terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Festival de Berlim completa seleção


O Festival de Berlim anunciou na última semana os últimos títulos da competição oficial e da mostra Panorama. Dentre os concorrentes ao Urso de Ouro deste ano estão os novos filmes de Stephen Frears (Cheri, com Michelle Pfeiffer) e Bertrand Tavernier (In the Electric Mist, com Tommy Lee Jones), ambos com distribuição no Brasil pela Califórnia.

Além desses títulos, a organização do festival anunciou outros concorrentes, com destaque para Ricky, de François Ozon, e Tatarak, de Andrzej Wajda. Fora de competição serão exibidos os novos trabalhos de nomes de peso como Costa-Gravas (Eden à l’ouest), Claude Chabrol (Bellamy) e Manoel de Oliveira (Singularidades de uma rapariga loura). Vingança, de Paulo Pons, foi confirmado na lista da Panorama, a mesma que vai exibir o documentário Garapa, de José Padilha. A 59ª edição do Festival de Berlim acontece de 5 a 15 de fevereiro.

Confira os longas em competição:

- Alle Anderen, de Maren Ade (Alemanha)

- Sturm, de Hans-Christian Schmid (Alemanha)

- Rage, de Sally Potter (Reino Unido)

- Cheri, de Stephen Frears (Reino Unido)

- Katalin Varga, de Peter Strickland (Romênia, Reino Unido, Hungria)

- The Messenger, de Oren Moverman (Estados Unidos)

- Happy Tears, de Mitchell Liechtenstein (Estados Unidos)

- Ricky, de François Ozon (França)

- In the Electric Mist, de Bertrand Tavernier (França, Estados Unidos)

- London River, de Rachid Bouchareb (Argélia, França, Reino Unido)

- Mammoth, de Lukas Moodysson (Suécia, Alemanha, Dinamarca)

- Lille Soldat, de Annette K. Olesen (Dinamarca)

- Tatarak, de Andrzej Wajda (Polônia)

- Gigante, de Adrián Biniez (Uruguai, Alemanha, Argentina)

- Darbareye Elly, de Asghar Farhadi (Irã)

- Mei Lanfang, de Chen Kaige (China)

- The Milk of Sorrow, de Claudia Llosa (Peru, Espanha)

- My One and Only, de Richard Loncraine (Estados Unidos)


Confira os longas fora de competição:

- Trama Internacional, de Tom Tykwer (Alemanha), com Clive Owen, Naomi Watts e Armin müller-Stahl.

- Deutschland 09, de Fatih Akin, Tom Tykwer, Dani Levy, Wolfgang Becker, Dominik Graf, Nicolette Krebitz e Sylke Enders (Alemanha).

- A Vida Privada de of Pippa Lee, de Rebecca Miller (Estados Unidos)

- O Leitor, de Stephen Daldry (Estados Unidos)

- A Pantera Cor-de-Rosa 2, de Harald Zwart (Estados Unidos)

- Notorious, de George Tillman Jr. (Estados Unidos)

- The Dust of Time, de Theo Angelopoulos (Grécia)

- Eden à l''ouest, de Costa-Gavras (Grécia)


Mais detalhes da seleção oficial podem ser encontrados no site www.berlinale.de.

Confira os Vencedores de Sundance 2009


Push: Based on the Novel by Sapphire venceu o prêmio do júri e de público de Melhor Filme da edição deste ano do Festival de Sundance. O longa, de Lee Daniels, experiente fotógrafo que estréia como diretor, traz a história dos anos 80 de uma garota do Harlem (EUA) que sofre abusos e atravessa uma jornada de redenção.

Na Competição Dramática Mundial, a comédia dramática The Maid, que retrata conflitos de classes, sagrou-se vencedora. Já na competição de documentários norte americanos, We Live in Public, retrato de Josh Harris, pioneiro da internet, venceu o prêmio do júri. Entre os documentários internacionais, o britânico Rough Auties, sobre um grupo de mulheres que atuam no combate à negligência infantil na África do Sul, foi escolhido.

Para os brasileiros, o interessante é a premiação do documentário Sergio, que retrata a atuação de Sérgio Veira de Mello, embaixador da ONU morto em um atentado no Iraque há cinco anos.

Em dez dias, Sundance, considerado o palco do cinema independente, exibiu cerca de 200 filmes, entre eles o clássico Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh, que foi premiado há vinte anos no mesmo festival. Um dos filmes mais comentados desta edição foi I Love You Phillip Morris, protagonizado por Jim Carrey e com Rodrigo Santoro no elenco.

