quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Berlinale - Brasileira é membro do júri de curtas


A fundadora e diretora do Festival de Curtas de São Paulo, Zita Carvalhosa, é um dos três membros do júri dos curtas da Berlinale deste ano. Zita já é de casa na Berlinale, onde marcou presença como produtora de A Casa de Alice na mostra Panorama, em 2007.

O júri conta também com a participação do alemão Max Dax, autor, entre outros, da biografia de Nick Cave, produtor e chefe redator da revista de cultura pop, Spex.

O polonês Xavery Zulawski, recém-premiado como melhor diretor estreante com o filme Caos, completa o trio. Zulawski consta como uma importante voz do cinema polonês contemporâneo.

Dos 2.600 filmes enviados para a organização do festival, 25 serão exibidos, sendo 15 deles no programa da competição.

O vencedor é contemplado com a nomeação para o prêmio da Academia Européia de Cinema, além de concorrer a uma bolsa cedida pelo DAAD, programa alemão de intercâmbio internacional.

A premiação dos vencedores acontece no die 16 de fevereiro, no complexo de cinemas Cinemax.

fonte: adoro cinema

Vai começar o Hollywood Brazilian Film Festival


O filme Segurança Nacional foi o escolhido para abrir a segunda edição do Hollywood Brazilian Film Festival, que começa amanhã, dia 4, e vai até 7 de fevereiro, no Egyptian Theatre situado na famosa Hollywood Boulevard da calçada da fama.

O evento promove encontros, seminários e palestras para aproximar talentos da indústria brasileira de cinema aos seus pares em Hollywood e também da comunidade internacional. Entre as premiações existentes, o Horizon (para quem inicia carreira nos Estados Unidos), HBR Award (para atores brasileiros de nível internacional), o Raw (para as revelações), e os tradicionais Melhor Filme, Direção, Documentário e Curta.

Segurança Nacional é um suspense de ação do jovem diretor Roberto Carminati, do filme A Fronteira e da recente novela Caminho das Índias. O longa retrata o lado positivo de um Brasil poderoso, moderno e bem equipado tecnologicamente, e acompanha o agente secreto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Marcos Rocha (Thiago Lacerda) ao lado das Forças Armadas, combatendo uma rede internacional de narcotráfico.

No elenco, além do galã televisivo, figuram Milton Gonçalves, Angela Vieira, Ailton Graça, Viviane Victoretti e Joaquin Cosio (007 – Quantum of Solace), entre outros. Segundo os produtores, o filme promete cenas realistas, usando, inclusive, o avião presidencial, tendo em vista que o longa teve o apoio do Ministério da Defesa, do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Agora, é aguardar para conferir nos cinemas um Brasil diferente e, pela primeira vez, governado por um presidente negro, vivido pelo veterano Milton Gonçalves.

fonte: adoro cinema

Sucesso na internet em mostra internacional de cinema


Começa na semana que vem, mais precisamente no dia 9 de fevereiro, a Zona Livre – Mostra Internacional de Cinema.

O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) e vai até o dia 28 de fevereiro. Ao todo, são 20 longas, quase todos inéditos no Brasil, de diferentes gêneros e temáticas diversas (adolescência, ficção, música, política), que fizeram sucesso em festivais mundo afora e também pela internet.

E durante a programação serão realizadas videoconferências com alguns realizadores, além da presença do diretor Cory McAbee num debate ao vivo com o público. Confira abaixo, os títulos que serão exibidos:

Glue – Alexis dos Santos (Argentina / Reino Unido
Sangre – Amat Escalante (México)
Trash Humpers – Harmony Korine (EUA)
Good Dick – Marianna Palka (EUA)
One night in one City – Jan Balej (República Tcheca)
Black Night – Olivier Smolders (Bélgica)
Nowhere – Gregg Araki (EUA)
Gozu – Takashi Miike (Japão)
Man from Earth – Richard Schenkman (EUA)
Ex-Drummer – Koen Mortier (Bélgica)
Hukkle – György Pálfi (Hungria)
Hunger – Steve McQueen (Reino Unido/Irlanda)
Daytime Drinking – Young-Seok Noh (Coréia do Sul)
Moonlighting – Jerzy Skolimowski (Reino Unido)
Taxidermia – György Pálfi (Hungria)
American Astronaut – Cory McAbee (EUA)
Daytime Drinking – Young-Seok Noh (Coréia do Sul)
Instrument - Jem Cohen (EUA)
All About Lily Chou Chou – Shunji Iwai (Japão)
Stingray Sam – Cory McAbee (EUA)


fonte: adoro cinema

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos


Já estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos (Festival Très Court). Pelo terceiro ano consecutivo a capital do país sediará a mostra que tem como característica a exibição de filmes com, no máximo, três minutos de duração (exceto créditos e títulos). A mostra acontece simultaneamente em mais de 100 cidades de 20 países no dias 7, 8 e 9 de maio. A curadoria nacional, com sede em Brasília, selecionará 50 trabalhos. A curadoria internacional é realizada em Paris.

Além da competição internacional, como parte das comemorações dos 50 anos de Brasília, as produções de todo o Brasil poderão participar da mostra “Mostra-te Brasília 50 anos”. Os interessados devem se inscrever até 4 de abril pelo endereço www.filmescurtissimos.com.br.

Após preencher o cadastro os formulários, com uma cópia do filme e autorização para utilização das imagens, deverão ser encaminhados ao escritório da mostra em Brasília. Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, SCRS 508 - Bloco "A" - Loja 72 - Brasília DF CEP: 70.351-580.

As produções não selecionadas para exibição na edição 2009 não poderão concorrer à mostra. Uma novidade é que em 2010, além de Brasília, os filmes serão exibidos no Rio de Janeiro e em outras capitais a serem definidas. Os trabalhos inscritos concorrerão aos seguintes prêmios:

Melhor Filme
Melhor Animação
Originalidade
Mostra-te Brasília
Prêmio do Júri Popular
Brasília 50 anos

Os vencedores das categorias Melhor Filme e “Mostra-te Brasília” receberão R$ 15 mil cada para locação de equipamentos na Moviecenter.

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos tem apoio da Secretaria de Cultura do DF, Espaço Cultural Rebato Russo – 508 Sul, Embaixada da França, Organização dos Estados Ibero Americanos e Moviecenter.

fonte: cineplayers