sábado, 10 de outubro de 2009

"Os famosos e os duendes da morte" vence Festival do Rio


A cerimônia de encerramento do Festival do Rio 2009, que aconteceu na noite desta quinta-feira (9), no Cine Odeon, surpreendeu o público ao entregar o prêmio de melhor longa-metragem de ficção a "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho.

O diretor ficou conhecido por criar o vídeo "Tapa na pantera", que virou fenômeno na internet em 2007. O filme conta a história de um adolescente de uma pequena e esquecida cidade brasileira que se conecta ao mundo através da internet.

Já o Troféu Redentor de melhor direção foi entregue à dupla Karim Aïnouz e Marcelo Gomes pelo elogiado "Viajo porque preciso, volto porque te amo", que também foi reconhecido na categoria fotografia.

Outro vencedor da noite, apresentada por Juliana Paes e Caco Ciocler, foi o longa "Sonhos roubados", de Sandra Werneck, que foi eleito melhor filme pelo voto popular e teve a novata Nanda Costa premiada como melhor atriz.

Os atores Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos dividiram o troféu de melhor ator por "O sol do meio-dia", de Eliane Caffé.

Na premiação de coadjuvantes, a atriz Cássia Kiss levou o Troféu Redentor por "Os inquilinos", e Gero Camilo foi escolhido por sua atuação em "Hotel Atlântico".

Na disputa de documentários, mais um empate: "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e "Reidy, a construção da utopia", de Ana Maria Magalhães dividiram o prêmio. O documentário "Tamboro", de Sergio Bernardes, também saiu vencedor, com o prêmio especial do júri e o de melhor montagem.

Presidido pelo diretor Fernando Solanas, o júri oficial do Festival do Rio 2009 foi composto, além da atriz Júlia Lemmertz, pelo produtor alemão Roman Paul, pelo diretor e produtor do canal francês ARTE, François Sauvagnargues, e pela cineasta Helena Solberg.

Confira abaixo a lista completa dos premiados:

JÚRI OFICIAL
Longa-metragem de ficção: "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho
Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e
"Reidy, a Construção de uma Utopia", de Ana Maria Magalhães
Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes - "Viajo porque preciso, volto porque te amo"
Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos - "O sol do meio-dia"
Menção Honrosa: Fulvio Stefanini, de "Cabeça a Prêmio"
Atriz: Nanda Costa - "Sonhos roubados"
Ator coadjuvante: Gero Camilo - "Hotel Atlântico"
Atriz coadjuvante: Cássia Kiss - "Os inquilinos"
Montagem: "Tamboro", de Renato Martins
Roteiro: "Os inquilinos", de Beatriz Bracher e Sergio Bianchi
Fotografia: "Viajo porque preciso, volto porque te amo" e "O amor segundo B. Schianberg", de Heloísa Passos
Curta-metragem: "Olhos de ressaca", de Petra Costa
Menção Honrosa: "Sildenafil", de Clovis Mello
Prêmio Especial do Júri: "Tamboro", de Sérgio Bernarde
Menção honrosa: "Sildenafil", de Clovis Mello

VOTO POPULAR
Longa-metragem de ficção: "Sonhos roubados", de Sandra Werneck
Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Curta-metragem: "Sildenafil", de Clovis Mello

fonte: g1 cinema, folha ilustrada cinema, cineclik, EFE, uol cinema

Começa o 2º Festival Internacional de Cinema de Paraty


De sexta (9/10) a segunda-feira (12/10), ocorre a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, que exibe produções inéditas brasileiras e internacionais. A abertura será marcada pela exibição de City Island, coprodução entre Brasil e EUA, com Andy Garcia no elenco, seguida de show de Marisa Orth.

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty exibirá cerca de 40 títulos, entre longas e curtas. As sessões – todas gratuitas - serão realizadas no Cine Teatro Paraty (uma sala desativada há 40 anos que receberá o Festival pela segunda vez), no centro histórico da cidade, e no Cine Tela Brasil (um cinema itinerante, com 225 lugares e projeção em 35mm).

Os destaques na programação brasileira do festival ficam por conta da exibição dos ainda inéditos em circuito comercial Cabeça a Prêmio - estreia de Marco Ricca na direção -; Natimorto, de Paulo Machline; Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, de Karim Ainouz e Marcelo Gomes; e Insolação, dirigido por Daniela Thomas e Felipe Hirsch. Também estão programados filmes que se deram bem nas bilheterias este ano, as comédias Se eu Fosse Você 2, Mulher Invisível e Divã.

O festival também terá programação infantil com exibição de As Aventuras de Azur e Asmar, A Era do Gelo 2, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Wall-E.

Confira a programação:

CINE TELA BRASIL

Dia 9/10 (sexta-feira)
9h, 11h, 14h e 16h - As Aventuras de Azur e Asmar

Dia 10/10 (sábado)
14h – A Era do Gelo 2
16h – Se eu Fosse Você 2
18h – Casa do Tom
20h – Entre os Muros da Escola
22h – A Festa da Menina Morta
0h – Mangue Negro

Dia 11/10 (domingo)
14h – Harry Potter e a Ordem da Fênix
16h – Mulher Invisível
18h – O Milagre de Santa Luzia
20h – 8 Mulheres
22h – Se Nada mais der Certo
0h – Crepúsculo

Dia 12/10 (segunda-feira)
14h – Wall-E
16h – Divã
18h – Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei
20h – Bem-Vindo
22h – Jean Charles

CINE TEATRO PARATY

Dia 9/10 (sexta-feira)
21 h – City Island

Dia 10/10 (sábado)
16h - Vida Vertiginosa/ Paraty Tem Surfista?
17h – Curtas Kinoforum
18h – Alô Alô Terezinha
20h - Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo
22h – Natimorto

Dia 11/10 (domingo)
16h – Trindade para os Trindadeiros
17h – Curtas Kinoforum
18h – Herbert de Perto
20h - Insolação
22h – Cabeça a Prêmio

Dia 12/10 (segunda-feira)
17h – Curtas Kinoforum
18h – Preto contra Branco
20h – A Partida

fonte: cineclik

Oscar 2010: Academia anuncia lista de documentários curtos


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou hoje a lista com oito documentários de curta metragem que se qualificaram para o Oscar 2010. Dessa lista sairão de três a cinco indicados.

O comitê de votantes da Academia assistiu, nesse ano, 37 documentários elegíveis e seus votos foram contados pela empresa PricewaterhouseCoopers. Os oito concorrentes estão listados abaixo em ordem alfabética e com o nome da produtora.

China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province, Downtown Community Television Center, Inc.
The Last Campaign of Governor Booth Gardner, Just Media
The Last Truck: Closing of a GM Plant, Community Media Productions
Lt. Watada, Chanlim Films
Music by Prudence, iThemba Productions, Inc.
Rabbit a la Berlin, MS Films
Tell Them Anything You Want: A Portrait of Maurice Sendak, Outside Productions
Woman Rebel, Women Rebel Films

Todos os indicados ao Oscar 2010 serão anunciados dia 2 de fevereiro de 2010, às 5h30, horário de Los Angeles, no Samuel Goldwyn Theater. Os prêmios serão entregues em 7 de março de 2010 no Kodak Theatre.

fonte: cineplayers

Brasil é destaque no Festival de Cinema de Trieste


O Brasil será um dos protagonistas da 24ª edição do Festival de Cinema Latino-americano de Trieste (norte da Itália), que acontecerá de 24 de outubro a 1º de novembro e apresentará 180 filmes, curtas-metragens e documentários, informou nesta sexta-feira a organização do evento.

Uma importante retrospectiva com doze filmes será dedicada ao cineasta brasileiro Rogerio Sganzerla, falecido em 2004 e símbolo do chamado "cinema boca do lixo" da década de 60 e sinônimo da genialidade transgressora.

fonte: AFP/uol cinema

Vem aí o "4º Festival Nacional de Vídeo e Cinema dos Sertões"


Você já inscreveu sua produção no “4º Festival Nacional de Vídeo e Cinema dos Sertões”? Se a resposta é negativa, ainda é possível porque o evento acontecerá de 1 a 12 de dezembro, em Floriano, no Piauí. Portanto, não perca tempo.

O festival surgiu em 2006 durante as mostras promovidas em oficinas de audiovisual realizadas nas cidades do interior do estado oferecidas para a comunidade em geral e para os participantes dos Pontos de Cultura da Secretaria de Cultura Nacional (SCC). O objetivo sempre foi fomentar e difundir a cultura brasileira.

O 4º Festival Nacional de Vídeo e Cinema dos Sertões abre novas portas para o cinema regional e em sua programação as atividades são diversificadas como a exibição de longas e curtas de ficção e documentário, além de oficinas e palestras. O público estimado é de 20 mil pessoas, entre comunidade e artistas.

Para maiores informações, visite o site oficial do evento.


Fonte: Adoro Cinema

Começou ontem a "4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul"


Começa hoje, no Rio de Janeiro, e vai até o dia 15 de outubro, a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul no Cine Glória e na Caixa Cultural. O evento é dedicado a obras que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos. No total, estão representados dez países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Perú, Uruguai e Venezuela.

A sessão de abertura terá a exibição Histórias de Direitos Humanos, longa com 22 episódios de três minutos cada, assinados pela dupla brasileira Walter Salles e Daniela Thoma, o argentino Pablo Trapero, o chinês Jia Zhang Ke, o tailandês Apichatpong Weerasethakul e Idrissa Ouédraogo, de Burkina Faso.

Na programação (abaixo) estão previstas também duas sessões de audiodescrição para o público com deficiência visual no no Cine Glória. Na terça-feira, dia 13, será exibido o filme O Signo da Cidade e Não Conte a Ninguém.

Além do Rio, outras 15 cidades recebem o evento: São Paulo, Manaus, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Teresina, Fortaleza, Rio Branco, Belém, Maceió, Brasília, Recife, Curitiba, Goiânia e Salvador. Em todas as capitais acontecem sessões com audiodescrição e closed caption.

PROGRAMAÇÃO – ENTRADA FRANCA

Cine Glória (116 lugares)
Av. Almirante Barroso, 25
Praça Luís de Camões s/nº – subsolo
Glória (antiga Praça do. Russel) – Memorial Getúlio Vargas

Caixa Cultural RJ (83 lugares)
Av. Almirante Barroso, 25
Cinema 2

09/10
Cine Glória
14h
Yãkwá, o banquete dos espíritos – Virgínia Valadão (Brasil, 54 min, 1995, doc)
A arca dos zo’é – Dominique Tilkin Gallois, Vincent Carelli (Brasil, 22 min,1993, doc)
O espírito da tv – Vincent Carelli (Brasil, 18 min, 1990, doc)

16h
Esse homem vai morrer – um faroeste caboclo – Emilio Gallo (Brasil, 75 min, 2008, doc)
Contra-corrente – Agostina Guala (Argentina, 9 min, 2008, fic)
Partida – Marcelo Martinessi (Paraguai, 14 min, 2008, fic)

20h – Sessão de Abertura
Histórias de direitos humanos – vários diretores (diversos países, 84 min, 2008, doc/ fic)

Caixa Cultural
15h
Nunca mais!!! Cochabamba, 11 de janeiro de 2007 – Roberto Alem (Bolívia, 52 min, 2007, doc)
Dayuma nunca mais – Roberto Aguirre Andrade (Equador, 30 min, 2008, doc)

17h
À margem do lixo – Evaldo Mocarzel (Brasil, 84 min, 2008, doc)

10/10 Cine Glória
14h
Também somos irmãos – José Carlos Burle (Brasil, 85 min, 1949, fic)

16h
Bagatela – a necessidade tem cara de cachorro – Jorge Caballero (Colômbia/ Espanha, 74 min, 2008, doc)
Menino aranha – Mariana Lacerda (Brasil, 13 min, 2008, doc)
Meninos – Gonzalo Rodríguez Fábregas (Uruguai, 14 min, 2008, doc)

18h
Corumbiara – Vincent Carelli (Brasil, 117 min, 2009, doc)

20h
Unidade 25 - Alejo Hojiman (Argentina/ Espanha, 90 min, 2008, doc)
Cocais, a cidade reinventada – Inês Cardoso (Brasil, 15 min, 2008, doc)

Caixa Cultural
15h
Histórias de direitos humanos - vários diretores (diversos países, 84 min, 2008, doc/ fic)

17h
Yãkwá, o banquete dos espíritos – Virgínia Valadão (Brasil, 54 min, 1995, doc)
A arca dos zo’é – Dominique Tilkin Gallois, Vincent Carelli (Brasil, 22 min,1993, doc)
O espírito da tv – Vincent Carelli (Brasil, 18 min, 1990, doc)

19h
Unidade 25- Alejo Hojiman (Argentina/ Espanha, 90 min, 2008, doc)
Cocais, a cidade reinventada – Inês Cardoso (Brasil, 15 min, 2008, doc)

11/10
Cine Glória
14h
O realismo socialista – Raúl Ruiz (Chile, 52 min, 1973, fic/ doc)
Agarrando pueblo (os vampiros da miséria) – Carlos Mayolo, Luis Ospina (Colômbia, 28 min, 1978, fic)

16h
Trago comigo – Parte 1 (capítulos 1 e 2) – Tata Amaral (Brasil, 96 min, 2009, doc/ fic)

18h
Trago comigo – Parte 2 (capítulos 3 e 4) – Tata Amaral (Brasil, 96 min, 2009, doc/ fic)

20h
Garapa - José Padilha (Brasil, 110 min, 2008, doc)
Caixa Cultural
15h
Também somos irmãos – José Carlos Burle (Brasil, 85 min, 1949, fic)

17h
Corumbiara – Vincent Carelli (Brasil, 117 min, 2009, doc)

19h
Entre a luz e a sombra - Luciana Burlamaqui (Brasil, 150 min, 2007, doc)

12/10
Cine Glória
14h
Pro Dia Nascer Feliz – João Jardim (Brasil, 88 min, 2006, doc)

16h
Sentidos à flor da pele – Evaldo Mocarzel (Brasil, 80 min, 2008, doc)
Pugile - Danilo Solferini (Brasil, 21 min, 2007, fic)

13/10
Cine Glória
14h – Audiodescrição
O Signo da Cidade – Carlos Alberto Riccelli (Brasil, 96 min, 2007, fic)

16h
Devoção – Sergio Sanz (Brasil, 85 min, 2008, doc)
Phedra – Claudia Priscilla (Brasil, 13 min, 2008, doc)

18h
À margem do lixo – Evaldo Mocarzel (Brasil, 84 min, 2008, doc)

20h
Crueldade mortal – Luiz Paulino dos Santos (Brasil, 92 min, 1976, fic)
Estrela de oito pontas – Fernando Diniz, Marcos Magalhães (Brasil, 12 min, 1996, fic/ani)

14/10
Cine Glória
14h
Mokoi tekoá petei jeguatá – duas aldeias, uma caminhada – Arial Duarte Ortega, Jorge Morinico, Germano Beñites (Brasil, 63 min, 2008, doc)
De volta à terra boa – Mari Corrêa, Vincent Carelli (Brasil, 21 min, 2008, doc)
Prîara jõ, depois do ovo, a guerra – Komoi Paraná (Brasil, 15 min, 2008, doc)

16h
Tambores de água: um encontro ancestral – Clarissa Duque (Venezuela/Camarões, 75 min, 2008, doc)
Além de café, petróleo e diamantes - Marcelo Trotta (Brasil, 15 min, 2007, doc)
Tarabatara – Julia Zakia (Brasil, 23 min, 2007, doc)

18h
O Signo da Cidade – Carlos Alberto Riccelli (Brasil, 96 min, 2007, fic)
Os sapatos de aristeu – René Guerra (Brasil, 17 min, 2008, fic)

20h
Entre a luz e a sombra – Luciana Burlamaqui (Brasil, 150 min, 2007, doc)

15/10 Cine Glória
14h
O cavaleiro negro – Ulf Hultberg, Åsa Faringer (Suécia/ México/ Dinamarca, 95 min, 2007, fic)

16h – Audiodescrição
Não conte a ninguém - Francisco J. Lombardi (Peru/ Espanha, 120 min, 1998, fic)


Fonte: Adoro Cinema

Repescagem do Festival do Rio começou sexta-feira


O Festival do Rio termina na quinta-feira (8), mas os cinéfilos terão uma última chance de assistir aos filmes que se destacaram no evento. Começa nesta sexta (9) a tradicional programação de repescagem, com exibições nas três salas do Espaço de Cinema (av. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo), até dia 15 de outubro.

Confira abaixo a programação completa.

SEXTA (9)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “Amor, sexo e mobilete”
15h15 – “Khamsa”
17h30 – “Amreeka”
19h30 - “When you’re strange”
21h15 – “Só quero caminhar”

Espaço de Cinema 2
13h 30 – “Lulu e Jimi”
15h30 – “Parada”
17h45 – “Purgatório”
19h45 – “Piquenique”
21h30 – “Human Zoo”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “A batalha para o tribunal”
15h45 – “O presente de Pachamama”
18h – “Árvores com figos”
20h – “Nollywood Babilônia”
21h45 – “Águas turvas”


SÁBADO (10)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “A siciliana rebelde”
15h15 – “O amor escondido”
17h30 – “Viagem aos Pirineus”
19h30 – “Doce perfume”
21h15 – “12 jurados e uma sentença”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “O último verão de La Boyita”
15h30 – “White material”
17h45 – “Uma vida nova em folha”
19h45 – “Barba azul”
21h30 – “Ainda a caminhar”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “American Boy: o retrato de Steven Prince”
15h45 – “Altiplano”
18h – “Fantasma”
20h – “Mais tarde, você vai entender...”
21h45 – “Seraphine”


DOMINGO (11)


Espaço de Cinema 1
13h15 - “O mercado”
15h15 – “35 doses de rum”
17h30 – “O corredor noturno”
19h30 – “Doutrina de choque”
21h15 – “Como desenhar um círculo perfeito”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “Carmel”
15h30 – “O lar das borboletas escuras”
17h45 – “Sem você não sou ninguém”
19h45 – “Singularidades de uma rapariga loura”
21h30 – “Vincere”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “Claude Lévi-Strauss por ele mesmo”
15h45 – “10 para as 11”
18h – “Os tempos de Harvey Milk”
21h45 – “Os sonhos sobrevivem ao poder?”

SEGUNDA (12)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “A sereia e o mergulhador”
15h15 – “Erótica aventura”
17h30 – “Deuses”
19h30 – “Boogie”
21h15 – “Aquário”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “Salamandra”
15h30 – “As praias de Agnes”
17h45 – “Eu matei a minha mãe”
19h45 – “Zion e seu irmão”
21h30 – “O clone volta para casa”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “Rachel”
15h45 – “A terceira parte do mundo”
18h – “Jeanne Moreau – um retrato íntimo”
20h – “Rip: um manifesto remixado”
21h45 – “Os Gracies e o nascimento da Vale Tudo”

TERÇA (13)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “Um outro homem”
15h15 – “Leite”
17h30 – “Mamãe foi ao salão”
19h30 – “An English man in New York”
21h15 – “As viagens do vento”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “A casa Nucingen”
15h30 – “Cornucópia”
17h45 – “Cinco dias sem Nora”
19h45 – “Boy”
21h30 – “A próxima estação”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “Estado de emergência”
15h45 – “Nossos filhos nos acusarão”
18h – “Shirley Adams”
20h – “O homem que comeu as cerejas”
21h45 – “Cuba, uma odisseia africana”

QUARTA (14)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “Nada pessoal”
15h15 – “Luisa”
17h30 – “O fim do amor”
19h30 – “Em busca do paraíso”
21h15 – “Ander”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “Playground”
15h30 – “Navidad”
17h45 – “Teatro de guerra”
19h45 – “Para quem você ligaria?”
21h30 – “Sinos silenciosos”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “American Casino”
15h45 – “Petróleo bruto”
18h – “Retorno a Hansala”
20h – “Dongbei, Dongbei – uma chinesa do norte”
21h45 – “A China continua distante”


QUINTA (15)

Espaço de Cinema 1
13h15 – “Os Yes Men consertam o mundo”
15h15 – “Turistas”
17h30 – “Big River Man”
19h30 – “Sexo, quiabo e manteiga com sal”
21h15 – “Meu raio de sol”

Espaço de Cinema 2
13h30 – “Fúria”
15h30 – “Vegas: baseado em fatos reais”
17h45 – “A criada”
19h45 – “Além do jogo”
21h30 – “A caixa de Pandora”

Espaço de Cinema 3
13h45 – “O menino e o cavalo”
15h45 – “Lentes abertas: Iraque”
18h – “Jalainur”
20h – “O fogo sob a neve”
21h45 – Yang Yang

fonte: g1 cinema

Tá chegando a hora do FestCineBelém

Se você achou que tinha perdido a chance, boa notícia. A organização do 6º Festival de Belém do Cinema Brasileiro prorrogou as inscrições até dia 15 de outubro.

As produtoras e diretores que ainda não inscreveram suas produções (curtas e longas) ainda podem mandar o material para a 6ª edição do evento, que será realizado de 1 a 6 de dezembro, em Belém do Pará. O edital de inscrição está no site oficial.

Os filmes e vídeos devem ser inéditos no circuito comercial do Pará, e não serão aceitas as inscrições de produções não concluídas. Eles passarão por uma seleção através de um júri formado por curadores ligados à produção cultural do País. Uma vez selecionados, os filmes, em 35mm ou DVCam, concorrerão nas categorias de Melhor Curta, Média e Longametragem ao troféu “Ver-o-Peso do Cinema Brasileiro”.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de dezembro, no Cine Olympia. O Festival de Belém do Cinema Brasileiro foi criado em 2004 e é uma realização do Instituto Amazônia Imaginária e da D.Paes Produções.

fonte: adoro cinema

Mostra CineBH terá pré-estreia de "Mamonas Para Sempre, o Doc"


Na próxima semana, a capital mineira recebe a terceira edição da Mostra CineBH, que exibirá 77 filmes em sessões gratuitas, entre elas a pré-estréia do documentário "Mamonas Para Sempre, o Doc", de Cláudio Kahns, além de uma programação especial que homenageará a produtora O2 Filmes com longas como "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Cidade de Deus", ambos de Fernando Meirelles.

O evento se realizará entre os dias 15 e 20 de outubro, na Vila do Cinema, composta pelo Cine-Praça (capaz de receber mil espectadores), Cine-Tenda (com 400 lugares), e o Cine Santa Tereza (com lotação de 500 lugares).

A Mostra CineBH também terá uma programação de debates com a participação de cineastas, críticos, produtores e pesquisadores, com os seguintes temas: "Co-Produção: Caminhos e Critérios" (com participação do diretor Heitor Dhalia), "Destino: Brasil" (com Sergio Sá Leitão, presidente da Riofilme,) e "A TV como Aliada" (com Gabriel Priolli, coordenador do Núcleo de Conteúdo e Qualidade da TV Cultura) e "O Mercado Audiovisual e as Políticas Públicas para o Setor no Brasil e na França" (com Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine, e Brigitte Veyne, Adida Audiovisual da Embaixada da França no Brasil).

MOSTRA CineBH
De 15 a 20 de outubro
Vila do Cinema (r. Estrela do Sul, 69. Santa Tereza. Tel.: 0/xx/31 3282-2366)
Confira a programação completa no site oficial.

fonte: uol cinema

Inscrições para o Festival de Belém do Cinema Brasileiro

Ainda dá tempo. As produtoras e diretores que ainda não inscreveram seus curtas e longas-metragens ainda podem mandar o material para a 6ª edição do Festival de Belém do Cinema Brasileiro, que será realizado de 1 a 6 de dezembro, em Belém do Pará. O edital de inscrição está no site www.amazoniaimaginaria.com.br. Os filmes e vídeos devem ser inéditos no circuito comercial do Pará, e não serão aceitas as inscrições de produções não concluídas.

Os filmes inscritos passarão por uma seleção através de um júri formado por curadores ligados à produção cultural do país. Uma vez selecionados, os filmes, em 35mm ou DVCam, concorrerão nas categorias de Melhor Curta, Melhor Média e Melhor Longa Metragem ao troféu Ver-o-Peso do Cinema Brasileiro, que será entregue na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 6 de dezembro, no Cine Olympia.

O Festival de Belém do Cinema Brasileiro foi criado em 2004 e é uma realização do Instituto Amazônia Imaginária e da D.Paes Produções, com Produção Executiva da atriz Dira Paes e do produtor cultural Emanoel Freitas. O Festival de Belém do Cinema Brasileiro (FestCineBelém) é apresentado e patrocinado pela Petrobras, a maior patrocinadora da cultura brasileira, com Apoio Institucional da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Governo Federal, além do CTAV, Prefeitura de Belém, Fumbel, Fórum dos Festivais e ABDeC – Pará.

fonte: cineplayers

4º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência em São Paulo

Começou desde quarta-feira (7/10) e vai até o dia 18 de outubro, ocorrendo no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a quarta edição do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Serão exibidos 24 filmes, de 13 países (Armênia, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Israel, Noruega, Polônia, Reino Unido e Rússia). A abertura, somente para convidados, ocorreu na terça-feira (6/10), com exibição de Mundo Asas, road movie argentino com artistas deficientes.

Claro que a inclusão do público deficiente é um dos objetivos da mostra. Por isso, o catálogo terá versão em Braille e haverá audiodescrição (os momentos de silêncio dos filmes são descritos ao vivo, por dois atores, através de fones de ouvidos disponibilizados para o público; nos filmes estrangeiros, também os diálogos são transmitidos em português), legendas com Closed Caption (inclusão de legendas descritivas, inclusive nos filmes brasileiros, para o público com deficiência auditiva) durante as sessões, todas gratuitas, além de e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante os debates. O catálogo terá versão em Braille.

O Festival é um evento bienal cuja programação é composta filmes internacionais (todos inéditos) e nacionais que apresentam ao público uma grande variedade de abordagens do tema, por meio de documentários, filmes de ficção e animações. O público poderá escolher o seu filme preferido por meio de votação após as sessões. O filme vencedor ganhará o Prêmio Assim Vivemos, uma escultura em bronze, feita pela artista plástica Virgínia Vendramini.

