quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Festival de curtas de SP exibe mais de 300 filmes com entrada gratuita


O tradicional festival de curtas de São Paulo chega ao 20º ano de existência com cerca de 400 filmes na programação, incluindo atrações nacionais e estrangeiras. O evento, chamado nesta edição de Curta Kinorofum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, acontece de 20 a 28 de agosto e terá sessões em 11 salas da capital paulista, todas com entrada gratuita.

Sobre os filmes brasileiros, foram selecionadas cerca de 150 produções de diferentes estados, organizadas em subtítulos, entre eles Mostra Brasil e Panorama Paulista. Entre os títulos do primeiro estão "Olhos de Ressaca", de Petra Costa, exibido e premiado no Festival de Cinema de Gramado de 2009; "O Filme Mais Violento do Mundo", de Gilberto Scarpa, que tem participação de Antônio Abujamra; e "Vida Vertiginosa", de Luiz Carlos Lacerda, adaptação de contos de João do Rio com Ney Latorraca e Paula Burlamaqui no elenco. Já o Panorama Paulista exibe 27 curtas de produtoras, coletivos e grupos de São Paulo.

Há ainda a mostra internacional, com 68 títulos, e a latino-americana, com 27 filmes e vídeos. Deste último programa se destacam o argentino "Túneis no Rio", selecionado para o Festival de Locarno deste ano, e o paraguaio "Homem do Norte", selecionado para o Festival de Berlim.

As salas em SP disponíveis para a mostra são: Cinemateca Brasileira, Cine Sesc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cine Olido, Cinusp, Faap, Cineclube Grajaú e Itinerância (veja a programação das salas).

Para os mais novos

A Mostra Infantil ganha um nome mais abrangente nesta edição: transforma-se em Infanto-juvenil. As sessões acontecem na Sala Cinemateca, seguidas por oficinas e apresentações de teatro de sombras da Cia Quase Cinema. A lista de curtas inclui "O Tatu da Fronteira", sobre um animal que precisa atravessar a cerca que divide o México dos EUA para achar comida; "O Avô do Jacaré", em que uma criança curiosa descobre fósseis de um bicho pré-histórico, entre outros.


Programas Especias e atividades paralelas

Neste ano, o tema "Escritas de Cinema" faz parte dos programas especiais e pretende colocar em debate a importância dos curtas nos dias de hoje, num momento em que existem novas mídias e maneiras de produzir e exibir conteúdos de várias partes do mundo. O assunto faz parte de programas especiais com a presença de diretores e de críticos, entre eles Eduardo Valente e Kleber Mendonça no colóquio "Pensar e Fazer Cinema"; e de uma seleção de filmes organizada por Bernard Payen, coordenador de curtas-metragens da Semana da Crítica do Festival de Cannes (saiba mais sobre os programas especiais).

Outra atração é o Curta Chile, que apresenta uma seleção de curtas chilenos produzidos desde a década de 1950. O filme surrealista "A Gravata" (1957), do cineasta Alejandro Jodorowsky, é um dos destaques ao lado de "A Mala" (1963), de Raúl Ruiz.

Além de sessões de filmes, o evento tem oficinas com atividades diversas, entre elas a "Crítica Curta", coordenada por Sérgio Rizzo e que inclui produção de textos; e "Noite de Kino", onde os participantes deverão realizar um vídeo de três minutos em grupo.

CURTA KINOFORUM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGNS DE SÃO PAULO
Onde: as sessões acontecem nas salas de onze locais da cidade de São Paulo - Cinemateca Brasileira, Cine Sesc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cine Olido, Cinusp, Faap, Cineclube Grajaú e Itinerância (veja a programação das salas)
Quando: de 20 a 28 de agosto
Quanto: entrada gratuita
Informações: no site oficial


fonte: uol cinema

http://twitter.com/asetimarte

Festival de Cinema do Paraná divulga seleção


O 4º Festival de Cinema do Paraná divulgou a seleção completa do evento que ocorre na cidade de Curitiba entre de 5 a 11 de outubro.

Na seleção de longas-metragens nacionais, composta por produções inéditas, estão Bonitinha, Mas Ordinária, de Moacyr Góes (Destino), e o novo longa de de Gil Baroni (Cantoras do Rádio), Brasil Santo – Retratos da Fé, codirigido por Monica Rischbieter. Silvio Tendler (Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá) também vai competir com Utopia e Barbárie.

