segunda-feira, 28 de julho de 2008

Conheça os vencedores do Anima Mundi 2008 em SP


A 16ª edição do festival de animação Anima Mundi terminou neste domingo (27/7), em São Paulo, premiando o longa dinamarquês Princess - foto - de Anders Morgenthaler. Os norte-americanos Idiots and Angles, de Bill Plympton, e Delgo, de Marc F. Adler e Jason Maurer, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Entre as animações infantis, a alemã Um Dia de Sol, de Gil Alkabetz, se destacou, ficando à frente de Seu Lobo, de Humberto Avelar, e Cucurujas, do húngaro Alexei Alexeev.

Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, venceu na categoria Melhor Animação Brasileira, deixando para trás Seu Lobo e O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D. O trabalho de Cabral também foi escolhido o Melhor Curta-Metragem.

Confira a relação completa dos vencedores em São Paulo:

JÚRI POPULAR

Melhor Filme de Estudante
1º - Oktapodi, de Julien Bocabeille, François Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier, Emud Mokhberi (França)
2º - Blind Spot, de Johanna Bessiere, Cecile Dubois Herry, Simon Rouby, Nicolas Chauvelot, Olivier Clert, Yvon Jardel (França)
3º - La Queue de la Souris, de Benjamin Renner (França)

Melhor Longa-Metragem
1º - Princess, de Anders Morgenthaler (Dinamarca)
2º - Idiots and Angels, de Bill Plympton (Estados Unidos)
3º - Delgo, de Marc F. Adler & Jason Maurer (Estados Unidos)

Melhor Animação Infantil
1º - Um Dia de Sol, de Gil Alkabetz (Alemanha)
2º - Seu Lobo, de Humberto Avelar (Brasil)
3º - Cucurujas, de Alexei Alexeev (Hungria)

Melhor Animação Brasileira
1º - Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral
2º - Seu Lobo, de Humberto Avelar
3º - O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D.

Melhor Curta-Metragem
1º - Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral (Brasil)
2º - Isabelle Au Bois Dormant, de Claude Cloutier (Argentina)
3º - Oktapodi, de Julien Bocabeille, François Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier, Emud Mokhberi (França)

Prêmio dos Diretores de ANIMA MUNDI
La Queue de la Souris, de Benjamin Renner (França)

Prêmio Núcleo de Animação de Campinas - para a Melhor Animação de Estudante Brasileira
O Povo Atrás do Muro, de Marconi Loures de Oliveira


fonte: cineclik

Filme cearense vence a quarta edição do Semcine


O curta-metragem cearense Câmara Viajante - foto - de Joe Pimentel, venceu a mostra de curtas-metragens do IV Semcine - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual da Bahia, realizado em Salvador desde segunda-feira (21/7). O trabalho ganhou na única categoria competitiva do evento, que oferece como prêmio serviços de finalização pela empresa TeleImage e crédito para locação de equipamentos e serviços da Quanta para o trabalho seguinte do cineasta.

O resultado foi divulgado na noite de sábado (26/7), no palco principal do Teatro Castro Alves, principal espaço do evento. Após, ocorreu pré-estréia da cinebiografia Waldick, Para Sempre no Meu Coração, de Patrícia Pillar.

Durante seis dias de atividades, o Semcine discutiu temas como a intersecção entre história e cinema, a realidade e a representação no documentário e a fotografia no cinema como elemento poético.

Além das palestras, o evento contou com três mostras (Internacional, Brasil e de Curta-Metragem Brasileiro), retrospectiva da obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e exibições de trabalhos inéditos no Brasil, como o documentário argentino Café dos Maestros, de Miguel Kohan, e a co-produção entre Mali e França Bamako, de Abderrahmane Sissako.

fonte: cineclik

Release: Mostra seleciona melhores produções em SP


Estimular e difundir a produção audiovisual do interior paulista é o objetivo da V Mostra Competitiva de Vídeos do Interior - SP, organizada pela São Paulo Film Commission. A mostra acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, no SESC de Ribeirão Preto. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro.

Podem ser inscritos vídeos nas seguintes categorias: Ficção, Animação, Documentário, Infantil e a categoria inédita no evento Videoclipe Musical. Apenas os vídeos selecionados pelo Júri Oficial serão exibidos na Mostra e concorrerão a prêmios do Júri Oficial e do Júri Popular.

Os trabalhos inscritos devem ter duração máxima de 15 minutos, podendo ser produzidos em qualquer suporte, mas finalizados unicamente em formato digital. Os vídeos inscritos deverão ter sido concluídos a partir de 2006 e não podem ter sido exibidos em edições anteriores desta Mostra.

O Júri Oficial da Mostra Competitiva será composto por no mínimo três jurados que vão selecionar até seis vídeos em cada categoria, exibidos ao público em caráter competitivo durante a Mostra.

Todos os vídeos selecionados pelo Júri Oficial para exibição na Mostra disputarão ainda a preferência do público no Júri Popular, através de votação. Os vencedores receberão troféus e certificados de premiação. O regulamento e a ficha de inscrição da Mostra Competitiva estão disponíveis no site www.saopaulofilmcommission.com.br.

Na última edição a Mostra trouxe para Ribeirão 19 vídeos de curta-metragem, além de uma programação de palestras e workshops.

fonte: cineplayers