segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Filme uruguaio é o grande vencedor do V Ibero Brasil Cine Festival


O longa-metragem de ficção Mistéryos -- foto, de Beto Carminatti e Pedro Merege, ganhou o Troféu Brasil de Melhor Filme Brasileiro no V Ibero Brasil Cine Festival, que terminou na noite deste sábado (5/9), no Rio de Janeiro. Mas o maior destaque da premiação, realizada no Planetário da Gávea, foi o filme uruguaio Polvo Nuestro que Esta em Los Cielos , de Beatriz Flores. O longa ganhou sete troféus nas categorias Melhor Filme Iberoamericano, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Atriz, Ator coadjuvante e Atriz Coadjuvante.

O prêmio de Melhor Atriz foi para a atriz mirim Antonella Aquistapache, que empatou com Elisa Garcia na decisão do juri, ambas do longa uruguaio. A Arte de Roubar, do português Leonel Vieira, que também concorreu na categoria longa-metragem de ficção, faturou os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Montagem, e Melhor Ator (Ivo Canelas).

O prêmio de Melhor Trilha Sonora foi para o argentino Detras del Sol Mas Cielo, de Gastón Gularte. Na categoria curta-metragem de ficção, O.D. Overdose Digital , de Marcos de Brito, foi o grande vencedor. O Troféu Brasil de melhor longa documentário foi para o filme argentino Café de Los Maestros, de Miguel Kohan, e melhor curta documentário foi para Cine Zé Sozinho, de Adriano Lima, do Ceará.

Participam da mostra competitiva sete longas-metragens de ficção, três longas documentários, seis curtas documentários, cinco curtas de ficção e cinco curtas de animação.

fonte: cineclik, yahoo cinema