segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Confira os destaques do 4ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


Africa Unite (2008)
(EUA - 92 min. - Stephanie Black)
Bob Marley foi a alma do reggae. Apoiou a luta contra o apartheid, abraçou o movimento de independência no Zimbábue e foi um exemplo para a comunidade negra internacional. Em fevereiro de 2005, mais de vinte anos após sua morte, um grande show aconteceu na capital da Etiópia, Addis Abeba, para celebrar seu 60º aniversário. Três gerações de Marleys participaram do evento com o objetivo de inspirar as novas pessoas da África a se unir pelo futuro do continente. Foram mobilizadas cerca de 300 mil fãs, músicos, seguidores, autoridades, parentes e ativistas. Além do extenso material, da trilha sonora e muitos jovens admiradores, registrou-se também a presença do ator Danny Glover, da cantora Angélique Kidjo (ambos embaixadores da Boa Vontade da UNICEF), de Mrs. Booker, mãe de Bob Marley, e da princesa Mary, neta do imperador Haile Selassie.


Chevolution (2008)
(EUA, Reino Unido, México - 86 min. - Trisha Ziff, Luis Lopez)

Em 1960, o fotógrafo cubano Alberto “Korda” Díaz capturou uma imagem de Ernesto “Che” Guevara durante uma missa fúnebre. A história conspirou para que este retrato explodisse na cena mundial em 1968 na Europa e na América Latina, quando se tornou um símbolo internacional de protesto e rebelião. Na última década, com o advento da internet, esta imagem mais uma vez viajou pelo globo das formas mais variadas. Como protesto ou usada para fins comerciais, ela é constantemente transformada e reinventada, e é considerada a imagem mais reproduzida da história da Fotografia. Chevolution investiga como este retrato, com seu olhar enigmático, virou um símbolo de inúmeros anseios por mudança. Ele mostra como a foto de Che viajou do estúdio fotográfico de Korda em Havana para as ruas da Europa e do mundo.


Fumando Espero (2008)
(Brasil - 96 min. - Adriana L. Dutra)

Vale tudo para parar de fumar. Até fazer um filme. Foi esta a aposta da diretora estreante Adriana Dutra, na época, uma entre mais de um bilhão de fumantes existentes no mundo. O resultado é Fumando Espero, um documentário na primeira pessoa que não se intimida em expor na tela as agruras de quem ousa se libertar do vício mais difundido do século 20 e início do século 21. A diretora, porém, não se restringiu à causa pessoal: além de apresentar a evolução histórica do cigarro e das técnicas de sua difusão (como esquecer as divas de Hollywood?), entrevistou famosos e anônimos, médicos, advogados, sociólogos, publicitários, fumantes, ex-fumantes e reincidentes, revelando um amplo painel sobre o tema – da compulsão e dependência da nicotina às condições do plantio de fumo no Brasil. Um filme para quem ama, já amou ou odeia o cigarro.


Os Primeiros Anos de Wim Wnders (2007) - foto
(Alemanha - 96 min. - Marcel Wehn)

À pergunta “quem é você?”, o personagem Kamikaze do filme No Decurso do Tempo, de Wim Wenders, responde: “Eu sou minha própria história”. Tecendo paralelos entre seus primeiros filmes e sua biografia, o documentário traça a própria história do diretor alemão, focando em sua vida antes de ele deixar a Alemanha para mudar-se para os EUA, logo após o reconhecimento internacional de seu filme O Amigo Americano (1976/77). Em conversas pessoais, Wim Wenders fala sobre sua infância protegida na Oberhausen pós-guerra. Uma jornada no passado que o leva a Paris, onde viveu como um jovem pintor e onde decidiu tornar-se cineasta. Ele conta suas experiências, sucessos e fracassos como estudante de cinema até virar diretor. Além de Wenders, alguns de seus mais importantes companheiros de jornada também dão depoimentos. À medida que recordam, eles discutem alguns dos temas fundamentais e recorrentes nos filmes do diretor – como a busca de identidade, amizade e comunicação. Trechos dos primeiros trabalhos de Wenders ilustram como ontem, hoje e sempre, o cineasta retrata as pessoas que ele conheceu e as experiências que considerou autênticas.


Última Parada 174 (2008)
(Brasil - 110 min. - Bruno Barreto)

Uma mãe em busca do filho, um filho que precisa de uma mãe. Um drama comovente que culminou com o seqüestro de um ônibus em plena zona residencial do Rio de Janeiro em junho de 2000. Inspirado em uma história real.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema