico Cuíca, Keka e Raul Chequer, recebeu o Troféu Marlin Azul na categoria videoclipe.

Vindo de Minas Gerais, Sangre, de Cris Ventura, levou o prêmio de Melhor Videoarte. O prêmio Pesquisa de Linguagem foi concedido ao documentário cearense O Homem Bifurcado, de Hugo Pierot, Márcio Araújo e Glaucia Barbosa.

Os jurados decidiram conceder Menção Honrosa ao documentário pernambucano Tsõ’Rehipãri, Sangradouro, de Divino Tserewahú, Tiago Campos Tôrres e Amandine Goisbault. A Casa dos Mortos, de Debora Diniz, do Distrito Federal, também conquistou uma Menção Honrosa.

Compôs o júri de premiação de vídeos o roteirista e fotógrafo Fernando Coster, a cineasta Luelane Correa, o jornalista Paulo Gois, a jornalista e professora Vanessa Maia e o jornalista Vitor Lopes.

O júri popular de vídeo escolheu o documentário Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos, vinda da Paraíba. As crianças e adolescentes de escolas públicas que participaram do 10º Festivalzinho de Cinema elegeram por meio do voto popular a animação A Ilha, de Alê Camargo, do Distrito Federal.

fonte: cineclik

Crítico da revista "The New Yorker" publica lista dos dez melhores filmes do ano


Semanas depois de ter publicado uma lista com os melhores filmes da década, a revista New Yorker divulgou no início deste mês lista dos melhores filmes do ano, segundo um dos críticos da publicação, David Denby. Curiosamente, Denby começa falando de "Bastardos Inglórios", um dos títulos que não foram eleitos por ele, nem como menção honrosa. Responde a leitores irados com sua crítica avassaladora a ao filme de Quentin tarantino, um hit em outras listas publicadas até o momento.

A lista de Denby tem algumas particularidades, especialmente para o público brasileiro atento ao que as distribuidoras, sejam majors ou não, lançam nos nossos cinemas e o que despejam nas locadoras sem nenhum cuidado. "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, é um desses casos. Lançado aqui diretamente em DVD dois meses antes de chegar às salas americanas, teve uma repercussão mínima junto ao público e acabou enterrando as possibilidades de uma grande narrativa sobre a guerra insana promovida por Bush. No entanto, quando aterrissou nas telas americanas, sofreu lá os benefícios daquilo que no jargão dos exibidores chama-se de "boca-a-boca", um efeito cascata provocado pelos elogios do público local.

O mesmo aconteceu com "Férias Frustradas de Verão", de Gregg Mottola, o mesmo diretor do ótimo "Superbad - É Hoje". Os dois filmes, por sinal, foram lançados aqui diretamente nas estantes das locadoras por conta de apostas mercadológicas e preconceitos arraigados do pessoal que lida com o mercado cinematográfico. Perderam a chance de satisfazer um público fiel e interessado nesse tipo de comédia, além da chance de faturar nas bilheterias.

Há ainda casos como o de "The White Ribbon", de Michael Haneke, e "The Messenger", de Oren Moverman, sucessos nos circuito de festivais e mostras de cinema que não têm previsão de lançamento nos cinemas.

A seguir, a lista completa de David Denby, na "The New Yorker":

"Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow
"The White Ribbon", de Michael Haneke
"The Messenger", de Oren Moverman
"Funny People", de Judd Apatow
"Férias Frustradas de Verão", de Greg Mottola
"Up - Altas Aventuras", de Pete Docter
"The Last Station", de Michael Hoffman
"O Fantástico Sr. Raposo", de Wes Anderson
"Amor Sem Escalas", de Jason Reitman

Menções honrosas: "Abraços Partidos", "Inimigos Públicos", "Invictus", "Duplicidade", "Educação", "Crazy Heart", "(500) Dias Com Ela", "Tyson", "Food Inc."

fonte: uol cinema

Sai a lista dos “curtas live-action” que podem concorrer ao Oscar


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma nova lista com 10 concorrentes a categoria de Melhor Curta em “live-action” para a festa do Oscar no ano que vem. Dos dez selecionados, apenas de 3 a 5 serão escolhidos para disputar na festa do Oscar.

