quarta-feira, 21 de abril de 2010

Instituto Moreira Salles apresenta os melhores de 2009


O Instituto Moreira Salles apresenta a partir do dia 20 de abril, terça-feira, a mostra “2009 segundo a crítica”, que promove debates e reúne nove dos dez melhores filmes exibidos no ano passado segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), além das melhores produções latino-americanas de 2009 de acordo com a Féderation International de La Presse Cinématographique (Fipresci) e o júri de críticos do Festival Internacional de Cinema Iberoamericano de Guadalajara. O objetivo da mostra é proporcionar ao público uma reflexão sobre a importância dos longas-metragens escolhidos, assim como dar aos espectadores uma nova chance de assistir aos filmes no cinema.

O vencedor da Palma de Ouro Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet, foi eleito o melhor filme de 2009 pela ACCRJ, seguido por Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. A seleção inclui ainda dois filmes de Clint Eastwood: A Troca e Gran Torino; o subestimado Amantes, do cineasta James Gray; o sueco Deixe ela entrar, de Tomas Alfredson; Foi Apenas um Sonho, de Sam Mendes; Beijo na boca, não!, de Alain Resnais; Cidadão Boilesen, de Chaim Litewiski; e Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar. Este último, no entanto, não será exibido por falta de cópias disponíveis.

Além da exibição dos filmes, a Mostra também terá debates com a participação de críticos da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. O primeiro será nesta terça, 20 de abril, sobre o longa Entre os muros da escola, de Laurent Cantet . O filme terá sessão às 18h e o debate começa em seguida, com Luiz Fernando Gallego e Gilberto Silva Jr. No dia 22, às 18h, o filme em questão será A Troca, de Clint Eastwood, com os debatedores Daniel Schenker e Ricardo Largman. Na terça, 27 de abril, haverá um novo debate sobre Entre os muros da escola, desta vez com a participação dos críticos Mario Abbade e Leonardo Luiz Ferreira.

Entre as produções latino-americanas, Gigante, de Adrán Biniez, e Garapa, de José Padilha, foram considerados as melhores de 2009 pela associação internacional de críticos de cinema Fipresci. Já Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui, ganhou o prêmio de melhor documentário no 25º Festival Internacional de Cinema Iberoamericano de Guadalajara, no México.

A mostra “Melhores Filmes do Ano”, promovida pela Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, acontece desde 2002 e, pela segunda vez consecutiva, o cinema do Instituto Moreira Salles acolhe o evento.

Programação Completa:

Terça 20
14h00 Amantes
16h00 Beijo na boca, não!
18h00 Entre os muros da escola
Sessão em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Seguida de debate com Luiz Fernando Gallego e Gilberto Silva Jr.

Quarta 21
14h00 Bastardos inglórios
17h00 Cidadão Boilesen

Quinta 22
14h00 Deixa ela entrar
16h00 Gran Torino
18h00 A Troca
Sessão em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Seguida de debate com Daniel Schenker e Ricardo Largman.

Sexta 23
14h00 Foi apenas um sonho
16h00 Amantes
18h00 Cidadão Boilesen
20h00 Entre os muros da escola

Sábado 24
14h00 Beijo na boca, não!
16h00 Gran Torino
18h00 Foi apenas um sonho
20h00 Deixa ela entrar

Domingo 25
14h00 A troca
16h30 Entre os muros da escola
20h00 Cidadão Boilesen

Terça 27
14h00 Bastardos inglórios
16h30 Cidadão Boilesen
19h00 Entre os muros da escola
Sessão em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Seguida de debate com Mario Abbade e Leonardo Luiz Ferreira.

Quarta 28
14h00: Entre a luz e a sombra

Quinta 29
14h30: Garapa
17h00: Entre a luz e a sombra
20h00: Gigante

O Instituto Moreira Salles fica localizado à Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea - Rio de Janeiro. Os ingressos para as sessões custam 10 reais.

fonte: cineplayers

'Sequestro' ganha festival em Beverly Hills


O filme Sequestro, de Wolney Atalla, que abriu a 10ª edição do Festival de Beverly Hills no último dia 14, saiu da competição com dois prêmios. O longa sobre a Divisão Anti-Sequestro de São Paulo venceu nas categorias Melhor Documentário e Melhor Diretor, disputando com outras 50 produções. Sequestro foi o primeiro filme brasileiro selecionado para abrir o festival nesses 10 anos. Também foi inédita a consagração de um cineasta brasileiro como Melhor Diretor.

No dia 28/04, o documentário de Wolney Atalla será exibido na mostra competitiva do XIV Cine PE – Festival do Audiovisual de Recife, que acontece entre 24 de abril e 2 de maio.

A equipe de filmagem de Sequestro conseguiu o feito inédito de presenciar investigações, táticas e ações até então sigilosas da Divisão Anti-Sequestro de São Paulo. Foram quatro anos de acompanhamento, durante os quais quase 400 pessoas foram sequestradas no estado de São Paulo e mais de 1.500 em todo o Brasil. O filme mostra situações reais como uma negociação entre família e sequestradores, um resgate de uma criança de seis anos e um sequestro comandado de dentro da cadeia.

fonte: cineplayers

Inscrições abertas para o festival Santa Maria Vídeo e Cinema


As inscrições para as Mostras Competitivas da nona edição do Santa Maria Vídeo e Cinema estão abertas no período de 18 de abril a 18 de junho (data de postagem) para curtas-metragens realizados em todo o país, com até 25 minutos, finalizados a partir de janeiro de 2009. As categorias de competição são animação, documentário e ficção para a Mostra Competitiva Nacional e Mostra Competitiva de Santa Maria e Região.

Este ano, o festival acontece entre os dias 30 de agosto a 04 de setembro, com o tema Entre Fronteiras, para celebrar as parcerias formadas pelo festival. O Homenageado Nacional será Rosemberg Cariry, cineasta e presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema. O Homenageado Local será Jair Alan, jornalista e crítico de cinema.

No mesmo período estão abertas as inscrições para a Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes onde podem participar trabalhos de todo o país, também finalizados a partir de janeiro de 2009.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos no site: www.smvc.org.br ou pelo telefone (55) 9644 3691

fonte: revista de cinema online

Prejudicado pelo caos aereo, Festival de Tribeca chega a nona edição e Brasil está na seleção


O Festival de Tribeca, criado para levantar os ânimos nova yorkinos após os atentados de 11 de setembro, chega à oitava edição em 2010. Shrek Para Sempre, quarto e último filme da franquia, abre o evento nesta quarta-feira (21/10).

O principal obstáculo para o festival criado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff é o caos aereo na Europa, que ameaça a vinda de alguns convidados. De resto, uma seleção interessante, que conta inclusive com um brasileiro. Elvis e Madona, comédia do diretor estreante Marcelo Laffitte, está em competição no panorama Discovery.

Na competição Internacional de longas de ficção, nomes como Park Chan-ok (Jealousy Is My Middle Name), que apresenta Paju. Já Gainsbourg, Je t’Aime... Moi Non Plus, de Joann Sfar, que inspira sua estética em Serge Gainsbourg.

Ao menos nas últimas três edições, Tribeca tem feito boas escolhas na competição internacional. Ano passado, premiou Procurando Elly. Em 2008, o fantástico sueco Deixa Ela Entrar. Há três anos, o israelense My Father, My Lord. Este ano, o júri é presidido por Aaron Eckhart (O Amor Acontece e Batman – O Cavaleiro das Trevas).

Julia Bacha, brasileira radicada nos Estados Unidos, exibe em Nova York Budrus, longa que já havia passado por Sundace e pelo brasileiro É Tudo Verdade. Ela integra a competição internacional de documentários.

Na seleção, o que mais chama a atenção são os temas: norte-americanos que buscam religiões alternativas (American Mystic), tráfico de falcões no Golfo Pérsico (Feathered Cocaine), um apaixonado casal com Síndrome de Down (Monica & David), entre outros.

Ao longo de 12 dias, o Festival de Tribeca promete aquecer Nova York e usar celebridades para atrair atenção a filmes assinados por diretores pouco conhecidos do grande público.

fonte: cineclik

CINEFoot - Futebol é o tema de festival de cinema brasileiro


A emoção do maior esporte nacional nas telas do cinema

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o CINEfoot - Festival de Filmes de Futebol. O CINEfoot é o primeiro festival de cinema do Brasil com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. O festival alia a emoção do futebol à magia do cinema, levando às telas imagens que ocupam o imaginário dos brasileiros e que inspiram inúmeras gerações.

O CINEfoot será realizado de 27 a 30 de maio de 2010, no Rio de Janeiro, exibindo curtas e longas metragens nacionais.

Consulte o regulamento em www.cinefoot.org e escale o seu filme nesta verdadeira seleção brasileira.

fonte: movie

Mostra Cinema de Bordas, em SP, reúne obras feitas no fundo do quintal


Eles fazem cinema na marra, escalando o amigo como protagonista e usando a própria casa como locação. Vale a combinação de espírito marginal e estética tosca. A mostra Cinema de Bordas, que abre na quarta-feira (21), com sessão às 16h e 18h, no Itaú Cultural (centro de São Paulo), dá espaço para essas produções que passam bem longe do mercado. Nas telas, 13 filmes caseiros --a exibição será encerrada no domingo (25).

Às 16h, será apresentado "Gato", um conto de terror e suspense. Depois, o público poderá ver "A Bruxa do Cemitério 2", às 18h, que conta a história de Dante, atormentado e manipulado por uma bruxa morta.

Às 18h30, será exibido "Morgue Story" -- foto, de Paulo Biscaia Filho, sobre uma quadrinista que se relaciona com um sociopata, e "Chupa-Cabras".

Para ver a programação completa, acesse aqui.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2168-1777. Qua. (21): 16h e 18h30. Qui. (22): 18h e 20h30. Sex. (23): 18h e 20h30. Sáb. (24): 16h e 18h. Dom. (25): 16h e 18h. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

fonte: guia da folha online

Mostra em São Paulo reúne pérolas do cinema nacional


Paulistanos fãs de cinema nacional ou simplesmente aficionados por relíquias da sétima arte têm programa para a noite desta quarta-feira (20).

A partir das 19h30 será aberta ao público a mostra Clássicos & Raros do Cinema Brasileiro II, que exibe até o dia 16 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil e na Cinemateca Brasileira, diversos filmes que definiram o perfil da produção cinematográfica nacional ao longo do século passado.

O evento compila de longas reconhecidos internacionalmente - como o indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro “O pagador de promessas” (dirigido por Anselmo Duarte, em 1962) e o indicado à Palma de Ouro em Cannes “Terra em transe” (de Glauber Rocha, em 1967) - a pérolas obscuras - como o curta de animação “Macaco feio... Macaco bonito...” (de Luiz Seel, em 1929).

O desenho é, segundo a organização da mostra, o mais raro e antigo filme nacional selecionado. O trabalho evidencia a elegância do traço e o refinamento do humor (até o hollywoodiano Mickey Mouse faz uma “ponta” no curta) do ilustrador e cineasta carioca Seel.

Outra preciosidade da mostra é a comédia “É Simonal” (de 1970) com cenas antológicas e trechos de shows de Wilson Simonal no estádio Maracanãzinho e na boate Sucata – local célebre no Rio entre a década de 1960 e 1970 por sediar shows de medalhões da MPB.

Além dos filmes citados, há ainda produções que destacam as atuações de nomes populares na TV brasileira, como Jô Soares (em “A mulher de todos”, - foto - em 1969) e Dercy Gonçalves (em “Cala a boca, Etelvina!”, de 1958).

Em paralelo às exibições, a mostra também promove encontros do público com cineastas, atores e técnicos das produções selecionadas.

Confira abaixo a programação paulistana do evento, que chega ao Rio de Janeiro e a Brasília no dia 11 de maio.

Na capital fluminense, a mostra acontece até o dia 30 de maio. Já na capital do Distrito Federal, o evento se prolonga até o dia 6 de junho.

Clássicos & Raros do Cinema Brasileiro II
Quando: de 21 de abril a 16 de maio
Onde: CCBB São Paulo (rua Álvares Penteado, 112 – Centro) e Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Quanto: de R$ 2,00 a R$ 8,00 em São Paulo
Informações: site de cultura do Banco do Brasil

fonte: g1 cinema

Festival de Cannes fecha seleção - e tem brasileiros no meio


A organização do Festival de Cannes anunciou nesta terça-feira a seleção de filmes da mostra paralela Quinzena dos Realizadores. O destaque é a presença do filme brasileiro A Alegria, de Marina Méliande e Felipe Bragança, além dos novos trabalhos de Jean-Paul Civeyrac (que já teve retrospectiva na Mostra) e Frederik Wiseman.