O Festival de Paraná também fará uma Mostra Leon Hirszman, outra com filmes de Pietro Germi, além da Eros Inteligente.

Confira os longas da mostra competitiva:
Mostra Competitiva – Nacionais

Paul Brasil, de Fernando Belens – (Ficção) - Bahia
Bonitinha, Mas Ordinária, de Moacyr Góes – (Ficção) – Rio
Sem Fio, de Tyaraju Aronovich – (Ficção) – São Paulo
Um Dia de Ontem– Thiago Lucano e Beto Schultz - (Ficção) – Rio/São Paulo
Brasil Santo – Retratos da Fé, de Gil Baroni e Monica Rischbieter – (Doc.) - Paraná
Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler – (Doc.) – Rio

Mostra Competitiva – Latinos

Cemitério de Elefantes, de Tonchi Antezana – (Ficção) – Bolívia
Prisão Domiciliar, de Gabriel Retes – (Ficção) – México
Terra Sonâmbula, de Tereza Prata – (Ficção) – Moçambique
Almoço em Agosto, de Gianni Di Gregório – (Ficção) – Itália
Bosque, de Paulo Siciliano e Eugênio Lasserre – (Ficção) – Argentina

Curtas-metragens

Teatro de Titãs, de Fernando Belens – (Doc.) – RS
Monkey Joey, de Amir Admoni – (Anim.) SP
What Are You Looking For?, de Camila Gonzatto – (Doc.) RS
Aranceles, de Melo Viana – (Exp.) PR
Despertar, de André Dória – (Fic.) SP
Inverno, de Paulo Trejes – (Fic.) PR
Doido Lelé, de Ceci Alves dos Santos – (Fic.) BA
Hendaya: Quando Adolfo Encontrou Paco, de José Macías e Carla Guimarães – (Fic.) – Espanha
Porque Há Coisas que Nunca se Esquecem, de Lucas Figueroa – (Fic.) – Espanha
Socarrat, de David Moreno – (Fic.) – Espanha
Manual Prática do Amigo Imaginário, de Lírio Altabás - (Fic.) – Espanha
Com Dois Anos de Garganta, de Juan Parra Costa - (Fic.) – Espanha
Mostra Paranaense – Longas

Helmuth Wagner – Alma da Imagem, de Ingrid Wagner e Fernando Severo (Doc.)
Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos, de Paulo Biscaia (Fic.)
Amadores do Futebol, de Eduardo Baggio (Doc.)

Mostra Paranaenses – Curtas

Balada da Cruz Machado, de Terence Keller (Fic.)
Cobra, de Alex Ferro (Fic.)
Eu Não sei Andar de Bicicleta, de Diego Florentino (Fic.)
Silêncios e Sombras, de Murilo Hauser (Anim.)
Wannabe, de Maurício Ramos Marques (Fic.)
Booker Pittman, de Rodrigo Grota (Doc.)
Alicia e os Felinos, de Kleber Wlader e Luiz Roberto Meira (Fic.)

fonte: cineclik

http://twitter.com/asetimarte

Academia britânica concede Bafta a integrantes do Monty Python


No ano em que se completam quatro décadas do estouro do fenômeno Monty Python, a Academia Britânica de Cinema e Televisão anunciou nesta terça-feira (18) que concederá um prêmio em homenagem ao grupo por sua contribuição ao mundo da comédia.

Os integrantes do conjunto receberão o Bafta, o Oscar britânico, no dia 15 de outubro em Nova York por ocasião da pré-estreia do documentário "Monty Python: Almost The Truth (The Lawyer's Cut)", que conta com os depoimentos dos cinco membros do grupo ainda vivos e homenageia Graham Chapman, morto em 1989.

Será a primeira ocasião em que John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, Eric Idle e Terry Gilliam se encontrarão desde que estiveram presentes, há quatro anos, na estreia na Broadway do musical "Spamalot", baseado no filme "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" (1975).

Esta também é a primeira vez em que a Academia Britânica presta homenagem aos integrantes do grupo desde 1987, quando receberam o prêmio em reconhecimento à contribuição ao cinema.

O presidente da Academia Britânica, David Parfitt, declarou que a homenagem especial ao Monty Python "é um tributo necessário à tão singular e apreciada instituição britânica".

O grupo alcançou a fama no Reino Unido no final dos anos 60 graças a "Monty Python's Flying Circus", série composta por cenas curtas nas quais a crítica social se mesclava com um humor surrealista.

fonte: g1 cinema

Diretor de fotografia Lula Carvalho ganha prêmio em festival peruano


O 13º Encontro Latino-americano de Cinema realizado em Lima concedeu no sábado o prêmio de melhor fotografia ao diretor de fotografia Lula Carvalho pelo trabalho em "A Festa da Menina Morta", e a estatueta foi recebida pelo ator Daniel de Oliveira, protagonista da produção, informou hoje a imprensa local.

O prêmio de melhor filme foi para a produção chilena "La Nana", de Sebastián Silva, enquanto o prêmio especial do júri ficou com o uruguaio "Gigante", de Adrián Biniez.

O festival de Lima concluiu sua semana de exibições com a escolha das melhores fitas e uma homenagem à atriz francesa Isabelle Huppert, que recebeu o troféu Spondylus.

O filme "La Nana" também recebeu o prêmio da crítica internacional e os prêmios foram recolhidos por um representante da embaixada chilena em Lima.

A melhor estreia foi o argentino "Los Paranoicos", de Gabriel Medina, e o protagonista, Daniel Hendler, ganhou o prêmio de melhor ator.

A fita "La Teta Asustada" ganhou o troféu de melhor filme peruano e sua protagonista, Magaly Solier, ficou com o prêmio de melhor atriz.

fonte: EFE, uol cinema

Veja a lista de selecionados para o V Festival Curta Canoa Da Redação


Saiu, nesta terça-feira (18/8), a lista de selecionados para o V Festival Latinoamericano de Curta Metragem de Canoa Quebrada, que acontecerá entre os dias 2 e 9 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, localizada na cidade de Aracati (CE).

Entre os mais de 300 inscritos, apenas 18 vídeos e 13 filmes irão concorrer ao Troféu Lua Estrela, para as Mostras de Cinema e Vídeo Brasileiro nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Montagem. Na Mostra Regional, o vencedor levará o Troféu Zé Melancia.

Confira a lista completa:

Categoria: Vídeos

Ópera do Malandro
, de André Moraes
O Sacrifício do Jegue, de José Bob
Quintas Intenções, de Mauricio Rizzo
No Tempo de Miltinho, de André Weller
Enfim Dois, de Thiago Vieira
Invenção do Sertão
, de Joe Pimentel/Armando Praça
Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas
Nello's, de André Ristum
O Dia M
, de Paulo Leierer
Vivo
, de Bernardo Luiz/Camila Robéria
Entre
, de Vladimir Seixas
A Princesa e o Violinista, de Guto Bozzetti
Fotossensível
, de Cristina Kreuger
O Vôo da Cegonha
, de Laly Cataguases
Um Menino Uma Flor
, de" Caó Cruz Alves
Alfarrábio
, de Sabina Colares
A Menina que Pescava Estrela
, de Ítalo Cajueiro
A Casa dos Mortos
, de Débora Diniz

Categoria: Filmes

Torpedo
, de Márcio Câmara
Com as Próprias Mãos, de Aly Muritiba
Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso
Doido Lelé
, de Ceci Alves dos Santos Vivas
Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água
, de Fernando Miller
Nova Bandeira Para Nação, de Paulo Marcelo do Vale
A Distração de Ivan, de Cavi Borges/Gustavo Mello
A Casa da Praia
, de Sandro Casarini
A Mulher Biônica, de Armando Praça
Pode me Chamar de Nadí
, de Déo Cardoso
A Vida é Curta
, de Léo Falcão
A Montanha Mágica, de Petrus Cariry
Vida Vertiginosa, de Luiz Carlos Lacerda

fonte: cineclik

Mostra exibe filmes e promove debates sobre cinema argentino em SP


Filmes de diretores argentinos ganham mostra temática chamada "Do Novo ao Novo Cinema Argentino - Birra, Crise e Poesia" no CCBB de São Paulo, aberta de 19 de agosto a seis de setembro.

O evento terá exibições de 28 títulos produzidos em dois períodos diferentes: de 1959 a 1966, e de 1997 até os dias atuais. Enquanto o primeiro inclui vários cineastas "criados" em cineclubes e revistas de crítica cinematográfica, o segundo tem uma safra recente de filmes, que surgiram após o lançamento de "Pizza, Birra, Faso", de Adrián Caetano, de 1997.

Esta última fase inclui títulos como "Mundo Grua" (1999), de Pablo Trapero, e "Rey Muerto" (1995), premiado curta de Lucreia Martel. O CCBB também oferece sessões de debates nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, com presença de especialistas em cinema argentino (veja a programação). A mostra segue para o CCBB do Rio de Janeiro, onde acontece de 1º a 20 de setembro, e para o CCBB de Brasília, de 8 a 27 de setembro.


DO NOVO AO NOVO CINEMA ARGENTINO - BIRRA, CRISE E POESIA
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP
Quando: de 19 de agosto a seis de setembro; horários sob consulta na programação
Quanto: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Informações: nos telefones (11) 3113 3651 / (11) 3113 3652 ou no site oficial


fonte: uol cinema

Abertas inscrições para laboratório de roteiros para cinema


Estão abertas as inscrições para o 12º Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema. Serão selecionados dez roteiros para participação no laboratório com consultores brasileiros e internacionais, de 23 a 27 de novembro, no Sesc Nogueira, em Petrópolis (RJ).

O Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema é um projeto de estímulo ao desenvolvimento de projetos de roteiros de longa-metragem de ficção que vem sendo realizado ao longo dos últimos 13 anos. Originalmente realizados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, os laboratórios organizados por Carla Esmeralda já promoveram o encontro de mais de 270 roteiristas brasileiros. Ao todo, os 108 roteiros selecionados em 11 edições, desde 1996, receberam mais de 1,3 mil horas de consultorias de profissionais especializados dos mercados brasileiro e internacional.

Em sua história, os laboratórios contaram com a participação como consultores de roteiristas dos mais importantes dos mercados cinematográficos dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa. São nomes como os de Alexander Payne, Anthony Drazan, Arne Lindtner Naess, Beatriz Novaro, Christopher Hampton, Cristiano Bortone, Curtis Hanson, Duncan North, Edward Pomerantz, Enrique Bellande, Eric Rognard, Fernando Solanas, Frank Cottrell-Boyce, Gyula Gazdad, Howard Rodman, Jesssica Bendinger, Jesus Regueira, Joe Tropiano, John Cameron Mitchell, Judith Rascoe, Kevin Sullivan, Lawrence Konner, Lucy Scher, Marcela Fuentes Berain, María Amparo Escandón, Mario Furloni, Michael Goldenberg, Mieke de Jong, Nelson George, Niels Arden Oplev, Ron Nyswaner, Scott Alexander, Scott Williams, Tom Rickman, Trey Ellis, Vondie Curtis Hall e Zachary Sklar.

Do Brasil, o projeto recebeu alguns de nossos mais celebrados autores: Ana Maria Moretzsohn, Antonio Carlos da Fontoura, Bia Lessa, Bráulio Mantovani, Carla Camurati, Carlos Gregório, Claudio Galperin, Claudio Lobato, Cláudio MacDowell, Claudio Yosida, David França Mendes, Denise Bandeira, Di Moretti, Eduardo Coutinho, Elena Soárez, Eliana Fonseca, Giba Assis Brasil, Guilherme de Almeida Prado, Hilton Lacerda, Joaquim Assis, João Emanuel Carneiro, Jorge Durán, Juliana Reis, Lúcia Murat, Marçal Aquino, Marcos Bernstein, Maria Camargo, Maurice Capovilla, Melanie Dimantas, Orlando Senna, Roberto Gervitz, Ruy Guerra, Sandra Werneck, Suzana Amaral, Tizuka Yamasaki e Victor Navas.

Os interessados devem ler o regulamento e preencher ficha de inscrição no site oficial do evento. Os selecionados serão conhecidos em 28 de setembro.

Mais informações: (21) 2529-2278 ou labroteiro@gmail.com

fonte: cineclick

Cinema experimental de Guy Maddin ganha mostra no Rio de Janeiro


A mostra No Crepúsculo de Winnipeg: O Cinema de Guy Maddin exibe um panorama da obra do cineasta independente canadense Guy Maddin, considerado um dos grandes expoentes do cinema do país. Além dos filmes do diretor, estão incluídos dois documentários sobre Guy Maddin e um curta-metragem feito em sua homenagem. A mostra começa nesta terça-feira (18/8) e vai até dia 30 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro; entre os dias 2 e 13 de setembro, a mostra será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

Os filmes de Guy Maddin não foram lançados em DVD no Brasil, nem entraram no circuito comercial, mas a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chegou a fazer uma retrospectiva especial de seus trabalhos. A curadoria é de Arndt Röskens - coordenador do programa do Panorama, seção oficial do Festival de Berlim, e membro do comitê de seleção de programação do Festival de Cinema do Rio - e Tatiana Leite, coordenadora da FILME NO RIO - Rio Film Office.

Confira a programação no Rio de Janeiro:

Dia 18/8 (terça-feira)
18h - A Música Mais Triste do Mundo (The Saddest Music in the World, Canadá, 2003)
20h - Meu pai tem 100 anos (My Dad Is 100 Years Old, Canadá, 2005), dirigido com Isabella Rossellini/ Marcado na mente! (Brand Upon the Brain! , Canadá, 2006)

Dia 19/8 (quarta-feira)
18h - Visões sobre Guy Maddin : Barber Gull Rub (Canadá, 2007), de Matthew Rankin/ Guy Maddin: Aguardando o Crepúsculo (Guy Maddin: Waiting for Twilight, Canadá, 1997), de Noam Gonick/ 97% verdade (97 percent true, Canadá, 2008)
20h - Programa Curtas-Metragens 1: Glorioso (Glorious, Canadá, 2008)/ Mande-me para a Cadeira Elétrica (Send me to the 'Lectric Chair, Canadá, 2009), em co-direção com Isabella Rossellini/ Berlim (Canadá, 2008)/ Spanky (Spanky – To the Pier and Back, Canadá, 2008)/ Pegadas (Footsteps, Canadá, 2008)/ Hoje é o Aniversário da Minha Mãe (It’s My Mother’s Birthday Today, Canadá, 2008)/ Collage Party (Canadá, 2008)/ O Coração do Mundo (The Heart of the World, Canadá, 2000)

Dia 20/8 (quinta-feira)
18h - Meu pai tem 100 anos (My Dad Is 100 Years Old, Canadá, 2005), dirigido com Isabella Rossellini/ Covardes se Ajoelham (Cowards Bend the Knee, Canadá, 2003)
20h - Programa Curtas-Metragens 2: Uma Viagem ao Orfanato (A Trip to the Orphanage, Canadá, 2004)/ Fuse Boy (Canadá, 2005)/ Rooster Workbook (Canadá, 1997)/ Zookeeper Workbook (Canadá, 1997)/ Chimney Workbook (Canadá, 1997)/ Audition 1 (Canadá, 1997)/ Audition 2 (Canadá, 1997)/ Nude Caboose (Canadá, 2006)/ O Pai Morto (The Dead Father, Canadá, 1985)

Dia 21/8 (sexta-feira)
18h - Drácula: Páginas Do Diário De Uma Virgem (Dracula, Pages from a Virgin's Diary, Canadá, 2002)
20 - O Coração do Mundo (The Heart of the World, Canadá, 2000)/ Arcanjo (Archangel, Canadá, 1990)

Dia 22/8 (sábado)
16h - Contos do Hospital Gimli (Tales from the Gimli Hospital, Canadá, 1988)
18h - A Música Mais Triste do Mundo (The Saddest Music in the World, Canadá, 2003)
20h - Minha Winnipeg (My Winnipeg, Canadá, 2007)

Dia 23/8 (domingo)
16h - O Coração do Mundo (The Heart of the World, Canadá, 2000)/ Arcanjo (Archangel, Canadá, 1990)
18h - Programa Curtas-Metragens 3: Odilon Redon ou o Olho Como Um Estranho Balão Sobe Rumo Ao Infinito (Odilon Redon or The Eye Like a Strange Balloon Mounts Toward Infinity, Canadá, 1995)/ A Vida é Maravilhosa (It's a Wonderful Life, Canadá, 2001)/ A Festa do Tapa (Sissy-Boy Slap-Party, Canadá, 2004)/ Sombra Dolorosa (Canadá, 2004)/ Odin’s Shield Maiden (Canadá, 2006)/ Fragmento do Hospital (Hospital Fragment, Canadá, 1999)/ Barber Gull Rub (Canadá, 2007), de Matthew Rankin/ Meu pai tem 100 anos (My Dad Is 100 Years Old, Canadá, 2005), dirigido com Isabella Rossellini
20h - Crepúsculo das Ninfas de Gelo (Twilight of the Ice Nymphs, Canadá, 1997)


Dia 25/8 (terça-feira)
18h - Meu pai tem 100 anos (My Dad Is 100 Years Old, Canadá, 2005), dirigido com Isabella Rossellini/ Covardes se Ajoelham (Cowards Bend the Knee, Canadá, 2003)
20h - Programa Curtas-Metragens 3: Odilon Redon ou o Olho Como Um Estranho Balão Sobe Rumo Ao Infinito (Odilon Redon or The Eye Like a Strange Balloon Mounts Toward Infinity, Canadá, 1995)/ A Vida é Maravilhosa (It's a Wonderful Life, Canadá, 2001)/ A Festa do Tapa (Sissy-Boy Slap-Party, Canadá, 2004)/ Sombra Dolorosa (Canadá, 2004)/ Odin’s Shield Maiden (Canadá, 2006)/ Fragmento do Hospital (Hospital Fragment, Canadá, 1999)/ Barber Gull Rub (Canadá, 2007), de Matthew Rankin/ Meu pai tem 100 anos (My Dad Is 100 Years Old, Canadá, 2005), dirigido com Isabella Rossellini

Dia 26/8 (quarta-feira)
18h - Crepúsculo das Ninfas de Gelo (Twilight of the Ice Nymphs, Canadá, 1997)
20h - Cuidadoso (Careful, Canadá, 1992)

Dia 27/8 (quinta-feira)
18h - Programa Curtas-Metragens 2: Uma Viagem ao Orfanato (A Trip to the Orphanage, Canadá, 2004)/ Fuse Boy (Canadá, 2005)/ Rooster Workbook (Canadá, 1997)/ Zookeeper Workbook (Canadá, 1997)/ Chimney Workbook (Canadá, 1997)/ Audition 1 (Canadá, 1997)/ Audition 2 (Canadá, 1997)/ Nude Caboose (Canadá, 2006)/ O Pai Morto (The Dead Father, Canadá, 1985)
20h - Contos do Hospital Gimli (Tales from the Gimli Hospital, Canadá, 1988)

Dia 28/8 (sexta-feira)
18h - Drácula: Páginas Do Diário De Uma Virgem (Dracula, Pages from a Virgin's Diary, Canadá, 2002)
20h - Visões sobre Guy Maddin : Barber Gull Rub (Canadá, 2007), de Matthew Rankin/ Guy Maddin: Aguardando o Crepúsculo (Guy Maddin: Waiting for Twilight, Canadá, 1997), de Noam Gonick/ 97% verdade (97 percent true, Canadá, 2008)

Dia 29/8 (sábado)
16h - Cuidadoso (Careful, Canadá, 1992)
18h - Programa Curtas-Metragens 1: Glorioso (Glorious, Canadá, 2008)/ Mande-me para a Cadeira Elétrica (Send me to the 'Lectric Chair, Canadá, 2009), em co-direção com Isabella Rossellini/ Berlim (Canadá, 2008)/ Spanky (Spanky – To the Pier and Back, Canadá, 2008)/ Pegadas (Footsteps, Canadá, 2008)/ Hoje é o Aniversário da Minha Mãe (It’s My Mother’s Birthday Today, Canadá, 2008)/ Collage Party (Canadá, 2008)/ O Coração do Mundo (The Heart of the World, Canadá, 2000)
20h - A Música Mais Triste do Mundo (The Saddest Music in the World, Canadá, 2003)

Dia 30/8 (domingo)
16h - Minha Winnipeg (My Winnipeg, Canadá, 2007)
18h - Marcado na mente! (Brand Upon the Brain! , Canadá, 2006)
20h - O Coração do Mundo (The Heart of the World, Canadá, 2000)/ Drácula: Páginas Do Diário De Uma Virgem (Dracula, Pages from a Virgin's Diary, Canadá, 2002)

No Crepúsculo de Winnipeg: O Cinema de Guy Maddin
De 18 a 30 de agosto de 2009
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
(21) 3808-2020

fonte: cineclik

Últimos dias de inscrição para o 4º FIICAV

A quarta edição da Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual (FIICAV), que acontecerá em São Paulo entre os dias 26 e 27 de agosto, ainda estão com as inscrições abertas. O público interessado em participar das discussões do encontro que reúne os principais nomes do mercado de cinema e audiovisual do Brasil encontra, no site www.broadcastcable.com.br, o formulário de inscrição. O preenchimento e o envio da ficha e comprovante de pagamento devem ser encaminhados até 20 de agosto à Certame, responsável pela organização do evento. Após essa data, somente serão aceitas inscrições na secretaria do FIICAV.


No ato da inscrição, o usuário poderá optar se deseja participar de apenas um dos dias ou de ambos. O IV Seminário Internacional de Negócios da Indústria do Cinema e Audiovisual - FIICAV acontece dias 26 e 27 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.


Este ano, a feira acontecerá, paralelamente à 18ª edição do SET Broadcast & Cable, reconhecido como o principal evento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com cerca de 120 expositores nacionais e internacionais, a iniciativa contempla o Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e o FIICAV - Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual. O público previsto é de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.


fonte: revista de cinema online

Inscrições de festival e oficina de roteiro

As inscrições para o tradicional festival da capital brasileira vão até dia até 30 de setembro. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, www.sc.df.gov.br e no www.festbrasilia.com.br .


Além da já tradicional mostra competitiva em 35mm, uma das novidades do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é a criação da mostra competitiva digital, que substitui a competição em 16mm e que será composta somente por filmes brasileiros de curta metragem, de até 20 minutos, captados em 8mm, 16mm ou em vídeo digital (resolução 720x480 pixels), finalizados em BetaSP (analógico), concluídos a partir de outubro de 2008.


Serão selecionados filmes de curta metragem digital, inéditos no Distrito Federal, na televisão, na Internet e preferencialmente inéditos no país, sendo que a duração do conjunto desses filmes não poderá ultrapassar 360 minutos.


Este ano, o Festival ampliou a premiação em algumas categorias. Um total de R$ 470 mil em prêmios será conferido aos vencedores, sendo R$ 220 mil para longas-metragens em 35mm; R$ 70 mil para curtas ou médias-metragens em 35mm e R$ 65 mil para os curtas em formato digital.


Oficina de Dramaturgia Audiovisual

A nona Oficina Orlando Senna de Dramaturgia Audiovisual de Lençóis, que acontecerá de 8 a 19 de setembro, está recebendo inscrições. Os candidatos devem enviar dois argumentos ou sinopses, com menos de 3 mil caracteres, para oficina.roteiro@gmail.com, onde também poderão obter mais informações.


fonte: revista de cinema online

Mais informações sobre a Mostra Íris são divulgadas


Criado para apresentar diversidade sexual no cinema, ocorre no próximo mês a Íris - Mostra Internacional de Animação LGBT, destinada a exibição de filmes de animação, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

A mostra apresentará 21 filmes animados no formato de curta-metragem, vindo dos seguintes países: Brasil, África do Sul, Austrália, Bulgária, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Turquia. Os filmes serão apresentados em dois programas (Programa 1 e Programa 2), exibidos durante as três primeiras terças-feiras do mês de setembro de 2009 (nos dias 01, 08 e 15) em duas sessões diárias, sempre às 19h e 20h30.

A Íris - Mostra Internacional de Animação LGBT acontecerá no cinema do CCJF - Centro Cultural Justiça Federal que fica na Avenida Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro. O ingresso custará R$ 6,00 (inteira) e 3,00 (meia).

Confira os filmes selecionados e todas as informações da Mostra Íris clicando aqui.

fonte: cineplayers