sábado, 27 de setembro de 2008

32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá retrospectiva com filmes raros de Ingmar Bergman


A 32ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro, exibirá retrospectiva de filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman, com obras raras do início de sua carreira. O autor também será homenageado com exposição fotográfica e relançamento de sua autobiografia.

Outro homenageado da Mostra é o cineasta japonês Kihachi Okamoto (1924 – 2005), que também ganhará retrospectiva. A Mostra ainda trará a São Paulo importantes figuras do cinema mundial como o cineasta argentino Pablo Trapero e a atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros, e fará exibição especial de “Berlin Alexanderplatz”, uma das grandes obras de Rainer Werner Fassbinder.

Homenagem a Ingmar Bergman

No ano em que Ingmar Bergman completaria 90 anos, a Mostra homenageia o cineasta com uma retrospectiva que privilegia filmes raros do início de sua carreira. Entre os filmes que farão parte da seleção estão “Crise” (1946), “Prisão” (1949), “Rumo à Alegria” (1950) e “A Hora do Lobo” (1968). Os filmes serão exibidos em cópias novas em 35 mm produzidas com supervisão do Instituto Sueco, órgão que difunde a cultura sueca no mundo.

A Mostra também apresentará a exposição “Meus Encontros com Bergman”, uma seleção de fotografias em que o cineasta aparece nos bastidores das filmagens. As fotos, tiradas entre as décadas de 50 e 80, são do sueco Ove Wallin. A exposição já passou por Estocolmo e Tóquio.

A Mostra ainda promoverá o relançamento de “Lanterna Mágica”, a autobiografia do cineasta, reeditada pela Cosac Naify e com tradução direta do original sueco. A obra foi publicada originalmente no Brasil pela editora Guanabara em 1988 e está esgotada.

leia a matéria na integra

fonte: Jornal da Mostra

Escolhido o filme que representará o Brasil no Oscar 2009


O Ministério da Cultura divulgou o longa-metragem que será o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Dos 14 concorrentes, anunciados semana passada, foi escolhido Última Parada - 174, de Bruno Barreto.

Pena que seja difícil julgar se foi uma boa escolha. A versão ficcionalizada do documentário Ônibus 174 só estréia no Brasil em 24 de outubro. Como exige-se que as produções candidatas tenham sido lançadas nos cinemas brasileiros entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008, os realizadores decidiram colocar o filme por uma semana em cartaz, entre 12 e 19 de setembro, em uma sala de Jundiaí.

O jeito é se contentar com o trailer:


A comissão do MinC foi formada pelos seguintes profissionais da área audiovisual: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida. Quem preside a comissão é o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

Com o representante decidido, uma comissão do Oscar escolherá, no fim do ano, cinco finalistas entre os mais de 90 países que também sonham com o careca dourado. A cerimônia de premiação acontece em fevereiro.

fonte: omelete