Confira a lista completa dos premiados em Sundance:

Grande Prêmio do Júri: Documentários
We Live in Public, de Ondi Timoner

Grande Prêmio do Júri: Competição Dramática
Push: Based on the Novel by Sapphire, de Lee Daniels

Grande Prêmio do Júri: Documentários internacionais
Rough Aunties, de Kim Longinotto

Prêmio de Público: Competição Dramática
Push: Based on the Novel by Sapphire, de Lee Daniels

Prêmio de Público: Documentários internacionais
Afghan Star, de Havana Marking

Prêmio de Público: Competição Dramática Internacional
An Education, de Lone Scherfing

Melhor Diretor: Documentários
Natalia Almada, de El General

Melhor Diretor: Competição Dramática
Cary Joji Fukunaga, de Sin Nombre

Melhor Diretor: Documentários internacionais
Havana Marking, de Afghan Star

Melhor Diretor: Competição Dramática internacional
Oliver Hirschbiegel, de Five Minutes of Heaven

Prêmio Waldo Salt de Roteiro
Nicholas Jasenovec e Charlyne Yi por Paper Heart

Melhor Roteiro: Competição Dramática internacional
Guy Hibbert de Five Minutes of Heaven

Melhor Montagem: Documentários
Karen Schmeer, de Sergio

Melhor Montagem: Documentários internacionais
Janus Billeskov Jansen e Thomas Papapetros, de Burma VJ

Prêmio Exclência em Fotografia: Documentários
Bob Richman, de The September Issue

Prêmio Excelência em Fotografia: Competição Dramática
Adriano Goldman, de Sin Nombre

Melhor Fotografia: Documentários internacionais
Big River Man, fotografado por John Maringouin

Melhor Fotografia: Competição Dramática internacional
An Education, fotografado por John De Borman

Prêmio Especial do Júri para Originalidade
Louise-Michel, de Delépine e Gustave de Kervern

Prêmio Especial do Júri: Documentários internacionais
Tibet in Song, de Ngawang Choephel

Prêmio Especial do Júri: Melhor atuação em filmes internacionais
Catalina Saavedra, de La Nana

Prêmio Especial do Júri: Documentários
Good Hair, de Jeff Stilson

Prêmio Especial do Júri para espírito de independência
Humpday, de Lynn Shelton

Prêmio Especial do Júri: Atuação
Mo’Nique, de Push: Based on the Novel by Sapphire

Prêmio do Júri para Melhor Curta
Short Term 12, de Destin Daniel Cretton

Prêmio do Júri para Melhor Curta Internacional
Lies, de Jonas Odel

Menção Honrosa a curtasmetragens
The Attack of the Robots from Nebula-5, de Chema Garcia Ibarra
Protect You + Me, de Brady Corbet
Western Spaghetti, de PES
Jerrycan, de Julius Avery;
Love You More, de Sam Taylor-Wood
I Live in the Woods, de Max Winston
Omelette, de Nadejda Koseva
Treevenge, de Jason Eisener.

Prêmio Alfred P. Sloan
Adam, de Max Mayer

Prêmio de Realizadores Internacionais NHK/Sundance
Diego Lerman, de Ciencias Morales (Argentina)
David Riker, de The Girl (EUA)
Qurata Kenji, deSpeed Girl (Japão)
Lucile Hadzihalilovic, de Evolution (França)


fonte: cineclik

Os Filmes que Não Fiz é premiado em Atibaia


Foram revelados na noite deste sábado (24/1) os vencedores do 4º FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, realizado desde o dia 20 na cidade de Atibaia, localizada no interior do Estado de São Paulo.

A festa de entrega dos prêmios foi inaugurada por alunos do projeto Música e Cidadania, da Prefeitura de Atibaia; trata-se de uma banda de metais e percussão, que animou a platéia com repertório formado por músicas que iam desde Pixinguinha a Tim Maia, passando por versões músicas dos Beatles em ritmo de samba. O curta-metragem Super Sushi, produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual, foi exibido na sequência, antes da revelação dos vencedores desta edição. O ator Fábio Cardoso, nascido na cidade do interior paulistano, foi homenageado.

A premiação do festival reiterou o talento de curtas já premiados em outras mostras. O grande vencedor entre os filmes feitos em 35mm foi Os Filmes que Não Fiz, do mineiro Gilberto Scarpa, que, em maio do ano passado, já havia se sagrado o grande vencedor do Cine PE. O filme satiriza diretores que são experts em conceber os argumentos mais geniais para embasar um filme, mas nunca saem do papel.

Confira os vencedores do Troféu Sapuari. Além deste prêmio, o vencedor na Categoria de Melhor Filme em 35 mm também levou R$ 8 mil em dinheiro, mais prêmio em serviços oferecido pelos Estúdios Quanta. O Melhor Vídeo ganhou R$ 4 mil em dinheiro e serviços dos Estúdios Quanta.

Melhor Filme 35 mm: Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Scarpa (MG).
Melhor Vídeo: Amanda e Monick, de André da Costa Pinto (PB).
Melhor Direção: César Cabral (Dossiê Rê Bordosa) (SP).
Melhor Fotografia: Roberto Santos Filho (A Vida é Curta) (PE).
Melhor Ator: Jorge Junior (Dez Centavos) (BA).
Melhor Atriz: Berta Zemel (Os Sapatos de Aristeu) (SP).

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo (Sindcine) escolheu os seguintes vencedores em premiação paralela:

Melhor Direção: Gilberto Scarpa (Os Filmes que Não Fiz) (MG).
Melhor Fotografia: Roberto Santos Filho (A Vida é Curta) (PE).
Melhor Montagem: Thelmo Corrêa (Imparcial (RS).
Melhor Roteiro: René Guerra (Os Sapatos de Aristeu) (SP).

O Prêmio Don Quixote, oferecido pela Federação Internacional de Cineclubes (FICC), foi para Dez Centavos, com menção especial para Os Filmes que Não Fiz.


fonte: cineclik

‘Quem quer ser um milionário’ ganha prêmio de produtores de Hollywood


O filme "Slumdog Millionaire" (“Quem quer ser um milionário”, em português), do diretor Danny Boyle, ganhou o prêmio mais importante dos produtores de Hollywood neste sábado (24), o que aumenta as chances do filme no Oscar, que acontece no mês que vem.

"Slumdog", que conta a história de um indiano que participa de um programa de TV, obteve 10 indicações ao Oscar na quinta-feira, incluindo melhor filme. "Slumdog" foi o segundo líder em indicações, perdendo apenas para "O Curioso Caso de Benjamin Button", indicado em 13 categorias.

O maior prêmio da Associação de Produtores da América (PGA, na sigla em inglês) vai para o produtor do filme -- neste caso, Christian Colson, em cujo currículo constam apenas mais três filmes alternativos.

"Slumdog" foi bem recebido pela crítica e passou de filme alternativo a sucesso de bilheteria, conseguindo ficar entre os 10 filmes mais assistidos no fim de semana passado nos EUA.

O prêmio da Associação dos Produtores é considerado um importante termômetro para o Oscar, já que parte de seu júri também faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que decide quem ganha o Oscar.

fonte: g1

História e linguagem de cinema são tema de curso em SP


Estão abertas as inscrições para o curso Cinema - História e Linguagem, que em 2009 chega à sua décima-primeira turma. As aulas são ministradas pelo crítico de cinema Inácio Araújo. O curso terá duração de 40 semanas, com duas turmas: uma às segundas-feiras, das 19h30 às 23h, iniciando em 2 de fevereiro, e outra às terças-feiras, de 9h30 às 13h, iniciando em 3 de fevereiro.

Cinema - História e Linguagem pretende oferecer uma visão da história do cinema, enfatizando a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado, as intercorrências com as demais artes e entre o cinema e a história.

No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica, passando pela formação da linguagem cinematográfica e pelas vanguardas dos anos 1920. O segundo semestre é dedicado às transformações do cinema moderno, desde Orson Welles e o neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), chegando às propostas dos cineastas contemporâneos mais originais, como David Cronenberg e David Lynch, entre outros.

As inscrições podem ser feitas na Rua Aureliano Coutinho, 278 (Conj. 32), no bairro de Higienópolis, em São Paulo, ou pelo telefone (11) 3825-8141. O valor do investimento do curso é de R$ 220 mensais e são oferecidas 70 vagas (35 por período).


fonte: cineclik

Abertas inscrições para o Cinesul


O Cinesul está com inscrições abertas para sua 16ª edição, que acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho.

O festival, dedicado ao cinema Ibero-Americano, aceita longas, médias e curtas em todos as bitolas de exibição.

