terça-feira, 21 de abril de 2009

John Cassavetes ganha retrospectiva em São Paulo


Considerado o pai do cinema independente norte-americano, John Cassavetes completaria 80 anos em dezembro. E que melhor forma de homenagear um grande cineasta do que rever seus filmes. O Cineclube HSBC Belas Artes promove uma retrospectiva com quatro de seus filmes a partir desta sexta-feira (24/04) até 21 de maio.

Na programação constam longas premiados e importantes para entender a trajetória do ator e diretor. Sombras (1959) é sua estreia na direção e ganhou o prêmio da crítica no Festival de Veneza, foi este filme que deu notoriedade a Cassavetes. Também definiu um estilo, por ser ator, o diretor trabalhava com exercícios de improvisação. Tinha a cena na cabeça e deixava a situação fluir dando apenas indicações do que queria.

Somente após o prêmio em Veneza Sombras conseguiu distribuição. Na década de 60, foi convidado a filmar em Hollywood, mas seu estilo livre não combinava com a indústria. E produzindo de forma independente fez Faces (1968), filme que ganhou três indicações ao Oscar: Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante para Lynn Carlin e Melhor Ator Coadjuvante para Seymour Cassel.

Outro filme que levou indicações ao Oscar de Melhor Diretor para Cassavetes e Melhor Atriz para Gena Rowlands, sua mulher e que consta na programação é Uma Mulher Sob Influência (1974). Em Noite de Estreia (1977), Gena ganhou Melhor Atriz no Festival de Berlim.

Em tempo: todos os filmes da programação terão uma sessão diária durante uma semana.

Confira a programação:
Faces de 24 a 30 de abril
Uma Mulher Sob Influência de 1º a 7 de maio
Noite de Estreia de 8 a 14 de maio
Sombras de 15 a 21 de maio

John Cassavetes no cineclube HSBC Belas Artes
de 24 de abril até 21 de maio, às 19h
HSBC Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Cerqueira César, São Paulo
Tel.: 3258-4092

fonte: cineclik

Nenhum comentário: