quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mostra em São Paulo reúne pérolas do cinema nacional


Paulistanos fãs de cinema nacional ou simplesmente aficionados por relíquias da sétima arte têm programa para a noite desta quarta-feira (20).

A partir das 19h30 será aberta ao público a mostra Clássicos & Raros do Cinema Brasileiro II, que exibe até o dia 16 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil e na Cinemateca Brasileira, diversos filmes que definiram o perfil da produção cinematográfica nacional ao longo do século passado.

O evento compila de longas reconhecidos internacionalmente - como o indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro “O pagador de promessas” (dirigido por Anselmo Duarte, em 1962) e o indicado à Palma de Ouro em Cannes “Terra em transe” (de Glauber Rocha, em 1967) - a pérolas obscuras - como o curta de animação “Macaco feio... Macaco bonito...” (de Luiz Seel, em 1929).

O desenho é, segundo a organização da mostra, o mais raro e antigo filme nacional selecionado. O trabalho evidencia a elegância do traço e o refinamento do humor (até o hollywoodiano Mickey Mouse faz uma “ponta” no curta) do ilustrador e cineasta carioca Seel.

Outra preciosidade da mostra é a comédia “É Simonal” (de 1970) com cenas antológicas e trechos de shows de Wilson Simonal no estádio Maracanãzinho e na boate Sucata – local célebre no Rio entre a década de 1960 e 1970 por sediar shows de medalhões da MPB.

Além dos filmes citados, há ainda produções que destacam as atuações de nomes populares na TV brasileira, como Jô Soares (em “A mulher de todos”, - foto - em 1969) e Dercy Gonçalves (em “Cala a boca, Etelvina!”, de 1958).

Em paralelo às exibições, a mostra também promove encontros do público com cineastas, atores e técnicos das produções selecionadas.

Confira abaixo a programação paulistana do evento, que chega ao Rio de Janeiro e a Brasília no dia 11 de maio.

Na capital fluminense, a mostra acontece até o dia 30 de maio. Já na capital do Distrito Federal, o evento se prolonga até o dia 6 de junho.

Clássicos & Raros do Cinema Brasileiro II
Quando: de 21 de abril a 16 de maio
Onde: CCBB São Paulo (rua Álvares Penteado, 112 – Centro) e Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Quanto: de R$ 2,00 a R$ 8,00 em São Paulo
Informações: site de cultura do Banco do Brasil

fonte: g1 cinema

Nenhum comentário: