sábado, 11 de outubro de 2008

Filme "O Banheiro do Papa", de César Charlone, vence Festival de Cinema na Colômbia


O filme uruguaio "O Banheiro do Papa" venceu hoje o Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, ao ser premiado com o Círculo Precolombino de Oro, a máxima distinção do evento.

A produção, que venceu como Melhor Filme da Competição Internacional, é a primeira dirigida pelo uruguaio César Charlone, radicado no Brasil desde 1970 e quem concorreu com o brasileiro "Cidade de Deus" ao Oscar de Melhor Fotografia em 2004.

"Iluminados", da brasileira Cristina Leal, foi premiado pelo júri como o Melhor Documentário.

"O Banheiro do Papa", selecionado no ano passado para o Festival de Cannes, narra a história de moradores de Melo, uma humilde cidade uruguaia localizada na fronteira com o Brasil, que aguardavam a visita do então papa João Paulo II, em 1988.

O filme competiu com o chinês "The Shaft", de Zhang Xhi, que ficou com o Círculo de Prata, e com "El viaje de Teo", do mexicano Walter Doehner, que terminou em 3º lugar.

Na categoria de Melhor Documentário sobre Arte foi premiado o filme "Botero nacido en Medellín", do alemão Peter Schamoni.

A Colômbia também saiu premiada no evento. "Los últimos malos días de Guillermino", de Gloria Nancy Monsalve, venceu o Círculo Precolombino de Oro de Melhor Filme Colombiano.

Acesse o site oficial http://www.bogocine.com

fonte: uol cinema

Nenhum comentário: