domingo, 10 de janeiro de 2010

Sindicato de diretores de Hollywood anuncia lista de indicados ao prêmio em 2010


Depois do anúncio dos indicados ao PGA, o prêmio do sindicado de produtores de Hollywood, agora sai a lista de concorrentes ao Directors Guild Awards (DGA), o troféu do sindicato de diretores.

Ambos os prêmios servem de termômetros do Oscar, já que seus afiliados também votam nos melhores da Academia. Apenas em seis oportunidades, desde que o DGA começou em 1948, o premiado do sindicato não foi também o premiado no Oscar na categoria de melhor direção.

E deu o que todos esperavam, com Kathryn Bigelow, pelo favoritismo de Guerra ao Terror, disparando como a principal concorrente. O prêmio será entregue no dia 30 deste mês.

Conheça os indicados a melhor direção em 2009:

Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror
James Cameron - Avatar
Lee Daniels - Preciosa
Jason Reitman - Amor sem Escalas
Quentin Tarantino - Bastardos Inglórios

fonte: omelete

Indicados ao Sindicato dos Diretores de Arte


Janeiro é o mês em que a maioria dos Sindicatos americanos divulgam seus indicados. Apenas o SAG (Screem Actors Guild) solta sua lista em dezembro. Estes mesmos sindicatos são uma espécie de diretriz para as indicações/premiações do Oscar.

Nessa semana foram divulgados os concorrentes do Sindicato dos Produtores (PGA) e dos Diretores (DGA); hoje foram anunciados quinze filmes em três categorias do Art Director Guild (ADG), o Sindicato dos Diretores de Arte, dos quais devem sair quase todos os cinco indicados ao Oscar. "Quase todos" porque ano passado A Duquesa e Foi Apenas Um Sonho não apareceram no ADG e foram finalistas ao Oscar na categoria.

O que acaba sendo uma boa notícia para Nine que, apesar ter a direção de arte de John Myhre (vencedor do Oscar por Chicago e Memórias de Uma Gueixa) elogiada pela crítica, ficou de fora das nomeações. Coco Antes de Chanel, Educação, O Imaginário do Dr. Parnassus, A Jovem Vitória, A Fita Branca e Brilho de Uma Paixão foram outras ausências que poderão aparecer no Oscar.

Abaixo os quinze filmes do ADG com seus designers de produção:

FILME DE ÉPOCA (Period film)
Um Homem Sério, Jess Gonchor
Bastardos Inglórios, David Wasco
Julie & Julia, Mark Ricker
Inimigos Públicos, Nathan Crowley
Sherlock Holmes, Sarah Greenwood

FILME DE FANTASIA (Fantasy film)
Avatar, Rick Carter, Robert Stromberg
Distrito 9, Philip Ivey
Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Stuart Craig
Star Trek, Scott Chambliss
Onde Vivem os Monstros, K.K. Barrett

FILME CONTEMPORÂNEO (Contemporary film)
Anjos e Demônios, Allan Cameron
Se Beber, Não Case, Bill Brzeski
Guerra ao Terror, Karl Juliusson
Um Olha do Paraíso, Naomi Shohan
Amor Sem Escalas, Steve Saklad

fonte: cineplayers

"Celda 21" e "Agora" lideram as indicações para os Prêmios Goya


"Celda 211", de Daniel Monzón, e "Agora", de Alejandro Amenábar, receberam 16 e 13 indicações, respectivamente, para os prêmios que serão entregues no dia 23 de janeiro, em uma cerimônia em Madri.

Outras duas produções cotadas para o prêmio de melhor filme são "El baile de la Victoria", de Fernando Trueba, e "El secreto de sus ojos", do argentino Juan José Campanella.

O mais recente filme de Pedro Almodóvar, "Abraços partidos", disputa cinco prêmios, entre eles o de melhor roteiro e melhor atriz (Penélope Cruz).

Para o Goya de melhor filme hispanoamericano são candidatos "Dawson Isla 10", do chileno Miguel Littin, "Gigante", do uruguaio Adrián Biniez, "El secreto de sus ojos", de Campanella, e "La teta asustada", da peruana Claudia Llosa.

fonte: yahoo cinema

Festival de Atibaia começa nesta terça-feira


Acontece, entre os dias 12 e 16 de janeiro, a 5ª edição do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.

O evento, que neste ano será realizado nas dependências do Centro de Convenções Victor Brecheret e no Atibaia Residence Hotel, realiza um encontro entre representantes de diversas entidades do setor, promovendo também um balanço das atividades ocorridas em 2009.

O Festival ainda contempla a realização do V Encontro Iberoamericano de Cineclubes, do I Encontro Internacional dos Direitos do Público, do pré-encontro do Congresso Brasileiro de Cinema e da Mostra Competitiva Troféu Sapuari, que exibirá curtas e vídeos digitais premiados, e outras duas mostras paralelas.

A programação completa pode ser acessada em www.festivaldeatibaia.com.br ou no blog culturadigital.br/festivaldeatibaia.

fonte: revista de cinema online