sábado, 23 de agosto de 2008

Mostra de cinema chileno em São Paulo


A partir desta sexta-feira, dia 22, até o próximo sábado, dia 30, o governo chileno promove uma série de eventos batizados como Semana do Chile em São Paulo. O cinema é lembrado com o Festival de Cinema Chileno no qual serão exibidos sete longas-metragens, até o dia 28.

Está prevista a participação de um ator e ou diretor nas noites de estréia de cada um dos filmes que são:

  • Fuga (de Pablo Larraín) - exibição em 22/08 (sexta-feira) 19h15 e 24/08 (domingo) 21h30h
  • La Vida Me Mata (de Sebastián Silva) – exibição em 22/08 (sexta-feira) 17h e 25/08 (segunda-feira) 21h30
  • Mala Leche (de Léon Errazuriz) – exibição em 26/08 (terça-feira) 21h30
  • Mirageman (de Ernesto Díaz Espinoza) – exibição em 22/08 (sexta-feira) 21h45 e 28/08 (quinta-feira) 21h30
  • Padre Nuestro (comédia/drama, de Rodrigo Sepúlveda ) – exibição em 22/08 (sexta-feira) 14h30, 23/08 (sábado) 21h30 e 27/08 (quarta-feira) 21h30
  • Papelucho y el Marciano (animação, de Alejandro Rojas ) – exibição em 22/08 (sexta-feira) 13h
  • 1973 Revoluções Por Minuto (documentário ficcional, de Fernando Valenzuela) - exibição em 27/08 (quarta-feira) 14h

Festival de Cinema Chileno – Local: Reserva Cultura. Endereço: Av. Paulista, 900 – Bairro Cerqueira César. Tel: (11) 3287-3529. Maiores Informações no site: http://www.reservacultural.com.br.

fonte: cineplayers

Festival de Montreal supera crise e inicia hoje nova etapa


Após superar uma profunda crise que quase acabou com o evento, o Festival de Cinema do Mundo de Montreal (FFM, na sigla em francês) inicia hoje sua 32ª edição com centenas de filmes, incluindo dois brasileiros.

Há três anos, o festival parecia fadado ao fim antes de completar três décadas.

Seus principais patrocinadores, os Governos federal e de Quebéc, através das instituições Téléfilm Canada e Société de développement des entreprises culturelles (SODEC), retiraram seu apoio financeiro, após brigas com o diretor do FFM, Serge Losique, e criaram o Festival du Nouveau Cinéma.

Mas o festival alternativo durou apenas um ano e, finalmente, em 2007, as duas instituições públicas voltaram a financiar o festival de Losique.

"Agora, tudo voltou à normalidade", declarou à Agência Efe o porta-voz do evento, Henry Welsh, quando perguntado sobre os problemas do passado.

"Recebemos mais de dois mil filmes de todo o mundo" acrescenta Welsh. Deste número, os organizadores selecionaram 455 filmes (234 longas-metragens, 13 média-metragens e 208 curtas).

Welsh destacou também as dificuldades em selecionar apenas uma fração dos filmes que são enviados à organização.

"Há tantos filmes produzidas por ano. O mundo do cinema cresceu graças às novas tecnologias que tornaram muito mais fácil rodar e produzir um filme. Agora, é possível montar um longa-metragem em um Apple!", acrescentou.

Welsh também reconheceu que como o FFM acontece exatamente antes dos festivais de Toronto e San Sebastián e, ao mesmo tempo em que o de Veneza, a concorrência se torna feroz na hora de atrair artistas e filmes.

Mas o porta-voz do FFM acrescentou que o importante para Montreal "não são as estrelas, e sim os filmes".

Welsh também disse que a essência do festival de Montreal é "descobrir novos filmes, produtores e intérpretes", ao invés de seguir as figuras já estabelecidas.

Montreal, ao contrário de Toronto, tem caráter competitivo. Sua principal premiação é o Grande Prêmio das Américas.

Este ano, 20 longas-metragens e 12 curtas competem pelo prêmio.

Além de dois filmes da própria região de Quebéc, "En plein coeur" e "Ce qu'il faut pour vivre", estão presentes na Competição Mundial filmes de Alemanha, França, Sérvia, Israel, Bélgica, Japão, China, Argentina, México, Filipinas, Cazaquistão, Suécia, Índia e Espanha.

O Brasil será representado por dois filmes, o longa-metragem "Call Girl" e o curta "Pelo Ouvido".

O primeiro é uma produção de 2007, dirigida por António-Pedro Vasconcelos no qual uma garota de classe alta é contratada para seduzir o prefeito de uma cidade do interior. Já o segundo, de Joaquim Haickel, conta a história de uma mulher que tenta reascender a paixão de seu marido após um acidente de carro.

O festival começa na noite de hoje com a estréia de "Paris 36", do diretor francês Christophe Barratier, que foi indicado ao Oscar por "A Voz do Coração", filme que o FFM em 2004. O Festival de Cinema do Mundo irá até 1º de setembro.

fonte: EFE