domingo, 21 de março de 2010

Brasileiros brilham em Festival de Cinema de Punta del Este


O filme brasileiro "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho, venceu o XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este que terminou este domingo nessa cidade turística do Uruguai, 140 km a leste de Montevidéu.

Dirigido por Esmir Filho, o filme narra a vida de um adolescente que passa seus dias entre a virtualidade da Internet e as ruas vazias de seu povoado, até que a chegada de um misterioso jovem e a possibilidade de assistir a um show de Bob Dylan alteram sua perspectiva.

"É um filme jovem e renovador, com uma particular sensibilidade marcada pelos tempos da Internet", destacou o diretor do festival, Álvaro Buela, à AFP.

A brasileira Alice Braga foi escolhida a melhor atriz pela atuação no filme "Cabeça a prêmio", de Marco Ricca.

Esmir Filho e Alice Braga estiveram presentes no palco da Sala Cantegril para receber seus prêmios.

Durante a cerimônia de premiação, o ator brasileiro José Wilker, convidado especial do festival, recebeu uma homenagem especial da cidade de Punta del Este.

O prêmio de Melhor Ator foi vencido pelo espanhol Eduard Fernández por sua atuação no filme "Tres días con la familia", da espanhola Mar Coll. Como Melhor Diretor, o júri premiou o chileno Alejandro Fernández Almendras pelo filme "Huacho".

O voto dos espectadores foi para o filme "Paco", do argentino Diego Rafecas, que subiu ao palco para receber o prêmio, acompanhado pelos atores Tomás Fonzi, Romina Ricci e Esther Goris.

O Festival de Punta del Este, que exibiu 80 filmes de 20 países, homenageou a atriz brasileira Glória Menezes no 50º aniversário de seu primeiro filme: "O Pagador de Promessas".

fonte: AFP, EFE, uol cinema

A Fita Branca recebe 13 indicações na Academia de Cinema alemã


A Fita Branca, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi indicado a 13 categorias do Grande Prêmio da Academia de Cinema da Alemanha.

O longa de Michael Haneke quebrou o recorde de indicações, que antes pertencia ao filme A Vida dos Outros. “É um filme maravilhoso, estou feliz de que tenha sido tão bem recebido”, afirmou o presidente da Academia, Bruno Ganz.

Situado na iminência da Primeira Guerra Mundial, A Fita Branca mostra estranhos eventos que perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição.

O filme ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.

fonte: cineclik

Documentário brasileiro é premiado em Guadalajara


O documentário brasileiro Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui, ganhou o prêmio de melhor documentário Ibero-Americano no 25º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

Outros 13 filmes latino-americanos estavam na disputa. Entre a Luz e a Sombra questiona os métodos do sistema carcerário por meio de quatro personagens centrais.

O filme já foi lançado no circuito nacional - nas grandes capitais - no ano passado, sob o nome da produtora Videofilmes.

fonte: terra cinema

Bang bang no CCBB


Histórias do cinema em questão: as indústrias de sonhos, a série de oito palestras quinzenais que traça um breve panorama dos cinemas brasileiro e americano, apresenta sua terceira edição:

O WESTERN QUE HOLLYWOOD INVENTOU
Lenda e realidade no mais americano de todos os gêneros de filme. Como a terra do cinema inventou seus heróis e seus vilões, os duelos, as cidades, as diligências, os saloons. Com o crítico e jornalista Rodrigo Fonseca

Terça, 23 de março, às 18h30, no CCBB
Entrada franca

Programação

III - 23 de março de 2010
O WESTERN QUE HOLLYWOOD INVENTOU, com Rodrigo Fonseca
Lenda e realidade no mais hollywoodiano gênero de filme.

IV - 06 de abril de 2010
FILME NOIR: O MISTÉRIO COR DE CINZA, com Sérgio Batista. O "filme noir", seu encanto, sua constante volta à moda.

V - 20 de abril de 2010
O SONHO DA VERA CRUZ, com Susana Schild. O estúdio que, por pouco tempo, introduziu o filme nacional na sua maioridade.

VI - 04 de maio de 2010
O CINEMA BRASILEIRO NO SÉCULO XXI, com Ely Azeredo. O cinema brasileiro contemporâneo e seus caminhos para o futuro.

VII - 18 de maio de 2010
O CINEMA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NO CINEMA, com Silvio Tendler - A contribuição do cinema documental ao conhecimento da História.

VIII - 01 de junho de 2010
OS MUSICAIS DO CINEMA: 90 ANOS DE CANTO E DANÇA, com João Máximo - Breve história dos musicais, o gênero que ajudou o cinema a falar.

Palestras quinzenais
de 23 de fevereiro e 01 de junho de 2010

Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro / CCBB-RJ
sempre às terças-feiras, às 18h30
ENTRADA FRANCA. Senhas na bilheteria, uma hora antes do evento

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura

Aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 21h

fonte: almanaque virtual

Mestre Akira Kurosawa ganha mostra em SP


O mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa, vai ganhar uma mostra na capital paulista em comemoração aos cem anos de seu nascimento.

As sessões vão acontecer entre os dias 20 e 28 na Cinemateca Brasileira, em diferentes horários.

São seis longas que participam da mostra, entre eles Madadayo, seu último trabalho, lançado em 1993.

fonte: terra cinema