sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vencedores da 32º Mostra de SP


O longa-metragem "O estranho em mim", da diretora alemã Emily Atef, o português "Aquele querido mês de agosto", de Miguel Gomes, e o documentário "Lóki - Arnaldo Baptista" foram os destaquens na cerimônia de premiação da 32ª Mostra de Cinema, realizada na noite desta quinta-feira (30), em São Paulo.

"O estranho em mim", que trata da depressão pós-parto, também teve sua atriz, Susanne Wolff, vencedora. "Esse é um assunto do qual muitas pessoas têm medo na Alemanha, e o primeiro país que o comprou foi o Brasil. Temos sido muito bem-recebidos por aqui. Para uma jovem cineasta como eu, receber esse prêmio é uma grande honra", afirmou a diretora, que recebeu o troféu das mãos do ator Benicio Del Toro, que está no país para divulgar seu filme "Che".

Ele subiu ao palco da Mostra acompanhado por Rodrigo Santoro e pela produtora Laura Bickford. O ator brasileiro, que também está no longa, se disse honrado por estar encerrando o evento e convidou os presentes para verem o filme, avisando que, devido à grande procura, uma sessão extra foi aberta na sexta (31), às 18h10, no CineSesc.

A cerimônia de premiação foi comandada pelo apresentador Serginho Groisman e pelos diretores da Mostra, Leon Cakoff e Renata Almeida. Os troféus não ficaram prontos a tempo, portanto os convidados só recebiam simbolicamente duas amostras que estavam no palco.

Muitos diretores estrangeiros estiveram presentes para receber seus prêmios, e uma das mais emocionadas foi a americana Elizabeth Chai Vasarhelyi, filha de brasileiro, que venceu o prêmio de melhor documentário estrangeiro de acordo com o público, por seu longa "I bring what I love". "Meu pai amava música brasileira e isso, de certa forma, me abriu os ouvidos. Para mim, ainda é uma forma de identificação com ele."

O diretor Paulo Henrique Fontenelle, de "Lóki - Arnaldo Baptista", dedicou o prêmio a São Paulo e afirmou que finalmente a cidade havia dado o reconhecimento que o criador dos Mutantes merecia. Despojado, o jovem Matheus de Souza fez a platéia rir com seu discurso de agradecimento pelo prêmio de melhor longa de ficção. Seu filme, "Apenas o fim", já havia recebido uma menção honrosa no Festival do Rio.

"Tenho 20 anos, decidi fazer um filme, chamei meus amigos da faculdade de cinema para ser a equipe, e meus amigos da faculdade de teatro para o elenco. Estou me sentindo como Jean-Claude Van Damme: baixinho, lutei muito, dei meia dúzia de gritos e agora estou aqui, num palco, com um prêmio nas mãos."

O Estranho em Mim, produção alemã da diretora Emily Atef, aborda um tabu: a rejeição que muitas mães sentem pelo filho recém-nascido. O júri também premiou a atriz da fita, Susanne Wolff.

"Além de força e coragem pelo tema, o filme nos transmitiu a grande afinidade e parceria entre diretora e atriz", justificou o cineasta inglês Hugh Hudson, um dos jurados. "É bom ressaltar que foi uma votação unânime", lembrou Jorge Bodansky, único brasileiro no júri. Seus colegas eram a diretora iraniana Samira Makhmalbaf, o francês Nicolas Klotz e o crítico e produtor alemão Meinolf Zurhorst.

A fita vencedora pode ser vista no próximo domingo, às 21h20, na Cinemateca.

Foi uma surpresa entre as apostas informais, que apontavam o concorrente Tulpan e Machan, filme realizado no Sri Lanka por um diretor italiano, como favoritos. Os prêmios do público não sintonizaram com as preferências de outras categorias, como a dos críticos, que votaram no português Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, e nem com o Prêmio da Juventude para o brasileiro Verônica, de Maurício Farias.

O indiano Jodhaa Akbar, do diretor Ashutosh Gowariker, foi o preferido da platéia da Mostra como longa-metragem de ficção.

Este ano foi instituído um júri exclusivo para documentários, que fez uma divisão um tanto exagerada de prêmios. Os cineastas Laís Bodansky e Heitor Dhália, além do produtor Caio Gullane, elegeram o indiano Crianças da Pira, de Rajesh S. Jala, como o melhor na categoria. Mas ainda concederam um prêmio especial para o brasileiro KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, e uma menção honrosa para o russo Conhecendo Andrei Tarkovsky, de Dimitry Trakovsky.

O número de prêmios também cresceu no caso de curtas e médias-metragens. No primeiro registro, o canadense Death Valley Superstar, de Michael Yaroshevsky, venceu como melhor estrangeiro. A escolha nacional recaiu sobre o curta Monker Joy, de Amir Admoni.

Houve ainda uma menção honrosa para Vidas no Lixo, de Alexandre Stockler. O brasileiro Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara, foi considerado o melhor média-metragem.

No fim, a atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros se apresentou, com um repertório que misturou música brasileira, portuguesa e temas de cinema. A Mostra continua ainda até a próxima quinta-feira (6), com sua respecagem, Organização da Mostra de São Paulo anuncia repescagem.


Confira abaixo os vencedores em todas as categorias:

Prêmio da crítica

"Aquele querido mês de agosto", de Miguel Gomes


Prêmio da Juventude (apontado pelos estudantes secundaristas)

"Verônica", de Maurício Farias


Prêmios do Público

- Melhor longa estrangeiro de ficção:

"Jodhaa Akbar", de Ashutosh Gowariker

- Melhor documentário estrangeiro:

"Youssou Ndour: I bring what I love", de Elizabeth Chai Vasarhelyi

- Melhor documentário de longa-metragem brasileiro:

"Lóki - Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle

- Melhor longa brasileiro de ficção:

"Apenas o fim", de Matheus de Souza


Prêmio Teleimage de Finalização

- Longa-Metragem:

"Apenas o fim", de Matheus de Souza

- Curta-Metragem:

"Monkey joy", de Amir Admoni

- Média-metragem brasileiro:

"Bode rei, cabra rainha", de Helena Tassara


Prêmios do júri oficial de médias e curtas metragens

- Menção honrosa:

"Vidas no lixo", de Alexandre Stockler

- Melhor curta-metragem internacional:

"Death Valley superstar", de Michael Yaroshevsky

- Melhor curta-metragem brasileiro:

"Monkey joy", de Amir Admoni;

- Melhor média-metragem brasileiro:

"Bode rei, cabra rainha", de Helena Tassara


Prêmios do júri oficial de documentários

- Menção especial:

"Conhecendo Andrei Tarkovsky", de Dimitry Trakovsky

- Prêmio especial do júri:

"KFZ-1348", de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso

- Melhor documentário:

"Crianças da pira (children of the pyre)", de Rajesh S. Jala;


Prêmios do júri internacional


- Melhor atriz:

Susanne Wolff, de "O estranho em mim"

- Melhor filme:

"O estranho em mim" - foto, de Emily Atef


Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

fonte: terra cinema, uol cinema

Rito de Passagem realiza mostra de vídeos em Fortaleza


Durante os dias 14 e 16 de novembro, a Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), receberá o evento Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena. Além das exibições de canto e dança, o evento exibirá também uma mostra de vídeos a ser realizada no dia 15. A temática dos vídeos é indígena e a exibição ocorre no auditório do Centro Dragão do Mar, das 14 às 18h.

O Rito de Passagem é uma realização do IDETI (Instituto de Tradições Indígenas), com recursos Lei de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura e o patrocínio da Petrobras. Em Fortaleza, o evento conta com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Confira abaixo a programação da mostra:

- A’UWÊ UPTABI - O Povo Verdadeiro (1998, Núcleo de Cultura Indígena)

O documentário é uma iniciativa da aldeia indígena Xavante/Eteñiritipá (centro-oeste do Brasil), para revelar aos warazu (os brancos) a Tradição do povo A’uwê. São imagens dos primeiros contatos com os warazu na década de 40, das cerimônias atuais e do cotidiano da aldeia. Os homens mais velhos, protagonistas dessas histórias, relatam sobre a permanência da Tradição e a manutenção do território para as futuras gerações.

Direção: Angela Pappiani, Belisário Franca, Cristina M. Simões Flória, Jurandir Siridiwê Xavante
Duração: 32’

- PEJU KATU KYRINGUE’I - Venham Todas as Crianças (2004, Olhar Periférico/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)

Na terra indígena da Aldeia Krukutu em Parelheiros, localizada na periferia de São Paulo, as crianças m’ byá guarani vivem a sua cultura.

Direção e Montagem: Silvio Cordeiro e André Costa
Duração: 15’

- RITO DE PASSAGEM (2004, IDETI - Instituto das Tradições Indígenas)

O documentário traz para o público um pouco da história do projeto Rito de Passagem, realizado pelo IDETI desde o ano de 2000. São 8 povos indígenas do Brasil (Tukano, Xavante, Guarani, Krikati, Karajá, Mehinaku, Kaxinawá, Bororo) e o povo Ainu do Japão, apresentando trechos escolhidos de seus rituais para um público de mais de 30 mil pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O documentário revela o cotidiano das aldeias indígenas que participaram do projeto.

Direção: Angela Pappiani/ Silvio Cordeiro
Narração: Jurandir Xavante
Duração: 52’

- Tainá-Kan – a Grande Estrela (2006, animação)

O curta-metragem Tainá-Kan (planeta Vênus) conta a lenda da Grande Estrela que, por amor, vem para a Terra na forma de um homem velho, que aqui encontra duas irmãs e duas formas de amor.

Essa lenda do povo Karajá explica porque os homens usam o Ahetô (magnífico cocar em forma de estrela); como esse povo aprendeu a plantar; o surgimento do pássaro Urutau e da Constelação das Plêiades.

O filme foi realizado em 3-D e seus personagens inspirados nas bonecas de cerâmica Karajá chamadas litiocós e nas pinturas corporais.

Direção, pesquisa, roteiro, edição: Adriana Figueiredo
Música: Branco Mello (Titãs) e Cantos tradicionais do povo Karajá
Duração: 20’

- Tapebas – resgate e memória de uma tribo

Documentário sobre as lutas do povo Tapeba por seu território e direitos

Direção: Eusélio Oliveira
Duração: 63 ‘

- Manoá – A lenda das queixadas (2000)

Mito do povo Guarani Nhandewa resgatado e adaptado por Carlos Papá Mirim, Guarani nascido e criado na aldeia Silveira, em São Paulo, com atuação da comunidade Guarani da aldeia Krukutu.

Direção: José Alberto Mendes
Roteiro Carlos Papá Mirim (Guarani)
Duração: 30’



Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena

De 14 a 16 de novembro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Dia 14 às 20h: Tapeba (CE), Pitaguari (CE), Jenipapo-Kanindé (CE) e Tremembé (CE); Dia 15 às 20h: Guarani (SP); Dia 16 às 20h: Karajá (TO).

Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

Informações: (85) 3488.8600, 3488.8606, I D E T I - Instituto das Tradições Indígenas e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

fonte: cinema com rapadura

Começa o Festival de Cinema AFI em Los Angeles


O AFI Fest, o festival de cinema mais respeitado em Hollywood, começou nesta quinta-feira (30) com 150 filmes de todo mundo em sua programação, cujo destaque é a pré-estréia de "Che", de Steven Soderbergh.

"A seleção internacional deste ano mostra uma inovação cinematográfica e uma renovaçao do realismo no cinema", explicou Rose Kuo, a diretora artística do evento que prosseguirá até o próximo dia 9.

O AFI será aberto com o filme "Doubt", protagonizado por Meryl Streep e Phillip Seymour Hoffman e dirigido por John Patrick Shanley, que escreveu a obra teatral vencedora do prêmio Pulitzer.

Acesse o site oficial AFI FEST 2008

fonte: AFP

52º Festival de Londres anuncia os vencedores


O 52º Festival de Londres anunciou ontem os vencedores da sua competição, que ocorrem nos mesmos moldes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. "Tulpan", do diretor cazaque Sergey Dvortsevoy, ganhou o prêmio de novos diretores, concedido ao realizador do primeiro filme "mais original e inventivo" da seleção. O filme concorreu ao Troféu Bandeira Paulista da 32ª Mostra, mas perdeu para a produção alemã "O Estranho em Mim". A seguir, a lista dos vencedores:

Os vencedores

Troféu The Sutherland, concedido ao primeiro filme mais original e inventido do festival
"Tulpan" - foto, de Sergey Dvortsevoy

Prêmio da Fipresci, Federação Internacional dos Críticos
"Three Blind Mice", de Matthew Newton

Prêmio Grierson do Festival de Londres, concedido ao melhor documentário
"Victoire Terminus", de Renaud Barret e Florent de la Tullaye

Prêmio Satyajit Ray, concedido aos primeiros filmes lançados no festival que reflitam o artesanato, a humanidade e a compaixão da obra do diretor indiano
"Mid-August Lunch", de Gianni di Gregorio

Prêmio TCM de melhor curta-metragem
"Leaving", de Richard Penfold e Sam Hearn

fonte: uol cinema