sábado, 21 de fevereiro de 2009

Spirit Awards: veja lista de vencedores


A atriz Penélope Cruz e o ator Mickey Rourke foram premiados neste sábado (21) no Independent Spirit Awards, uma das premiações mais conhecidas do cinema independente.

Cruz levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pela comédia "Vicky Cristina Barcelona", enquanto Rourke foi premiado por sua atuação em "O Lutador". O filme de Darren Aronofsky também ficou com o prêmio de melhor filme e fotografia.

Um dos filmes com mais indicações nesta edição do Spirit Awards, "Rio Congelado", ganhou o prêmio dos produtores e também de melhor atriz, para Melissa Leo, que também concorre ao Oscar este ano. "O Casamento de Rachel", que recebeu seis indicações, terminou sem nenhum prêmio.

"Sinédoque, Nova York", recebeu o prestigioso prêmio Robert Altman, entregue ao melhor diretor, melhor diretor de elenco e melhor elenco. O filme, uma história incomum sobre um diretor de teatro deprimido, representado por Philip Seymour Hoffman, foi escrito e dirigido por Charlie Kaufman, que também ganhou o prêmio de melhor primeiro filme.

Veja a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
O Lutador,
de Darren Aronofsky

Melhor Diretor
Thomas McCarthy (The Visitor)

Melhor Primeiro Filme
"Sinédoque, Nova York", de Charlie Kaufman

Prêmio John Cassavetes
In Search of a Midnight Kiss, de Alex Holdridge

Melhor Primeiro Roteiro
Dustin Lance Black (Milk)

Melhor Roteiro
Woody Allen (
Vicky Cristina Barcelona)

Melhor Atriz
Melissa Leo (
Rio Congelado)

Melhor Ator
Mickey Rourke (
O Lutador)

Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz
(Vicky Cristina Barcelona)

Melhor Ator Coadjuvante
James Franco
(Milk)

Melhor Fotografia
O Lutador

Melhor Documentário
Man on Wire

Melhor Filme Estrangeiro
Entre os Muros da Escola

Prêmio "Pessoa Para Ficar de Olho"
Lynn Shelton (My Effortless Brilliance)

Prêmio "Truer Than Fiction"
Margaret Brown (The Order of Myths)

Prêmio dos Produtores
Heather Rae (
Rio Congelado e Ibid)

Prêmio Robert Altman
Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman


fonte: uol cinema

Revista 'Time' elege Kate Winslet como melhor atriz


A atriz Kate Winslet é capa da revista Time desta semana, com o título "Melhor Atriz". A entrega do Oscar será neste domingo, mas a publicação já antecipa sua aposta.

Kate Winslet concorre ao Oscar de melhor atriz por sua performance em O Leitor e, neste ano, já soma 2 Globos de Ouro, um prêmio do Screen Actors Guild (SAG) e outro no British Academy Award (BAFTA). É a sexta vez que ela é indicada ao Oscar, mas ainda não venceu nenhum.

A revista Time diz que a considera a melhor atriz de sua geração, mencionando seus dois papéis de destaque em 2009: Hanna Schmitz, a guarda de um campo de concentração alemão em O Leitor e April Wheeler, uma dona de casa angustiada dos anos 50 em Foi Apenas um Sonho.

fonte: terra cinema

Abertas as inscrições para as oficinas no Cine PE


A organização do 13° Cine PE - Festival Audiovisual do Recife abriu as inscrições para suas oficinas. Preparação de Elenco, ministrada por Sérgio Penna (Chega de Saudade), terá como foco o naturalismo do ator em cena, destacando-se a respiração e o movimento como princípios ativos para revelar estados de emoção, memória corporal, imersão na dramaturgia, o ator-autor e suas contribuições para a mise en scène, disponibilidade, concentração e verticalidade. A oficina ocorre em cinco dias. Cenografia e Direção de Arte é conduzida por Carlos Arthur Liuzzi; Pablo Baião (Linha de Passe) conduzirá a oficina de Assistente de Câmera.

As aulas serão realizadas entre os dias 27 de abril a 1° de maio, das 14h às 18h, na Fundação Joaquim Nabuco. São 30 vagas para cada oficina e o investimento é de R$ 100. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas no site oficial do festival.

O festival, que este ano acontece entre 28 de abril e 4 de maio, terá como maior atração a presença do diretor grego Constantin Costa-Gavras, três vezes vencedor em Cannes, que vai apresentar seu novo longa, Eden is West, drama centrado na vida dos imigrantes ilegais que vivem nos EUA.


fonte: cineclik