domingo, 28 de março de 2010

Doente, ator Dennis Hopper ganha estrela na Calçada da Fama


Frágil, mas sorridente, o ator Dennis Hopper ganhou nesta sexta-feira uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, contrariando os relatos de que estaria no leito de morte.

Hopper, de 73 anos, astro de "Easy Rider", tem câncer de próstata em estágio avançado, e documentos judiciais revelados nesta semana disseram que ele chegou a pesar menos de 45 quilos e estaria fraco demais para continuar a quimioterapia.

Durante a cerimônia, ele tinha ataduras na cabeça e na mão direita, que atribuiu a uma queda que sofreu ao ser chamado por um paparazzo.

"Achei que tinha reconhecido a voz, então continuei andando e me virei, mas não vi a pequena saliência na rua e tomei um tombo terrível, porque não tenho musculatura", disse o ator a jornalistas. "Então caí direto de cara, e estava com os óculos na mão. Fiquei bem ferrado."

Hopper, que começou sua carreira em "Rebelde Sem Causa" (1955), ao lado de James Dean, fez mais de 150 filmes, inclusive "Easy Rider - Sem Destino" (1969), espécie de símbolo da contracultura, junto a Peter Fonda.

Atualmente, o ator vive um processo de divórcio com a quinta esposa. Documentos judiciais ligados ao caso dizem que ele não tem mais condições de fazer quimioterapia, mas Hopper conseguiu autorização dos médicos para ir à cerimônia na Calçada da Fama, onde mais de 2.400 astros estão homenageados num trecho de 3.800 metros entre a Hollywood Boulevard e a rua Vine.

Hopper esteve acompanhado de Viggo Mortensen, com quem contracenou em dois filmes na década de 1990.

O ator recebeu em setembro o diagnóstico de câncer, e em janeiro começou o processo de divórcio contra Victoria Duffy, com quem passou 14 anos casado. Os dois disputam a guarda da filha Galen, de 7 anos. No mês passado, a Justiça determinou que Duffy deixe a casa dele em Venice Beach, no sul da Califórnia.

fonte: Reuters

Márcio Garcia e produtora lançam concurso para filme


O ator Márcio Garcia começa a dirigir neste mês de abril seu primeiro longa-metragem, protagonizado por Rodrigo Lombardi. E a produtora do filme criou o Projeto Hollywood para criar o primeiro elo entre o público a produção. Trata-se de um concurso que vai selecionar 15 participantes para acompanhar, nos dias 2, 3 e 4 de abril as filmagens de Bed & Breakfast, nome da história.

Para concorrer, os candidatos deverão ser maiores de 18 anos, moradores da cidade do Rio de Janeiro ou de Niterói. Além de uma foto, o participante deve enviar uma frase com as palavras Leader (a distribuidora do filme), Márcio Garcia e Hollywood, ou um vídeo com as mesmas palavras.

Os interessados poderão se inscrever pelo hotsite www.projetohollywood.com.br até a próxima terça-feira (30).

Garcia, que já dirigiu o curta-metragem policial Predileção (também com Rodrigo Lombardi), tem em sua filmografia como ator títulos como A Terra Encantada de Gaya (2005), Xuxa Abracadabra (2003), Zoando na TV (1998) e O Guarani (1995).

fonte: terra cinema

Travesti e lésbica representam Brasil em festival de cinema em Nova York


O longa-metragem brasileiro "Elvis e Madona", de Marcelo Laffitte, foi selecionado para participar do Tribeca Film 2010, festival anual de cinema independente realizado em Nova York e criado pelo ator Robert De Niro.

O filme, exibido apenas no circuito de festivais no Brasil no ano passado, terá sessões nos dias 22, 24, 27 e 30 de abril no evento.

Com toques de comédia, o longa conta a história de um travesti chamado Madona, que trabalha como cabeleireira para conseguir realizar seu sonho de produzir um espetáculo musical com drag queens. Já Elvis, é uma lésbica que ganha a vida como entregadora de pizza mas que, na verdade, queria ser fotógrafa. Os personagens são interpretados por Igor Cotrim e Simone Spoladore, respectivamente.

Elvis e Madona - com um "n" mesmo - vivem em Copacabana, onde se passa a maioria das cenas. O bairro carioca serviu também de inspiração para a música-tema "I love you, Copacabana", composta por Laffitte e Gabriel Moura e gravada por Elza Soares especialmente para o filme.

O festival de Tribeca será aberto em 21 de abril, com a première mundial de "Shrek para sempre", quarto filme da franquia animada da Dreamworks. O evento, que tem sessões espalhadas por toda a cidade de Nova York, se estende até o dia 2 de maio.

fonte: g1 cinema

Cine - PE lança programação completa dia 6


A 14ª edição do Cine - PE, Festival do Audiovisual, lançará a programação completa do Festival na quarta feira, dia 6 de abril. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, e contará com a presença de Alfredo e Sandra Bertini, os diretores do festival.

O Cine PE chega a sua 14ª edição e já se apresenta como um dos principais festivais da agenda brasileira. Esse ano, ele acontecerá entre os dias 26 de abril e 2 de maio, em Recife, e, além da programação de filmes, terá seminários e workshops sobre produção de cinema.

fonte: revista de cinema online

Próximo Oscar acontecerá em 27 de fevereiro de 2011


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (25) que a próxima cerimônia de entrega dos prêmios Oscar será realizada em Los Angeles no dia 27 de fevereiro de 2011.

A 83ª edição da premiação terá novamente o teatro Kodak como palco e será televisionada para os Estados Unidos pela rede "ABC".

Os nomes dos candidatos às estatuetas serão divulgados em 25 de janeiro de 2011. O tradicional almoço dos indicados foi marcado para o dia 7 de fevereiro.

A edição 2010 do Oscar teve como principais premiados o filme "Guerra ao terror", e os atores Sandra Bullock e Jeff Brigdes.

fonte: g1 cinema

Documentário brasileiro é premiado em festival francês


O documentário brasileiro "Quebradeiras", sobre as mulheres que quebram coco na Amazônia brasileira, foi premiado no Encontros de Cinemas da América Latina, em Toulouse, celebrado na cidade do sul da França até o próximo domigo (28).

O filme, dirigido pelo jovem cineasta Evaldo Mocarzel, competiu com outros dois documentários brasileiros: "Um lugar ao sol", de Gabriel Mascaro, sobre as elites sociais que vivem nos grandes prédios com vista para o mar no Rio de Janeiro; e "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, filme que presta homenagem ao irreverente grupo teatral dos anos 1970.

Também concorreram na categoria documentários "Flores en el desierto", filme sobre a cultura 'huichol', do mexicano José Alvarez, e "Pecados de mi padre", de Nicolás Entel, que conta a história pessoal do filho do traficante de drogas Pablo Escobar.

"Vienen por el oro, vienen por todo", uma co-produção chileno-argentina de Chiristián Harbaruk e Pablo d'Alo Alba, também disputou o prêmio de melhor documentário do Festival de Toulouse.

Os Encontros do Cinema Latino-americano, abertos no fim de semana passado, com "Estômago", do brasileiro Marcos Jorge, se encerrarão no sábado com o filme argentino "El secreto de sus ojos", dirigido por Juan José Campanella e protagonizado por Ricardo Darín e Soledad Villamil, que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro.

fonte: g1 cinema

'Robin Hood' abrirá o Festival de Cannes


O 63º Festival de Cannes terá como filme de abertura, em 12 de maio, a aventura "Robin Hood", protagonizada por Russell Crowe e Cate Blanchett e dirigida pelo britânico Ridley Scott. O longa será exibido fora de competição, anunciou a organização do evento.

O filme, que também tem participações de William Hurt, Max Von Sydow, Vanessa Redgrave e Lea Seydoux, chegará aos cinemas da França no mesmo dia da exibição em Cannes e em 14 de maio no mundo inteiro.

Produzido pelo estúdio americano Universal, "Robin Hood" tem roteiro de Brian Helgeland - que adaptou para o cinema as obras "Los Angeles cidade proibida" e "Sobre meninos e lobos" - e relata o nascimento da lenda de Robin Hood.

"Nesta nova versão da lenda, Ridley Scott escolheu Russell Crowe para um papel que já foi protagonizado por Errol Flynn, Sean Connery e Kevin Costner", lembra a organização do festival em um comunicado.

Aos 72 anos esta será a terceira participação de Ridley Scott em Cannes, que foi premiado no festival em 1977 com "Os duelistas", com Harvey Keitel, e exibiu fora de competição em 1991 o road movie feminista "Thelma & Louise", com Susan Sarandon e Geena Davis.

Em 2001, o épico "Gladiador", de Scott, deu o Oscar de melhor a Russell, com que o diretor também filmou "Um ano bom", "O gangster" e "Rede de mentiras".

No dia 15 de abril Thierry Frémaux, diretor geral do Festival de Cannes, divulgará a lista de 20 filmes que disputarão a Palma de Ouro na edição deste ano, que será celebrada de 12 a 23 de maio.

O júri será presidido pelo cineasta americano Tim Burton, responsável por obras como "Edward mãos-de-tesoura", "Ed Wood" e cujo filme mais recente, "Alice no País das Maravilhas", em 3D, é um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos.

Em 2009 o filme de abertura foi a animação "Up - altas aventuras", de Peter Docter e Bob Peterson. A Palma de Ouro foi conquistada pelo austríaco Michael Haneke por "A fita branca".

fonte: g1 cinema, AFP