segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Confira todos os vencedores do Television Critics Awards 2010


A Associação dos Críticos de Televisão (TCA) divulgou ontem os vencedores do prêmio deste ano. Para quem não sabe, a Associação premia desde 1985 as produções e profissionais que se destacaram em 11 categorias.

Desbancando nomes como Lost, Breaking Bad e Modern Family, a novata Glee ficou com o prêmio de série do ano. O seriado da FOX ainda ganhou em mais duas categorias, Melhor Série Nova e Melhor Ator/Atriz de Série Cômica (Jane Lynch). Abaixo você confere todos os vencedores do Television Critics Awards 2010.

Television Critics Awards 2010:

Melhor Série do Ano
Glee

Melhor Série Nova
Glee

Melhor Série Dramática
Breaking Bad
Lost

Melhor Série Cômica
Modern Family

Melhor Série Infantil
Yo Gabba Gabba

Melhor filme, minissérie ou especial
The Pacific

Série de Importância Histórica
M*A*S*H

Melhor Ator/Atriz em Drama
Julianna Margulies por “The Good Wife

Melhor Ator/Atriz em Comédia
Jane Lynch por “Glee

Prêmio pela Carreira
James Garner

fonte: cineseries

1ª Mostra Online do Festival Cine Cufa acontecerá neste mês no Rio de Janeiro


A 1ª Mostra Online do Festival Cine Cufa - Central Única das Favelas - acontecerá a partir do dia 24 de agosto até 5 de setembro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Todos os 74 filmes participantes dessa 4ª edição do festival, pela primeira vez, poderão ser assistidos gratuitamente na internet e antecipadamente ao evento.

Os filmes participantes do Festival estarão disponíveis permanentemente a partir de 02 de agosto no site do canal Elo Comunidade, que proporcionará a difusão de um conteúdo audiovisual de qualidade que muitas vezes fica restrito a festivais e a comunidade local. A voz da comunidade representada em vídeos e em filmes poderá agora contar com toda a visibilidade da internet, viralização das redes e aumento da abrangência de público, já que o conteúdo poderá ser visto também por pessoas de outros estados

Este ano, o Cine Cufa apresenta longas vindos de diversos países como: Holanda, Estados Unidos, Portugal, México e França além da inédita novela Em Busca da Vida, roteirizada e protagonizada por garotos indígenas (Aymaras e Quechuas) de La Paz, Bolívia.

O Festival apresenta também seus já tradicionais debates com a escalação de profissionais de renome atuantes no mercado do audiovisual, promovendo ao público a oportunidade de troca direta com o universo do cinema de favela e seus desdobramentos.

Além de ter acesso aos filmes online, o público poderá votar em seus favoritos até o dia 05 de setembro por meio das redes sociais (Twitter e Facebook) e o filme vencedor será premiado com uma câmera de vídeo.

Para votar, basta aderir às redes Elo Channels: Tornar-se seguidor do Twitter @elochannels e dar “curtir” na página do Facebook elo channels.

O CineCufa é um Festival Internacional de Cinema, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), que exibe somente produções criadas por moradores de favelas, promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição. Em sua 4ª edição o Festival presta grande homenagem ao ator, cineasta e roteirista Zózimo Bulbul. Zózimo foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, atuou na novela Xica da Silva e no cinema dirigiu Abolição - filme premiado no exterior. Ele é também o fundador do Centro Afro de Cinema.

fonte: cineclik

Vem aí o Festival Viva Ankito


Embora Hollywood, de muitas formas, domine o mercado cinematográfico, é sempre bom lembrar que aqui se faz cinema e há muito tempo. Goste ou não de um gênero, seja fã apenas de uma época ou, simplesmente, curta o cinema nacional como um todo, o Brasil já produziu muita coisa e tem muitos ídolos.

Na chachada, por exemplo, ao lado de Oscarito, Zé Trindade e Grande Otelo, Ankito foi um dos grandes nomes e protagonizou mais de 30 filmes e com recordes de bilheteria. Portanto, se você é fã do ator que tinha o circo na veias ou nunca viu nada dele, chegou a hora.

O Centro Cultural Correios vai apresentar o Festival Viva Ankito, numa homenagem ao ídolo falecido no ano passado. Durante cinco dias, será possível assistir filmes dele ao lado de Grande Otelo, Ronald Golias, Wilson Grey, Paulo Goulart e Renata Fronzi, entre outros. Além da exibição, estão previstas conversas com jornalistas, pesquisadores, diretores de cinema, atores, atrizes, e ainda exposição de fotos, reprodução de cartazes, entre outras atividades que resgatam um momento do cinema nacional. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO
Dia 10 – Um Candango na Belacap
Dia 11 – Pé na Tábua
Dia 12 – ... E o Bicho Não Deu
Dia 13 – Os Três Cangaceiros
Dia 14 – Vai que é Mole
Dia 15 - É de Chuá

Anote aí! O Festival Viva Ankito acontecerá de 10 a 15 de agosto, no Centro Cultural Correios: Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro. As sessões acontecerão sempre em dois horários, sendo a de 18:30 seguida de debate. A exposição está aberta de 3ª a domingo, das 12h às 19h.

Fonte: Adoro Cinema

Festival de Cinema Judaico exibe filmes internacionais e mostra especial sobre a República Tcheca


Depois de 14 anos, o Festival de Cinema Judaico já se estabeleceu como programa fixo na agenda da cidade de São Paulo. Todos os filmes apresentados giram em torno do tema judaísmo, mas com as mais variadas abordagens.

A programação abrange filmes de diversas origens, entre documentários e ficção. Além dos israelenses e dos nacionais, os títulos selecionados vêm dos Estados Unidos, Alemanha, México, Austrália e outros países. Entre os nomes mais conhecidos estão "Wonderful World" - - foto, com Mathew Broderick, sobre um cantor judeu folk pessimista; e o curta "Avós", do uruguaio radicado em São Paulo Michael Wahrmann, selecionado na edição de 2010 do Festival de Berlim.

Há ainda uma mostra especial sobre a República Tcheca, com três títulos: "Por Dentro Da Mala De Hanah" e "As Deportações Esquecidas", relacionados ao Holocausto; e "Sem fronteiras Lise Forell", documentário sobre uma pintora de origem tcheca que vive no Brasil (veja as sinopses aqui). Outra programação especial é sobre o tema Fé, que discute como está a crença em um mundo em que descobertas científicas são divulgadas diariamente.


14º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO
Quando: de º1 a 7 de agosto de 2010
Onde: Hebraica (Rua Hungria, 1000), CineSESC (Rua Augusta, 2075), Centro de Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2500), Cinemark/Higienópolis (Av. Higienópolis, 618) e Teatro Eva Herz (Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073)
Quanto: Grátis (Teatro Eva Herz e Hebraica - Teatro Anne Frank), 1 kg de alimento não-perecível (Centro de Cultura Judaica), R$8 (demais locais)
Informações: site oficial

fonte: uol cinema

Diretora e roteirista levam oficinas de cinema para SP


A diretora Laís Bodanzky e o roteirista Luiz Bolognesi concluiram mais uma etapa do projeto Oficinas Tela Brasil, que existe desde 2008 com o intuito de dar oportunidade a jovens de baixa renda realizarem curtas-metragens. A estreia dos novos curtas produzidos será no próximo dia 31 de julho, com presença do cineasta Carlos Reichenbach.

Agora será a vez de 20 jovens de São Miguel Paulista, em São Paulo, ganharem a chance de produzir seus próprios curtas-metragens coordenados pela dupla de cineastas e com patrocínio do Instituto Votorantim e Votorantim Metais.

Mais de 900 alunos já passaram participaram do projeto em várias cidades do País.

fonte: terra cinema

Festival de Veneza divulga lista dos concorrentes ao Leão de Ouro


O 67º. Festival de Veneza, que se desenrolará entre 1º. e 11 de setembro próximos, divulgou sua lista de concorrentes ao Leão de Ouro 2010 e diversos outros títulos integrantes das demais mostras do evento.

Na competição principal, os nomes mais famosos são dos norte-americanos Sofia Coppola, Julian Schnabel, Vincent Gallo (voltando à direção, sete anos depois de “Brown Bunny”), os franceses François Ozon e Abdellatif Kechiche, o alemão Tom Tykwer, o japonês Takashi Miike, o vietnamita Tran Anh Hung, o chinês Tsui Hark e o espanhol Alex de la Iglesia. Apenas um latino-americano entrou na disputa pelo Leão de Ouro: o chileno Pablo Larraín, diretor de “Tony Manero” (2008), que apresenta seu novo trabalho, “Post Mortem”.

O Brasil, que ficou de fora da competição principal, é representado por dois filmes: o longa “Lope”, coprodução Brasil-Espanha, assinada por Andrucha Waddington, que revisita a figura do famoso dramaturgo espanhol do século 16, Lope de Vega, contando com Selton Mello e Sonia Braga no elenco; e o curta “O mundo é belo”, de Luiz Pretti, integrante da mostra paralela Horizontes.

