quinta-feira, 2 de abril de 2009

8ª Mostra do Filme Livre homenageará Sérgio Ricardo e Canibal Filmes


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ficará mais diverso a partir de terça-feira. Entre os dias 7 e 26 de abril, o espaço carioca sediará a oitava edição da Mostra do Filme Livre. Em torno de 300 obras serão exibidas, tanto para as sessões competitivas quanto às especiais, como homenagem e infantil. Conhecida como pioneira na exibição e aceitação de filmes que independem do formato ou do ano de produção, a MFL 2009 pretende divulgar a produção audiovisual independente brasileira. Além disso, o evento contará com duas homenagens e uma retrospectiva, ao lado de oficinas e debates.

O escritor, artista plástico, compositor e cineasta Sérgio Ricardo é um dos homenageados nesta edição. Pouco lembrada, sua obra cinematográfica será exibida na íntegra. Nesta seleção, estão raridades como "A noite do espantalho", que conta com atuações de Alceu Valença e Geraldo Azevedo. O trabalho mais conhecido de Sérgio Ricardo também estará presente: "Deus e o diabo na terra do sol", em que colaborou com a trilha sonora.

O outro homenageado será Petter Baiestorf, criador da produtora Canibal Filmes. O catarinense, popular por seus vídeos escrachados de horror, terá uma retrospectiva para seus trabalhos, além de participar de debates e do júri da MFL 2009.

Além da obra de artistas específicos, haverá sessões para uma nova geração de cineastas e artistas. A sessão, chamada "Novos Mineiros", exibirá os trabalhos de representantes recentes do audiovisual em Minas Gerais. Também serão promovidos debates com os artistas Gabriel Sanna, Igor Amin, Joacélio Batista e Vinícius Cabral, que fazem parte da retrospectiva.

A Mostrinha Livre, dedicada ao público infantil, terá sessões aos sábados e domingos, a partir do 12h00m. Outras mostras ocorrerão paralelas aos eventos principais. São estas: "Sexuada", "Pílulas", "Mundo Livre" e "Curta o curta". A Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (Ascine-RJ) também mostrará filmes da MFL 2009. Obras selecionadas poderão ser vistas em cineclubes pelo Rio de Janeiro, além do CCBB.

Já concorrendo aos prêmios do júri, estão 229 filmes. A premiação é dividida em três categorias. "Filme Livre" é direcionado para as produções sem apoio de recursos públicos, independentemente do ano em que tenham sido realizados. "Oficinando" é para filmes provindos de escolas e cursos de cinema, além de oficinas audiovisuais. "Caríssima liberdade", por sua vez, reconhece as obras que contaram com financiamento público. Dependendo da categoria, a vitória pode trazer desde dinheiro a uma assinatura da revista Plano B.

O evento é gratuito, mediante a distribuição de senhas com meia hora de antecedência.

Mais informações no site
http://www.mostradofilmelivre.com/

Serviço:
8° MOSTRA DO FILME LIVRE 2009
7 a 26 de abril
Sessões diárias 15h às 20h na sala de cinema e vídeo
Sessões infantis aos sábado e domingos de 12h as 13h30
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Informações pelo telefone (21) 3808-2020

fonte: almanaque virtual

Concurso internacional de documentários é lançado


O Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentário do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – DOCTV CPLP abre inscrições a partir desta segunda-feira (06/4).

O prêmio será de 50 mil euros para os vencedores. O concurso foi lançado hoje (2/4), em coletiva de imprensa realizada na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, dentro da programação do 14º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. O evento contou com as participações de Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura); Paola Ribeiro, diretor geral da TVE Bahia; Reinaldo Volpato, gerente regional SP - TV Brasil; e Marco Antônio Coelho, gerente executivo da ABEPEC O DOCTV CPLP reúne os oito países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Timor-Leste, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil) e Macau (RAEM - Região Administrativa Especial de Macau, China).

Simultaneamente, cada país participante co-produzirá um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão irão promover a teledifusão da série de documentários nacionais. Para participar do concurso, o autor do projeto deve possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal (http://www.ica-ip.pt), até o dia 21 de maio.

O tema do concurso é livre. Mas, a criatividade na escolha do objeto, definição de estratégias de abordagem adequadas ao tema e viabilidade de realização dentro do orçamento e prazo previstos (180 dias) estão entre os critérios de avaliação. O Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentários do I Programa DOCTV CPLP está dividido em duas fases (candidatura e seleção) e envolve uma defesa oral por parte dos três finalistas indicados pela comissão julgadora de cada país. A divulgação dos projetos vencedores está prevista para 06 de julho de 2009.

O DOCTV CPLP dará ao projeto vencedor por país um contrato de co-produção no valor de 50 mil euros. Além da participação do autor vencedor e seu produtor executivo nas Oficinas para Desenvolvimento de Projetos e Desenho Criativo de Produção, que reunirão os vencedores de todos os países com expoentes da realização e pensamento sobre o documentário. As oficinas serão realizadas em agosto de 2009, na cidade de Maputo, Moçambique. Os documentários da Série DOCTV CPLP irão ao ar nas emissoras públicas dos nove países que integram a Rede DOCTV CPLP a partir do segundo semestre de 2010.

Mais informações podem ser obtidas no site do ICA (http://www.ica-ip.pt), pelo email doctv.cplp@ica-ip.pt ou pelos telefones 71 3116 7348, 71 3116 7479, 71 9624 0306 ou 71 9624 0277.


fonte: revista de cinema online

Bastardos Inglórios estreia em Cannes


Quentin Tarantino tornou-se um dos mais influentes diretores dos anos 90 graças, principalmente, ao Festival de Cannes. A ovação recebida no lançamento de Pulp Fiction fez do cineasta um dos grandes nomes recentes do cinema, e a recepção dos franceses aos seus filmes seguintes também ótima.

Por isso, nada mais óbvio do que Tarantino estrear Bastardos Inglórios, seu novo trabalho, em Cannes. Como havia prometido, o diretor acelerou a pós-produção de sua história passada na Segunda Guerra para uma estreia a tempo, em maio.

Bastardos Inglórios vai entrar na disputa oficial do Festival. O filme tem estreia em circuito prevista para agosto, nos Estados Unidos..

fonte: cineplayers

Globo de Ouro anuncia data da premiação


A Associação da Imprensa Estrangeira anunciou as datas previstas para os 67º Globo de Ouro. A premiação deve ocorrer no dia 17 de janeiro de 2010, e irá ao ar pelo canal de TV americano NBC.

O prazo para inscrever os filmes é até o dia 6 de novembro, e para os prêmios de tv, é até o dia 30 de outubro. Ainda em novembro, serão anunciados o prêmio Cecil B. DeMille e quem será a Miss Golden Globe.

O Globo de Ouro é considerado uma prévia do Oscar, e dá prêmios divididos entre drama e comédia, para cinema e tv.

fonte: cineplayers