quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Woody Allen ganha retrospectiva cinematográfica no Rio e SP


Começa nesta quarta-feira (4) no CCBB do Rio de Janeiro o festival de cinema "A Elegância de Woody Allen", que exibirá quarenta filmes do diretor nova-iorquino e de outros cineastas que dedicaram obras a ele, como "Meetin' WA", de Jean Luc-Godard.

"Zelig", "A Rosa Púrpura do Cairo", "A Era do Rádio", "Vicky Cristina Barcelona" e "O Sonho de Cassandra" são alguns dos longas-metragens que serão exibidos entre os dias 3 e 29 de novembro.

Os paulistanos também terão a oportunidade de rever alguns dos maiores clássicos do cinema, já que o CCBB de São Paulo organiza o festival na cidade de 18 de novembro a 13 de dezembro.

Para consultar a programação completa, acesse o site oficial da mostra.

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
(r. Primeiro de Março, 66. Tel.: 0/xx/21 3808-2020)
Quando: De 3 a 29 de novembro
Quanto: R$ 6


Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
(r. Álvares Penteado, 112. Tel.: 0/xx/11 3113-3651
Quando: De 18 de novembro a 13 de dezembro
Quanto: R$ 4

fonte: uol cinema

Sidney Lumet vai receber troféu da fundação Federico Fellini


O cineasta Sidney Lumet (Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto) vai receber um prêmio da fundação Federico Fellini em reconhecimento de sua prolífica carreira.

Lumet deve viajar à Rimini, cidade onde nasceu Fellini, no sábado (7/11), para receber o troféu, além de participar de um debate sobre seu trabalho com o diretor italiano.

Pupi Avati, diretor da Fundação Fellini, justifica a escolha de Lumet para receber o prêmio por “sua habilidade de explorar as várias possibilidades de um filme médio ao arriscar muito”.

Em 52 anos de carreira como diretor de cinema, iniciada com 12 Homens e uma Sentença, Lumet foi indicado a cinco estatuetas do Oscar.

A lista de diretores que já foram agraciados com o prêmio incluem Martin Scorsese (Ilha do Medo), Roman Polanski (The Ghost) e Manoel de Oliveira (Singularidades de uma Rapariga).

fonte: cineclik

Inscrições abertas para o LABRFF 2010


Estão abertas as inscrições para o 3º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF 2010), que acontecerá de 25 a 28 de março, em Los Angeles. Serão aceitos longas, curtas, documentários e animações brasileiras, realizadas a partir de 2008. As inscrições são gratuitas e as regras assim como o formulário devem ser solicitados através do endereço submissions@labrff.com.

Serão considerados para seleção oficial do evento os filmes recebidos até o dia 25 de Janeiro. O resultado da seleção será comunicado no dia 31 de Janeiro. Apesar de existir um corpo oficial de jurados, em determinadas categorias haverá o voto popular.

O Los Angeles Brazilian Film Festival foi fundado em 2007 e visa a promoção e a difusão do audiovisual brasileiro na Califórnia. A cada edição constata-se um significativo aumento da participação de produtores, artistas, membros da indústria e expectadores somando-se um público total de mais de 12 mil pessoas nos últimos dois anos. Até o momento, foram exibidos 104 produções entre longas, documentários, curtas, animação, e projetos de vídeo.

As mostras competitivas e paralelas estarão assim divididas:

Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Ator
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Documentário
Melhor Curta
Melhor Animação
Prêmio Especial de Reconhecimento da Obra

fonte: adoro cinema