sexta-feira, 1 de maio de 2009

Festa do cinema na "Virada Cultural 2009" em São Paulo


Se você mora em Sampa ou pretende passar o feriado por lá, são grandes as chances de você participar, se quiser, de uma verdadeira maratona cinematográfica. A Virada Cultural 2009, como aconteceu no ano passado, também vai exibir sessões de cinema nas 24 horas do evento. Serão dezenas de curtas e longas exibidos ao longo dos dias 2 e 3 maio em salas de cinema e ao ar livre.

Já no telão da fachada do Teatro Municipal, o Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo exibirá produções em seis programas de aproximadamente 60 minutos cada um, contemplando curtas paulistanos da 19ª edição do Festival, além de vídeos realizados nas Oficinas Kinoforum de 2008.

Em outro telão, no palco da Avenida São João, haverá exibições de curtas do Festival do Minuto nos intervalos dos shows, com duas mostras: Melhores de 2008 e 60 Minutos do Mundo, uma hora de material da mostra "1000 Minutos de 80 Países", que esteve em cartaz no MASP recentemente.

Uma ação interessante será é o concurso com o tema "Minuto da Virada", estimulando os participantes para fazer um vídeominuto durante as 24h da festa. A ideia é registrar a experiência, algo curioso ou algum detalhe do evento. Os realizadores terão até o dia 11 de maio para enviar os trabalhos e concorrer a prêmios de até R$ 5 mil.

No Cine Olido, o público poderá conferir uma seleção de nove filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

E no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, acontecerá a Virada Cultural Lado B, com a presença de Zé do Caixão, interpretando uma seleção de contos e, depois, guiando um cortejo até o cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, onde será acontece a 3ª edição do projeto Cinetério com o filme O Massacre da Serra Elétrica, ao ar livre.

Mortos-vivos com apetite por cérebros tomam conta da programação do Cine Dom José na Virada Cultural. Serão exibidos gratuitamente 14 filmes durante as 24 horas do evento.

O espectador terá a oportunidade de conhecer dois antecessores do gênero. Um é O Zumbi (The Ghoul), filme de 1933 estrelado por Boris Karloff dois anos depois de conquistar a fama com seu papel mais icônico, o monstro de Frankenstein. Zumbi, no entanto, guarda mais semelhança com outro clássico de Karloff, A Múmia (1932), afinal a ressurreição está ligada a um artefato do Egito Antigo. No outro, o inglês Epidemia de Zumbis (Plague of the Zombies, 1966), de John Gilling, os mortos voltam à vida através da magia negra e não se alimentam de carne humana.

Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968) de George Romero é o clássico absoluto, inspirado nos vampiros de andar cambaleante do filme italiano (The Last Man on Earth) - versão do livro Eu sou a Lenda, de Richard Matheson. Ainda de Romero serão exibidos Mortos que MatamDespertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978), violenta crítica à sociedade de consumo, e sua continuação, Dia dos Mortos (Day of the Dead, 1985), com humanos presos num abrigo subterrâneo.

Além da trilogia clássica de Romero, a seleção passará ainda por pastiches como A Volta dos Mortos Vivos 2 e 3 (1988 e 1993 respectivamente) e pela Itália, pátria dos zumbis etruscos e inteligentes de Burial Ground (Le notti Del Terrore, 1981) e do ultraviolento Zombie-A volta dos Mortos Vivos (Zombie 2, 1979), do cultuado diretor Lucio Fulci.

Da safra mais recente, o elogiado Pelo Amor e pela Morte (Dellamorte Dellamore, 1994), de Michele Soavi, a refilmagem de Despertar do Mortos, Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004), feita por Zack Snyder, os zumbis velocistas de Extermínio (28 Days Later, 2002) do vencedor do Oscar deste ano Danny Boyle e Planeta Terror (Planet Terror, 2007), de Robert Rodriguez.

Mas imperdível mesmo é A Última Mulher do Mundo, projeto da Orquestra Visual Chawarma que, em aproximadamente 20 minutos, fará uma espécie de "remix" de A Noite dos Mortos Vivos. Com dois músicos e dois editores de vídeo, a Chawarma recriará o clássico de Romero fazendo uma nova edição ao sabor da improvisação musical.

O Cine Dom José fica na Rua Dom José de Barros, número 306, Centro, próximo à Av. Rio Branco e ao Viaduto Santa Efigênia. Confira abaixo os horários das sessões de zumbi:

- Sábado – 2 de maio
18h - Zombie, A Volta dos Mortos-Vivos (Zombie 2) (1979), de Lucio Fulci;
20h - O Zumbi (1933), de T. Hayes Hunter;
22h - Pelo Amor e pela Morte (1994), de Michele Soavi;
24h - Planeta Terror (2007), de Robert Rodriguez.

- Domingo – 3 de maio
2h - A Noite dos Mortos Vivos (1968), de George Romero;
3h40 - A Última Mulher do Mundo, George Romero com Ludo Filmes e Danilo Moraes;
4h - Despertar dos Mortos (1978), de George Romero;
6h - Dia dos Mortos (1985), de George Romero;
8h - A Volta dos Mortos Vivos - Parte 2 (1988), de Ken Wiederhorn;
10h - Burial Ground (1981), de Andrea Bianchi;
12h - Epidemia dos Zumbis (1966), de John Gilling;
14h - A Volta dos Mortos Vivos - Parte 3 (1993), de Brian Yuzna;
16h - Madrugada dos Mortos (2004), de Zack Snyder;
18h - Extermínio (2002), de Danny Boyle.

fonte: adoro cinema, HQManiacs, omelete

Última Parada 174 leva prêmio em festival na Argentina


Última Parada 174, dirigido por Bruno Barreto, levou, nesta quinta-feira (30/4), o prêmio Lente de Cristal de Melhor Filme eleito pelo júri popular do II Cine Fest Brasil - Buenos Aires. O longa foi indicado para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano.

Durante o evento, foram exibidos alguns longas nacionais, entre eles, Fumando Espero, de Adriana Dutra; Verônica, de Mauricio Farias; Os Desafinados, de de Walter Lima Jr.e Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima.

O roteiro conta a história de Sandro do Nascimento, ex-menino de rua que seqüestrou um ônibus no Rio de Janeiro por cinco horas. Ocorrido em 12 de julho 2002, o crime foi acompanhado de forma dramática pelos brasileiros por meio da TV e, no mesmo ano, rendeu o documentário Ônibus 174, que colocou o nome de José Padilha (Tropa de Elite) sob os holofotes da produção cinematográfica nacional.

O desconhecido Michel Gomes é quem interpreta Sandro no longa-metragem, cujo roteiro é assinado por Bráulio Mantovani (Cidade de Deus). Este longa retrata a história de vida de Sandro, sobrevivente da chacina da Candelária, que manteve reféns dentro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, em junho de 2000. Uma professora foi morta e o próprio Sandro acabou morrendo também depois de se entregar.

fonte: cineclik

Festival de Munique fará homenagem a Stephen Frears


O cineasta britânico Stephen Frears (A Rainha) será o principal homenageado no 27º Festival de Cinema de Munique, que em 2009 será realizado entre 26 de junho a 4 de julho. A homenagem terá exibição da filmografia do cineasta.

De acordo com Andreas Stöhl, diretor do festival, "Stephen Frears é um dos mais inovadores e interessantes cineastas da Europa". Stöhl continua: "Seu nome representa filmes de fundo político e comprometidos socialmente, além de ter grandes nomes do cinema, significando entretenimento inteligência".

Serão exibidos no festival alemão os primeiros filmes de Frears, como Minha Adorável Lavanderia (1985), O Amor Não Tem Sexo (1987), Sammy e Rosie (1987) e Ligações Perigosas (1988), assim como seu mais novo trabalho, Chéri.

Frears confirmou sua presença no evento para receber devidamente as homenagens prestadas pela organização do festival, cuja seleção completa será anunciada em 4 de junho.

fonte: cineclik

PAULÍNIA 2009: Inscrições para concurso terminam na próxima semana


As inscrições de para o concurso de novos roteiros promovido pela Prefeitura Municipal de Paulínia estão abertas somente até a próxima terça-feira (5/5). Durante o II Festival Paulínia de Cinema - realizado entre os dias 9 a 16 de julho na cidade no interior de São Paulo -, será anunciado o vencedor do concurso, que receberá o valor de R$ 45 mil para o desenvolvimento do projeto apresentado.

A ficha de inscrição e regulamento estarão disponíveis na Coordenação Geral do Festival na Secretaria de Cultura de Paulínia (Av. Pref. Jose Lozano de Araújo, 1551, em Paulínia) e no site do projeto. Informações também podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3874-5700, (19) 3874-5705 ou pelo e-mail cultura@paulinia.sp.gov.br.

fonte: cineclik