Com isso, a escalação do festival está quase completa - sempre acaba entrando um ou outro filme fora da competição na última hora. A edição 63 de Cannes acontece de 12 a 23 de maio e Robin Hood, de Ridley Scott, será o filme de abertura. Tim Burton preside o júri.

Confira a seleção:

Competição

Another Year, de Mike Leigh
Biutiful, de Alejandro Gonzalez Inarritu
Burnt by the Sun 2, de Nikita Mikhalkov
Certified Copy, de Abbas Kiarostami
Fair Game, de Doug Liman
Hors-la-loi, de Rachid Bouchareb
The Housemaid, de Im Sang-soo
La Nostra Vita, de Daniele Luchetti
La Princesse de Montpensier, de Bertrand Tavernier
Of Gods and Men, de Xavier Beauvois
Outrage, de Takeshi Kitano
Poetry, de Lee Chang-dong
A Screaming Man, de Mahamat-Saleh Haroun
Tournee, de Mathieu Amalric
Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, de Apichatpong Weerasethakul
You, My Joy, de Sergey Loznitsa

Fora de competição

Carlos, de Olivier Assayas
You Will Meet a Tall Dark Stranger, de Woody Allen
Tamara Drewe, de Stephen Frears
Wall Street - Money Never Sleeps, de Oliver Stone
Kaboom, de Gregg Araki
L'autre Monde, de Gilles Marchand
Inside Job, de Charles Ferguson
Over Your Cities Grass Will Grow, de Sophie Fiennes
Nostalgia de la Luz, de Patricio Guzman
Draquila - L'Italia che Trema, de Sabina Guzzanti
Chantrapas, de Otar Iosseliani
Abel, de Diego Luna

Um Certain Regard

Adrienn Pal, de Agnes Kocsis
Aurora, de Cristi Puiu
Blue Valentine, de Derek Cianfrance
Chatroom, de Hideo Nakata
Chongqing Blues, de Wang Xiaoshuai
The City Below, de Christoph Hochhausler
Film Socialisme, de Jean-Luc Godard
Ha Ha Ha, de Hong Sang-soo
Les Amours Imaginaires, de Xavier Dolan
Life Above All, de Oliver Schmitz
Los Labios, de Santiago Loza
Octubre, de Daniel Vega
Qu'est-il Arrive a Simon Werner?, de Fabrice Gobert
Rebecca H., de Lodge Kerrigan
R U There, de David Verbeek
The Strange Case of Angelica, de Manoel de Oliveira
Tuesday, After Christmas, de Radu Muntean
Udaan, de Vikramaditya Motwane

Quinzena dos Realizadores

A Alegria, de Marina Méliande e Felipe Braganca
All Good Children, de Alicia Duffy
Alting bliver Godt Igen, de Christoffer Boe
Año Bisiesto, de Michael Rowe
Benda Bilili, de Renaud Barret e Florent de la Tullaye
La Casa Muda, de Gustavo Hernandez
Cleveland Vs. Wall Street, de Jean-Stéphane Bron
Des Filles en Noir, de Jean-Paul Civeyrac
Ha'Meshotet, de Avishai Sivan
Illégal, de Olivier Masset-Depasse
The Light Thief, de Aktan Arym Kubat
Little Baby Jesus of Flandr, de Gust Van den Berghe
La Mirada Invisible, de Diego Lerman
Picco, de Philip Koch
Pieds Nus sur les Limaces, de Fabienne Berthaud
Le Quattro Volte, de Michelangelo Frammartino
Shit Year, de Cam Archer
Somos lo que Hay, de Jorge Michel Grau
Tiger Factory, de Woo Ming jin
Todos vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe
Two Gates Of Sleep, de Alistair Banks Griffin
Un Poison Violent, de Katell Quillevéré

Sessões Especiais da Quinzena

Stones In Exile, de Stephen Kijak
Boxing Gym, de Frederik Wiseman

fonte: omelete