terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pré-indicados ao Oscar 2009 de Filme Estrangeiro


O drama Arranca-me a Vida, do diretor Roberto Sneider, marca a entrada do México no Oscar, o longa é baseado no romance homônimo da escritora Ángeles Mastretta, e tem no elenco a mexicana Ana Claudia Talancón (O Crime do Padre Amaro). A história mostra a vida de uma mulher da infância até seu casamento com um general da Revolução a caminho de se tornar o governador. O filme trata de um período turbulento na história do México quando o feminismo moderno começa a confrontar os ideais da nova nação, na década de 1930.

O longa The Blind Sunflowers, do diretor Jose Luis Cuerda (A Língua das Mariposas), representará a Espanha na disputa por uma vaga. Ambientado após o fim da Guerra Civil Espanhola, o longa conta a história de uma mulher que aparenta ser viúva, mas seu marido está escondido em casa. O roteiro de The Blind Sunflowers, co-escrito por Cuerda, foi um dos últimos do escritor Rafael Azcona, que morreu aos 81 anos, vítima de câncer de pulmão.

A Academia de Cinema Italiana anunciou que o drama Gomorra irá representar o país na disputa por uma vaga. Matteo Garrone (First Love) dirige a trama, baseada no livro homônimo de Roberto Saviano, que consegue dar um novo fôlego ao assunto máfia, que muitos achavam que já estava "saturado". O longa conta a história da organização conhecida como Camorra, uma das máfias mais sangrentas e lucrativas do mundo.

A Índia será representada por dois filmes: Tingya, de Mangesh Hadawale, e Taare Zameen Par, de Aamir Khan (Lagaan - A Coragem de um Povo). O produtor Ravi Rai resolveu indicar seu longa Tingya (dirigido por Mangesh Hadawale), independentemente da escolha do FFI (Film Federation of India) - órgão responsável pela seleção oficial do filme que irá representar o país. Suparn Sen, secretário do FFI, afirma que o órgão não tem nenhuma objeção ao filme ser indicado ao Oscar, mas ressaltou que as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood advertem o país que tem mais de um indicado para a disputa de Filme Estrangeiro. Oficialmente, o filme Taare Zameen Par, de Aamir Khan (Lagaan - A Coragem de um Povo), representará a Índia.

Israel também divulgou seu representante. O longa Waltz With Bashir, de Ari Folman, também disputa o Oscar de Melhor Animação. A trama mostra, em animação, as entrevistas de Folman com combatentes da Guerra do Líbano.

O filme White Night Wedding, de Baltasar Kormakur (A Fraude), vai representar a Islândia. A trama, roteirizada por Kormarkur e Olafur Egilsson, conta a história de Jon (Hilmir Snær Guðnason), um professor de literatura prestes a se casar com sua antiga aluna, Thora (Laufey Elíasdóttir), cujos pais - Lalli (Jóhann Sigurðarson) e Sísí (Ólafía Hrönn Jónsdóttir) - fazem parte de uma das famílias mais ricas do local.

Entre Les Murs
, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, representará a França. O filme, dirigido por Laurent Cantet (Em Direção Ao Sul), abriu o Festival de Cinema de Nova York (EUA). A trama, adaptação do livro de François Bégaudeau - que também assina o roteiro e atua no longa -, conta as experiências de um professor no subúrbio de Paris.

O longa Der Baader Meinhof Komplex, controverso drama terrorista, foi selecionado para representar a Alemanha. A trama, dirigida por Uli Edel (As Brumas de Avalon), segue a ascensão e a queda sangrenta do grupo terrorista alemão Red Army Faction, também conhecido como gangue Baader Meinhof. Produzido por Bernd Eichinger, o filme é protagonizado pelos atores Martina Gedeck (A Vida dos Outros), Moritz Bleibtreu (Partículas Elementares), Johanna Wokalek (Aimeé & Jaguar) e Bruno Ganz (A Queda! As Última Horas de Hitler).

My Magic, de Eric Khoo, representará Cingapura,
o filme participou da competição oficial do Festival de Cannes deste ano.

Enquanto a Jordânia (que tenta uma vaga pela primeira vez) indicou Captain Abu Raed, de Amin Matalqa, para a disputa. Filme vencedor da categoria Cinema Mundial do prêmio público do Festival de Sundance deste ano.

As Filipinas escolheram um filme de baixo orçamento e de um diretor estreante, Dante Nico Garcia: o drama Ploning.

A Hungria - que concorreu com Taxidermia, de Gyorgy Palfi, ano passado -, indicou Iska’s Journey, de Csaba Bollok. O longa, que já participou de mais de 50 festivais internacionais, foi exibido no Festival de Berlim de 2007.

A produção Argentina "Leonera" foi escolhida para representar o país sul-americano na disputa por uma indicação. O elenco tem a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro ("Bicho de Sete Cabeças"). O filme conta a história de Julia (Martina Gusman), uma jovem que amanhece com os corpos ensagüentados de seus dois amantes, Ramiro (Santoro) e Nahuel. Acusada de assassinar Nahuel, ela acaba sendo enviada a uma penitenciária. Lá, depois de muitos anos de distância, ela encontra a própria mãe. Julia se vê obrigada a criar o filho no devastador ambiente carcerário.

A comissão selecionada pelo MinC escolheu Última Parada 174 para representar o Brasil e ter a possibilidade de ser um dos cinco indicados. Última Parada 174 foi o escolhido entre 14 longas-metragens inscritos para concorrer à vaga. Os filmes foram avaliados por uma comissão formada por profissionais da área audiovisual: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, o diretor, roteirista e montador Giba Assis Brasil (Deu Pra Ti Anos 70) e o cineasta Paulo Sérgio Almeida (Inesquecível). O cineasta Silvio Da-Rin (Hércules 86), secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, é o presidente da comissão.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará os indicados ao prêmio oficialmente no dia 22 de janeiro de 2009. A 81ª premiação do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2009 no teatro Kodak de Los Angeles.

Sindicato quer acabar com festivais de cinema no País


O sindicato dos produtores de filmes quer combater a proliferação de festivais de cinema no Brasil. A entidade pretende criar uma lista de festivais que teriam um "selo de qualidade", para onde os cineastas poderiam enviar seus filmes --eventos como os de Brasília, Gramado, Rio, Paulínia, Recife e Fortaleza.

"O Brasil gastou neste ano mais de R$ 70 milhões nesses eventos, dinheiro captado por lei de incentivo que poderia ter sido investido em dezenas de filmes", afirma o produtor Luiz Carlos Barreto. "É uma verdadeira indústria e uma concorrência predatória com os cineastas."

Levantamento da entidade mostra que há mais de 40 festivais, "alguns até em cidades ribeirinhas do Amazonas". "Temos que acabar com essa farra. Não podemos apoiar qualquer biboca por aí", diz Barreto.

E o filme de Bruno Barreto "Última Parada - 174", escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar, só chegou às telas graças a um mecenas: Pedro Conde Filho, um dos herdeiros do extinto BCN, o Banco de Crédito Nacional.

Conde colocou dinheiro no filme depois que ele foi reprovado três vezes em editais de financiamento do BNDES e da Petrobras.

fonte: folha olnline

Festival do Paraná divulga competição


O Festival do Paraná, que começa no dia 6 de outubro, anunciou os filmes que participarão da competição oficial.

São oito longas brasileiros e três latinos, cujos diretores, segundo a organização do evento, estarão concorrendo ao mais alto prêmio já dado à categoria no Brasil: R$ 110 mil.

A competição de curtas conta com 20 concorrentes. Confira a programação completa no site do evento.

Longas em Competição:

Alucianados - Roberto Santucci
Encarnação do Demônio - José Mojica Marins
Esse Homem Vai Morrer - Um Faroeste Cabloco - Emilio Gallo
Feliz Natal - Selton Mello
Mistéryos - Beto Carminatti e Pedro Merege
O Aborto dos Outros - Carla Gallo
O Grão - Petrus Cariry
Fronteira - Rafael Conde


Longas-Metragens Latinos

As Mãos - Alejandro Doria
A Nação Mapuce - Fausta Quattrini
Vila - Ezio Massa


fonte: filme B

Festival de Roma divulga programação do Foco Brasil


A organização do Festival Internacional de Roma, que começa no dia 22 de outubro, divulgou na semana passada a programação do foco dedicado ao Brasil.

Serão exibidos, entre outros filmes, Estômago, Ó pai ó, Cidade dos homens, Os desafinados, Meu nome não é Johnny, O signo da cidade e Verônica. João Moreira Salles e Eduardo Coutinho participarão de um debate sobre documentários, depois da exibição de Santiago e Jogo de cena, e após a exibição do documentário Coração vagabundo, sobre Caetano Veloso, está prevista uma apresentação do cantor.

Outro evento especial é um debate sobre o Cinema Novo, no dia 23 de outubro, com participações de Nelson Pereira dos Santos, Carlos Diegues, Fernanda Montenegro e Walter Lima Jr. E a noite de abertura do festival contará com um grande show de música brasileira na Piazza Navona. O show está sendo organizado por Arto Lindsay, com cenografia assinada pelo artista plástico Ernesto Neto.

fonte: filme B