quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Filme irlandês ganha Urso de Ouro entre os curtas


O festival de cinema de Berlim deu nesta quarta-feira (11) o Urso de Ouro de curtas ao irlandês "Please say something", de David O'Reilly, além de um prêmio especial ao curta cubano "The Illusion", de Susana Barriga.

O júri encarregado desta seção elegeu para o Urso de Ouro o filme irlandês por sua capacidade de "despertar sentimentos, cativar com sua visão humana das coisas e evocar características capazes de fazer qualquer um rir e chorar".

O filme de Barriga levou o prêmio especial da Sociedade Alemã de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão), por sua capacidade de "enfrentar com coragem um passado ao qual não se pode retornar".

É uma forma "personalizada de cinema, que consegue desenhar uma paisagem autobiográfica da perda", explicou o júri, sobre o filme que mostra o reencontro entre a cineasta e seu pai ausente, exilado há 14 anos em Londres.

As imagens confusas e fora de foco predominam ao longo dos 24 minutos do filme, que em nenhum momento mostra os protagonistas.

"Disse a ele que estava fazendo um documentário e que a câmara estava ali. Ele podia vê-la, embora não tenha gravada de forma explícita", explicou à agência Efe a cineasta.

O Urso de Prata entre os curtas foi para o britânico "Jade", de Daniel Eliott, que "impressionou o júri" porque relata de forma concentrada o drama de uma mulher, com uma sensibilidade que "cativou do início até o fim".

fonte: g1

Nenhum comentário: