domingo, 19 de outubro de 2008

Confira os destaques do 3ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP



Choke
(2008)
(EUA - 90 min. - Clark Gregg)

Uma colorida comédia de humor negro sobre a relação entre mães e filhos, compulsão sexual e o sórdido lado oculto dos parques temáticos de Colonial. Victor Mancini, um ninfomaníaco desistente do curso de Medicina, mantém sua mãe Ida, que está cada vez mais perturbada, em um caro hospital, para poder trabalhar como ator. Ele está representando um papel histórico em um parque temático de Colonial Williamsburg. À noite, Victor freqüenta finos restaurantes e finge estar engasgado, na esperança de ser salvo por um abastado cliente. Quando sua mãe, num estranho momento de lucidez, revela que guardou a surpreendente verdade sobre a identidade de seu pai, Victor conta com a ajuda de seu melhor amigo Denny e da bela médica Dra. Paige Marshall para desvendar o mistério. Antes que a verdade sobre seu parentesco divino se perca para sempre.


Loki - Arnaldo Baptista (2008)
(Brasil - 120 min. - Paulo Henrique Fontenelle)

Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos principais nomes do rock brasileiro. Depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, entre outros.


Off All The Things (2008)
(EUA - 83 min. - Jody Lambert)

Dennis Lambert foi um dos produtores e compositores mais ecléticos e bem sucedidos dos anos 70 e 80, com hits como Ain’t No Woman Like The One I’ve Got, Rhinestone Cowboy, Don`t Pull Your Love, Baby Come Back, One Tin Soldier e Nightshift. Ele encabeçou listas em quase todos os gêneros de música – num dado momento, quatro de suas músicas estiveram ao mesmo tempo na lista das 100 mais da Billboard, um feito só alcançado pelos Beatles. Isso foi naquela época. Hoje, ele é um homem de família de 60 anos que trabalha como corretor de imóveis na Flórida. Mas acontece que seu álbum solo de 1972 é um grande sucesso... nas Filipinas. Há anos, um produtor de shows filipino implorava a Dennis que fizesse uma turnê por lá, e em 2007 (35 anos depois do lançamento daquele disco) ele finalmente concordou. Of All The Things é um documentário pop/rock/country/R&B hilariante e comovente que segue Dennis em sua turbulenta turnê onde ele redescobre sua paixão pela música ̶ uma aventura de duas semanas que o transporta do conforto de Boca Raton, passando pelas mais remotas ilhas das Filipinas, até um show lotado no famoso Coliseu Araneta em Manila para centenas de fãs que ele não sabia que tinha. Algumas vidas merecem bis.


Rinha (2008)
(Brasil - 80 min. - Marcelo Galvão)

Ex-estudantes de um colégio americano promovem uma festa clandestina em que drogas e bebidas são servidas em bandejas de prata. E se divertem apostando fortunas em lutadores pobres que se enfrentam dentro de uma piscina vazia para ganhar alguns míseros dólares. Baseado em fatos reais, o filme expõe o outro lado da típica pobreza do Brasil – o dos que têm poder. Para garantir o realismo das lutas, Rinha trouxe para o set lutadores profissionais.

Tony Manero (2008) - foto
(Chile, Brasil - 99 min. - Pablo Larraín)

Em meio ao contexto social da ditadura de Pinochet, Raúl Peralta, um homem na faixa dos 50 anos de idade, é obcecado pela idéia de personificar “Tony Manero”, o personagem de John Travolta no filme Os Embalos de Sábado à Noite. Raúl lidera um pequeno grupo de dançarinos, que regularmente se apresenta num bar da periferia. Todo sábado à noite, ele libera sua paixão pelas músicas do filme imitando seu ídolo. Seu sonho de ser reconhecido como um bem-sucedido astro do showbiz está prestes a se tornar realidade quando a emissora nacional de TV anuncia um concurso de imitadores de “Tony Manero”. Sua ansiedade em reproduzir o ídolo o leva a cometer uma série de crimes e furtos. Ao mesmo tempo, seus parceiros de dança, que estão envolvidos em atividades contra o regime, são perseguidos pela polícia secreta do governo. Tony Manero é uma história de perda de identidade e de obsessão na história recente do Chile.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Os candidatos ao próximo Oscar de melhor filme estrangeiro


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a relação completa dos candidatos ao próximo Oscar de melhor filme estrangeiro.

Confira a lista:

Afeganistão:
"Opium War", de Siddiq Barmak
África do Sul: "Jerusalema", de Ralph Ziman
Albania: "The Sorrow of Mrs. Schneider", de Piro Milkani e Eno Milkani
Alemanha: "The Baader Meinhof Complex", de Uli Edel
Argélia: "Masquerades", de Lyes Salem
Argentina: "Leonera", de Pablo Trapero
Áustria: "Revanche", de Gotz Spielmann
Azerbaijão: "Fortress", de Shamil Nacafzada
Bangladesh: "Aha!", de Enamul Karim Nirjhar
Bélgica: "Eldorado", de Bouli Lanners
Bósnia e Herzegovina: "Snow", de Aida Begic
Brasil: "Última Parada - 174", de Bruno Barreto
Bulgária: "Zift", de Javor Gardev
Canadá: "The Necessities of Life", de Benoit Pilon
Casaquistão: "Tulpan", de Sergey Dvortsevoy
Chile: "Tony Manero", de Pablo Larrain
China: "Dream Weavers", de Jun Gu
Cingapura: "My Magic", de Eric Khoo
Colômbia: "Dog Eat Dog", de Carlos Moreno
Coréia: "Crossing", de Tae-kyun Kim
Croácia: "No One's Son", de Arsen Anton Ostojic
Dinamarca: "Worlds Apart", de Niels Arden Oplev
Egito: "The Island", de Sherif Arafa
Eslováquia: "Blind Loves", de Juraj Lehotsky
Eslovênia: "Rooster's Breakfast", de Marko Nabersnik
Espanha: "The Blind Sunflowers", de Jose Luis Cuerda
Estônia: "I Was Here", de Rene Vilbre
Filipinas: "Ploning", de Dante Nico Garcia
Finlândia: "The Home of Dark Butterflies", de Dome Karukoski
França: "The Class", de Laurent Cantet
Geórgia: "Mediator", de Dito Tsintsadze
Grécia: "Correction", de Thanos Anastopoulos
Holanda: "Dunya & Desie", de Dana Nechushtan
Hong Kong: "Painted Skin", de Gordon Chan
Hungria: "Iska's Journey", de Csaba Bollok
Índia: "Taare Zameen Par", de Aamir Khan
Irã: "The Song of Sparrows", de Majid Majidi
Islândia: "White Night Wedding", de Baltasar Kormakur
Israel: "Waltz with Bashir", de Ari Folman
Itália: "Gomorra", de Matteo Garrone
Japão: "Departures", de Yojiro Takita
Jordânia: "Captain Abu Raed", de Amin Matalqa
Letônia: "Defenders of Riga", de Aigars Grauba
Líbano: "Sob as Bombas", de Philippe Aractingi
Lituânia: "Loss", de Maris Martinsons
Luxemburgo: "Nuits d'Arabie", de Paul Kieffer
Macedônia: "I'm from Titov Veles", de Teona Strugar Mitevska
México: "Tear This Heart Out", de Roberto Sneider
Marrocos: "Goodbye Mothers", de Mohamed Ismail
Noruega: "O'Horten", de Bent Hamer
Palestina: "Salt of This Sea", de Annemarie Jacir
Polônia: "Tricks", de Andrzej Jakimowski
Portugal: "Our Beloved Month of August", de Miguel Gomes
Quirquistão: "Heavens Blue", de Marie Jaoul de Poncheville
Reino Unido: "Hope Eternal", de Karl Francis
República Tcheca: "The Karamazovs", de Petr Zelenka
Romênia: "The Rest Is Silence", de Nae Caranfil
Rússia: "Sereia", de Anna Melikyan
Sérvia: "The Tour", de Goran Markovic
Suécia: "Everlasting Moments", de Jan Troell
Suíça: "The Friend", de Micha Lewinsky
Tailândia: "Love of Siam", de Chookiat Sakveerakul
Taiwan: "Cape No. 7", de Te-Sheng Wen
Turquia: "3 Monkeys", de Nuri Bilge Ceylan
Ucrânia: "Illusion of Fear", de Aleksandr Kiriyenko
Uruguai: "Kill Them All", de Esteban Schroeder
Venezuela: "The Color of Fame", de Alejandro Bellame Palacios

fonte: adoro cinema

Filme sobre Cacique Juruna leva prêmio em Trieste


O documentário Juruna, o Espírito da Floresta, de Armando Lacerda, levou o Prêmio União Latina na XXIII edição do Festival de Cinema Latino-americano de Trieste (norte da Itália).

Juruna, o Espírito da Floresta, conta a vida do único indígena a ocupar uma cadeira no parlamento brasileiro, o cacique xavante Mário Juruna, falecido em 2002.

O grande vencedor deste ano no festival italiano, que junto com o de Huelva, Toulouse e Biarritz constitui uma ponte entre cinematografia da Europa e da América Latina, foi El Círculo, dos uruguaios José Pedro Charlo e Aldo Garay.

Confira a lista dos vencedores do Festival de Trieste 2008:

Melhor filme - El Círculo Prêmio Especial do Júri e Melhor obra-prima - Alicia en el País Melhor direção e melhor roteiro - Lisandro Duque, por Los Actores del Conflicto Melhor interpretação - Mario Duarte, por Los Actores del Conflicto Prêmio do público - El Enemigo Prêmio Cervantes - Los Actores del Conflicto Prêmio União Latina - Juruna, o Espírito da Floresta

fonte: AFP

Mania verde do Festival de Tóquio muda até cor de carpete da estrelas


Refletir sobre a questão ambiental. Este foi o tema da edição de 2008 do Festival Internacional de Filmes de Tóquio, que começou neste sábado (18) e segue até o próximo dia 26 na capital japonesa.

O ser ecologicamente correto foi levado tão a sério que não bastava apenas usar energia não-poluente - a exibição de todos os filmes virá da força dos ventos -, mas também mudou o vermelho tradicional do carpete por onde passam as celebridades. O novo tapete é verde em todos os sentidos, da cor ao material, reciclado a partir de 18 mil garrafas plásticas.

O cenário da cerimônia aconteceu dentro da Roppongi Hills, um condomínio de luxo que fica num dos endereços mais valorizados da capital japonesa. Ali, de onde se vê a Torre de Tóquio, um dos cartões postais do Japão, passaram algumas (poucas) estrelas internacionais como Jon Voight, presidente do júri do Festival, e Julianne Moore, uma das protagonistas de "Ensaio sobre a Cegueira", filme que integra o Festival como convidado. O elenco do longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles apareceu em peso: junto com a atriz, novamente ruiva, estavam Yûsuke Isetani e Yoshino Kimura - que também é embaixadora do evento -, além do próprio Meirelles.

Mas as atenções voltaram mesmo para o elenco de "Red Cliff part 1", épico de John Woo que custou quase US$ 100 milhões, mas já bateu o recorde histórico de arrecadação na China, superando a marca de "Titanic". A série de longa-metragem baseada na mais popular história chinesa, "Romance of the Three Kingdoms", conta os detalhes de uma operação militar que mudaria a história do país para sempre. Estrelas de primeira grandeza na Ásia, Tony Leung (de "Desejo e Perigo") e Takeshi Kaneshiro ("O Clã das Adagas Voadoras") arrancaram gritos histéricos das normalmente contidas fãs japonesas. A equipe caminhou no carpete verde junto com o Primeiro-Ministro Tarô Asô e Toshihiro Nikai, Ministro da Economia, Indústria e Comércio do Japão.

Nos nove dias do evento, a organização prevê exibir 315 trabalhos, de vários países do mundo. Na categoria competição, concorrem 15 filmes, como o japonês "Echo of Silence", estréia de Atsuro Watabe como diretor e que conta uma história de perdas - uma mulher sem seu amor e um homem que não fala -, e o hispano-holandês "Sing for Darfur", documentário de John Kramer que critica os moradores das cidades alienados ao que acontece no mundo.

Os filmes convidados se destacam pela diversidade. Além de "Ensaio sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles e "Red Cliff part 1" de John Woo, serão exibidos a produção mais cara da Coréia do Sul, "D-War", que custou US$ 34,5 milhões, "A Outra", história de intriga das irmãs Bolena que mudaria a história da Inglaterra, e o documentário inglês "In the Shadow of the Moon", que traz entrevistas com astronautas que pisaram na lua e imagens inéditas da Agência Espacial dos EUA.

Naturalmente, o Festival conta também com diversos autores locais, como Mamoru Oshii, um dos mestres da animação japonesa - ele fez a adaptação de "O Fantasma do Futuro" -, que divide a claque com outros três diretores em "Kill", uma reunião de quatro histórias de ação com espadas. Por falar em desenho, no ano em que Osamu Tezuka faria 80 anos, o evento traz algumas das obras mais famosas do autor que é reconhecido como o "deus do quadrinho japonês" e um dos precursores do desenho animado no arquipélago, o chamado anime, que tanto se popularizou no mundo inteiro.

Por fim, como o tema de 2008 do Festival Internacional de Filmes de Tóquio é o verde, há uma categoria com filmes que falam sobre a natureza (ou sua destruição). É o caso do americano "Encounters at the End of the World", de Werner Herzog, que filma uma viagem à Antártica, o anglo-americano "The Meerkats", que mostra as peripécias que uma família de suricatas, e o documentário vencedor do Oscar "Uma Verdade Inconveniente".

Acesse o site oficial 21st TOKYO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

fonte: uol cinema

Começa amanhã a Mostra de Cinema de Itabira


Tem início nesta segunda a 3ª edição da Mostra de Cinema de Itabira - Pedra que Brilha.

O evento ocorrerá até o dia 25 e terá exibições gratuitas sempre em três horários: 8 hs e 14 hs no Espaço Cinemax, e 19:30 hs no Centro de Eventos Nossa Senhora das Dores.

A abertura será com o curta-metragem "Os Filmes Que Não Fiz", sendo que entre os longas serão exibidos "Pequenas Histórias", "Os Porralokinhas", "Chega de Saudade", "O Signo da Cidade", "Musicagen", "Jardim Ângela" e "Garoto Cósmico".

Maiores informações no site oficial do evento.

fonte: adoro cinema

Festival de Cinema de Porto Alegre anuncia filmes vencedores


O CineEsquemaNovo 2008 Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) anunciou os filmes premiados em sua quinta edição.

"O Fim da Picada" - foto, longa de 2008 dirigido por Christian Saghaard foi um dos grandes premiados da noite, levando os troféus de melhor longa tanto pelo júri de premiação (composto por Bernardo de Souza, Marcelo Lyra, Mariana Xavier, Milton do Prado e Pablo Lobato) quanto pelo júri da nova crítica, integrado pelos participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica.

"Espuma e Osso", de Ticiano Monteiro e Guto Parente, foi escolhido pelo júri de premiação o melhor curta-metragem.

O prêmio especial do júri foi entregue para "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader (SP), também eleito melhor longa-metragem da mostra competitiva pelo júri popular. Veja lista dos vencedores:


Júri de Premiação

Melhor Longa-Metragem

"O Fim da Picada", de Christian Saghaard (SP)

Melhor Curta ou Média-Metragem

"Espuma e Osso", de Ticiano Monteiro e Guto Parente (CE)

Prêmio Especial do Júri

"Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader (SP)

Experimentação: Montagem

Ricardo Miranda e Alexandre Gwaz, por "Anabazys", de Paloma Rocha e Joel Pizzini (RJ)

Melhor Experimentação: Composição

"Ko", de Dellani Lima (MG)

Melhor Experimentação: Composição

"Ocidente", de Leonardo Sette (PE)

Melhor Experimentação: Dispositivo

"Sábado à Noite", de Ivo Lopes Araújo (CE)


Júri Popular

Mostra de Curtas e Médias

"A Cozinha Maravilhosa", de Juliano Reina (RS)

Mostra de Longas-Metragens

"Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader (SP)

Troféu CineEsquemaNovo

Luiz Carlos V. Coelho, diretor do curta "Cançó d'Amor".


Prêmio da Nova Crítica

Mostra de Longas-Metragens

"O Fim da Picada", de Christian Saghaard (SP)

Mostra Sala de Aula

"Táxi para o Devaneio", de Eder Augusto, Ansgar Ahlers e Dirk Manthey (SP/ALE)


fonte: folha online