quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Filme irlandês ganha Urso de Ouro entre os curtas


O festival de cinema de Berlim deu nesta quarta-feira (11) o Urso de Ouro de curtas ao irlandês "Please say something", de David O'Reilly, além de um prêmio especial ao curta cubano "The Illusion", de Susana Barriga.

O júri encarregado desta seção elegeu para o Urso de Ouro o filme irlandês por sua capacidade de "despertar sentimentos, cativar com sua visão humana das coisas e evocar características capazes de fazer qualquer um rir e chorar".

O filme de Barriga levou o prêmio especial da Sociedade Alemã de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão), por sua capacidade de "enfrentar com coragem um passado ao qual não se pode retornar".

É uma forma "personalizada de cinema, que consegue desenhar uma paisagem autobiográfica da perda", explicou o júri, sobre o filme que mostra o reencontro entre a cineasta e seu pai ausente, exilado há 14 anos em Londres.

As imagens confusas e fora de foco predominam ao longo dos 24 minutos do filme, que em nenhum momento mostra os protagonistas.

"Disse a ele que estava fazendo um documentário e que a câmara estava ali. Ele podia vê-la, embora não tenha gravada de forma explícita", explicou à agência Efe a cineasta.

O Urso de Prata entre os curtas foi para o britânico "Jade", de Daniel Eliott, que "impressionou o júri" porque relata de forma concentrada o drama de uma mulher, com uma sensibilidade que "cativou do início até o fim".

fonte: g1

Novo cinema alemão no CCBB-SP


Começa nesta quarta-feira (11/02) no Centro Cultura Banco do Brasil de São Paulo, a mostra “Novo Cinema Independente Alemão: Uma Outra Política do Olhar” , além dos filmes, haverá um ciclo de debates e cursos com a participação de especialistas no tema.

A mostra exibirá 18 longas-metragens, produzidos entre 1998 e 2007. Entre os diretores com filmes no evento estão: Christian Petzold (cujo filme “Yella” levou o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim 2007), Christoph Hochhäusler (seu filme “O Impostor” competiu na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2005), Hans-Christian Schmid (seu longa “Luzes” conquistou o prêmio FIPRESCI da Crítica Internacional no Festival de Berlim 2003) e Maria Speth (Prêmio de Melhor Atriz para Sandra Hüller no Festival de Mar del Plata 2007 pelo filme “Madonas”).

Haverá ainda um catálogo, com artigos inéditos de especialistas de vários países, além dos próprios cineastas, traduzidos para o português, e entrevistas exclusivas, trazendo aspectos das relações estabelecidas entre este novo cinema independente alemão, as gerações precedentes e o cinema mais “comercial”, além de uma filmografia ilustrada com detalhes sobre cada um dos filmes que farão parte dessa programação.

Resumo dos filmes


PLÄTZE IN STÄDTEN

LUGARES EM CIDADES

1998, cor, 35mm, 117 min

Direção: Angela Schanelec

Seleção Oficial da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 1998

Mimmi tem dezenove anos e vai em breve prestar o vestibular. Durante uma viagem à França com o colégio, ela conhece um rapaz e passa a noite com ele. De volta à Alemanha, ela constata que está grávida e retorna a Paris.


DIE INNERE SICHERHEIT

CONTROLE DE IDENTIDADE

2000, cor, 35mm, 107 min

Direção: Christian Petzold

Melhor Filme da Academia Alemã 2001

Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes 2001

Um casal de ex-militantes do movimento terrorista vive há 15 anos na clandestinidade com sua filha adolescente. Em algum lugar em Portugal, eles tentam construir uma identidade mais ou menos legal, mas um simples descuido faz tudo cair por terra. A nova fuga os leva de volta à Alemanha. Nesse meio-tempo, a filha se apaixona e os pais assaltam um banco, mas são presos durante a fuga. Um filme político que é, ao mesmo tempo, a história de uma adolescente que se torna adulta.


DER SCHÖNE TAG

UM BELO DIA

2001, cor, 35mm, 74 min

Direção: Thomas Arslan

Seleção Oficial da Mostra Forum Internacional no Festival de Berlim 2001

Um dia na vida de Deniz, uma jovem de 21 anos, de origem turca, que sonha em tornar-se atriz e trabalha dublando filmes. Em Berlim, ela busca a felicidade, a estabilidade e o amor. Havendo terminado seu namoro e se desiludido, ela conhece Diego.


BUNGALOW

BANGALÔ

2002, cor, 35mm, 84 min

Direção: Ulrich Köhler

Prêmio de Melhor Ator (Lennie Burmeister) no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires 2002

Alexandre de Prata de Melhor Diretor no Festival de Tessalonica 2002

É verão numa cidadezinha alemã. Quatro dias autodestrutivos na vida de Paul, um jovem de 19 anos, que deserta do serviço militar e apaixona-se pela namorada dinamarquesa de seu irmão, todos em férias no bangalô da família. Parece difícil para Paul escapar à sua falta de objetivos.


KLASSENFAHRT

VIAGEM ESCOLAR

2002, cor, 35mm, 85 min

Direção: Henner Winckler

Seleção Oficial da Mostra Forum no Festival de Berlim 2002

Durante a excursão de uma classe alemã a um balneário polonês, o tímido Ronny e um jovem polonês tentam conquistar uma garota. A competição entre os dois jovens termina tragicamente durante uma prova de coragem: o polonês morre afogado e esta morte poderá se interpor entre Isa e Ronny.


LICHTER

LUZES - foto

2003, cor, 35mm, 105 min

Direção: Hans-Christian Schmid

Prêmio da Crítica Internacional (Fipresci) no Festival de Berlim 2003

Melhor Filme, ator (Devid Striesow) e montagem da Associação de Críticos da Alemanha 2004

A história de duas cidades às margens do rio Oder: a Frankfurt alemã e a Slubice polonesa. Após o término da Guerra Fria, o velho conflito entre leste e oeste foi deslocado para o âmbito econômico. O filme fala de pessoas que querem ir para a Alemanha a qualquer custo, de pessoas que não encontram lá o paraíso sonhado, de negócios legais e ilegais e de uma fracassada história de amor entre o leste e o oeste.


MILCHWALD

CAMINHO DO BOSQUE

2003, cor, 35mm, 87 min

Direção: Christoph Hochhäusler

Seleção Oficial da Mostra Forum no Festival de Berlim 2003

Seleção Oficial do Festival de Montreal 2003

Sylvia é a madrasta de Lea e Constantin. Eles vivem na Alemanha, próximo à fronteira polonesa. Não se entendendo bem com as crianças, ela decide abandoná-los na Polônia, usando como pretexto o fato de levá-los para fazer compras após a escola. De volta à casa, ela esconde a verdade de seu marido. As crianças conhecem um vendedor ambulante que promete levá-las para casa, mas sua ajuda revela-se pouco confiável. Enquanto isso, o pai inicia a busca por seus filhos, acompanhado pela esposa.


MARSEILLE

MARSELHA

2004, cor, 35mm, 95 min

Direção: Angela Schanelec

Seleção Oficial da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2004

Prêmio de Melhor Roteiro da Associação de Críticos da Alemanha 2005

Sophie é uma jovem fotógrafa alemã que viaja para o sul da França, trocando de apartamento com uma estudante local. Em fevereiro, sob sol forte, Marselha mostra-se rude e inacessível. Mas quanto mais ela ela se envolve com a cidade e seus habitantes, mais a idéia de retomar sua vida cotidiana lhe parece inviável. De volta a Berlim, tudo parece imutável: seu amor por Ivan, marido de sua melhor amiga, Hanna, permanece não declarado. Ela retorna então a Marselha…


GESPENSTER

FANTASMAS

2005, cor, 35mm, 85 min

Direção: Christian Petzold

Mostra Competitiva do Festival de Berlim 2005

Prêmio de Melhor Filme da Associação de Críticos da Alemanha 2006

Um homem viaja de Paris a Berlim em busca de sua mulher. Acaba encontrando-a num hospital psiquiátrico e leva-a de volta a Paris. Todos os anos, ela faz esta mesma viagem a Berlim, procurando desesperadamente sua filha que foi raptada em 1989, com apenas três anos, e nunca foi encontrada. A mulher encontra uma jovem chamada Nina, que parece não ter onde ficar e vagueia pela cidade com Toni, roubando no dia a dia tudo o que pode, aqui e ali. A mulher está convencida de que Nina é sua filha perdida.


FALSCHER BEKENNER

O IMPOSTOR

2005, cor, 35mm, 94 min

Direção: Christoph Hochhäusler

Prêmio de Melhor Ator para Constantin von Jascheroff no Festival de Munique 2005

Seleção Oficial da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2005

Sufocado pelo amor de sua mãe, pelas expectativas de seu pai e pelo tédio mortal do subúrbio onde vive, Armin, 18 anos, põe-se a escrever cartas anônimas. Ele toma como ponto de partida um acidente do qual foi testemunha, para em seguida inspirar-se num crime do qual ouve falar. O que havia começado apenas como um jogo, torna-se logo uma obsessão.


SCHLÄFER

DORMENTE

2005, cor, 35mm, 100 min

Direção: Benjamin Heisenberg

Seleção Oficial da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2005

Prêmio Especial do Júri no Festival de Angers 2006

Prêmio Max Ophüls 2006 de Melhor Direção, Roteiro e Música

Johannes, um pesquisador da área de virologia, recém-chegado à universidade, recebe de uma agente do serviço secreto alemão a incumbência de espionar um colega argelino do laboratório, suspeito de pertencer a uma célula terrorista "dormente", à espera de instruções para um atentado. A princípio, ele se recusa a fazê-lo, mas a semente da dúvida parece ter sido plantada. Uma frágil amizade é assim posta em risco pela competição profissional e emocional que acaba levando à traição.


MONTAG KOMMEN DIE FENSTER

SEGUNDA-FEIRA, CHEGAM AS JANELAS

2006, cor, 35mm, 88 min

Direção: Ulrich Köhler

Seleção Oficial da Mostra Forum no Festival de Berlim 2006

Prêmio de Melhor Filme no Festival de Liubliana 2007

Nina, uma médica profissional, seu marido Frieder e sua filha Charlotte mudaram-se de Berlim para Kassel, onde reformam uma antiga casa. Este poderia ser o início de um verdadeiro idílio familiar. No entanto, Nina desaparece sem deixar sinal. Ela visita seu irmão mais novo na casa de férias dos pais, onde ele se instalou com sua namorada, mas também não fica aí muito tempo. Partindo numa paisagem surrealista de montanhas, ela acaba por se instalar, clandestinamente, num complexo hoteleiro, no qual um velho astro do tênis se deixa explorar como um animal de circo. Após o encontro entre estes dois corações solitários, Nina volta para casa. Mas nada mais será como antes.


SEHNSUCHT

SAUDADE

2006, cor, 35mm, 88 min

Direção: Valeska Grisebach

Competição Internacional do Festival de Berlim 2006

Prêmio Especial do Júri no Festival de Varsóvia 2006

Um vilarejo no estado de Brandemburgo, nos arredores de Berlim, como cenário de um drama amoroso com a força de uma tragédia grega. O torneiro mecânico Markus, feliz no casamento e membro dos bombeiros voluntários, apaixona-se por uma garçonete durante uma viagem a trabalho e titubeia num trágico conflito de sentimentos. Melodrama grandioso, inserido com descrição documental num ambiente social.


PINGPONG

PING-PONG

2006, cor, 35mm, 89 min

Direção: Matthias Luthardt

Prêmio de Roteiro e Prêmio da Crítica Jovem no Festival de Cannes 2006

Prêmio de Roteiro no Festival de Munique 2006

O jovem Paul, de dezesseis anos, irrompe na casa da família de seu tio. A bela harmonia na qual seus parentes vivem tem pouca substância. Um jogo já ensaiado há muito tempo é interrompido subitamente devido à presença do invasor. E de repente surgem perguntas que há muito tempo ninguém mais havia feito.


NACHMITTAG

ENTARDECER

2007, cor, 35mm, 97 min

Direção: Angela Schanelec (adaptação da peça A Gaivota de Tchekhov)

Seleção Oficial da Mostra Forum no Festival de Berlim 2007

Seleção Oficial do Festival de Roterdã 2008

A peça de teatro A Gaivota, de Anton Tchekhov, em uma adaptação livre e pessoal, transposta para o aqui e agora. Irene, atriz de teatro, vai para sua casa no lago, nas proximidades de Berlim, onde seu irmão mais velho e seu filho Konstantin moram. Verão, sol, lago – aparentemente um cenário idílico, mas os personagens estão escondidos em si mesmos. Uma atmosfera de cansaço, tristeza e amor perdido paira sobre as cenas cotidianas.


YELLA

YELLA

2007, cor, 35mm, 89 min

Direção: Christian Petzold

Prêmio Femina e Urso de Prata de Melhor Atriz para Nina Hoss no Festival de Berlim 2007

Yella parte. Ela anseia pelo futuro e tenta deixar a vida que levou até agora para trás. Em suas viagens, ela encontra um homem que trabalha com especulação financeira e torna-se sua assistente. Mas aos poucos, fragmentos do seu passado forçam passagem em sua nova vida.


FERIEN

FÉRIAS

2007, cor, 35mm, 91 min

Direção: Thomas Arslan

Seleção Oficial da Mostra Panorama no Festival de Berlim 2007

Numa casa de campo isolada e protegida por uma floresta, vivem Anna, seu marido Robert e seu filho Max. No verão, Laura, filha de um primeiro casamento de Anna, chega de Berlim com Paul, seu marido, e as crianças para passar as férias. Reina a tranqüilidade, com direito a banhos de lago e refeições no jardim. Mas isso não durará muito: gravemente doente, a mãe de Anna é trazida às pressas para ser cuidada, enquanto as desavenças entre Laura e Robert vêm à tona. Sophie, a irmã de Laura, chega somente para complicar ainda mais as coisas. As relações entre os membros da família começam a deteriorar-se, ameaçando destruir seu frágil equilíbrio.


MADONNEN

MADONAS

2007, cor, 35mm, 125 min

Direção: Maria Speth

Prêmio de Melhor Atriz para Sandra Hüller no Festival de Mar del Plata 2007

Rita foge para a Bélgica com seu bebê, pois está sendo procurada na Alemanha por pequenas infrações. Ela busca o pai que nunca conheceu, mas o encontra com mulher e filhos e acaba gerando complicações na família, o que a leva a ser presa e deportada para a Alemanha, onde cumpre pena. Os outros quatro filhos de Rita vivem com sua mãe, Isabella, que dirige um restaurante e tem pouco tempo para as crianças. Fanny, a mais velha, cuida dos irmãos. Após sair da prisão, Rita recupera os filhos e chega a levar uma vida quase normal, ao lado de Marc, um soldado americano, mas ela não consegue adaptar-se à nova vida e retoma os velhos hábitos.


Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado 112. Centro. São Paulo. CEP: 01012-000.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Informações pelo telefone: (11) 3113-3651/3652
Ingressos - Cinema: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)..
Horário de funcionamento da bilheteria: das 09h às 20h
Cinema (70 lugares)


Programação dos filmes:


11 de fevereiro - Quarta
15h – “Saudade” (Sehnsucht), dir. Valeska Grisebach, 2006, 88 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Férias” (Ferien), dir. Thomas Arslan, 2007, 91 min, 35mm, l.e.p., 12 anos
19h30 – “Lugares em Cidades” (Plätze in Städten), dir. Angela Schanelec, 1998, 117 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

12 de fevereiro - Quinta
15h – “Marselha” (Marseille), dir. Angela Schanelec, 2004, 95 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Madonas” (Madonnen), dir. Maria Speth, 2007, 125 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “Controle de Identidade” (Die innere Sicherheit), dir. Christian Petzold, 2000, 107 min, 16mm, l.e.p., 12 anos

13 de fevereiro - Sexta
15h – “Fantasmas” (Gespenster), dir.
Christian Petzold, 2005, 85 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Ping-Pong” (Pingpong), dir.
Matthias Luthardt, 2006, 89 min, 35mm, l.e.p., 16 anos
19h30 – “Um Belo Dia” (Der schöne Tag), dir. Thomas Arslan, 2001, 74 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

14 de fevereiro - Sábado

11h - Curso OLHARES SOBRE O CINEMA ALEMÃO
com Martine Floch e Cristian Borges
15h – “Caminho do Bosque” (Milchwald), dir. Christoph Hochhäusler, 2003, 87 min, 35mm, l.e.p., 12 anos
17h – “Bangalô” (Bungalow), dir. Ulrich Köhler, 2002, 84 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “Luzes” (Lichter), dir. Hans-Christian Schmid, 2003, 105 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

15 de fevereiro - Domingo
15h – “Viagem Escolar” (Klassenfahrt), dir. Henner Winckler, 2002, 85 min, 16mm, l.e.p., 12 anos
17h – “O Impostor” (Falscher Bekenner), dir. Christoph Hochhäusler, 2005, 94 min, 35mm, l.e.p., 16 anos
19h30 – “Dormente” (Schläfer), dir. Benjamin Heisenberg, 2005, 100 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

17 de fevereiro - Terça
19h30 - Debate UMA OUTRA POLÍTICA DO OLHAR
com Carolin Overhoff Ferreira, Martine Floch, Cristian Borges e mediação de Cássio Starling Carlos

18 de fevereiro - Quarta
15h – “O Impostor” (Falscher Bekenner), dir.
Christoph Hochhäusler, 2005, 94 min, 35mm, l.e.p., 16 anos
17h – “Yella” (Yella), dir. Christian Petzold, 2007, 89 min, 35mm, l.p., 14 anos
19h30 – “Bangalô” (Bungalow), dir.
Ulrich Köhler, 2002, 84 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

19 de fevereiro - Quinta
15h – “Viagem Escolar” (Klassenfahrt), dir. Henner Winckler, 2002, 85 min, 16mm, l.e.p., 12 anos
17h – “Entardecer” (Nachmittag), dir. Angela Schanelec, 2007, 97 min, 35mm, l.e.p., 12 anos
19h30 – “Luzes” (Lichter), dir. Hans-Christian Schmid, 2003, 105 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

20 de fevereiro - Sexta
15h – “Segunda-feira, chegam as janelas” (Montag kommen die Fenster), dir. Ulrich Köhler, 2006, 88 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Dormente” (Schläfer), dir. Benjamin Heisenberg, 2005, 100 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 - "Caminho do Bosque" (Milchwald), dir. Christoph Hochhäusler, 2003, 87 min, 35mm, l.e.p., 12 anos

21 de fevereiro - Sábado
11h - Curso OLHARES SOBRE O CINEMA ALEMÃO
com Martine Floch e Cristian Borges
15h – “Um Belo Dia” (Der schöne Tag), dir. Thomas Arslan, 2001, 74 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Marselha” (Marseille), dir. Angela Schanelec, 2004, 95 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “Fantasmas” (Gespenster), dir. Christian Petzold, 2005, 85 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

22 de fevereiro - Domingo
15h – “Ping-Pong” (Pingpong), dir. Matthias Luthardt, 2006, 89 min, 35mm, l.e.p., 16 anos
17h – “Controle de Identidade” (Die innere Sicherheit), dir.
Christian Petzold, 2000, 107 min, 16mm, l.e.p., 12 anos
19h30 – “Saudade” (Sehnsucht), dir.
Valeska Grisebach, 2006, 88 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

25 de fevereiro - Quarta
15h – “Luzes” (Lichter), dir. Hans-Christian Schmid, 2003, 105 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Caminho do Bosque” (Milchwald), dir. Christoph Hochhäusler, 2003, 87 min, 35mm, l.e.p., 12 anos - Sessão apresentada pelo diretor e seguida de debate
19h - Encontro com o cineasta Christoph Hochhäusler

26 de fevereiro - Quinta
14h - Curso NARRATIVAS DIALÉTICAS - REFLEXÕES SOBRE UM CINEMA DE ATIVAÇÃO com Christoph Hochhäusler
15h – “Bangalô” (Bungalow), dir. Ulrich Köhler, 2002, 84 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Segunda-feira, chegam as janelas” (Montag kommen die Fenster), dir. Ulrich Köhler, 2006, 88 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “Marselha” (Marseille), dir. Angela Schanelec, 2004, 95 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

27 de fevereiro - Sexta
14h - Curso NARRATIVAS DIALÉTICAS - REFLEXÕES SOBRE UM CINEMA DE ATIVAÇÃO com Christoph Hochhäusler
15h – “Dormente” (Schläfer), dir. Benjamin Heisenberg, 2005, 100 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Fantasmas” (Gespenster), dir. Christian Petzold, 2005, 85 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “O Impostor” (Falscher Bekenner), dir. Christoph Hochhäusler, 2005, 94 min, 35mm, l.e.p., 16 anos - Sessão apresentada pelo diretor

28 de fevereiro - Sábado
11h - Curso OLHARES SOBRE O CINEMA ALEMÃO
com Martine Floch e Cristian Borges
15h – “Saudade” (Sehnsucht), dir. Valeska Grisebach, 2006, 88 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
17h – “Lugares em Cidades” (Plätze in Städten), dir. Angela Schanelec, 1998, 117 min, 35mm, l.e.p., 14 anos
19h30 – “Madonas” (Madonnen), dir. Maria Speth, 2007, 125 min, 35mm, l.e.p., 14 anos

1º de março - Domingo

15h – “Entardecer” (Nachmittag), dir. Angela Schanelec, 2007, 97 min, 35mm, l.e.p., 12 anos
17h – “Férias” (Ferien), dir.
Thomas Arslan, 2007, 91 min, 35mm, l.e.p., 12 anos
19h30 – “Yella” (Yella), dir. Christian Petzold, 2007, 89 min, 35mm, l.p., 14 anos


fonte: revista de cinema online

Trilha sonora de 'The Dark Knight' ganha o Grammy


O badalado blockbuster Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, faturou mais um prêmio para a sua (já gigantesca) coleção. O filme foi consagrado como tendo o melhor álbum de trilha sonora lançado em 2008 no Grammy Awards - considerada a maior premiação da indústria fonográfica mundial.

A trabalho musical do longa-metragem foi composto por dois conhecidos mestres: James Newton Howard e Hans Zimmer. Lembrando que a dupla concorria com outros indicados de peso, como John Williams (que concorria por Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e Jonny Greenwood (por Sangue Negro).

Mesmo com todo prestígio, Howard e Zimmer não foram indicados ao Oscar deste ano.

fonte: cineplayers

Festival do Minuto 2009: sua chance de brilhar


O Festival do Minuto foi criado no Brasil em 1991 e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, servindo de inspiração para a criação de outros eventos semelhantes em mais de 50 países. Na Holanda, por exemplo, existe desde 1993 um festival nos mesmos moldes, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam.

O tema do mês de fevereiro é "Ser Nordestino" e as inscrições estão abertas até 28 de fevereiro. A idéia é colocar em discussão as diferenças e singularidades do povo nordestino. Qual a diferença entre ser alagoano, pernambucano, soteropolitano, piauiense, cearense?

Bote a cabeça para funcionar e arregace as mangas. Ao todo são R$ 5 mil em prêmios. E lembre-se: inúmeros cineastas conhecidos, mundialmente, como Fernando Meirelles (Cidade de Deus), Beto Brant (Cão Sem Dono) e Tata Amaral (Antônia) têm seus vídeos de um minuto no acervo do Festival.

Os vídeos podem ser inscritos até o último minuto de 28 de fevereiro no site oficial.

fonte: adoro cinema