sábado, 11 de outubro de 2008

Filme "O Banheiro do Papa", de César Charlone, vence Festival de Cinema na Colômbia


O filme uruguaio "O Banheiro do Papa" venceu hoje o Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, ao ser premiado com o Círculo Precolombino de Oro, a máxima distinção do evento.

A produção, que venceu como Melhor Filme da Competição Internacional, é a primeira dirigida pelo uruguaio César Charlone, radicado no Brasil desde 1970 e quem concorreu com o brasileiro "Cidade de Deus" ao Oscar de Melhor Fotografia em 2004.

"Iluminados", da brasileira Cristina Leal, foi premiado pelo júri como o Melhor Documentário.

"O Banheiro do Papa", selecionado no ano passado para o Festival de Cannes, narra a história de moradores de Melo, uma humilde cidade uruguaia localizada na fronteira com o Brasil, que aguardavam a visita do então papa João Paulo II, em 1988.

O filme competiu com o chinês "The Shaft", de Zhang Xhi, que ficou com o Círculo de Prata, e com "El viaje de Teo", do mexicano Walter Doehner, que terminou em 3º lugar.

Na categoria de Melhor Documentário sobre Arte foi premiado o filme "Botero nacido en Medellín", do alemão Peter Schamoni.

A Colômbia também saiu premiada no evento. "Los últimos malos días de Guillermino", de Gloria Nancy Monsalve, venceu o Círculo Precolombino de Oro de Melhor Filme Colombiano.

Acesse o site oficial http://www.bogocine.com

fonte: uol cinema

Projeto de incentivo ao cinema recebe inscrições até dia 31


O programa incentivo ao cinema nacional Minas Film Commision recebe inscrições até 31 de outubro. O projeto tem o objetivo de incentivar produções audiovisuais no Estado.

Podem se inscrever projetos de filme que tenha alguma de suas partes realizada em Minas Gerais, seja pré-produção, produção ou pós-produção, ou que tratem, em seu enredo, de aspectos culturais ou históricos do Estado.

A Minas Film Commision (MFC) existe desde 2004. Neste ano, o órgão já patrocinou de alguma forma a realização de quarto longas-metragens e sete curtas. Saiba mais sobre as inscrições. O programa vai investir R$ 4, 26 milhões em produções cinematográficas em 2009 e 2010.

Minas Film Commission

fonte: folha online

Festival brasileiro no Canadá tem 230 filmes inscritos


Cerca de 230 filmes se inscreveram para a segunda edição do Festival de Cinema Brasileiro de Toronto, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, no Canadá. A novidade é o lançamento simultâneo, nos dois países, do filme Orquestra dos Meninos, dirigido por Paulo Thiago e estrelado por Othon Bastos, Murilo Rosa e Priscila Fantin, sobre a vida do maestro pernambucano Mozart Vieira.

A primeira edição, ocorrida no ano passado de forma ainda experimental, atraiu mais de 1,5 mil espectadores, o que incentivou a inscrição de um número recorde de longas na edição 2008. Participam da mostra competitiva seis longas-metragens e sete curtas, distribuídos em nove sessões no tradicional Bloor Cinema, sala com capacidade para 850 pessoas localizado em Toronto. Os longas que competem são Meu Nome não é Johnny (a maior bilheteria do cinema nacional deste ano), A Via Láctea, Nossa Vida Não Cabe Num Opala, Olho de Boi e os documentários 1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil, de José Carlos Asbeg, e Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare.

Sob curadoria do jornalista e crítico Celso Sabadin, o filme de abertura do Festival será Não Por Acaso, dirigido por Phillippe Barcinski e estrelado por Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros e Letícia Sabatella. Já o encerramento ficará por conta de Querô, de Carlos Cortez, com Maria Luisa Mendonça, Aílton Graça e Milhem Cortaz.

A edição deste ano do festival também contará com uma mostra de animações brasileiras e internacionais - com destaque para Pescador de Sonhos, uma animação em co-produção com Portugal - e show de abertura da banda Donna Lolla.

A mostra paralela Upto3 vai apresentar 10 filmes de até três minutos. Durante os quatro dias de exibição, produtores canadenses irão se encontrar com cineastas, produtores e atores brasileiros para negociar possíveis co-produções entre os dois países.

Acesse o site oficial http://www.brafft.com/

fonte: jornal da tarde