sábado, 28 de março de 2009

'Impulso' leva Grande Prêmio do 21º Festival de Toulouse

O filme equatoriano Impulso, de Mateo Herrera, foi o grande vencedor do 21º Festival Encontros de Cinemas da América Latina de Toulouse, no qual o curta brasileiro Atlântico, de Fabio Meira de Sousa, levou um dos prêmios da categoria.

Premiação:
Grande Prêmio: Impulso, de Mateo Herrera (Equador)
Prêmio de Público: El Artista, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (Argentina)
Prêmio Descobrimento: Vil Romance, de José Campusano (Argentina)
Prêmio Fipresci: Histórias Extraordinárias, de Mariano Llinás (Argentina)
Prêmio Signis de Documentário: La Asamblea, de Galel Maidana (Argentina)
Prêmio Signis de Curta-metragem: Café Paraíso, de Alfonso Ruizpalacios (México)
Prêmio "Courtoujours" de Curta-Metragem: Atlântico, de Fabio Meira de Sousa (Brasil).

fonte: AFP, terra cinema

Público pode participar da escolha do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro

Conhecido como o "Oscar do Cinema Brasileiro", seja lá o que isso quer dizer, O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro escolhe os melhores filmes de longa e curta-metragem do ano anterior, em 25 categorias. Estômago e Meu Nome Não é Johnny são os líderes de indicações, ambos concorrem em 14 categorias, entre elas: Melhor Filme de Ficção Nacional, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Cheio de indicações (13) na principais categorias, está também Ensaio Sobre a Cegueira. Repetindo a estratégia de sucesso da edição passada, O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro terá participação do público na escolha de duas categorias especiais: Melhor Longa-metragem de Ficção Nacional e Melhor Longa-metragem de Ficção Estrangeiro.

Há duas formas de votação para o público pelo site www.academiadefilmes.com.br e por torpedo (#22211) com o nome da obra escolhida. Confira os indicados com votação aberta ao público.

Melhor Longa-metragem de Ficção Nacional:
- O Banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernández
- Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles
- Estômago, de Marcos Jorge
- Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas
- Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima

Melhor Longa-metragem de Estrangeiro:
- 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu
- Desejo e Reparação, de Joe Wright
- O Escafandro e a Borboleta, de Julian Schnabel
- Onde os Fracos Não Têm Vez, de Ethan e Joel Coen
- Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen

O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro será realizado dia 14 de abril, no Rio de Janeiro.

fonte: cineclik

Brasil marca presença no Festival de Cinema Latino de Chicago

O filme brasileiro "Ó Paí, Ó", de Monique Gardenberg, será exibido durante o 25º Festival de Cinema Latino de Chicago, que será realizado entre o 17 e 29 de abril na cidade americana e dará atenção especial a produções dirigidas por mulheres da América Latina.

Pepe Vargas, diretor do Centro Internacional de Cultura Latina, que organiza o evento, disse à Agência Efe que "as mulheres sempre enfrentaram mais dificuldades na hora de fazer cinema".

No total, o festival oferece 130 filmes de países como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, Espanha, Porto Rico e México, entre outros. Segundo Vargas, o evento apresenta "uma imagem diversificada e multinacional de todos os países. É uma riqueza cultural para todos, inclusive para os que não são latinos".

fonte: EFE, uol cinema

Cineclube exibe cinema francês em São Paulo

Por ocasião do Ano da França no Brasil, que oficialmente começa em abril, serão realizadas sessões especiais de cinema francês até novembro - um domingo por mês -, no cinema Reserva Cultural.

Antes de cada projeção, sempre haverá uma breve apresentação em português sobre o filme e de seu lugar na produção cinematográfica francesa contemporânea. A mostra terá três ciclos, cada um dedicado a um tema; o primeiro retrata a diversidade e dilemas do ensino oficial hoje na França.

O ingresso tem preço promocional, R$ 5, e dá direito também a um café da manhã da Pain de France, boulangerie e pâtisserie (algo como uma padaria francesa) oficial do cinema em questão.

A Reserva Cultural fica na Av. Paulista, 900. Neste primeiro domingo (29/3) do cineclube, será exibido A Esquiva (2003). O café da manhã será servido às 10h e a sessão começa às 11h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema a partir desta sexta-feira (27/3), das 13h às 22h, ou no próprio domingo (29/3), a partir das 9h30.

O cineclube é sujeito à lotação da sala. As próximas sessões do cineclube ocorrem dia 26 de abril, com exibição de Quando Tudo Começa (1999), e dia 24 de maio, com Ser e Ter (2002)
.

fonte: cineclik

Palestra a arte da animação mostra os bastidores de A Era do Gelo e Mulan

A Academia de Animação e Artes Digitais fará uma palestra no dia 4 de abril, em São Paulo.

Os interessados conhecerão detalhes dos bastidores de grandes produções animadas como A Era do Gelo (2001), de Chris Wedge e Mulan (1998), de Barry Cook e Tony Bancroft.

Marcelo e Jean de Moura, que ministram a palestra, falarão sobre as etapas da produção, técnicas para dar vida aos personagens e viabilização da obra. Além de informações sobre treinamento, formação de portifólio e mercado de trabalho.

A arte da animação
Escola de Animação e Artes Digitais (AAAD)
R. Machado Bittencourt, 196 - Metrô Santa Cruz
Dia 4 de abril, das 14h às 16h
Preço: R$ 10,00


fonte: cineclik

Inscreva seu curta na 2ª Mostra de Cinema Universitário

Estão abertas as inscrições para a 2ª Mostra de Cinema Universitário que deve acontecer de 3 a 5 de junho em Fortaleza (CE). O evento reúne vídeos e filmes em curta-metragem produzidos por estudantes universitários de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos de todo o país que são exibidos no incentivo de apoiar a produção nacional audiovisual.

Não há restrições quanto ao gênero das produções. A única exigência é que os realizadores sejam estudantes universitários e os vídeos sejam curtas-metragens. A Mostra acontece anualmente na Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do curso de Audiovisual e Novas Mídias e do Cinema com Rapadura.

Em 2008, 25 curtas de todo o país foram exibidos no evento. As inscrições acontecem até o dia 27 de abril. Para inscrever um trabalho, é necessário entrar em contato com a curadora do evento, Barbara Cariry. Serviço Barbara Cariry - babi_rhcp@hotmail.com
.

fonte: cinema com rapadura

Curso gratuito sobre trilha sonora no Rio de Janeiro

Estarão abertas no dia 30 de março as inscrições para o Curso Trilha Sonora: a Música da Imagem, com David Tygel, que acontecerá entre os dias 14 a 17 de abril às 18 horas, no Rio de Janeiro.

Para fazer inscrição, o aluno deverá enviar uma solicitação para o email contato@cenabrasil.com.br

fonte: revista de cinema online