Os interessados devem preencher o formulário que se encontra disponível no site (www.cinesul.com.br), até 20 de março.

fonte: filme B

Vai começar a 1ª Retrospectiva do Cinema Paulista: da Vera Cruz à Retomada


Começa na semana que vem, entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, a "1ª Retrospectiva do Cinema Paulista: da Vera Cruz à Retomada". O evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP), trazendo uma seleção de 23 filmes realizados no estado de São Paulo de 1953 a 2008. O objetivo é discutir as várias identidades do cinema paulista que transitou por vários gêneros como a pornochanchada, o sertanejo, entre outros.

Serão 12 dias de retrospectiva, com três sessões diárias (15h, 17h e 19h), para assisitr filmes como "O Grande Momento", de Roberto Santos (1958), "Noite Vazia", de Walter Hugo Khouri (1964), "São Paulo S/A", de Luiz Sérgio Person (1965), "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", de José Mojica Marins (1966), e "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla (1968).

A retrospectiva também abriu espaço para títulos raramente exibidos em película, como "Bacalhau", de Adriano Stuart (1976), "Excitação", de Jean Garret (1976), e "A Flor do Desejo", de Guilherme de Almeida Prado (1983). A novidade será a exibição de "O Fim da Picada" (2008), o primeiro longa-metragem de Christian Saghaard, que participou de mostras e festivais, como o último CineOP e a recente 12ª Mostra de Tiradentes.

Confira a programação:

Dia 27/1 (terça-feira)
15h - Alma Corsária (1993), de Carlos Reichenbach
17h - São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994), de Jean Claude Bernardet/ O Vampiro da Cinemateca (1977), de Jairo Ferreira (exibição em DVD)
19h - O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), de Paulo Sacramento

Dia 28/1 (quarta-feira)
15h - Lilian M. - Relatório Confidencial (1975), de Carlos Reichenbach
17h - Snuff - Vítimas do Prazer (1977), de Cláudio Cunha
19h - Debate: O cinema paulista hoje, com Sérgio Alpendre, Luiz Carlos Oliveira Jr. e Cláudio Cunha

Dia 29/1 (quinta-feira)
15h - O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto
17h - O Cangaceiro do Diabo (1980), de Tião Valadares
19h - Bacalhau (1976), de Adriano Stuart

Dia 30/1 (sexta-feira)
15h - São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person
17h - O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla
19h - Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri

Dia 31/1 (sábado)
15h - Floradas na Serras (1954), de Luciano Salce
17h - Alma Corsária (1993), de Carlos Reichenbach
19h - Excitação (1976), de Jean Garrett

Dia 1º/2 (domingo)
15h - O Grande Momento (1958), de Roberto Santos
17h - Excitação (1976), de Jean Garrett
19h - As Belas da Billings (1987), de Ozualdo Candeias

Dia 3/2 (terça-feira)
15h - A Causa Secreta (1994), de Sérgio Bianchi
17h - O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), de Paulo Sacramento
19h - O Fim da Picada (2008), de Christian Saghaard

Dia 4/2 (quarta-feira)
15h - Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho
17h - A Flor do Desejo (1984), de Guilherme de Almeida Prado
19h - O Gosto do Pecado (1980), de Cláudio Cunha

Dia 5/2 (quinta-feira)
15h - As Belas da Billings (1987), de Ozualdo Candeias
17h - São Paulo Cinemacidade (1994), de Aloysio Raulino/ O Vampiro da Cinemateca (1977), de Jairo Ferreira (exibição em DVD)
19h - Debate: As identidades do cinema paulista nas décadas de 60 a 80, Francis Vogner dos Reis, Inácio Araujo e Andrea Tonacci

Dia 6/2 (sexta-feira)
15h - A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral
17h - A Causa Secreta (1994), de Sérgio Bianchi
19h - Snuff - Vítimas do Prazer (1977), de Cláudio Cunha

Dia 7/2 (sábado)
13h - O Fim da Picada (2008), de Christian Saghaard
15h - O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto
17h - Floradas na Serra (1954), de Luciano Salce
19h - O Grande Momento (1958), de Roberto Santos

Dia 8/2 (domingo)
15h - São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person
17h - Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966), de José Mojica Marins
19h - O Fim da Picada (2008), de Christian Saghaard

1ª Retrospectiva do Cinema Paulista: da Vera Cruz à Retomada
Local: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo
De 27 de janeiro a 8 de fevereiro (exceto às segundas-feiras)
R. Álvares Penteado, 112 - Centro
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Filmes em DVD têm entrada gratuita, com retirada de senhas a partir das 10h.


fonte: adoro cinema, cineclik