segunda-feira, 9 de março de 2009

Cineasta Chantal Akerman debate com público em SP


Nesta terça-feira (10/3), às 19h30, a cineasta francesa Chantal Akerman participa de debate com o público no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A entrada é gratuita, com senhas disponíveis para retirada a partir das 10h do mesmo dia, na bilheteria do cinema.

O debate faz parte da programação da mostra em homenagem à cineasta. O evento exibe 20 filmes da cineasta belga radicada na França, atuante desde os anos 60, cuja obra de vanguarda vai da política às questões de identidade, da sexualidade e do feminino.

Da primeira obra, o curta Saute ma ville (1968), ao último longa, Là-bas (2006), os trabalhos selecionados indicam elementos que permeiam a obra da diretora, como os traços autobiográficos e referências às questões do feminino, da memória e da identidade, por exemplo, aliados ao compromisso permanente com o rigor formal que resulta em trabalhos inventivos e instigantes.

No Brasil, o trabalho de Chantal Akerman ainda é praticamente desconhecido pelo público. Entretanto, com mais de 40 filmes, entre ficção e documentário, Chantal é considerada pela crítica internacional como uma das mais importantes cineastas da atualidade. Durante a Mostra, será lançado um catálogo com ensaios e filmografia da artista; o evento também ocorre nas unidades do CCBB do Rio de Janeiro (10 a 26 de março) e em Brasília (17 a 29 de março).

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112
Centro
São Paulo - SP
Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652


fonte: cineclik

Nenhum comentário: