terça-feira, 21 de abril de 2009

Mostra Cinema de Bordas exibe filmes feitos por amadores em São Paulo


A mostra Cinema de Bordas exibe 17 filmes feitos por anônimos no Instituto Itaú Cultural em São Paulo, nos dias 22 a 26 de abril. A mostra selecionou produções caseiras, que apesar de precárias ou realizadas com equipamento rudimentar, demonstram um olhar criativo e o talento do realizador.

Numa sociedade movida pela imagem, os filmes oriundos de diversos cantos do país são movidos pela paixão dos realizadores pelo cinema. As produções audiovisuais foram garimpadas por Bernadette Lyra e Gelson Santana, ambos pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes (ECA)-USP, durante uma pesquisa de campo: "O resultado é uma performance cinematográfica autofágica, que beira, perigosa e corajosamente, a estética trash. Cheia de sons e fúria, improviso e espetáculo, déjá vu e bom humor, artesania e imagens em movimento", segundo os curadores.

Como resultado quase natural do trabalho de pesquisa surgiu a mostra Cinema de Bordas, com filmes de gêneros diversos como horror, policiais, ficção científica, kung-fu, aventuras de histórias em quadrinhos, faroestes e comédias.

Na abertura do evento, na quarta-feira (22/04), às 20h, haverá uma palestra dos curadores sobre este tipo de produção e a exibição de dois curtas: Horror Capiau, do paulistano Dimitri Kozma, que mistura temas como o horror e o caipira e A Dama da Lagoa, uma história de crime e vingança, com roteiro e direção do lavrador mineiro Francisco Caldas de Abreu Jr.

Confira a programação da mostra Cinema de Bordas:

Dia 22/04 (quarta-feira)
20h - Horror Capiau, de Dimitri Kozma / A Dama da Lagoa , de Francisco Caldas de Abreu Jr. (antecedidos por palestra com os curadores Bernadette Lyra e Gelson Santana)

Dia 23/04 (quinta-feira)
17h - Insector Sun: O Guardião da Terra / A Hora da Verdade, de Chris Lee / Cocô Preto, de Marcos Bertoni / Era dos Mortos, de Rodrigo Brandão

20h - O Assassinato da Mulher Mental, de Joel Caetano / A Capital dos Mortos, de Tiago Belotti

Dia 24/04 (sexta-feira)
17h - Aventuras de Um Caçador, de José Manoel / O Rico Pobre, de Manoel Loreno

20h - O Soco Silencioso, de Lucas Moreira / Rambú IV: O Clone, de Júnior Castro

Dia 25/04 (sábado)
17h - Desaparecidos, de Antonio Marcos Ferreira / Zombio, de Petter Baiestorf

20h - A Valise Foi Trocada, de Simião Martiniano

Dia 26/04 (domingo)
17h - O Farol, de Francisco Caldas de Abreu Jr. / Patrícia Gennice, de Felipe M. Guerra

20h - Mangue Negro, de Rodrigo Aragão (foto)

Cinema de Bordas
De 22 a 26 de abril
Sala Itaú Cultural (247 lugares)
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
tel: (11)2168-1776/1777
Entrada franca

fonte: cineclik

Tribeca começa amanhã com brasileiro 'Garapa' na disputa

Começa nesta quarta-feira (22), em Nova York, a oitava edição do Festival de Cinema de Tribeca (TFF). O evento foi criado em 2002 pelo ator e diretor Robert DeNiro, o mais ilustre morador do bairro localizado na porção meridional da ilha de Manhattan, com o objetivo de levantar o ânimo da região depois dos ataques de 11 de Setembro.

Este ano, o TFF enfrenta o fantasma da recessão que atinge os EUA e olha para as entranhas da própria cidade: um de seus mais ilustres cineastas, Woody Allen, estréia seu novo filme no festival. Whatever Works é seu primeiro longa filmado em Nova York após cinco anos rodando fora da cidade. O filme é uma comédia rápida e rasteira, de uma hora e meia, com o comediante Larry David (produtor-executivo e roteirista de Seinfeld e estrela da série Segura a Onda (HBO), Evan Rachel Wood e Patricia Clarkson no elenco.

O cineasta Spike Lee - nascido em Atlanta, mas que adotou Nova York -, que ficou famoso com o seu Faça a Coisa Certa, filme que retrata o Brooklyn, ilustre bairro da cidade (e onde também nasceu Woody Allen), também dá o ar da graça no evento. "Tudo tem seu tempo. Eu nunca havia participado do festival porque nunca tinha um filme pronto nesta época do ano, tradicionalmente me preparava para Cannes e Veneza. Mas, este ano, para compensar, estréio no TFF com dois filmes de uma vez só. Espero que eles me agüentem", brincou o diretor, com um suéter violeta e uma imensa cruz de prata na altura do tórax.

Lee apresentará no festival - que termina no dia 3 de maio e conta com 85 filmes de 36 países - os documentários Kobe Doin¿ Work, sobre o jogador de basquete astro da NBA Kobe Bryant e Passing Strange, sobre o musical de rock homônimo de imenso sucesso na Broadway.

"Como boa parte dos cinéfilos dos quatro cantos do planeta, eu me apaixonei por Nova York namorando-a nos filmes de Woody. Imagina nossa emoção em termos a estréia mundial de seu novo filme aqui no TIFF", comemora a produtora Jane Rosenthal, parceira de DeNiro no comando do festival. "A crise econômica afetou todo mundo, mas, mais do que nunca, precisamos sorrir um pouco, né? Então, teremos várias comédias nestes 12 dias de festival. Sim, tudo está mais minguado à nossa volta, mas estamos dando o melhor de nós", comentou a produtora.

Outras estréias que acontecem no badalado festival estão o novo longa do diretor Steven Sorderbergh, The Girlfriend Experience, com a atriz-pornô Sasha Grey, a nova produção de Stephan Elliott (de Priscilla, a Rainha do Deserto), o aguardado Easy Virtue, estrelado por Jessica Biel - e que já tem distribuição garantida no Brasil pela Sony Pictures -, e Serius Moonlight, com os quase cinqüentões Meg Ryan e Timothy Hutton.

Dentre os filmes que participam da competição internacional estão os documentários Garapa, do brasileiro José Padilha, e Only When I Dance (uma co-produção Brasil/Inglaterra), da inglesa Beadie Finzi. O Brasil também esquenta a disputa com os curtas Quase Todo Dia, de Gandja Monteiro, e Kogi, de Paula Gaitán.

O júri do festival, presidido por Uma Thurman, foi anunciado hoje pela própria atriz. "Como nova-iorquina da gema, tem sido maravilhoso perceber o quanto o festival tem impactado a cidade. Não recebemos nenhuma diretriz do Bob sobre como julgar os filmes, apenas espero que vejamos obras maravilhosas dos quatro cantos do planeta", disse a atriz.

Thurman convidou para o eclético corpo de jurados seus colegas Meg Ryan, Woopi Goldberg, Adrien Body, Thomas Haden Church, Debra Messing e Mary-Kate Olsen, assim como o âncora da NBC Brian Williams e a apresentadora da MSNBC e queridinha da esquerda Rachel Maddow (The Rachel Maddow Show).

"Para mim é incrível ver como o festival cresceu nestes sete anos e tornou-se parte do calendário cultural da cidade. Quero convidar a todos para aproveitar Tribeca e o festival nestas duas semanas de exibições de filmes e eventos gratuitos para a comunidade", disse DeNiro, abrindo oficialmente o festival que criou e que este ano volta para as suas origens nos braços de Woody Allen.

fonte: terra cinema

14º Mostra de Curtas da FAAP exibe filmes em São Paulo


A Mostra de Curtas da Fundação Armando Álvares Penteado é tradicional no calendário universitário de São Paulo. Nos dias 22 e 23 de abril, exibe gratuitamente quatorze filmes de ficção e documentário.

A programação é composta por trabalhos de estudantes da instituição, do curso de cinema, alguns curtas já são conhecidos do público frequentador de festivais, como o premiado Os Sapatos de Aristeu, de Luiz René Guerra.

Confira a programação:

Programa I: quarta-feira (22/04), às 11h e quinta-feira (23/04), às 20h45

Lithium, Jean-Louis Manzon
Noemia, Ricky Mastro
E.R.B.F, Letícia Ramos
Chapa, Lima Ricos
Dejá Vu, Raphael Lupo
Nova Bandeira Para a Nação, Paulo Marcelo do Vale
Formigas, Caroline Fioratti

Programa II: quarta-feira (22/04), às 20h45 e quinta-feira (23/04), às 11h

Justiça S.A, Mauricio Prado
Quatro Dias, Celso Pin Jr.
Doc FTM, Letícia Marques
Bons Sonhos Maria, Ivan Almeida Rodrigues
O Dia M, Paulo Leierer
Cinco Minutos, Ricky Mastro
Os Sapatos de Aristeu, Luiz René Guerra (foto)


14º Mostra de Curtas

Dias 22 e 23 de abril, sessões às 11h e às 20h45
FAAP - Auditório 1 / Prédio 3
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
tel: (11) 3662-7330
Entrada Gratuita

fonte: cineclik

John Cassavetes ganha retrospectiva em São Paulo


Considerado o pai do cinema independente norte-americano, John Cassavetes completaria 80 anos em dezembro. E que melhor forma de homenagear um grande cineasta do que rever seus filmes. O Cineclube HSBC Belas Artes promove uma retrospectiva com quatro de seus filmes a partir desta sexta-feira (24/04) até 21 de maio.

Na programação constam longas premiados e importantes para entender a trajetória do ator e diretor. Sombras (1959) é sua estreia na direção e ganhou o prêmio da crítica no Festival de Veneza, foi este filme que deu notoriedade a Cassavetes. Também definiu um estilo, por ser ator, o diretor trabalhava com exercícios de improvisação. Tinha a cena na cabeça e deixava a situação fluir dando apenas indicações do que queria.

Somente após o prêmio em Veneza Sombras conseguiu distribuição. Na década de 60, foi convidado a filmar em Hollywood, mas seu estilo livre não combinava com a indústria. E produzindo de forma independente fez Faces (1968), filme que ganhou três indicações ao Oscar: Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante para Lynn Carlin e Melhor Ator Coadjuvante para Seymour Cassel.

Outro filme que levou indicações ao Oscar de Melhor Diretor para Cassavetes e Melhor Atriz para Gena Rowlands, sua mulher e que consta na programação é Uma Mulher Sob Influência (1974). Em Noite de Estreia (1977), Gena ganhou Melhor Atriz no Festival de Berlim.

Em tempo: todos os filmes da programação terão uma sessão diária durante uma semana.

Confira a programação:
Faces de 24 a 30 de abril
Uma Mulher Sob Influência de 1º a 7 de maio
Noite de Estreia de 8 a 14 de maio
Sombras de 15 a 21 de maio

John Cassavetes no cineclube HSBC Belas Artes
de 24 de abril até 21 de maio, às 19h
HSBC Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Cerqueira César, São Paulo
Tel.: 3258-4092

fonte: cineclik

Festival de Cannes optará pela sobriedade por causa da crise econômica

A 62ª edição do Festival de Cinema de Cannes, terá todo o glamour que já é tradicional, mas o organizadores anunciaram para este ano medidas de moderação, por causa da crise econômica mundial.

"Vivemos uma crise mundial sem precedentes, que também afeta a Côte d'Azur e Cannes", admitiu o presidente do sindicato de hoteleiros da cidade anfitriã do festival, Michel Chevillon.

O presidente do evento, Gilles Jacob, assegurou, no entanto, que todos os sócios particulares manterão sua participação, o que é uma boa notícia diante da falta de patrocínio público.

A chancelaria francesa suprimiu a subvenção de 72.000 euros (93.000 dólares) devido ao contexto orçamentário.

Os hotéis locais já estão lotados para a ocasião, mas muito em função de terem mantido as tarifas do ano passado para atrair o público.

fonte: AFP, uol cinema