sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Confira os destaques do 1ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP



Evento abre para o público nesta sexta (17) e segue até dia 30. Seleção inclui filmes premiados em Cannes e estréias nacionais.

Tulpan (2008) - foto
(Alemanha, Suíça, Cazaquistão, Rússia, Polônia - 100 min. - Sergey Dvortsevoy)

Depois de prestar serviço militar na Marinha, o jovem Asa volta às estepes do Cazaquistão onde sua irmã e o marido pastor vivem como nômades. Entusiasmado, Asa quer começar vida nova e tornar-se ele também um pastor. Mas, para isso, precisa primeiro se casar. E a única candidata possível é Tulpan, filha de outra família de pastores. Mas ela não gosta do rapaz porque acha suas orelhas grandes demais. Mesmo desapontado, Asa não desiste e continua sonhando com uma vida que talvez não seja possível naquele lugar.


O Silêncio de Lorna (2008)
(Bélgica, Reino Unido, França, Itália, Alemanha - 105 min. - Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne)

Para que possa abrir o seu próprio negócio, Lorna, uma jovem albanesa que vive na Bélgica, aceita participar de um plano diabólico inventado por Fabio, que orquestrou um matrimônio entre ela e Claudy. O casamento permite que ela obtenha a cidadania belga e logo possa se separar e casar com um mafioso russo. Contudo, para que este isso seja possível, Fabio planejou matar Claudy. Será que Lorna ficará em silêncio?


Gomorra (2008)
(Itália - 135 min. - Matteo Garrone)

Poder, dinheiro e sangue: são estes os valores que os moradores da Província de Nápoles e Caserta têm de enfrentar diariamente. Eles quase nunca têm uma escolha e são praticamente obrigados a obedecer às regras do "sistema", a Camorra. Apenas um sortudo pode pensar em levar uma vida normal. Cinco histórias são tecidas em conjunto neste cenário violento, fixado em um mundo cruel e aparentemente imaginário, mas que está profundamente enraizado na realidade.


O Casamento de Rachel (2008)
(EUA - 113 min. - Jonathan Demme)

Depois de um longo período numa clínica de reabilitação, Kym retorna a Connecticut, a sua idílica cidade natal, para o casamento de Rachel, sua irmã mais velha. A chegada de Kym reabre uma antiga ferida, abalando a harmonia da família Buchaman. Questões de confiança e de reconciliação são levantadas, provocando a discórdia entre pais e filhos, bem como entre irmãos e amigos da família, mesmo com os esforços para uma trégua durante a cerimônia de casamento. Enquanto Kym é ofendida pelo que parece ser uma habilidade de sua irmã, de viver uma vida perfeita, o restante da família e amigos se ressente pela propensão de Kym à teatralidade e aos comentários jocosos e de humor negro. O filme celebra o poder de recuperação e perdão da família.


Queime Depois de Ler (2008)
(EUA, Inglaterra, França - 96 min. - Joel Coen, Ethan Coen)

Ao chegar para uma reunião ultra-secreta na CIA, em Arlington, Virgínia, o analista Osborne Cox recebe uma má notícia: foi demitido. De volta à sua casa em Georgetown, ele resolve se dedicar a um livro de memórias e à bebida, não necessariamente nesta ordem. Sua esposa, Katie, fica consternada, mas não muito – afinal, ela tem um caso com Harry Pfarrer, um investigador federal casado, e planeja deixar Cox. No subúrbio de Washington, D.C., Linda Litzke, funcionária de uma academia, mal consegue trabalhar pensando em fazer uma cirurgia plástica e nem percebe que Ted Treffon, gerente do lugar, está louco por ela. Quando um CD contendo informações para o livro de Cox acidentalmente cai nas mãos de Linda e seu colega Chad Feldheimer, a dupla decide tirar proveito. Mas as coisas ficam fora de controle e levam a uma série de encontros sombriamente engraçados.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Diretor Wong Kar-Wai vira tema de curso no Rio de Janeiro


Para quem gosta de cinema e quer aprender um pouco mais sobre Wong Kar-Wai, o almanaquista Leonardo Ferreira vai apresentar um curso sobre o cineasta na próxima semana. Serão quatro encontros, nos quais os participantes vão ser apresentados à obra do diretor chinês.

Abaixo, a programação e as informações sobre o curso sobre Wong Kar-Wai:

Programa

1 - Introdução com histórico de sua carreira: a sua infância e formação como artista; os primeiros filmes até o êxito internacional. O nascimento de um autor: análise de Dias Selvagens, seu segundo filme, que assenta as bases de sua autoria, com exibição de trechos, imagens e leitura de textos críticos.

2 - Reflexão sobre seus temas principais: o amor e o acaso na linguagem poética do diretor. A referência essencial em sua obra: Michelangelo Antonioni. A questão espaço-tempo e a memória em contraponto a Alain Resnais. Proposta de trabalho aos alunos que devem entregar para a terceira aula um texto crítico sobre um filme de Kar-wai.

3 - A importância da trilha sonora em seu cinema. As cores de Wong Kar-wai e sua parceria com o diretor de fotografia Christopher Doyle. Estudo detalhado, a partir da exibição de trechos de seus filmes, sobre sua mise-en-scène: os efeitos de montagem, os movimentos elaborados de câmera, o perfeccionismo no set de filmagem, entre outros.

4 - Avaliação e discussão dos textos críticos produzidos. Kar-wai chega à América: análise de Um Beijo Roubado em comparação a sua filmografia pregressa. O legado de Kar-wai para o cinema contemporâneo: filmes e cineastas influenciados.

Informações:

Leonardo Luiz Ferreira é jornalista e crítico de cinema. Membro da Associação de Críticos do Rio de Janeiro (ACCRJ), já trabalha há 9 anos no campo da crítica com passagens por diversos veículos, entre eles JB online. Atualmente, escreve no portal Almanaque Virtual e na Revista Paisà. Além disso, tem em seu histórico participações em júris (Cinesul e Festival do Rio) e em debates na TV Brasil (antiga TVE), CCBB, Caixa Cultural, entre outros.

Curso: 27 e 29 OUT, 03 e 05 NOV

Segundas e quartas, 16h30 às 18h45

Valor: 2 parcelas de R$ 175. 1 na inscrição e 1 para 30 dias. 15% de desconto para inscrições feitas até 1 semana antes do início do curso.

Link para Inscrições: Espaço Telezoom

Endereço: Rua Dias Ferreira, 78 / 301 - Leblon 22431-050 - Rio de Janeiro - RJ.

Tel/fax: (55-21) 3435-1617 (55-21) 3435-1588

fonte: almanaque virtual

Começa a 2ª edição do Festival Outudo Trash


A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, será o alvo novamente de zumbis, vampiros e criaturas bizarras, sedentos não por cérebros, sangue ou qualquer outra coisa que não a intenção de propagar a cultura trash. O 2º Festival Outudo Trash acontece no local de 16 a 31 de outubro e está repleto de atrações para agradar a multidão de admiradores do gênero.

A abertura aconteceu ontem, 16 de outubro, às 19h, contando com duas exposições artísticas que homenagearão o histórico do movimento trash no cinema e o mítico personagem de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Ainda no dia 16 ocorrerá uma intervenção teatral e literária com Iara Lima, atriz e contadora de histórias, que apresentará algumas lendas urbanas da região, e a participação da banda de rock carioca Zumbi do Mato, apresentando um repertório todo especial retirado de seu cd Adorei a Mesinha. Como atração o dia ainda será marcado pela participação de sósias de personagens clássicos do terror que estarão interagindo com o público. Às 22h, na Taberna Dom Tutti, ocorrerá uma edição especial da Noite do Vinil, que terá como tema trilhas de cinema.

Nos dias 17 e 18 acontecerá a mostra Ed Wood, com a exibição de Plano 9 do Espaço Sideral do diretor e Ed Wood, de Tim Burton. Em 23, 24 e 25 George Romero é representado no festival através de seus cultuados A Noite dos Mortos Vivos, Dia dos Mortos e Despertar dos Mortos. No dia 31 será exibido Fome Animal, filme pouco conhecido de Peter Jackson. Ainda no dia 18, às 20h, será apresentada a peça teatral Nenhuma Semelhança é Mera Coincidência e, no dia 25, Síndrome de Baby Jane. Já nos dias 18, 19 e 25, sempre às 14h, ocorrerá a mostra A Família Addams, apresentando a série original de TV baseada na criação de Charles Addams.

Ainda em apresentações musicais o Outudo Trash coloca no dia 23, às 20h, um duo de piano e violino com as instrumentistas Cláudia Marques e Adriana Vinand, apresentando temas de filmes de terror, enquanto é exibido o filme O Fantasma da Ópera. No dia 31, também às 20h, ocorre show de rock com a banda OAB – Anesthesia of Beer. Já para os interessados na produção cinematográfica trash, nos dias 25 e 26 o produtor carioca Paulo Ballado comandará uma oficina para produções de filme trash, apresentando truques para se fazer filmes com baixo orçamento. O produtor pretende dar ênfase na maquiagem para o efeito fantástico assim como ensinamentos sobre roteiro, filmagem e edição. O workshop resultará em um curta-metragem que será exibido posteriormente.

Maiores informações para a segunda edição do Festival Outudo Trash:
Promotora: SESC - (21) 2725-1210
Curador: Wellington Cordeiro - (21) 9969-7840
Local: SESC Campos e Taberna Dom Tutti
Período: 16 a 31 de outubro
Programação completa: www.outudotrash2008.blogspot.com

fonte: cineplayers

Cursos GRATUITOS em São Paulo


Essa notícia é boa para quem curte, acompanha o mundo do cinema e mora em São Paulo. Começa no mês que vem uma série de mini-cursos gratuitos realizados pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

As vagas são limitadas e você já pode, inclusive, realizar sua inscrição gratuitamente pelo telefone: 0800 709 8707.

O primeiro deles será uma conferência com Rodrigo Salem, editor-chefe da revista Set. Salem pretende abordar as diferenças existentes entre críticos de cinema e o jornalista de cinema.

O evento acontecerá no dia 1º de Novembro, de 10h às 12h, no auditório da faculdade que fica na rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana, São Paulo. Para maiores informações, visite o SITE OFICIAL do evento.

fonte: adoro cinema