sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Confira os destaques do 1ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP



Evento abre para o público nesta sexta (17) e segue até dia 30. Seleção inclui filmes premiados em Cannes e estréias nacionais.

Tulpan (2008) - foto
(Alemanha, Suíça, Cazaquistão, Rússia, Polônia - 100 min. - Sergey Dvortsevoy)

Depois de prestar serviço militar na Marinha, o jovem Asa volta às estepes do Cazaquistão onde sua irmã e o marido pastor vivem como nômades. Entusiasmado, Asa quer começar vida nova e tornar-se ele também um pastor. Mas, para isso, precisa primeiro se casar. E a única candidata possível é Tulpan, filha de outra família de pastores. Mas ela não gosta do rapaz porque acha suas orelhas grandes demais. Mesmo desapontado, Asa não desiste e continua sonhando com uma vida que talvez não seja possível naquele lugar.


O Silêncio de Lorna (2008)
(Bélgica, Reino Unido, França, Itália, Alemanha - 105 min. - Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne)

Para que possa abrir o seu próprio negócio, Lorna, uma jovem albanesa que vive na Bélgica, aceita participar de um plano diabólico inventado por Fabio, que orquestrou um matrimônio entre ela e Claudy. O casamento permite que ela obtenha a cidadania belga e logo possa se separar e casar com um mafioso russo. Contudo, para que este isso seja possível, Fabio planejou matar Claudy. Será que Lorna ficará em silêncio?


Gomorra (2008)
(Itália - 135 min. - Matteo Garrone)

Poder, dinheiro e sangue: são estes os valores que os moradores da Província de Nápoles e Caserta têm de enfrentar diariamente. Eles quase nunca têm uma escolha e são praticamente obrigados a obedecer às regras do "sistema", a Camorra. Apenas um sortudo pode pensar em levar uma vida normal. Cinco histórias são tecidas em conjunto neste cenário violento, fixado em um mundo cruel e aparentemente imaginário, mas que está profundamente enraizado na realidade.


O Casamento de Rachel (2008)
(EUA - 113 min. - Jonathan Demme)

Depois de um longo período numa clínica de reabilitação, Kym retorna a Connecticut, a sua idílica cidade natal, para o casamento de Rachel, sua irmã mais velha. A chegada de Kym reabre uma antiga ferida, abalando a harmonia da família Buchaman. Questões de confiança e de reconciliação são levantadas, provocando a discórdia entre pais e filhos, bem como entre irmãos e amigos da família, mesmo com os esforços para uma trégua durante a cerimônia de casamento. Enquanto Kym é ofendida pelo que parece ser uma habilidade de sua irmã, de viver uma vida perfeita, o restante da família e amigos se ressente pela propensão de Kym à teatralidade e aos comentários jocosos e de humor negro. O filme celebra o poder de recuperação e perdão da família.


Queime Depois de Ler (2008)
(EUA, Inglaterra, França - 96 min. - Joel Coen, Ethan Coen)

Ao chegar para uma reunião ultra-secreta na CIA, em Arlington, Virgínia, o analista Osborne Cox recebe uma má notícia: foi demitido. De volta à sua casa em Georgetown, ele resolve se dedicar a um livro de memórias e à bebida, não necessariamente nesta ordem. Sua esposa, Katie, fica consternada, mas não muito – afinal, ela tem um caso com Harry Pfarrer, um investigador federal casado, e planeja deixar Cox. No subúrbio de Washington, D.C., Linda Litzke, funcionária de uma academia, mal consegue trabalhar pensando em fazer uma cirurgia plástica e nem percebe que Ted Treffon, gerente do lugar, está louco por ela. Quando um CD contendo informações para o livro de Cox acidentalmente cai nas mãos de Linda e seu colega Chad Feldheimer, a dupla decide tirar proveito. Mas as coisas ficam fora de controle e levam a uma série de encontros sombriamente engraçados.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Nenhum comentário: