terça-feira, 30 de março de 2010

Divulgado pôster oficial do Festival de Cannes 2010


Os organizadores do Festival de Cinema de Cannes, na França, deste ano, acabaram de divulgar o pôster oficial do evento, que traz estampada a atriz francesa Juliette Binoche (“O Paciente Inglês“). Veja a imagem abaixo.

A arte do pôster foi feita pela famosa fotógrafa Brigitte Lacombe e pelo designer Annick Durban, para a 63ª edição anual do festival. A imagem é parte de uma série que o festival deve apresentar sobre heroínas como representações dos mistérios das telas de cinema. Lacombe foi a responsável pelos pôsteres de filmes como “Nine”, “Bastardos Inglórios” e “Ilha do Medo”. Durban fez muito sucesso com o cartaz do ano passado do festival, quando colocou uma cena do filme “A Aventura”, com a atriz Monica Vitti.

“Os organizadores do Festival ficaram encantados com esta alegórica figuração do cinema, que dá vida à imagem com um simples movimento de seu pincel luminoso”, disseram em nota oficial os representantes do festival.

Este ano, o Festival de Cannes vai acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, tendo Tim Burton (“A Fantástica Fábrica de Chocolate”) como presidente do júri. Para a sessão de abertura de Cannes, foi escolhido o filme “Robin Hood”, de Ridley Scott (“Gladiador“).

fonte: cinema com rapadura

Eric Rohmer em nova mostra


Começou ontem, dia 29, e vai até 11 de abril a mostra O Cinema de Eric Rohmer, homenageando o cineasta francês falecido em janeiro e que completaria 90 anos no próximo 4 de abril.

Um dos nomes da famosa Nouvelle Vague e considerado por muitos como um dos grandes de todos os tempos, Eric Rohmer foi também crítico de cinema.

A mostra será uma revisão de sua obra com a exibição de 27 filmes, entre curtas, médias e longas, além de dois documentários sobre ele. Do total, 21 títulos serão exibidos em 35mm e somente seis em DVD.

Na programação fazem parte ainda seus dois últimos trabalhos: Agente Triplo e Os Amores de Astrée e de Céladon, não exibidos em circuito comercial no Brasil.

Entre os títulos que farão parte da mostra figuram os seis contos morais (A Padeira do Bairro, A Carreira de Suzanne, A Colecionadora, Minha Noite Com Ela , O Joelho de Claire e Amor à Tarde) e os contos das quatro estações (Conto de Outono, Conto de Verão, Conto da Primavera e Conto de Inverno).

Todo o valor arrecadado com ingressos será revertido para o programa Fome Zero. O Teatro Maison de France fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio.

fonte: adoro cinema

Festival Tribeca será encerrado com filme "Freakonomics"


Um documentário adaptado do best-seller "Freakonomics" pelos cineastas Alex Gibney e Morgan Spurlock vai encerrar o Festival de Cinema Tribeca, disseram os organizadores do festival nesta segunda-feira.

"Freakonomics" é baseado em um livro que aplica a teoria econômica a questões da sociedade, como a criminalidade e a paternidade eficiente. O livro vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo. O documentário vai estrear no festival Tribeca, que acontecerá entre 21 de abril e 2 de maio.

O filme traz em seus créditos os nomes de seis diretores, incluindo Morgan Spurlock, criador do bem-sucedido documentário "Super Size Me - A Dieta do Palhaço", sobre a influência da indústria do fast food.

Vencedor de um Oscar por seu documentário "Um Táxi Para a Escuridão", Alex Gibney também vai exibir em Tribeca seu filme "My Trip to Al-Qaeda", além de uma obra ainda sem título e inacabada sobre o ex-governador de Nova York Eliot Spitzer.

Os organizadores do festival disseram que vão exibir a première do romance "Letters to Juliet", com Vanessa Redgrave, e o primeiro filme em língua inglesa do diretor francês Olivier Dahan, intitulado "My Own Love Song", com Forest Whitaker e Renee Zellweger.

fonte: Reuters, uol cinema

Próxima edição do Bafta acontecerá em 13 de fevereiro de 2011


A próxima edição do Bafta, premiação dedicada à indústria do cinema feita anualmente pela Academia Britânica de Artes, Cinema e Televisão, deve acontecer em 13 de fevereiro de 2011.

Para concorrer ao prêmio - considerado um dos mais importantes do cinema ao lado do Oscar - os filmes devem ter sido lançados no Reino Unido durante 2010.

As produções são, então, avaliadas por um júri composto por membros da academia.

Neste ano, o grande vencedor do prêmio foi o filme "Guerra ao terror", dirigido por Kathryn Bigelow. Os prêmios de melhor ator e atriz foram para Colin Firth (por "Um homem solteiro") e Carey Mulligan (por "Educação").

fonte: g1 cinema

Premiação de cinema da MTV lança categoria 'superastro global'


A MTV incluiu a categoria de "superastro global" no seu Movie Awards 2010, e está pedindo a fãs do mundo todo que ajudem a escolher o vencedor, informam os organizadores da premiação nesta segunda-feira (29).

Entre os "superastros globais" na disputa estão Angelina Jolie, Brad Pitt, Hugh Jackman, Sam Worthington, Will Smith, Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz.

Duas outras categorias foram acrescidas neste ano ao irreverente prêmio cinematográfico da emissora - o de "melhor astro chutador de bundas" e o de "melhor atuação assustadora pra caramba", relativa a filmes de terror e suspense.

Segundo a MTV, pelo segundo ano o público poderá escolher os indicados nas categorias de melhor filme, melhor atuação, melhor vilão e momentos mais chocantes. Ao todo, são 13 categorias, e a votação pela Internet, que começou na segunda-feira, vai até 9 de abril, no site http://www.mtv.com/ontv/movieawards/2010/.

Mas a votação desta vez será mais internacional, pois fãs do mundo todo irão escolher seu "superastro global" favorito, por intermédio dos sites da MTV na Europa e em outras regiões.

Depois da seleção dos indicados, a plateia poderá votar também nos vencedores. A apuração do prêmio principal, de melhor filme, será feita ao vivo durante a cerimônia de entrega marcada para 6 de junho em Los Angeles.

"Entregar a votação aos nossos devotados cinéfilos certamente gera um debate apaixonado sobre os filmes épicos deste ano. E, neste ano, fãs de todo o mundo vão participar no processo", disse Stephen Friedman, gerente-geral da MTV.

fonte: cinema com rapadura