quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Confira os destaques do 7ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


La Noche Que Dejo de Llover (2008)
(Espanha - 91 min. - Alfonso Zarauza)

Por três meses não parou de chover e Spleen, um dândi, só gosta de três coisas na vida: Valle-Inclán, The Smiths e as garotas más de franja. Ele passa suas noites na companhia de seus amigos boêmios na taverna Dramatists. Uma noite, quando pára de chover, Spleen encontra La Rusa, a garota má de franja, com quem fará uma terna e surpreendente viagem pelas entranhas da noite e pelo interior deles mesmos. Eles percorrem a estranha cidade construída de pedra, que transformará suas vidas completamente... até a chegada do amanhecer e a volta da chuva trazendo luz, mas acabando com os seus sonhos.


Mataram a Irmã Dorothy (2008) - foto
(Brasil, EUA - 94 min. - Daniel Junge)

A irmã Dorothy Stang, freira de 73 anos de idade, de Ohio, foi atingida por seis tiros e deixada para morrer numa lamacenta estrada da Amazônia. O filme mostra a força do drama real no tribunal e acompanha o julgamento de seus assassinos, além de mostrar a vida de trabalho da irmã Dorothy na floresta brasileira que levaram ao fatídico dia.


O Pequeno Chefão Grego (2007)
(Grécia - 89 min. - Olga Malea)

Educado na Califórnia e descendente de uma família de políticos importantes, Alex, de 11 anos, viaja a Creta para batizar o bebê de um patrocinador local do partido e candidato ao parlamento. Ele será um padrinho pela primeira vez para provar a todo mundo e principalmente a seu pai que ele é um bom filho. Seus livros estrangeiros, sua dificuldade com a língua grega, as particularidades de Creta, e os testes que ele precisa passar para ser aceito como o filho digno do líder, criam uma comédia com fundo político, conflitos existenciais e situações tragicômicas. Seu primeiro batismo na “arte e artifícios da política” vai marcá-lo por toda a vida.

Patti Smith: Sonho de Vida (2007)
(EUA - 108 min. - Steven Sebring)

Uma crônica vital da história do rock, tão ousada e individual como a própria Patti Smith, música lendária, artista e poeta conhecida como a madrinha do punk. Patti surgiu em 1970, galvanizando a cena musical com seu estilo único de ódio poético e de insolência marcantes. O documentário apresenta esta artista multitalentosa, carismática e extremamente reservada em 11 anos de história, através de depoimentos, performances, letras, entrevistas, pinturas, e fotografias. Patti, que narra o filme, luta com os muitos paradoxos da natureza humana enquanto despeja todo o rock’n’roll, a crueza e a coragem pelas quais é conhecida.


Rock-Monoloque (2008)
(Rússia - 69 min. - Vladimir Kozlov)

Um retrato de Yuri Morozov, uma personalidade do rock underground russo das décadas de 70 e 80, através de um lado desconhecido da ex-URSS, onde muitos artistas foram perseguidos. Arquivos da KGB nunca antes vistos e filmes em 8mm clandestinos de shows de 30 anos atrás mostram a sociedade russa daquela época.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Festival de Cinema de Roma começa


Um prêmio pelo conjunto de sua carreira para o ator premiado com o Oscar Al Pacino abriu o festival de cinema de Roma nesta quarta-feira (22), levando um veterano de Hollywood ao festival que, este ano, tem viés marcantemente europeu.

Pacino vai receber o troféu Marcus Aurelius de Ouro em nome do Actors Studio, de Nova York, e responderá a perguntas do público - algo que é a marca registrada do festival de Roma, onde o público tem a chance de conhecer pessoalmente seus astros favoritos.

O ator de 68 anos, filho de imigrantes italianos nos EUA, foi indicado ao Oscar várias vezes por filmes como "O poderoso chefão", "Serpico" e "Um dia de cão".

Ele recebeu a estatueta dourada uma vez, como melhor ator, pelo personagem de um cego em "Perfume de mulher".

Atualmente, está em cartaz nos cinemas em "As duas faces da lei", em que ele e Robert De Niro fazem dois policiais veteranos no rastro de um serial killer. O filme foi mal recebido pela crítica.

O filme que vai abrir o festival de Roma, que continua até 31 de outubro, é "L'uomo che ama" (O homem que ama), um drama de amor italiano estrelado por Monica Bellucci que fará sua estréia na quinta-feira.

Cinco outras produções italianas estão entre os 20 títulos da competição principal, ao lado do filme britânico "Easy virtue", baseado numa peça de Noel Coward e estrelado por Colin Firth e Kristin Scott Thomas, e o drama francês "The sea wall", com Isabelle Huppert.

Apenas um filme norte-americano está incluído na competição principal: o policial "Pride and glory", com Colin Farrell e Edward Norton.

Outros destaques do festival incluem "8", uma coletânea de oito curtas inspirados nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, fixadas pela ONU para a redução da pobreza. Os curtas são assinados por oito diretores aclamados, entre eles Gus Van Sant, Jane Campion e Wim Wenders.

Acesse o site oficial http://www.romacinemafest.org/romacinemafest/

fonte: g1

Festival de Cinema se torna vítima de crise e é adiado


O Festival de Cinema Ásia Pacífico foi adiado devido à crise financeira mundial, anunciaram os organizadores em Jacarta nesta quarta-feira, segundo a revista americana especializada em entretenimento "The Hollywood Reporter".

O presidente do comitê do festival, Raam Punjabi, afirmou que, apesar de estar nos estágios finais de preparação, o evento foi adiado porque as condições da economia global tiraram o entusiasmo de alguns dos países que participam da iniciativa.

A previsão de início do evento era de 21 de novembro. O festival foi fundado em 1953 em Hong Kong e a cada ano uma diferente cidade asiática dos 21 países que compõem a Federação de Produtores da Ásia abriga o evento.

A nova data do festival deve ocorrer em seis ou nove meses após a previsão inicial ou mesmo não ocorrer, deixando para se unir à versão de 2009, que será em Taipei, segundo Punjabi.

Os patrocinadores do evento estavam preocupados com o número de visitantes de outros continentes já que o festival iria cair logo após o Festival Internacional de Cinema de Tóquio e o Festival Internacional de Cinema de Pusan, além de praticamente coincidir o Prêmio Ásia Pacífico na Austrália, cuja segunda edição começa no meio de novembro.

O governo provincial de Jacarta e outros patrocinadores da Indonésia não desistiram do projeto, segundo Punjabi.

Acesse o site traduzido Ásia Pacífico 52o Festival de Cinema

fonte: folha online

Belo Horizonte terá Dia Internacional da Animação


Uma boa notícia para os fãs de animação que moram em Belo Horizonte.

No próximo dia 28 ocorrerão as comemorações do Dia Internacional da Animação, com a exibição de curta-metragens nacionais e internacionais nos cinemas UCI Multiplex Iguatemi, sala 4, e na sala Alexandre Robatto.

As sessões começarão às 19:30 hs, com a programação completa estando disponível no site oficial do evento.

MOSTRA NACIONAL (DURAÇÃO: 1 HORA)

X Coração (2007)
Dir. Lisandro Santos
Técnica de Animação: 2D Digital
Duração: 11'30''
Porto Alegre/RS
Sinopse: X Coração conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha.

Atirei o pau no Gato (2007)
Dir. Sergio Glenes
Técnica de Animação: 2D
Duração: 03'33''
Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: Animação inspirada na cantiga de roda brasileira “atirei o pau no gato”. Um menino brinca de tiro ao alvo com seu gato de madeira. Após acertar um gato do parque com sua bola de borracha, ele descobre com a ajuda de Dona Xica, que é bem mais divertido fazer novas amizades, e a diferença entre seu brinquedo e um amigo de verdade.

Rua das Tulipas (2007)
Dir. Alê Camargo
Técnica de Animação: 3D
Duração: 15'08''
Brasília/DF
Sinopse: Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa.

Balanço (2006)
Dir. Jackson Farias Teixeira
Técnica de Animação: 2D / Rotoscopia
Duração: 01'49''
Belo Horizonte/MG
Sinopse: Duas figuras pintadas no papel ganham vida em uma nova dança, até que acontece um pequeno acidente.

Baloons (2007)
Dir. Jonas Brandão
Técnica de Animação: 2D
Duração: 01'22''
São Paulo/SP
Sinopse: Dois homenzinhos flutuam livremente pelo azul infinito do céu amarrados a balões. Eles então decidem que o céu pertence a si.

Primogênito Complexo (2007)
Dir. Tomás Creus e Lavinia Chianelo
Técnica de Animação: Stop Motion
Duração: 11'30''
Porto Alegre/RS
Sinopse: Um filho primogênito e seu irmãozinho recém-nascido ilustram a eterna luta entre o velho e o novo.

Breathe - Respiro (2008)
Dir. Adriana Meirelles
Técnica de Animação: Stop Motion / Recorte Digital
Duração: 03'40''
São Paulo/SP
Sinopse: Menino está fazendo sua lição de matemática e não consegue resolver uma soma. Na tentativa de resolver seu problema começa a brincar com um jogo de montar e começa a sonhar acordado. Neste sonho começa a pensar em equações impossíveis.. . em questões impossíveis.. . E cada questão se transforma na próxima numa integrante coreografia visual.

Seu Lobo (2007)
Dir. Humberto Avelar
Técnica de Animação: 2D
Duração: 02'53''
Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: Animação inspirada na cantiga de roda brasileira “Seu Lobo”. Crianças cantam canção infantil repetidamente e incomodam o lobo que tenta escapar do tormento em sua casa.

Monkey Joy (2008)
Dir. Amir Admoni
Técnica de Animação: 3D e 2D sobre vídeos reais
Duração: 08'15''
São Paulo/SP
Sinopse: A chegada de um produto revolucionário estremece a monotonia da cidade de Amsterdã. Usando como ponto de partida imagens ilustrativas do cotidiano holandês que captou durante seis meses, o designer e diretor Amir Admoni cria uma deliciosa ficção animada que, por trás do humor sarcástico, levanta questões corrosivas extremamente atuais, como o vazio da sociedade de consumo e a paranóia da política anti-imigração européia.

O Trambolho (2008)
Dir. André Rodrigues
Técnica de Animação: 2D
Duração: 01'48''
Recipe/PE
Sinopse: O que poderia acontecer em um dia como outro qualquer? Um sujeito engraçado, um celular e um ônibus. Pronto! A confusão está formada.

Tyger (2006)
Dir. Guilherme Marcondes
Técnica de Animação: Digital e Bonecos
Duração: 04'30''
São Paulo/SP
Sinopse: Um enorme tigre aparece em uma cidade para revelar a realidade de uma noite que poderia ter sido como qualquer outra.

Somos Passageiros... (2006)
Dir. Jefferson AV
Técnica de Animação: Pintura sobre película 16mm
Duração: 01'10''
Belo Horizonte/MG
Sinopse: Através de janelas, que emolduram formas, imagens fantasmas dançam sob fotografias fugidias, onde cavam-se linhas, explodem-se cores, figuras transformadas na marcha do movimento, trilha primitiva, de sons sintéticos, batidas secas, no ritmo de uma locomotiva.

One (2007)
Dir. Diego Stoliar
Técnica de Animação: Flash e After Effects
Duração: 01'00''
Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: Uma peça minimalista de animação sobre a origem da vida no universo.


MOSTRA INTERNACIONAL (DURAÇÃO: 1 HORA)

FILMES PORTUGUESES

O turno da noite | Night Shift
Director: Carlos Fernandes

Sem dúvida amanhã | Tomorrow… without doubt
Animation, 2006, 7’, Portugal
Director: Pedro Brito
Technique: Animação 2D

FILMES POLONESES

JEDEN (ONE) – the Audience Award 2006
Director: Mateusz Jarmulski
3D/ Poland / 2006/ 4’00”

MATOPOS
Director: Stephanie Machuret
3D/ France/ 2006 / 12”00”


FILMES RUSSOS


I Will Make A Sign For You

Ya Dam Tebe Znat''
directed by Alexander Tatarsky, Andrey
7 min
Pilot, 1996

Lift 1
(film)
directed by Ya. Freijas, Yevgeny Delussin,
10 min. 21 sec.
PILOT, VIDEOFILM - Distributorship Company, 1989

FILMES SUL COREANOS

Sugar, Cream and Spittle
Produced 2006
Directed by :
Technique : 2D
Length : 06” 40’

Hug

Produced 2007
Directed by : Lee, Sang-Hui
Technique : 3D Animation
Length : 04” 20’


FILMES AMERICANOS


One Bite

Director: Claire Almon
1min

Within Reach
Director: Wes Parham
2min


fonte: adoro cinema

Selton Mello e Wagner Moura recebem Prêmio Qualidade Brasil


Os atores Selton Mello (Feliz Natal), Wagner Moura (Tropa de Elite) e Marcelo Faria (O Diabo a Quatro) receberam prêmios no Prêmio Qualidade Brasil, informou o jornal O Dia.

Mello foi eleito o Melhor Ator por sua interpretação em Meu Nome Não é Johnny. Na trama, ele interpreta João Guilherme Estrella, um típico jovem da classe média que se torna o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro.

Já Moura não recebeu o prêmio por Tropa de Elite. Ele foi eleito como Melhor Ator Dramático em São Paulo pela peça Hamlet, em cartaz no Teatro FAAP, São Paulo. Faria recebeu o prêmio de Melhor Ator Dramático, no Rio de Janeiro, pela peça Dona Flor.

Foram ainda entregues prêmios para programas televisivos. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (21/10), no Rio de Janeiro. No dia 25/11, o evento acontecerá em São Paulo.


fonte: cineclik