quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

National Board of Review anunciará seus vencedores amanhã


A primeira premiação de peso da temporada, o NBR (National Board of Review), ou Associação Nacional dos Críticos, terá seu anúncio amanhã.

O NBR nomeia um vencedor e o Top 10 de melhores filmes do ano. Entre os candidatos a melhor filme, estão as produções alistadas abaixo.

Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
Educação (An Education)
Amor Sem Escalas (Up in the Air)
Preciosa (Precious)
Nine
A Single Man
Invictus
Up - Altas Aventuras (Up)
Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones)
Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)
Brilho de Uma Paixão (Bright Star)
(500) Dias com Ela [(500) Days of Summer]
Um Homem Sério (A Serious Man)
Distrito 9 (District 9)

Avatar não é o tipo de filme que o NBR costuma premiar; assim, resta ver o que teremos de surpresa nas várias categorias que serão premiadas.

fonte: cineplayers

Nine, de Rob Marshall, vai abrir Festival de Dubai


Após anunciar a homenagem ao ator Amitabh Bachchan, o Festival de Dubai revelou que Nine, novo musical de Rob Marshall (Chicago), vai abrir o evento em 9 de dezembro.

Avatar, de James Cameron, vai encerrar o festival no dia 16.

Outro destaque internacional do evento é Alvin e os Esquilos 2, continuação de Alvin e os Esquilos.

Amreeka, de Cherien Dabis, premiado em Cannes, também vai compor a seleção, ao lado de One-Zero, de Kamla Zekry e Adieu Gary, de Nassim Amaouche.

fonte: cineclik

Cineasta espanhol Antonio Mercero receberá o Goya de Honra 2009


O diretor e roteirista basco Antonio Mercero receberá o prêmio Goya de Honra 2009 pelo conjunto de sua obra, como homenagem por quase cinco décadas de trabalho no cinema e na televisão, anunciou nesta quarta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.

Mercero, de 73 anos, já recebeu prêmios nacionais e internacionais de todo tipo por obras como "La Cabina", "La guerra de papá" ou as bem-sucedidas séries de televisão "Verano Azul" e "Farmacia de guardia."

"Mercero conseguiu desde sempre unir humor e sofrimento em quase todas suas produções, com um estilo extremamente pessoal", disse a Academia em comunicado à imprensa no qual destacou o caráter experimental de alguns dos trabalhos do cineasta.

"Autor de um cinema com marca pessoal, cômica e ao mesmo tempo terna, Mercero criou uma obra que se converteu no patrimônio sentimental de muitos espanhóis", diz ainda o comunicado.

Em seus trabalhos, Mercero já abordou temas como a memória histórica ("La guerra de papá," "Espérame en el cielo," "La hora de los valientes"), o câncer infantil ("Planta 4") ou o mal de Alzheimer, como em seu filme mais recente, "¿Y tú quién eres?", de 2007.

O troféu será entregue na cerimônia de gala da 24a edição dos Prêmios Goya, que terá lugar em 14 de fevereiro de 2010.

fonte: uol cinema/ Reuters

PGA: Produtores celebram Mad Men e 30 Rock


Mad Men e 30 Rock podem repetir o sucesso do Emmy em outra importante premiação norte-americana.


Os dois seriados lideram em número de indicações o PGA - Producers Guild Awards, cerimônia realizada pelo sindicato dos produtores dos Estados Unidos.


O drama protagonizado por Jon Hamm concorre com Breaking Bad, Dexter, Lost e True Blood na categoria do gênero. Entre as comédias, Tina Fey precisa bater Californication, Weeds, Entourage e The Office.


fonte: estrelando séries

François Truffaut ganha mostra no Centro Cultural São Paulo. Sessões são gratuitas


O Centro Cultural São Paulo exibe de hoje até o dia 13/12 uma retrospectiva da carreira do cineasta francês François Truffaut. O melhor de tudo: a entrada é grátis.


Os filmes serão exibidos em DVD na sala Lima Barreto (100 lugares) e a bilheteria abrirá com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.


Confira a programação completa no site do Centro Cultural.


Truffaut, considerado um dos mais importantes cineastas franceses, começou sua carreira como crítico cinematográfico e assistente de direção do cineasta Roberto Rosselini. Seu primeiro filme, Quatrocentos Golpes (1959) foi acolhido entusiasticamente pela crítica e é considerado uma das primeiras manifestações da Nouvelle Vague, corrente do cinema francês integrada por jovens diretores em busca de um tratamento pessoal da realidade.


Entre os filmes de Truffaut exibidos na retrospectiva estão Os Incompreendidos (1962), Jules & Jim (1962) e O Homem que Amava as Mulheres (1977) do qual mostramos um trecho.


fonte: movie

Helen Mirren ganha prêmio por conjunto da obra


O Festival de Palm Springs escolheu a atriz inglesa Helen Mirren para receber o prêmio pelo conjunto da obra por seu trabalho como atriz. O prêmio será apresentado num evento de gala, no dia 5 de janeiro.

Mirren será uma das contempladas com o prêmio, que ainda este ano celebra a carreira do ator Morgan Freeman, da cantora Mariah Carey e da jovem atriz Anna Kendrick.

fonte: terra cinema

Guerra ao Terror' vence o Gotham Awards


Como era esperado, Guerra ao Terror (originalmente The Hurt Locker) brilhou no Gotham Awards. A produção ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Elenco.

Hoje serão anunciados os indicados ao Independent Spirit Awards (ISA) e Guerra ao Terror não estará entre os nomeados uma vez que ano passado o filme já constava nas indicações para Melhor Ator, Jeremy Renner e Melhor Ator Coadjuvante, Anthony Mackie. Assim, Preciosa - Uma História de Esperança e Crazy Heart parecem ser os que dominarão as indicações ao ISA.

Melhor Filme
Guerra ao Terror

Melhor Documentário
Food, Inc.

Prêmio de Diretor Revelação
Robert Siegel por Big Fan

Prêmio de Atuação Revelação
Catalina Saavedra por The Maid

Prêmio de Melhor Desempenho de Elenco
Guerra ao Terror

Melhor Filme Que Não Está Passando em um Cinema Perto de Você
You Won’t Miss Me

fonte: cineplayers