segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mostra de filmes chilenos exibe candidato ao Oscar em Belo Horizonte


Começou ontem (23/11) a Mostra de Cinema Chileno no Instituto Cervantes, em Belo Horizonte. Organizada em parceria com a Embaixada do Chile no Brasil, a mostra exibirá gratuitamente sete títulos do cinema realizado atualmente no país.

A escolha dos filmes foi feita especialmente para o público brasileiro, englobando diversos gêneros que vão desde a comédia até um cinema mais conceitual. Os objetivos da mostra são aproximar o Chile do Brasil por meio da linguagem cinematográfica e exibir histórias que retratem o cotidiano dos chilenos das mais variadas gerações.

Entre os filmes está Tony Manero, indicado chileno a uma das vagas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009.

Todos os filmes da Mostra de Cinema Chileno serão exibidos em espanhol, sem legendas.


Confira a programação:

Segunda-feira (23/11)
El Regalo (2008), de Christian Galaz e Andrea Ugalde
Sinopse: Francisco, viúvo e recém-aposentado, está passando por um momento difícil. Para animá-lo, seus dois amigos decidem presenteá-lo, convidando-o para um passeio nas termas de Chillán. Porém, as coisas nem sempre acontecem como o planejado. Este passeio trarpa muitas surpresas e mudará os planos e as vidas de todos.

Terça-feira (24/11)
El rey de los Huevones (2007), de Boris Quércia
Sinopse: Anselmo é um homem justo obrigado a viver em um mundo injusto. Sua inocência o levará a se envolver em perigosas situações que o farão indagar se não é necessária uma dose para conseguir a felicidade.

Quarta-feira (25/11)
199 Recetas Para Ser Feliz (2009), de Andres Waissbluth
Sinopse: Faz calor em Barcelona. Um casal de chilenos recebe a visita de uma garota de Santiago. Ele perde a cabeça. Ela sente febre, lembrando a morte de seu irmão. Nas livrarias é oferecido um livro que promete a felicidade, mas ninguém compra.

Quinta-feira (26/11)
Alicia en el País (2008), de Esteban Larrain
Sinopse: O filme narra a improvável e admirável história de uma menina quéchua que, no final de 2004, empreendeu uma caminhada de 180 quilômetros de Soniquera, sua cidade natal no sul da Bolívia, para ir trabalhar em San Pedro de Atacama, no Norte do Chile.

Segunda-feira (30/11)
Malta com Huevo (2007), de Cristóbal Valderrama Blanco
Sinopse: Filme de humor negro que conta a história de dois amigos, que vão morar juntos, e fala das diferentes versões que têm sobre o que acontece durante seu intenso primeiro mês de convivência. Um deles Vladimir, um simpático escultor, mas vagabundo e aproveitador, acredita que viaja no tempo. O outro amigo, Jorge, é um obsessivo por controle, embora tente dissimular.

Terça-feira (1º/12)
Tony Manero (2008), de Pablo Larrain.
Sinopse: Em meio ao complexo contexto social provocado pela ditadura de Pinochet, Raul Peralta, um homem de 50 anos, está obcecado com a ideia de ser o mais parecido com Tony Manero, personagem de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite.

Quarta-feira (2/12)
La Buena Vida (2008), de Andres Wood
Sinopse: O cabeleireiro Edmundo deseja comprar um carro. Mario, o clarinetista, quer tocar profissionalmente na Orquestra Filarmônica e Teresa deseja recuperar seu marido. Santiago pode ser um lugar cruel.


MOSTRA DE CINEMA CHILENO
De 23 e 26 de novembro e de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2009, às 20h.
Local: Instituto Cervantes (Praça Milton Campos, 16 - 2º andar - Serra - Belo Horizonte - MG)
Informações: (31) 3789-1600
Entrada franca (opcional 1 quilo de alimento não perecível que será doado à instituição carente)

fonte: cineclik