A categoria premia os curtas que são filmados com humanos e não animação. O termo “live-action” é usado para diferenciar da categoria de Melhor Curta em Animação. Os 10 semi-finalistas são:

“The Door”, direção de Juanita Wilson e produção de James Flynn
“Sidney Turtlebaum”, direção de Tristram Shapeero e produção de Daniel Jewel
“The Ground Beneath”
, direção de Rene Hernandez e produção de Kristina Ceyton
“Hotel”, direção e produção de Tim Conrad
“Instead of Abracadabra”, direção de Patrik Eklund e produção de Mathias Fjellstrom
“Kavi”, direção e produção de Gregg Helvey
“Miracle Fish”, direção de Luke Doolan e produção de Drew Bailey
“The New Tenants”, direção de Joachim Back, produção de Tivi Magnusson
“The Response”, direção de Adam Rodgers produção de Sig Libowitz
“Short Term 12″, direção e produção de Destin Daniel Cretton e produção também de Michelle Steffes.

O 82º Oscar vai ser entregue no dia 7 de março. Os indicados serão revelados dia 2 de fevereiro.

fonte; cinema com rapadura

Começa nesta terça a mostra David Lynch - O Lado Sombrio da Alma


Começa hoje, terça-feira, na Caixa Cultural no Rio de Janeiro, a mostra David Lynch - O Lado Sombrio da Alma. Serão exibidos 40 filmes, entre longas, curtas e comerciais para a TV, que foram dirigidos, estrelados, produzidos ou incentivados pelo cultuado cineasta, além de trabalhos que o influenciaram e longas de sua filha, Jennifer Lynch, como o inédito em circuito Sob Controle.

Os destaques são os primeiros curtas de Lynch e os documentários sobre surrealismo e sobre o cineasta. A mostra vai até o dia 20 e os ingressos custam R$4. A Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25. Confira a programação abaixo. Mais informações no site oficial.

Dia 8
Cinema 1
17h - A história real (película). 111 min. 12 anos
19h - Coração selvagem (película). 128 min. 16 anos
Cinema 2
17h - Eraserhead (DVD). 89 min. 16 anos
19h - O homem elefante (DVD). 124 min. 14 anos

Dia 9
Cinema 1
17h - Hollywood mavericks (película). 90 min. 12 anos
19h - Cidade dos sonhos (película). 141 min. 14 anos
Cinema 2
17h - I don't know Jack (DVD). 96 min. 12 anos
19h - A estrada perdida (DVD). 135 min. 16 anos

Dia 10
Cinema 1
17h - Twin Peaks - O piloto da série (DVD). 95 min. 14 anos
19h - Twin Peaks: Os últimos dias de Laura Palmer (película). 135 min. 14 anos
Cinema 2
17h - Um cão andaluz - A idade do ouro (DVD). 80 min. 12 anos
19h - Duna (DVD). 190 min. 14 anos

Dia 11
Cinema 1
17h - Império dos sonhos (DVD). 180 min. 14 anos
20h - Mais coisas que aconteceram (DVD). 76 min. 14 anos
Cinema 2
17h - Encaixotando Helena (DVD, matriz VHS). 107 min. 14 anos
19h - Sob controle (DVD). 97 min. 14 anos

Dia 12
Cinema 1
17h - O mágico de Oz (DVD). 101 min. Livre
19h - O iluminado (DVD). 146 min. 14 anos
Cinema 2
18h - On the air (DVD, matriz VHS). 210 min. 14 anos

Dia 13
Cinema 1
18h - Mystery disc (DVD). 190 min. 14 anos
Cinema 2
17h - Zelly & Eu (DVD, matriz VHS). 87 min. 14 anos
19h - Nadja (DVD, matriz VHS). 93 min. 14 anos

Dia 15
Cinema 1
17h - Veludo azul (DVD). 121 min. 16 anos
19h - Debate com José Wilker, Fernando Ceylão, Mario Abbade e 1 convidado
Cinema 2
17h - Crumb (DVD). 119 min. 14 anos

Dia 16
Cinema 1
17h - A estrada (película). 108 min. 14 anos
19h - Lynch (One) (DVD). 84 min. 14 anos
Cinema 2
17h - Pretty as a picture (DVD). 85 min. 14 anos
19h - Scene by scene (DVD, matriz VHS). 50 min./ Ruth Roses and revolver (DVD, matriz VHS). 48 min. 12 anos

Dia 17
Cinema 1
17h - Hugh Hefner: Once upon a Time (DVD). 91 min. 14 anos
19h - Dumbland (DVD). 25 min./ David Lynch Commercials e clipe Rammstein (DVD, matriz VHS s/legendas). 25 min./ School of Thought (DVD). 40 min. 12 anos
Cinema 2
17h - Rabbits (DVD). 50 min./ Industrial Symphony No. 1 (DVD). 50 min. 14 anos
19h - Hotel room (DVD, matriz VHS). 90 min. 14 anos

Dia 18
Cinema 1
17h - The short films of David Lynch (DVD). 120 min. 14 anos
19h - Dynamic: 01: The best of DavidLynch.com (DVD). 120 min. 14 anos
Cinema 2
17h - Dumbland (DVD). 25 min./ David Lynch commercials e clipe Rammstein (DVD, matriz VHS s/legendas). 25 min./ School of Thought (DVD). 40 min. 12 anos
19h - Os Beatniks (DVD, matriz VHS). 110 min. 14 anos

Dia 19
Cinema 1
17h - Hotel room (DVD, matriz VHS). 90 min. 14 anos
19h - Transcendendo Lynch (digital). 84 min. 12 anos
Cinema 2
17h - Scene by scene (DVD, matriz VHS). 50 min./ Ruth Roses and Revolver (DVD, matriz VHS). 48 min. 12 anos
19h - Rabbits (DVD). 50 min./ Industrial Symphony No. 1 (DVD). 50 min. 14 anos

Dia 20
Cinema 1
17h - Mystery disc (DVD). 190 min. 14 anos
Cinema 2
17h - On the Air (DVD, matriz VHS). 210 min. 14 anos

fonte: omelete

Associação Paulista dos Críticos de Arte divulga vencedores de 2009


A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) anunciou os vencedores de nove categorias artes brasileiras de 2009, que receberão os prêmios em abril de 2010.

Na categoria Cinema, foram premiadas a atriz Glória Pires e a diretora Anna Muylaert, de É Proibido Fumar. Glória Pires também foi lembrada por sua atuação em Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho, e pelo papel da mãe do presidente Lula em Lula, O Filho do Brasil, de Fábio Barreto, que estreia em 1º de janeiro de 2010. Gero Camilo foi escolhido como Melhor Ator, por Hotel Atlântico, de Suzana Amaral.

A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, ganhou na categoria Melhor Filme de Ficção. O documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litwski, venceu em Melhor Filme de Não-Ficção.

Os jurados foramos críticos Luiz Carlos Merten, Neusa Barbosa, Rubens Ewald Filho, Walter Cézar Addeo e Orlando Margarido.

Veja a lista do vencedores

TV

Grande Prêmio da Crítica: "Capitu"
Minissérie: "Som & Fúria"
Ator: Felipe Camargo ("Som & Fúria")
Atriz: Larissa Maciel ("Maysa")
Apresentador: Tiago Leifert ("Globo Esporte")
Infantil: "Peixonauta" (Discovery Kids/TV Pinguim)
Humor: "Larica Total" (Canal Brasil)

CINEMA

Filme de ficção: "A Festa da Menina Morta"
Diretora: Anna Muylaert, por "É Proibido Fumar"
Fotografia: Lula Carvalho, por "A Festa da Menina Morta"
Roteiro: "Juventude", de Domingos de Oliveira
Montagem: Vania Debs, por "Árido Movie"
Ator: Gero Camilo, por "Hotel Atlântico"
Atriz: Glória Pires, por "É Proibido Fumar"

DANÇA

Pesquisa: Antônio Nóbrega
Elenco: Balé da Cidade de São Paulo
Percurso: Ballet Stagium
Iniciativa: site ConnectDance
Criadora/Intérprete: Diane Ichman - Confraria da Dança, por "Adverso"
Formação e criação: Key Zetta & Cia
Concepção: Luis Ferron, por "Sapatos Brancos"

LITERATURA

Romance: "Rei do Cheiro", de João Sil vério Trevisan
Ensaio/Crítica: "Lições de Kafka", de Modesto Carone
Infanto Juvenil: "Pivetin", de Décio Teobaldo
Poesia: "Entre Milênios", de Haroldo de Campos
Contos/Crônicas/Reportagens: "Cine Privê", de Antonio Carlos Viana
Biografia: "Cabeza de Vaca", de Paulo Markun
Tradução: "Poemas Estalactites", de Augusto Stramm, tradução de Augusto de Campos

MÚSICA POPULAR

Disco: "Aline Calixto"
Cantora: Céu, pelo disco "Vagarosa"
Compositor: Lenine
Show: Ney Matogrosso, por "Inclassificáveis" e "Beijo Bandido"
Grupo: Paralamas do Sucesso
Revelação: Maria Gadú
Homenagem póstuma: Zé Rodrix

MÚSICA ERUDITA

Grande prêmio da crítica: Heitor Villa-Lobos, homenagem no cinquentenário da morte
Composição vocal: "Alelluia", de Villani Cortês
Obra experimental: "Estudos sobre Paris", de Almeida Prado
Prêmio especial pelo conjunto da carreira: Ernst Mahle

RÁDIO

Grande prêmio da crítica: "Ninguém faz Sucesso Sozinho", livro de Tuta
Prêmio especial do júri: "Radar Cultura", Cultura AM
Humor: "Galera Gol", Transamérica
Programa infantil: "Rádio Pipoca", Rádio USP
Programa de variedades: "Rádio Sucupira", CBN
Internet: Garagem, ShowLivre.com
Revelação: "Devaneio", Band News FM

TEATRO

Autor: Fábio Mendes, por "The Cachorro Manco Show"
Espetáculo: "Memória da Cana"
Atriz: Rosaly Papadopol, por "Hilda Hilst - O Espírito da Coisa"
Ator: Elias Andreato, por "Doido"
Diretor: Márcio Aurélio, por "Anatomia Frozen"
Prêmio especial: Oswaldo Mendes, pelo livro "Bendito Maldito - Uma Biografia de Plínio Marcos"
Grande prêmio da crítica: Charles Moeller e Cláudio Botelho

TEATRO INFANTIL

Espetáculo: "BUUU!!! A Casa do Bichão"
Direção: Ilo Krugli, por "O Mistério do Fundo do Pote ou como Nasceu a Fome"
Texto: "Com o Rei na Barriga", de Amauri Falseti
Figurino: J.C. Serroni e Telumi Helen, por "Colecionador de Crepúsculos"
Cenografia: Beto Andretta, por "Filhotes da Amazônia"
Música: André Abujamra, por "A Bruxinha Atrapalhada"
Elenco: "A Odisseia de Arlequino"

ARTES VISUAIS

Exposição internacional: "Virada Russa"
Exposição: OsGemeos
Obra Gráfica: Rico Lins
Fotografia: Walker Evans
Retrospectiva: "Burle Marx 100 anos - A Permanência do Estável"
Revelação: Stephan Doitchsnoff
Iniciativa cultural: Museu Afrobrasil

fonte: cineclik, folha online

MinC lança três editais para 2010


O Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançam no dia 9 de dezembro, três editais para a seleção de conteúdos audiovisuais, compostos pelos programas Curta Criança, Documentário Brasília 50 anos e Longa DOC.

Curta Criança - a seleção deste edital será dividida em duas fases. Na primeira serão classificados vinte projetos de curta-metragem. Na segunda, serão selecionados 13 projetos a serem desenvolvidos. Cada obra receberá um prêmio no valor de R$ 70 mil e deverá ser produzida no prazo de 240 dias.

Longa DOC - na primeira seleção do edital serão classificados 10 projetos de documentários, que na segunda fase farão uma defesa oral. No fim do processo seletivo, serão escolhidos cinco projetos a serem desenvolvidos, sendo que cada um receberá um prêmio no valor de R$ 600 mil. Cada documentário deverá ser produzido no prazo de 300 dias.

Brasília 50 anos - o edital, voltado para a seleção de documentário de longa-metragem sobre o cinqüentenário da Capital Federal, prevê três fases para o concurso. Na primeira, haverá a conferência da documentação para habilitação dos projetos inscritos. Na segunda, três projetos de documentário de longa-metragem serão selecionados para a terceira fase. Nesta ocorrerá a seleção do projeto vencedor. O prêmio é de R$ 400 mil.

Informações: audiovisual@cultura.gov.br e (61) 2024-2265, na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ou (61) 3799-5234, no Departamento de Comunicação da EBC/TV Brasil.

fonte: revista de cinema online