sábado, 22 de agosto de 2009

Filme brasileiro feito pelo celular ganha prêmio da CNN


Um filme de aproximadamente dois minutos feito pelo cineasta paulista João Paulo Miranda, da cidade de Rio Claro - SP, foi o grande vencedor do concurso Mobile Phone Movie Competition promovido pela rede de televisão americana CNN. Para assistir ao curta cliqueaqui.


João Paulo Miranda é presidente do Grupo Kino-Olho, voltado para o estudo e pesquisas de novas formas de linguagem e tecnologia cinematográficas. O curta intitulado "A Girl and a Gun" foi todo rodado em preto e branco, por um celular, e enfoca um dia de encontro de uma garota com seu amante. O local utilizado nas filmagens da produção foi o Centro Cultural de Rio Claro.


"Esse foi um dos primeiros trabalhos experimentais realizados pelo grupo. Começou mesmo como um exercício e, posteriormente, enviamos sem nenhuma pretensão para o concurso", relata Miranda.


O projeto participou do concurso feito pelo programa The Screening Room criado pela CNN, e tem como objetivo principal mostrar como as novas tecnologias facilitaram a divulgação da indústria do cinema, e como isso facilita a realização de novos longas.


fonte: cinema com rapadura

Festival de cinema universitário chega a Belo Horizonte


Começa nesta sexta-feira (21/8), e vai até dia 30 de agosto, o IV Festival de Cinema Universitário de Belo Horizonte - Rio de Janeiro - Um Intercâmbio Brasil Portugal e Guiné Bissau (Festcine), no qual serão exibidos 26 filmes brasileiros, entre documentários, ficções e animações, simultaneamente, nas capitais brasileiras.

O Festcine tem o objetivo de promover intercâmbios entre estudantes e profissionais da área audiovisual e, ainda, divulgar as produções recentes e estimular o debate sobre a dimensão cultural e social do cinema. Durante os sete dias do festival serão realizadas mesas-redondas, com a participação do cineasta Cao Guimarães, do produtor, diretor e professor Marco Aurélio Ribeiro, João Pedro Hirszman, entre outros.

A partir desta edição, o Festcine 2009 realizará a exibição, em sessões especiais, do 37º Festival Internacional de Cinema de Algarve, um dos mais antigos festivais de Portugal, e do 6º INDIE Lisboa, considerado um dos maiores festivais independentes da União Européia. Outro destaque é a exibição de filmes produzidos por jovens estudantes portugueses da Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa, também em sessão especial.

Em Belo Horizonte, as exibições acontecerão no Espaço Multimídia das Universidades UFMG, Faculdade Estácio de Sá, PUC, na Embracine: Usiminas Belas Artes, no Espaço Criança Esperança e nos Centros Culturais da PBH. No Rio de Janeiro, serão na Sala de Cinema Cine Santa Tereza e no Espaço Criança Esperança.


fonte: cineclik

Premiados em Locarno

O ambicionado Leopardo de Ouro foi para uma cineasta chinesa Xiaolu Guo, cujo filme She, a Chinesa, trata da questão da emigração. A história fala de uma chinesa que emigra para Londres, depois de viver uma vida pouco acima de miserável. Lá, ela fica grávida de um imigrante muçulmano, entregador de pizzas. Seu amante se torna fundamentalista e, sob a influência de suas leituras do Corão, manda embora a chinesa, que deveria ser tão impura como a carne de porco que ela comia.

O Leopardo de Prata de melhor direção foi para o filme russo Buben Baraban, de Alexei Mizgirev, sobre a fase de transição da economia comunista planificada para a economia de mercado, na qual as pessoas lutam para sobreviver.

O prêmio de melhor ator foi para o grego Antonis Kafetzopoulos, na comédia Praça Academia Platonos, uma visão alegre sobre as relações dos gregos com os imigrantes albaneses, dirigida por Filippos Tsitos. Um dos filmes mais apreciados pela crítica e pelo público do festival.

A melhor atriz foi Lotte Verbeek, do filme Nada Pessoal, da cineasta polonesa Urszula Antoniak. Ela vive uma emigrante holandesa, que muda para a Irlanda para morar com um eremita, numa pobreza franciscana.

fonte: yahoo.com.br

Quinze filmes competem pela Concha de Ouro do Festival de San Sebastián


Um total de 15 filmes disputarão a Concha de Ouro do 57º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontece de 18 a 26 de setembro nesta cidade do norte da Espanha.


O filme "Chloe", do canadense Atom Egoyan, abrirá a seção oficial. O único filme latino é o do argentino Juan José Campanella, "El secreto de sus ojos".

fonte: EFE, uol cinema