segunda-feira, 9 de março de 2009

7 docs + 7 ficções nacionais

Uma segunda chance para ver 14 filmes interessantes que passaram pelos cinemas brasileiros no ano passado. Essa é a proposta de uma mostra de sete documentários e sete ficções que acontece em São Paulo nas próximas duas semanas.

A convite da CPFL, os críticos Amir Labaki e Inácio Araujo selecionaram os longas que serão apresentados no cine Reserva Cultural a partir de segunda-feira, 16 de março. A mostra será aberta por um debate sobre cinema documental, mediado por Labaki, com os diretores Eduardo Escorel e Carlos Nader e a jornalista Neuza Barbosa. Na sequência, será exibido “Pan-Cinema Permanente”, longa de Nader sobre o poeta Waly Salomão, um dos melhores filmes brasileiros de 2008.

A primeira semana continua com mais seis documentários. E o blog da folha recomenda vivamente “O Aborto dos Outros”, de Carla Gallo, “O Advogado do Terror”, de Barbet Schoreder; e “O Tempo e o Lugar”, de Escorel.

As ficções da segunda semana foram escolhidas pelo Inácio, que optou por uma seleção nacional, longas por ele batizados de “os esquecidos”. O crítico explica: “São filmes que me parecem muito bons, me agradaram muito. São fortes, inovadores. Mas, por alguma razão, não encontraram seu público e merecem ser vistos”.

Entre as ficções nacionais estão dois grandes longas lançados em 2008: “Terra Vermelha”, de Marco Becchis, e “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci. O ciclo será encerrado na quinta, 26, com um debate do qual participará o próprio Tonacci, Inácio e a psicanalista Maria Rita Kehl.

Veja a programação completa:

16/3
19h30 - Mesa-redonda com Neuza Barbosa, Eduardo Escorel, Carlos Nader, com abertura do curador Amir Labaki.
Em seguida: “Pan-Cinema Permanente”, de Carlos Nader

17/3
19h30 - “O Aborto dos Outros”, de Carla Gallo
21h15 - “O Advogado do Terror”, de Barbet Schoreder

18/3
19h30 - “Personal Che”, de Douglas Duarte e Adriana Mariño
21h15 - “O Tempo e o Lugar”, de Eduardo Escorel

19/3
19h30 - “Joy Division”, de Grant Gee
21h15 - “Condor”, de Roberto Mader

23/3
19h30 - “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins
21h15 - “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach

24/3
19h30 - “Corpo”, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
21h15 - “Terra Vermelha”, de Marco Becchis

25/3
19h30 - “Deserto Feliz”, de Paulo Caldas
21h15 - “Cleópatra”, de Júlio Bressane

26/3
19h30 - Mesa-redonda com Andrea Tonacci, Maria Rita Kehl e coordenação do curador Inácio Araujo
Em seguida: “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci

fonte: Leonardo Cruz do Blog da Folha- Ilustrada e Cinema

Recessão provoca cortes no festival de Tribeca

O festival nova-iorquino de Tribeca anunciou na segunda-feira a sua programação para 2009, que está mais enxuta por causa da recessão nos EUA. O evento marcará a volta de Woody Allen à cidade como diretor, após um hiato de cinco anos.

O festival, um dos mais importantes dos EUA, terá 86 longas entre 22 de abril e 3 de maio. No ano passado, foram 120. O número de patrocinadores e salas também caiu.

"Com o atual clima econômico como está, tivemos de olhar bem de perto nossos gastos para o festival deste ano", disse a diretora-executiva Nancy Schafer.

O nova-iorquino Allen abrirá o festival com a estreia mundial do seu "Whatever Works", estrelado por Larry David. Embora tenha ficado famoso por suas histórias passadas na cidade, o cineasta tem realizado seus últimos filmes no exterior.

O festival, que teve o ator Robert De Niro como um dos fundadores, surgiu na esperança de revitalizar o bairro de Tribeca depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Na edição deste ano, haverá documentários e filmes de ficção dos EUA, do Irã, da Irlanda, da Austrália e do Brasil.

Os documentários especialmente encontram no Tribeca uma vitrine privilegiada. "Homem Equilibrista", vencedor do Oscar neste ano, passou no festival em 2008.

O premiado diretor brasileiro José Padilha ("Tropa de Elite") leva à edição deste ano o seu documentário "Garapa", sobre a fome no Brasil. O país também é retratado em "Only When I Dance", produção britânica sobre bailarinos cariocas de baixa renda.

"Transcendent Man", sobre o inventor Ray Kurzweil, discute a iminente fusão entre humanos e máquinas superinteligentes. "Racing Dreams", de Marshall Curry, acompanha três adolescentes kartistas.

Entre os filmes de ficção, um dos destaques é "The Eclipse", do dramaturgo irlandês Conos Macpherson, sobre uma viúva cuja vida se mistura à de dois escritores.

Do Irã vem "About Elly", que conta a história de uma reunião de velhos amigos de faculdade que vira uma catástrofe. Será a estreia desse filme nos EUA.

A seção dos cineastas emergentes inclui "American Casino", documentário sobre a bancarrota de Wall Street à custa dos trabalhadores norte-americano, e "Burning Down the House: The Story of CBGB", sobre o fechamento da celebra casa noturna de Nova York.

fonte: Reuters, yahoo cinema

Cineasta Chantal Akerman debate com público em SP


Nesta terça-feira (10/3), às 19h30, a cineasta francesa Chantal Akerman participa de debate com o público no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A entrada é gratuita, com senhas disponíveis para retirada a partir das 10h do mesmo dia, na bilheteria do cinema.

O debate faz parte da programação da mostra em homenagem à cineasta. O evento exibe 20 filmes da cineasta belga radicada na França, atuante desde os anos 60, cuja obra de vanguarda vai da política às questões de identidade, da sexualidade e do feminino.

Da primeira obra, o curta Saute ma ville (1968), ao último longa, Là-bas (2006), os trabalhos selecionados indicam elementos que permeiam a obra da diretora, como os traços autobiográficos e referências às questões do feminino, da memória e da identidade, por exemplo, aliados ao compromisso permanente com o rigor formal que resulta em trabalhos inventivos e instigantes.

No Brasil, o trabalho de Chantal Akerman ainda é praticamente desconhecido pelo público. Entretanto, com mais de 40 filmes, entre ficção e documentário, Chantal é considerada pela crítica internacional como uma das mais importantes cineastas da atualidade. Durante a Mostra, será lançado um catálogo com ensaios e filmografia da artista; o evento também ocorre nas unidades do CCBB do Rio de Janeiro (10 a 26 de março) e em Brasília (17 a 29 de março).

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112
Centro
São Paulo - SP
Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652


fonte: cineclik

Vencedor do Oscar será exibido no É Tudo Verdade 2009


O filme, vencedor do Oscar de melhor documentário deste ano, "O Equilibrista" será exibido na Première Cinemark, programa que faz parte da 14ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. O filme estreia nos cinemas em abril.

Sinopse:

Em 7 de agosto de 1974, o jovem francês Philippe Petit andou durante uma hora sobre um cabo de ferro suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova York, sem qualquer equipamento ou rede de segurança. Imediatamente depois, foi preso junto com um grupo de cúmplices, com quem planejou o “golpe” em segredo por oito meses. Retomando materiais de arquivo, o filme reencena o engenhoso trabalho do grupo e entrevista todos os envolvidos neste que ficou conhecido como "o crime artístico do século".

Ficha Técnica

Direção: James Marsh
Origem: Estados Unidos/ Reino Unido
Duração: 90 minutos

Distribuição: California Filmes

Première Cinemark – O Equilibrista

São Paulo

Data: 30/03, segunda-feira

Horário: 19h30

Local: Cinemark Shopping Center Eldorado Sala 9 (Av. Rebouças,3970 lj.410 – Pinheiros)

Rio de Janeiro

Data: 02/04, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Cinemark Downtown Sala 4 (Av. das Américas, 500 - bl. 17 sl. 201)

Serviço

É Tudo Verdade 2009 – 14º Festival Internacional de Documentários

25 de março a 5 de abril em São Paulo

26 de março a 5 de abril no Rio de Janeiro

www.etudoverdade.com.br


fonte: revista de cinema on line

Ancine abre inscrições para prêmio de qualidade

Estão abertas as inscrições para o edital do Programa de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro, da Ancine, que vai distribuir R$ 700 mil entre sete filmes nacionais lançados comercialmente nas salas de cinema do país em 2007.

Mais detalhes sobre as inscrições, que seguem até 6 de abril, podem se encontrados no site oficial da Ancine (www.ancine.gov.br).


fonte: filme B

Produire au Sud prorroga inscrições

O projeto Produire au Sud, do Festival des 3 Continents (em Nantes, na França) prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 13 de março, as inscrições para o ateliê que acontece em Recife como parte do ano da França no Brasil.

Um total de até oito projetos de longa-metragem serão analisados e receberão consultoria sobre coprodução internacional. O ateliê acontece de 21 a 24 de abril e mais informações podem ser encontradas através do e-mailpasrecife2009@gmail.com ou do telefone (81) 3073-6689.


fonte: filme B

Últimos dias de inscrição para o PIC Animação

Terminam no próximo dia 13 de março as inscrições para o Programa Internacional de Capacitação em Animação, workshop voltado para a produção de séries de animação para a TV que será realizado entre os dias 4 e 8 de maio em São Paulo pelo Brazilian TV Producers (BTVP).

Produtores de todo o país poderão enviar seus projetos, que passarão por uma seleção que vai eleger 25 participantes. A programação do workshop inclui palestras, oficinas e consultoria individual e contará com nomes como Jacques Bensimon (ex-Presidente do National Film Board of Canada) e Heather Kenyon (ex-Diretora de Programação da Cartoon Networks), entre outros.

Os participantes selecionados receberão apoio de acomodação e transporte. Mais informações no site http://www.braziliantvproducers.com.


fonte: filme B

Abertas inscrições para curso de film business

De passagem pelo Brasil em março, Leonardo Monteiro de Barros, sócio da Conspiração Filmes baseado na Alemanha, ministra mais uma vez na Escola São Paulo o curso intensivo Film Business Avançado, que tem como objetivo preparar profissionais para o mercado nacional e internacional e para negociações com distribuidores, financiadores, sales agents e coprodutores nacionais e internacionais, abordando temas como: desenvolvimento de projetos, aquisição de direitos, negociações de distribuição nacional e internacional (deal-making), coproduções internacionais, marketing e festivais internacionais.

O curso se destina a profissionais de produtoras que já possuam alguma experiência; a executivos de distribuidoras de cinema e vídeo, desales companies, de canais de TV e de empresas de novas mídias; a advogados da área do direito do entretenimento ou a quem participou do curso Introdução ao Film Business, que foi dado por ele na ESPM em outubro do ano passado.

As aulas serão de 23 a 27 de março, sempre às 19hs. Mais informações no telefone (11) 3081-0364 ou no site www.escolasaopaulo.org.


fonte: filme B