quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Heath Ledger e Wall-E são premiados pelos críticos online


A animação Wall-E foi eleita o Melhor Filme de 2008 pela Sociedade de Críticos de Cinema Online, dos Estados Unidos, divulgou a agência Wenn. O longa também ganhou outros dois prêmios: Melhor Animação e Melhor Roteiro Original.

Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain) venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em Batman - O Cavaleiro das Trevas. O ator também levou o Globo de Ouro deste ano na mesma categoria.

Ledger morreu em janeiro de 2008 por overdose acidental de medicamentos e o diretor Christopher Nolan (O Grande Truque) recebeu a estatueta. Nolan ainda recebeu o prêmio de Melhor Diretor pela continuação de Batman Begins (2005).

Mickey Rourke foi eleito Melhor Ator pela atuação em O Lutador e Marisa Tomei é a Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação no mesmo longa. Rourke foi confirmado no elenco de Os Mercenários, dirigido por Sylvester Stallone (Rambo IV).

Confira os vencedores do prêmio concedido pela Sociedade de Críticos de Cinema Online:

Melhor Filme: Wall-E
Melhor Diretor: Christopher Nolan, por Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Ator: Mickey Rourke, de O Lutador
Melhor Atriz: Michelle Williams, de Wendy and Lucy
Melhor Ator Coadjuvante: Heath Ledger, de Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Atriz Coadjuvante: Marisa Tomei, de O Lutador

fonte: cineclik

SAv lança programa de capacitação

Foi lançado nesta terça-feira, 20 de janeiro, em São Paulo, o PIC – Programa Internacional de Capacitação em Animação e Documentário, fruto de uma parceria entre o Brazilian TV Producers, programa de exportação de conteúdo para TV da ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão) com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a SAV/MinC.

Na coletiva de imprensa realizada às 10h, no Hotel Renaissance, estiveram presentes Silvio Sa-Rin, secretário do Audiovisual, Mauricio Borges, presidente da Apex Mário Diamante, diretor da Ancine, o consultor internacional Jacques Bensimon e representantes da ABPI-TV, do Ministério das Relações Exteriores e do PAC Mais Cultura.

À tarde foram realizadas mesas de debates com as emissoras de TV sobre suas linhas editoriais e necessidades na programação.


fonte: filme B

Roteiro brasileiro participa de oficina em Berlim


Responsável pelo setor de desenvolvimento de projetos e criação da Total Entertainment, Carol Castro foi selecionada para participar da “Script Station” do Talet Campus do Festival de Berlim, com o roteiro original Vozes.

Apenas 12 roteiros de todo o mundo são selecionados para participar da oficina, que se desenrola paralelamente ao festival. Carol Castro também assina o roteiro de High School Musical – O desafio, a versão brasileira da franquia da Disney, que será produzida pela Total e dirigida por César Rodrigues.

fonte: filme B

Petrobrás promove chat sobre editais


Terminam no dia 2 de fevereiro as inscrições para as áreas de festivais de cinema, festivais de música, difusão de longas-metragens em salas de cinema, e festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital do Programa Petrobras Cultural.

Na próxima quinta-feira, 22 de janeiro, o Programa vai oferecer um chat eletrônico com responsáveis de cada área em seu site: www.petrobras.com.br/ppc.

O chat com Romildo Nascimento, responsável pelo setor de seleção pública de audiovisual, será realizado das 15h às 16h. O encerramento das inscrições para as demais áreas do setor audiovisual será no dia 10 de março.


fonte: filme B

Festival leva curtas a 19 cidades


O 1º Festival do Júri Popular vai levar curtas-metragens brasileiros a 19 cidades do país, de 2 a 8 de fevereiro. Entre as cidades, estão capitais de grande porte como Rio, São Paulo e Belo Horizonte, mas também cidades menores, como Palmas e Lençóis.

A premiação será feita exclusivamente pelo público, que vai escolher os vencedores em várias categorias, dentre 42 curtas de todo o país.

Outros seis títulos passarão também fora de competição. Mais informações podem ser encontradas no site do festival (www.festivaldojuripopular.com.br).

fonte: filme B

Começa Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual


Começa Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

De 20 a 25 de janeiro acontece o 4º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Estão em competição 30 curtas (veja lista no final da matéria) que representam os estados de São Paulo (com 9 filmes), Pernambuco (5 filmes), Rio de Janeiro (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (2), Ceará (2), Espírito Santo (2), Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Amazonas (1 de cada), mais o Distrito Federal (com 2 filmes).

Além da competição, mais dois eventos acontecem paralelos ao Festival. O Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), que reúne 54 entidades do audiovisual e promoverá assembléia de mudanças de estatutos e eleição, e o IV Encontro Ibero Americano de Cineclubes (EIAC), que reúne 10 países. Para esta edição do evento estão confirmadas as presenças do Secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, o Secretário de Políticas Culturais, Marcos Souza, que participaram do Seminário "Cineclubismo: Memória, Educação, Identidade e Diversidade Cultural".

No dia 24 de janeiro, às 14h30, o Secretário do Audiovisual Silvio Da -Rin Fará o lançamento dos três primeiros editais da Secretaria do Audiovisual para 2009. Também serão apresentados os novos nomes que comporão a equipe da Secretaria do Audiovisual.

Serviço:

4o. FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

De 20 a 25 de janeiro de 2009, em Atibaia, São Paulo.

Locais: Cine Atibaia, Centro de Convenções Victor Brecheret, Difusão Cineclube e Centros Comunitários.

Site do Festival:

www.festivaldeatibaia.com.br

Lista dos filmes da Mostra Competitiva

"Engano" (RJ) - Direção: Cavi Borges.

"Rua das Tulipas" (DF) - Direção: Alê Camargo.

"Antônio Pode" (SP) - Direção: Ivan Morales.

"O Último dos Jangadeiros" (CE) - Direção: Raquel de Holanda, Camila Andrade e Marcelo Andrade.

"Os Filmes que Não Fiz" (MG) - Direção: Gilberto Scarpa.

"Amanda e Monick" (PB) - Direção: André da Costa Pinto.

"Suzi Brasil, A Rainha da Penha Circular" (RJ) - Direção: Renata Than.

"Dez Centavos" (BA) - Direção: Cesar Fernando de Oliveira.

"Fracasso" (ES) - Direção: Alberto Labuto Junior.

"Eu Que Nem Sei Francês" (ES) - Direção: Erly Vieira Jr.

"Pajerama" (SP) - Direção: Leonardo Cadaval.

"Dossiê Rê Bordosa" (SP) - Direção: César Cabral.

"Até o Sol Raiá" (PE) - Direção: Fernando Jorge e Leandro Amorim.

"A Parede" (SP) - Direção: Cesário R.P. Filho.

"A Vida é Curta" (PE) - Direção: Léo Falcão.

"Ecléticos Corações" (GO) - Direção: Simone Caetano.

"A Sala 21 – O Início" (GO) - Direção: Marco Antônio Araujo Ferreira.

"A História de Antemar Manuzo" (RS) - Direção: Fabricio Koltermann.

"Câmera Viajante" (CE) - Direção: Joe Pimentel.

"Superbarroco" (PE) - Direção: Renata Pinheiro.

"Areia" (SP) - Direção: Caetano Gotardo.

"Ocidente" (PE) - Direção: Leonardo Sette.

"Os Sapatos de Aristeu" (SP) - Direção: René Guerra.

"Monkey Joy" (SP) - Direção: Amir Admoni.

"O Solitário Anônimo" (DF) - Direção: Débora Diniz.

"Imparcial" (RS) - Direção: Thelmo Corrêa e Rogério Farandola.

"Criminosos" (AM) - Direção: Sérgio de Andrade.


fonte: revista de cinema online

Evento e Palestra sobre cineclubismo em São Paulo

Começa hoje (21), em Atibaia (SP), o IV Encontro Iberoamericano de Cineclubes, dentro da programação do IV FAIA - Festival Internacional do Audiovisual. O evento acontece até o próximo dia 25 e reúne representantes de dez países iberoamericanos como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Itália. Entre os temas que serão abordados, figuram: Cineclubismo Global, Campanha Pelos Direitos do Público e em especial, Cineclubismo e Educação, Memória, Identidade e Diversidade Cultural.

No dia 24, em paralelo, acontecerá em São Paulo, mais precisamente na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a palestra "Panorama Mundial do Cineclubismo e da Distribuição Alternativa de Conteúdos Audiovisuais", que será ministrada por Paolo Minuto, da Federação Italiana de Círculos de Cinema, presidente da Federação Internacional de Cineclubes, e Julio Lamaña, da Federação Catalã de Cineclubes e Coordenador da CineSud, distribuidora mundial de filmes independentes.

Se você tiver a oportunidade de comparecer, o evento está marcado para as 11h. A entrada é franca. O endereço é: Rua Cesário Motta Junior, 262 - 1º. Andar - sala Darcy Ribeiro - São Paulo.

fonte: adoro cinema