quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

2º Festival Internacional de Documentário Musical


O espanhol José Sánches-Montez é um dos convidados da 2ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional de Documentário Musical, que acontece de 18 a 28 de março em São Paulo.

Três longas serão apresentados na Mostra em homenagem ao diretor, entre eles está o histórico Bola de Neve , sobre este Cubano e cantor negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um músico, um dos mitos latino-americanos do século XX.

Criado em Barcelona na Espanha há 7 anos, o In-Edit é o primeiro festival que reúne os amantes da música e do cinema num único evento. Atualmente a mostra - que tem como objetivo difundir a produção de documentários musicais e mostrar ao público títulos raros, também acontece no Chile, Buenos Aires, Puebla e já prepara novos desembarques, nas cidades do Porto, Berlin e Montevidéu.

Veja os outros títulos da Mostra José Sánchez-Montes:

Tiempo de Leyenda
(José Sánchez-Montes , Espanha, 2009, 70’)

Camarón de la Isla é muito mais que a voz mais emblemática do flamenco. É uma entidade no gênero. Seus discos são unanimemente cultuados por gerações e gerações. Menos um: "La Leyenda del Tiempo". Um disco incompreendido que mistura a tradição do flamenco e o rock e que só agora, três décadas depois, foi resgatado e colocado no altar como um dos discos mais importantes de todos os tempos.

Bola de Neve
(José Sánchez-Montes, Espanha-Cuba-México, 2003, 73’)

Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Neve. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um gênio musical, Bola Nieve é um dos mitos latino-americanos do século 20.

Enrique Morentes Sueña la Alhambra
(José Sánchez-Montes, Espanha, 2005, 90’)

O filme é uma viagem poética guiada pela música de Morente, um dos mais importantes artistas do flamenco da história. Acompanhado por sua filha Estrella, pelo dançarino de flamenco Israel Galván, pelos guitarristas Tomatito e Juan Habichuela, pelo argelino Khaled e pelo americano Pat Metheny, o músico expressa toda sua emoção musical no Palácio de Alhambra, uma dos edifícios mais belos do mundo próximo a cidade de Granada, na Espanha.

In-Edit Brasil – 2º Festival Interncaional de Documentário Musical
De 18 a 28 de março em São Paulo no MIS, Cine Olido, Cinesesc, HSBC Belas Artes e Matilha Cultural

fonte: cineplayers

BTVP abre inscrições para produtoras brasileiras participarem do MIPTV 2010

Até 1º de março, estão abertas as inscrições para produtoras brasileiras participarem do MIPTV 2010 – Mercado Internacional de Conteúdo Audioviosuais, que será realizado de 12 a 16 de abril, no Palais des Festivals, em Cannes.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.braziliantvproducers.com. O evento MIPTV 2010 (www.miptv.com) deve reunir mais de 13 mil profissionais de criação, produção e distribuição das mídias tradicionais às novas plataformas digitais. São cerca de 3.800 compradores de televisão, internet, telefonia celular, IPTV, VOD Telecom, de entretenimento e licenciamento, representando mais de 100 países. Este ano, o MIPTV anunciou o lançamento do primeiro Fórum de Produtores.

O pacote oferecido às produtoras associadas, a partir de R$ 2.900,00, inclui cinco dias de acomodação, passagem aérea, credencial e apoio com stand, sala de reuniões, auxilio de consultores no evento e reuniões preparatórias no Brasil. O evento, que acontece dias 12 e 13 de abril, terá painéis com figuras de destaque no mercado e workshops para mostrar como firmar co-produções com Brasil, Canadá, Japão, Malásia e China. Os convidados apresentarão cases de sucesso, como o filme Avatar e a série Lost, e dicas para pitchings.

fonte: revista de cinema online

Inscrições para o Cinesul 2010 vão até 20 de março


A Pulsar Artes e Produção está dando início à produção da 17ª edição do Cinesul - Festival Ibero-Amercano de Cinema e Vídeo. As inscrições vão até o dia 20 de março e serão recebidos os DVD dos filmes produzidos em 35mm, 16mm e super 8 e os mais diversos suportes digitais.

De acordo com o regulamento, os filmes têm que ter sido produzidos entre 2008 a início de 2010. Desde 2008 o festival tem expandido seus locais de exibição. Esta expansão começou com o Ponto Cine, levando o festival para Guadalupe e também para 8 escolas da rede pública, em 2009 os filmes de animação do festival rodaram em 32 escolas e as mostras paralelas Brasil Real e Cinesul Animado percorreram 7 pólos de exibição no interior do estado do Rio de Janeiro.

Além dos filmes, o festival contará com seminários e oficinas. Para se inscrever acesse www.cinesul.com.br

fonte: revista de cinema online

Anima Mundi 2010 recebe inscrições


Estão abertas até o dia 23 de março as inscrições para o Anima Mundi 2010 - 18º Festival Internacional de Animação do Brasil. Neste ano, o evento acontece entre os dias 16 a 25 de julho no Rio de Janeiro e entre 28 de julho e 1º de agosto em São Paulo.

As categorias em competição são curtas-metragens, curtas-metragens infantis, curtas-metragens brasileiros, curtas-metragens de estudante, longas-metragens, longas-metragens infantis e filmes de encomenda. Mais informações e inscrições no site www.animamundi.com.br

fonte: revista de cinema online

Inscrições abertas para o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos


As inscrições para a 3ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos estão abertas até o dia 04 de abril de 2010. O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos é realizado no Brasil, desde a décima edição Internacional, em 2008. Serão selecionados até 50 filmes com duração máxima de três minutos (fora títulos e créditos). A curadoria é internacional realizada em Paris, e a nacional em Brasília.

A 3ª edição nacional de filmes curtíssimos acontece nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2010, em Brasília, no Rio de Janeiro e em outras cidades. O evento, selecionado para compor a programação e no âmbito de uma seleção competitiva nacional apresenta a Mostra-te 50 anos de Brasília que consiste numa seleção de filmes de até 3 minutos na qual podem concorrer filmes de todo o Brasil. O objetivo é compor uma seleção de filmes que será exibido no Festival Nacional e outras em 100 cidades nos 20 países participantes da rede do festival internacional desTrès Courts. Mais informações no site http://www.filmescurtissimos.com.br/

fonte: revista de cinema online

Academia divulga os vencedores dos prêmios técnicos e científicos


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu os prêmios técnicos e científicos para homens, mulheres e empresas cujas descobertas e inovações têm contribuído de forma significativa para o cinema. Todo ano, os profissionais são homenageados em um jantar formal, que acontece cerca de duas semanas antes da cerimônia do Oscar.

A atriz americana, Elizabeth Banks (O Mistério das Duas Irmãs), apresentou a cerimônia que foi realizada no último sábado (20/2), no The Beverly Wilshire, em Beverly Hills, California.

De acordo com o site oficial do evento, na edição deste ano, foram entregues o total de 15 prêmios, divididos em duas categorias.

Veja abaixo a lista de vencedores:

Prêmios Técnicos

Mark Wolforth e Tony Sedivy
Dr. Klaus Anderle, Christian Baeker eFrank Billasch
Steve Sullivan, Kevin Wooley, Brett Allen e Colin Davidson
Hayden Landis, Ken McGaugh e Hilmar Koch
Björn Hedén

Prêmios Cientifícos

Per Christensen, Michael Bunnell e Christophe Hery
Dr. Richard Kirk
Volker Massmann, Markus Hasenzahl, Dr. Klaus Anderle e Andreas Loew
Michael Cieslinski, Dr. Reimar Lenz eBernd Brauner
Wolfgang Lempp, Theo Brown, Tony Sedivy e Dr. John Quartel
Steve Chapman, Martin Tlaskal, Darrin Smart e Dr. James Logie
Mark Jaszberenyi, Gyula Priskin eTamas Perlaki
Brad Walker, D. Scott Dewald, Bill Werner e Greg Pettitt
FUJIFILM Corporation, Ryoji Nishimura, Masaaki Miki e Youichi Hosoya
Paul Debevec, Tim Hawkins, John Monos e Dr. Mark Sagar

fonte: cineclik

Novo filme de Laís Bodazsky vai abrir Festival Sesc Melhores Filmes em SP


As Melhores Coisas do Mundo, novo filme de Laís Bodazsky (Chega de Saudade), será o filme de abertura do 36º Festival Sesc Melhores Filmes, em São Paulo.

A informação foi confirmada pelo CineSesc. Inspirado na série de livros Mano, de Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein, o terceiro longa-metragem da cineasta paulistana acompanha um mês na vida do garoto Hermano (Francisco Miguez), que estuda em um colégio de classe média.

Laís, que estreou em um longa abordando o universo de adolescente problemático em Bicho de Sete Cabeças, volta ao tema desta vez com novo viés. Em As Melhores Coisas do Mundo, “Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. Em meio a tantos desafios, mano descobre e inventa as melhores coisas do mundo”, de acordo com a sinopse oficial.

* Assista ao trailer do filme

O Festival Sesc Melhores Filmes, composto por uma votação da crítica e do público (ainda aberta), vai ocorrer de 7 a 25 de abril no CineSesc, em São Paulo. São elegíveis as produções de maior de maior destaque em 2009, entre as quais estão os nacionais A Erva do Rato, Apenas o Fim, Cidadão Boilesen, Moscou, Palavra (En)Cantada, Se Nada Mais Der Certo, Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei.

Entre os internacionais, alguns dos títulos são A Partida, A Teta Assustada, Amantes, Aquele Querido Mês de Agosto, Inimigos Públicos, Kurt Cobain – Retrato de uma Ausência e O Equilibrista.

Com um time de peso por trás de Laís – Luiz Bolognesi no roteiro, Daniel Rezende como montador, trilha sonora de Bid e produção dos irmãos Gullane –, As Melhores Coisas do Mundo estreia nos cinemas em 16 de abril.

fonte: cineclik