Veja a programação:

Dia 7/10 (quarta-feira)
13h - Programa 5: Vozes de El-Sayed
15h - Programa 7: Sheri e Paul/ Corações
17h - Programa 9: Ofensas Verbais/ As autoridades estão sempre certas
18h30 – Debate

Dia 8/10 (quinta-feira)
13h - Programa 6: Sou surdo e não sabia
15h – Programa 10: Apenas o amor/ Omar: você aceita minha deficiência?
17h - Programa 8: Dreznica/ Como você ousa?!
18h30 – Debate

Dia 9/10 (sexta-feira)
13h - Programa 13: O Vôo da cegonha/ Ron/ Simon
15h - Programa 11: Passo a passo/ Borovichok
17h - Programa 12: Mundo dos ingênuos/ Jinok goes to school
19h - Programa 14: Blues da moça cega/ Os marginais/ Sexo, deficiência e videotape

Dia 10/10 (sábado)
13h - Programa 4: Sentidos a flor da pele
15h - Programa 3: Pindorama
17h – Programa 2: Mundo Asas
19h – Programa 1: Somos todos Daniel

Dia 11/10 (domingo)
13h – Programa 5: Vozes de El-Sayed
17h – Programa 7: Sheri e Paul/ Corações
19h – Programa 11: Passo a passo/ Borovichok

Dia 14/10 (quarta-feira)
13h – Programa 9: Ofensas Verbais/ As autoridades estão sempre certas
15h – Programa 10: Apenas o amor/ Omar: você aceita minha deficiência?
17h – Programa 1: Somos todos Daniel
18h30 – Debate

Dia 15/10 (quinta-feira)
13h – Programa 2: Mundo Asas
15h - Programa 5: Vozes de El-Sayed
17h – Programa 6: Sou surdo e não sabia
18h30 – Debate

Dia 16/10 (sexta-feira)
13h – Programa 3: Pindorama
15h – Programa 4: Sentidos a flor da pele
17h – Programa 8: Dreznica/ Como você ousa?!
19h – Programa 7: Sheri e Paul/ Corações

Dia 17/10 (sábado)
13h – Programa 6: Sou surdo e não sabia
15h – Programa 9: Ofensas Verbais/ As autoridades estão sempre certas
17h – Programa 14: Blues da moça cega/ Os marginais/ Sexo, deficiência e videotape
19 horas – Programa 10: Apenas o amor/ Omar: você aceita minha deficiência?

Dia 18/10 (domingo)
13h – Programa 13: O Vôo da cegonha/ Ron/ Simon
15h – Programa 12: Mundo dos ingênuos/ Jinok goes to school
17h – Programa 11: Passo a passo/ Borovichok
19h – Programa 8: Dreznica/ Como você ousa?!

Assim Vivemos – 4º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência
De 7 a 18 de outubro de 2009
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112
Centro
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Entrada gratuita

fonte: cineclik

6º Festival Internacional de Cinema de Salvador começou

A 6ª Edição do Festival Internacional Cinema de Salvador, que começa na quinta (08) e vai até dia 22 de outubro, este ano tem como mote Cinema e Mídias Móveis. A programação ocupa cinco espaços do Circuito Saladearte - Cinema do Museu, Cinema da UFBA, Cine ViVO, Cinema do MAM e Cine XIV – com mostras de filmes, oficinas, mesas-redondas e sessões especiais. A abertura oficial do evento acontece dia 8, às 20h, na novíssima Saladearte Cine ViVO (Shopping Paseo-Itaigara).
Este ano, o Festival exibirá cerca de 70 filmes, divididos em mostras temáticas, com produções de mais de 15 países.Nestes 9 anos de circuito, o Festival vem se firmando como um importante evento cinematográfico para Salvador, uma vez que traz novas e antigas produções do cinema mundial, muitas inéditas. Além disso, é uma oportunidade de reunir artistas e profissionais da Sétima Arte para intercâmbio com agentes locais do segmento.
Mais informações: http://www.saladearte.art.br/festival

fonte: revista de cinema online

Abertas inscrições par ao VI Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa Metragem

Começaram as inscrições do VI Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem,os interessados devem se inscrever na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre (veja o endereço abaixo) até 30 de outubro. As informações e o edital estão no site www.santandercultural.com.br.

O Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC como é chamado, dará R$ 50 mil a cada um dos quatro melhores projetos e oferecerá qualificação profissional, por meio de consultorias especializadas em gestão de projetos cinematográficos e produção de roteiro. O Santander Cultural é patrocinador do concurso há seis anos e já premiou 15 projetos, totalizando um investimento de R$ 890 mil.

Serviço :

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre Avenida Presidente João Goulart, nº 551 – Usina do Gasômetro – 3º andar – Centro – Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h

fonte: revistad e cinema online

Animação brasileira é premiada em Cannes no MIPJUNIOR


A produção brasileira “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma" foi premiada na noite do dia 05/10 no festival MIP JUNIOR, em Cannes. Produzida pela 44 Toons, com direção de Alê McHaddo e produção executiva de Melina Manasseh, a animação foi eleita por um júri infantil como a melhor para o público de 11 a 14 anos.

A 44 Toons está em Cannes devido ao apoio do Brazilian TV Producers-BTVP, programa de exportação criado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão).

Importante evento para produções infanto-juvenis, o MIPJUNIOR (Mercado Internacional de Programação Infantil), pela primeira vez, organizou um júri formado por 18 crianças da Escola Internacional de Nice. Elas escolheram as melhores produções em três categorias (de 3 a 6 anos; de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos) entre 15 atrações, pré-selecionadas por jornalistas especializados. Sozinhas e acompanhadas pelos pais, as crianças deram suas opiniões. Foi uma oportunidade de os produtores terem um retorno imediato de seus públicos-alvo.

Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma" (Osmar, The Heel Of The Loaf) competiu com as produções ‘Majority Rules’ (E1 Entertainment- Canadá); ‘Connor Undercover’ (Shaftesbury Films- Canadá); ‘Ghost messenger’ (BRB Internacional- Espanha) e ‘Wonder Kids’ (TVA Films- Canada). Os produtores premiados ganharam credenciais para o MIPJUNIOR 2010, garantiram presença na “Digital Library”, no site MIPJUNIOR 2010 e na cobertura do MIPCOM Daily News.

fonte: revista de cinema online

Berlinale Co-prodution Market abre inscrições

Abriram as inscrições para o Berlinale Co-prodution Market, que,cada ano seleciona 35 projetos promissores de filmes de longa-metragem e organiza centenas de encontros face a face dos seus produtore durante o Festival Internacional de Berlim. As inscrições irão até o dia 29 de outubro. O Mercado acontecerá entre 14 e 16 de fevereiro de 2010, durante o 60º Festival de Cinema de Berlim.

Os requisitos para a inscrição de projetos são:

- Projeto de um filme de longa-metragem para lançamento em cinema
- Adequado para coprodução internacional e aberto à participação de coprodutores
- Roteiro disponível em inglês
- Orçamento entre 1 e 10 milhões de euros
- No mínimo 30% dos recursos necessários à produção já devem estar garantidos
- A empresa produtora deve ter realizado anteriormente pelo menos uma coprodução internacional


A inscrição é feita mediante os seguintes documentos:

- Formulário de inscrição preenchido (ver no site do Festival em www.berlinale.de)
- Tratamento em inglês (5 a 8 páginas)
- Trecho de 5 páginas retirado do roteiro.

fonte: revista de cinema online

CGU lança concurso de curtas-metragens

A Controladoria Geral da União lançou um concurso de curtas-metragens, que será dividido em duas partes: 1º Concurso do Minuto da CGU, que premiará filmes com até 60 segundos de duração, e o 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU, que viabilizará a realização de projetos de filmes com duração entre 5 e 10 minutos, orçados em até R$ 70 mil. O tema geral é ‘Luta contra a corrupção: compromisso de todos’.

As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero, e têm que estimular a cultura da ética e da intolerância à corrupção. No concurso do minuto podem participar pessoas físicas residentes no Brasil com mais de 18 anos, o formato é livre, e as inscrições vão até 30 de outubro. Já no concurso nacional pessoas jurídicas também podem se inscrever, e o requerimento de inscrição dever ser enviado até 16 de outubro.

O resultado final será divulgado no site do CGU no dia 27 de novembro. Serão premiados com R$ 1 mil os 20 melhores curtas de um minuto. Os quatro melhores projetos de curta serão selecionados, sendo dois deles para compor lista de reserva. Mais informações e inscrições no http://www.cgu.gov.br/Concursos/Curtas/index.asp.

fonte: revista de cinema online