sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Salve Geral é o escolhido brasileiro para indicação à estatueta do Oscar 2010


Salve Geral, que chega aos cinemas em 2 de outubro, foi o escolhido para ser o representante brasileiro a tentar uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

O longa de Sérgio Rezende (Zuzu Angel), que relembra o dia em que o PCC (Primeiro Comando da Capital) parou a cidade de São Paulo, foi escolhido por uma comissão formada pelo crítico Carlos Alberto Mattos, pelo produtor Beto Rodrigues, pela pesquisadora Ivana Bentes, pelo diretor Carlos Gerbase e pelo exibidor Luiz Gonzaga de Lucca.

O Cineclick conversou com o diretor sobre a escolha de seu filme e justificou o fato de se dedicar a filmes inspirados em personagens ou fatos reais. “Filme é filme, mas desde que o cinema foi inventado que os filmes falam de seus países. Para citar apenas dois exemplos: Eisenstein, com "Encouraçado Potenkim" e "Alexandre Nevsky", e D.W. Griffith, com "O Nascimento de Uma Nação”.

Salve Geral venceu outros nove candidatos, entre eles o inédito Besouro, o drama Jean Charles, o alegórico A Festa da Menina Morta e o acelerado Se Nada Mais Der Certo. O indicado conta com Andréa Beltrão (Verônica) como protagonista Lúcia, uma professora de piano que tenta tirar o filho adolescente Rafael (Lee Thalor) da cadeia.

O diretor Sérgio Rezende tem se especializado em dirigir filmes baseados em fatos ou personagens reais. Na sua filmografia estão Zuzu Angel, a pioneira estilista brasileira assassinada pela ditadura, Guerra de Canudos (sobre os episódios imortalizados por Euclides da Cunha) e Mauá - O Imperador do Brasil.

Para a edição 2009, o indicado brasileiro foi Última Parada 174, que não passou para a última fase com os cinco indicados à estatueta, que foi surpreendentemente vencida pelo japonês A Partida.

Os indicados à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010; a entrega dos prêmios da Academia ocorrem no dia 7 de março de 2010, no Kodak Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para 200 países.

fonte: cineclik

Atom Egoyan e Bastardos Inglórios abrem Festival de San Sebastian


Começa nesta sexta-feira (18/09) a 57ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha. O evento ocorre até o dia 26.

O egípcio Atom Egoyan, que passou pelo Festival do Rio de 2008 com Adoration, vai abrir San Sebastian com Chloe, que será exibido às 20h. Logo em seguida, Bastardos Inglórios será exibido, inaugurando a mostra Zabaltegi-Perlas.

A edição do festival divulgou que já foram vendidos 65 mil ingressos para exibições nos quatro primeiros dias. Na mostra competitiva, o festival recebe nomes respeitados no cenário internacional, como Juan José Campanella, que concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro com O Filho da Noiva. Em San Sebastian, ele apresesenta El Secreto de Sus Ojos.

Também está na briga pela Concha de Ouro Los Condenados -- foto, do catalão Isaki Lacuesta (Cravan vs Cravan). Fora de competição o destaque é El Baile de La Victoria, de Fernando Trueba (ganhador do Oscar por Sedução), protagonizado por Ricardo Darin.

O Festival de San Sebastian também realiza a mostra paralela Zabaltegi-Perlas, que reúne longas premiados em festivais internacionais, mas que ainda não estrearam na Espanha. Produções como The Limits of Control, de Jim Jarmush (Flores Partidas), Precious, longa vencedor de Sundance, Un Prophète, candidato francês ao Oscar e vencedor do Grande Prêmio do Júri de Cannes, estão na programação.

fonte: cineclik

Festival de Toronto frustra mercado, mas revela apostas ao Oscar


O festival de Toronto deste ano fecha as cortinas neste fim de semana após 10 dias de tapete vermelho e estreias, com poucos acordos de distribuição de filmes, mas algumas boas apostas para o Oscar.

Executivos, esperando sinais de que o cinema independente esteja pronto para emergir de quase dois anos de crise, tiveram pouco para comemorar. Eles mal conseguiram um punhado de acordos de distribuição em um festival que começou com mais de 100 títulos disponíveis.

"Eu esperava um mercado lento, mas acho que me surpreendi. Eu pensava que teríamos um pouco mais de negócios fechados agora", disse Steven Beer, advogado da Greenberg Traurig.

Filmes como "Suck", com vampiros e rock'n roll, e a produção de Woody Harrelson sobre super-heróis "Defendor" estavam entre as exceções que encontraram distribuidoras.

Ainda que as receitas de bilheteria tenham avançado em relação ao ano passado, o setor de cinema independente tem sofrido com a queda nas vendas de DVDs e a redução das fontes de financiamento.

Também há incertezas sobre como os downloads e os filmes por demanda na televisão afetarão as receitas futuras.

"É uma mudança permanente", disse Beer. "O custo da distribuição de filmes continua a subir, então o fator de risco é tão considerável que o setor se tornou muito conservador."

Colocado bem antes da temporada do Oscar de Hollywood, o festival de Toronto já favoreceu no passado pequenas produções como "Quem Quer ser um Milionário" e "O Lutador", que conseguiram indicações e prêmios no Oscar.

As apostas se concentraram neste ano sobre o filme "Precious: Based on the Novel 'Push', by Sapphire", sobre uma adolescente com problemas que cresce no Harlem. O filme tem o apoio de Oprah Winfrey.

Outros que reuniram atenções foram a animação "Up - Altas Aventuras", de Jason Reitman, "Get Low", de Robert Duvall, e "The Men who Stare at Goats", de George Clooney.

fonte: Reuters / uol cinema

França e Alemanha escolhem representantes para o Oscar 2010

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2009, o drama francês Un Prophète, foi escolhido para representar a França na busca de uma das cinco vagas ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira.

Dirigido pelo veterano cineastra francês Jacques Audiard, de 57 anos, o filme retrata máfias e escolas do crime dentro de uma grande prisão. Na trama, um jovem árabe é enviado para um prisão francesa onde se torna um chefão da máfia. Audiard venceu o BAFTA de Filme Estrangeiro com De Tanto Bater, Meu Coração Parou (De battre mon coeur s'est arrêté, de 2005).

A França foi finalista ao Oscar 2009 com Entre Os Muros da Escola (Entre Les Murs), de Laurent Cantet e seu representante de 2008, Persepolis, foi esnobado na categoria de Filme Estrangeiro mas acabou sendo indicado a Melhor Animação.

O vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2009, The White Ribbon (Das Weisse Band), também foi escolhido para concorrer a uma das vagas. O longa dirigido e roteirizado pelo renomado Michael Haneke representará a Alemanha.

fonte: cineplayers

Filme Paraguaio vence Jornada da Bahia

O filme paraguaio “Karai Norte”, de Marcelo Martinessi, foi o grande vencedor da36ª. Jornada de Cinema da Bahia. Ganhou um Tatu de Ouro e um quadro do artista plástico Juarez Paraíso, intérprete do bedel "Pedro Arcanjo", em "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos.

O curta paraguaio ganhou mais cinco troféus Tatu (melhor ficção, melhor atriz, para Lídia de Cueva, melhor direção, roteiro e som). E, ao disputar com o melhor documentário, o brasileiro “Minami em Close-Up – A Boca em Revista”, de Thiago Mendonça, e com a melhor animação, o espanhol “Like Crude Oil”, o Prêmio Glauber Rocha, sagrou-se o grande vencedor.


“Karai Norte” é falado em guarani e conta história de uma velha índia, que vive em lugar perdido. Um dia, ela recebe a visita de um desconhecido. Ele pede comida. Ela oferece o pouco alimento de que dispunha. E conta ao forasteiro que haviam roubado dela um machado, um lampião e suas poucas roupas. O desfecho é surpreendente.


O filme de Marcelo Martinessi foi patrocinado pela Petrobrás, que promoveu dois editais na América Hispânica: um na Bolívia, outro no Paraguai. “Karai Norte” integrou a seleção oficial de curtas do Festival de Berlim e venceu a Jornada, por unanimidade. No júri contou com três integrantes internacionais -- o alemão Berthold Zilly, da Universidade Livre de Berlim, Aniello Avella, da Universidade de Roma, o cineasta português Rui Goulart -- e dois professores universitários brasileiros Malu Fontes (da Bahia) e Pedro Vicente (do Acre).


O melhor vídeo da Jornada foi escolhido pelo cineasta moçambicano, Camilo Souza, pelo italiano Pierfrancesco Cantarella, pelo cubano Carlos Medina, e pelos brasileiros Carolina Paiva (diretora de “Genival Lacerda, o Rei da Munganga”) e Lazaro Faria ("Mães da Bahia"). O filme que fez jus ao Prêmio Walter da Silveira, o principal na categoria, foi “ Vozes”, do brasileiro Luis Nachibin. Documentário com 51 minutos de duração, “Vozes” registra programa de rádio que permite a pessoas seqüestradas que ouçam, do cativeiro, a voz de seus familiares. O melhor documentário em vídeo foi “Bolívia em Pé”, de do espanhol Unai Aranzadi. O filme ganhou, além do Trofeu Tatu de Ouro, um quadro do artista plástico baiano, Edvaldo Gatto.


EUCLIDES DA CUNHA - A Jornada da Bahia dedicou sua trigésima-sexta edição ao Centenário de Euclides da Cunha. O autor de "Os Sertões" foi lembrado em seminário que contou com palestras substantivas do alemão Berthold Zilly, tradutor de "Os Sertões" para a língua de Goethe; do geólogo e reitor da Universidade de Feira de Santa, José Carlos Barreto de Santana, e dos pesquisadores Luitigarde Cavalcanti, Regina Abreu e Manoel Neto. A Guerra de Canudos e a vida de Euclides, assassinado tragicamente em 15 de agosto de 1909, foram lembrados com mostra de filmes (que reuniu a maior parte das 30 produções realizadas sobre o assunto e levantados pelo pesquisador Antônio Olavo no site www.portifolium.com.br) e quatro exposições de artes plásticas e fotografias: A Guerra nos Sertões de Canudos, de Tripoli Gaudenzi (Galeria do ICBA); A Bahia que Euclides Viu (antes de embarcar para a região de Canudos), no MAB (Museu de Arte da Bahia), O Sertão de Canudos, com fotos de Antenor Júnior (no Centro Euclides da Cunha), e Diálogo com os Sertões, na Caixa Cultural . Os artistas Fábio Paes e Gereba fizeram os shows musicais de abertura e encerramento da Jornada, cantando o repertório dos discos que dedicaram aos sertões de Canudos.



LISTA DOS PREMIADOS:


Prêmio Glauber Rocha

Melhor Filme: Karai Norte, de Marcelo Martinessi (Paraguai)


Prêmio Walter da Silveira:

Melhor vídeo: “ Vozes”, de Luis Nachibin (Brasil)


Tatus de Ouro

Melhor documentário: Minami em Close Up – A Boca em Revista, de Thiago Mendonça.

Tatu de Ouro para o Melhor Filme de Ficção: Karai Norte, de Marcelo Martinessi

Tatu de Ouro para o Melhor Filme de Animação/Experimental: Like Crude Oil, de Daniel Pardo.

Tatu de Ouro para Melhor Filme ibero-americano sobre a América Latina: On the Line, de Jon Garaño.


Tatus de Prata

Melhor Direção: Marcelo Martinessi, por Karai Norte

Melhor Roteiro: Marcelo Martinessi, por Karai Norte

Melhor Fotografia: Marcio Camara, por Torpedo

Melhor Montagem: . Lucas Scavino, por Un Vaso de Soda

Melhor Som: Martin Grignaschi, por Karai Norte

Melhor Música: Zeca Loureiro, por Minami em Close-up

Melhor Ator: Fele Martinez, por Di me que yo

Melhor Atriz: Lidia De Cuevas, por Karai Norte


Prêmio CTAV de mixagem para o melhor filme de curta metragem de ficção:

Nuvens, de Daniel Grinspum

Premio Diomedes Gramacho, melhor produção baiana da Jornada para

Leonel Mattos a 24 Quadros por Segundo, de Tuna Espinheira

O Júri, por unanimidade, decidiu conceder menções honrosas para:

Teresa, filme de Paula Szutan e Renata Terra

Terapia, de Nuria Verde

Nadiézia Apolinário, atriz infantil, pelo desempenho no filme Pode me chamar de Nadí, de Déo Cardoso


VIDEOS

Os componentes do Júri de Vídeo: Carolina Paiva, Pierfrancesco Cantarella, Carlos Medina, Lazaro Faria e Camilo de Sousa, decidiram por unanimidade:

Foram concedidas as seguintes Menções Honrosas:

  • · A Terra a gastar, de Cássia Mary Itmoto/ Celina Kurihara; por sua mensagem ecológica.
  • · Pablo Se Foy / Pablo is gone, de Paula Perez - Colombia: pela formação de um novo olhar das crianças.
  • · Enfim Dois, de Thiago Vieira - Brasil: pela qualidade da linguagem cinematográfica.
  • · La Moneda, de Pedro Dantas – Chile/ Brasil; por conter informações necessárias à soberania latina americana e de importância ao meio ambiente.

Não foi premiado o melhor vídeo de longa metragem, e o melhor vídeo não-ibero americano, por não haver nenhuma obra nessa categoria. Portanto, criou-se o Prêmio Especial do Júri; premiando o vídeo Madre de Plaza de Mayo, Memória, Verdade, Justiça; de Carlos Pronzato – Brasil/ Argentina; por manter viva a memória de uma ferida ainda aberta na América Latina.

Prêmio BNB para o melhor filme da Jornada, com temática nordestina: Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara - Brasil.

Prêmio BNB para o melhor curta metragem nordestino: Reconvexo, Wolney Menezes e Jhony Guimarães - Brasil .

Melhor Vídeo Animação: Como Comer um Elefante, Jansen Raveira - Brasil.

Melhor Vídeo Ficção: Igual, de Hugo Martinelli - Brasil.

Melhor Vídeo Documentário: Bolívia en Pie, Unai Aranzadi - Espanha.

Melhor Vídeo da Jornada – Prêmio Walter da Silveira: Vozes, de Luis Nachibin - Brasil; por estar na temática do festival, por sua eficaz linguagem cinematográfica e pela maneira que a obra mostra o respeito pela vida humana.


PREMIO OCIC/SIGNIS:

O júri OCIC/Signs constituído por Angeluccia Bernardes Habert, Heliana Barros e Pe. Reginaldo Pessanha decidiu conceder o Troféu Jangada

ao filme Teresa, de Paula Szutan e Renata Terra


fonte: revista de cinema online

Dois filmes do Brasil serão financiados em projeto da Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje uma ajuda de 5 milhões de euros para financiar 40 projetos de cinema em que serão beneficiadas produções latino-americanas, entre estas duas brasileiras.

Um deles é uma parceira com uma fundação espanhola e a outra é uma atividade de cooperação entre o Brasil e o Uruguai, ambas vão receber 80 mil euros.

Bruxelas espera que o financiamento contribua para consolidar as relações culturais e comerciais entre o cinema europeu e o de países de fora da União Europeia (UE), revelou a Comissão em comunicado.

O financiamento será realizado por intermédio do programa Mídia Internacional, uma iniciativa com duração de três anos (2008-2010).

A Comissão afirma que em comparação com o ano passado os fundos e o número de projetos selecionados dobraram.

Dos 40 projetos selecionados, 23 serão programas de formação, nos quais vão participar profissionais europeus e do resto do mundo com o objetivo de aprofundar as condições de funcionamento, os marcos jurídicos e o financiamento dos mercados audiovisuais.

A UE vai financiar ainda quatro projetos de distribuição de filmes.

Além disso, a UE apoiará com 900.000 euros a "Europa Cinemas", uma rede de 342 cinemas na Europa e 183 nos demais países, com projeção de filmes europeus, mediterrâneos, asiáticos e latino-americanos. No Brasil, existem 28 salas.

Por último, a Mídia Internacional vai ajudar dois projetos dirigidos a aumentar o público potencial de filmes estrangeiros.

Ao todo, a CE recebeu 95 solicitações. Os recursos são destinados para execução, promoção, distribuição e projeção dos filmes.

fonte: EFE / uol cinema