quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cineasta espanhol Antonio Mercero receberá o Goya de Honra 2009


O diretor e roteirista basco Antonio Mercero receberá o prêmio Goya de Honra 2009 pelo conjunto de sua obra, como homenagem por quase cinco décadas de trabalho no cinema e na televisão, anunciou nesta quarta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.

Mercero, de 73 anos, já recebeu prêmios nacionais e internacionais de todo tipo por obras como "La Cabina", "La guerra de papá" ou as bem-sucedidas séries de televisão "Verano Azul" e "Farmacia de guardia."

"Mercero conseguiu desde sempre unir humor e sofrimento em quase todas suas produções, com um estilo extremamente pessoal", disse a Academia em comunicado à imprensa no qual destacou o caráter experimental de alguns dos trabalhos do cineasta.

"Autor de um cinema com marca pessoal, cômica e ao mesmo tempo terna, Mercero criou uma obra que se converteu no patrimônio sentimental de muitos espanhóis", diz ainda o comunicado.

Em seus trabalhos, Mercero já abordou temas como a memória histórica ("La guerra de papá," "Espérame en el cielo," "La hora de los valientes"), o câncer infantil ("Planta 4") ou o mal de Alzheimer, como em seu filme mais recente, "¿Y tú quién eres?", de 2007.

O troféu será entregue na cerimônia de gala da 24a edição dos Prêmios Goya, que terá lugar em 14 de fevereiro de 2010.

fonte: uol cinema/ Reuters

Nenhum comentário: