sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Evento debate rumos do cinema nacional


Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, ocorre em São Paulo o Fórum de Produção de Cinema. O objetivo do evento é debater os rumos e desafios da produção cinematográfica brasileira. Entre os palestrantes, estão confirmados o presidente da Ancine, Manoel Rangel, o produtor da Paramount Pictures Brasil, Jorge Peregrino, e o secretário de audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

O evento, realizado no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, abordará os seguintes temas: Fontes de Financiamento do Cinema, Distribuição e Exibição, O Audiovisual Brasileiro no Exterior e Cinema Digital. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 5682-7300 ou pelo site do evento.

Fórum de Produção de Cinema
17 e 18 de novembro de 2008, das 9h30 às 17h30
Investimento: R$ 200 (evento completo)/ R$150 (um dia)
Local: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro
São Paulo - SP
Informações: (11) 5682-7300

Inscrições podem ser feitas pelo site

fonte: cineclick

Quatro filmes da América Latina disputam festival de Mar del Plata


Filmes do México, Argentina e Chile vão competir pelo prêmio máximo do festival de cinema mais importante da América Latina, que começa nesta quinta-feira na cidade argentina de Mar del Plata e terá centenas de produções de todo o mundo.

A competição oficial pelos prêmios Astor abrange 16 filmes de 15 países.

Entre eles há dois argentinos - "El artista", de Mariano Cohn e Gastón Duprat, e "Vil romance", de José Campusano --, um mexicano - "Deserto adentro", de Rodrigo Plá - e "Alicia en el país", do diretor chileno Esteban Larraín.

O filme americano "The Hurt Locker", com direção de Kathryn Bigelow e roteiro de Mark Boal, vai inaugurar a 23a edição do Festival de Cinema de Mar del Plata, cidade turística a 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires.

De acordo com seus organizadores, o festival, que acontecerá entre 6 e 16 de novembro e vai exibir 400 filmes de 46 países, tem como tema básico este ano a diversidade.

Na abertura haverá uma homenagem ao diretor argentino Leonardo Favio, que vai apresentar "Aniceto", o filme escolhido para representar a Argentina na disputa por melhor filme latino-americano na próxima entrega dos prêmios Goya, do cinema espanhol.

A cerimônia terá a presença da presidente argentina Cristina Fernández e do ator americano Tommy Lee Jones, que vai apresentar seu primeiro filme como diretor, "Três Enterros".

Uma das novidades deste ano será a separação da competição em três partes - internacional, latino-americana e argentina --, visando orientar melhor as centenas de espectadores.

Fora da competição, haverá filmes de diretores como Takeshi Kitano, Andrzej Wajda, Oliver Assayas, Abel Ferrara, Agnes Varda e José Luis Garci, entre outros.

Este ano o festival de Mar del Plata também vai apresentar retrospectivas e mostras paralelas de diretores como a tcheca Michaela Pavlátová, o boliviano Jorge Sanginés, os americanos Dominic Angerame e Robert Young, a brasileira Maria Augusta Ramos e o japonês Makoto Sato.

Outra novidade será a retrospectiva "Ao redor de Borges", que visa mostrar como o escritor argentino Jorge Luis Borges influenciou vários autores cinematográficos.

O festival será encerrado em 15 de novembro com o filme sul-coreano "Soom" (Alento), de Kim Ki-Duk.

Acesse o site oficial http://www.mardelplatafilmfest.com

fonte: Reuters

Festival de curtas espanhol é realizado em São Paulo


Pela primeira vez, o festival de curtas-metragens Mecal, de Barcelona (Espanha), será realizado no Brasil. O evento ocorre entre esta sexta-feira (7/11) e domingo (9/11), na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000), em São Paulo.

Serão exibidos 13 curtas legendados em português, entre eles: Bendita Máquina, de Jossie Malis; Invulnerável, de Álvaro Pastor; Meu Tio Paco, de Tacho González, e Tocata e Fuga, Alex O'Dogherty.

O diretor do Mecal de Barcelona, Roberto Barrueco, virá ao Brasil para prestigiar a primeira edição do festival. O Instituto Cervantes, responsável pelo evento, também promoverá José Ortega y Gasset e a Singularidade Ibérica, palestras sobre as obras do filósofo, jornalista e ativista político José Ortega Y Gasset. O historiador Antonio Elorza, da Universidade Complutense de Madri, será o mediador dos encontros, realizados entre os dias 11 e 12 de novembro. Ocorrerá também a mesa redonda Alfonso Reyes - Monterrey desde Brasil, com Héctor Perea, especialista na obra do escritor.

Veja os 13 curtas que serão exibidos no Mecal:

Bendita Máquina, de Jossie Malis
Invulnerável, de Álvaro Pastor
Meu Tio Paco, de Tacho González
Tocata e Fuga, de Alex O'Dogherty
O Cerco, de Ricard Iscar e Nacho Martín
Cerca, de Aitor Echeverría
Vestido Novo, de Sergi Pérez
De Boa Amanhã, de Isak Férriz
Sofia, de Álvaro Brechner
O Ponto Cego, de Alex Montoya e Raúl Navarro
24 Instantes, de Daniel Chamorro
Carne de Neón e Eu Cão, de Asier Salazar

Acesse o site oficial do evento em Barcelona
Mecal | Festival Internacional de Cortometrajes de Barcelona

fonte: cineclik

II Cine Itatiaia com data marcada


No próximo dia 15 começará o II Cine Itatiaia, que exibirá curtas e longa-metragens nacionais.

A abertura será com Contratempo, documentário dirigido por Malu Mader e Mini Kerti, já exibido nos recentes Festival do Rio e Mostra de Cinema de São Paulo.

Outros longas previstos são A Capital dos Mortos, de Tiago Belotti; e Calangos e Calangueiros - Uma Viagem Caipira pelo Vale do Paraíba, de Flávio Cândido.

A entrada será franca, com as exibições ocorrendo sempre no Teatro Municipal Oswaldo Motta, às 20 hs.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.

fonte: adoro cinema