Na competição principal, é visível a predominância de títulos norte-americanos, que são seis, começando por “Somewhere”, de Sofia Coppola com Benicio del Toro e Stephen Dorff no elenco. Fazem parte deste bloco norte-americano "Promises Written in Water", de Vincent Gallo, “Miral”, de Julian Schnabel, "Road to Nowhere", de Monte Hellman, e "Meek's Cutoff”, de Kelly Reichardt. Completa a lista “Black Swan”, de Darren Aronofsky, que já havia sido anunciado previamente como filme de abertura, na noite de 1º. de setembro.

A noite inaugural do festival terá também como atração não-competitiva, na sessão da meia-noite, “Machete”, a esperada expansão do falso trailer de “À Prova de morte”, dirigida por Robert Rodriguez e Ethan Maniquis. O filme de encerramento, no dia 11, é outra produção norte-americana: “The Tempest”, de Julie Taymor, uma adaptação de “A Tempestade”, de William Shakespeare, estrelada por Helen Mirren (“A Rainha”).

Na disputa pelo Leão de Ouro, é inegável também a presença europeia. São nada menos de quatro italianos: Saverio Costanzo (de “La solitudine dei numeri primi”, com Isabella Rossellini), Ascanio Celestini (“La Pecore Nera”), Mario Martone (“Noi credevamo”, com Toni Servillo) e Carlo Mazzacurati (“La Passione”, com Silvio Orlando e Stefania Sandrelli).

Os franceses são representados por François Ozon (trazendo “Potiche”, estrelado por Catherine Deneuve e Gerard Depardieu), Abdelattif Kechiche (“Venus Noire”) e Antony Cordier (“Happy Few”, com Elodie Bouchez e Roschdy Zem).

Estrelado por Carmem Maura, da Espanha vem o concorrente “Balada Triste de Trompeta”, de Alex de la Iglesia. Da Alemanha, “Drei”, novo trabalho do premiado Tom Tykwer (o diretor de “Corra Lola, Corra”). Rússia e Grécia comparecem igualmente com um solitário concorrente, respectivamente “Silent Souls”, de Aleksei Fedorchenko, e “Attenberg”, de Athina Rachel Tsangari.

Normalmente muito prestigiado por Marco Müller, diretor do festival, o bloco asiático está comparativamente modesto na seção principal, em relação a anos anteriores. São apenas três, sendo duas produções japonesas, “13 Assassins”, de Takashi Miike (diretor do polêmico “Três... Extremos”) e “Norwegian Wood”, que é dirigido pelo vietnamita Tran Anh Hung (diretor do celebrado “O cheiro da papaia verde”).

O outro representante oriental, “Detective Dee and the Mystery of Phantom Flame”, é assinado por um dos mais respeitados diretores de ação de Hong Kong, Tsui Hark (“Caçadores de Vampiros”).

Uma coprodução canadense-italiana, “Barney's Version”, de Richard J. Lewis, completa a seleção competitiva.

Fora da corrida pelos prêmios, uma série de títulos marca homenagens especiais desta edição do festival italiano. É o caso de "Vittorio racconta - Una vita da Mattatore", documentário de Giancarlo Scarchilli sobre o ator Vittorio Gassman, que morreu em 2000. Falecido em maio último, o ator e diretor norte-americano Dennis Hopper (“Sem Destino”) também será lembrado com a exibição de um filme muito pouco visto de 1971, em que atua e dirige, “The Last Movie”.

Medalhões do cinema mundial, como o italiano Marco Bellocchio (cujo drama histórico “Vincere” atualmente faz grande sucesso em São Paulo) e o norte-americano Martin Scorsese também mostram novos trabalhos em primeira mão. Bellocchio apresenta seu novo drama, “Sorelle Mai”, com Alba Rohrwacher (vista em “Meu irmão é filho único”). E Scorsese, a produção “A letter to Elia”, em que divide a direção com Kent Jones.

Os irmãos Affleck também estão representados em dose dupla, trazendo trabalhos como diretores. Ben Affleck exibe seu “The town”, em que também atua, ao lado de Rebecca Hall (“Vicky Cristina Barcelona”), e Casey Affleck, o documentário “I’m still here - the Lost Year of Joaquin Phoenix”, em que conta o que andou acontecendo com o ultimamente sumido ator Joaquin Phoenix (cujo último filme foi “Amantes”, de 2008).

Abaixo, a lista dos filmes das principais seções:

COMPETIÇÃO

"Black Swan", Darren Aronofsky (EUA) – filme de abertura
"La Pecora Nera", Ascanio Celestini (Itália)
"Somewhere", Sofia Coppola (EUA)
"Happy Few", Antony Cordier (França)
"La Solitudine dei Numeri Primi", Saverio Costanzo (Itália-Alemanha-França)
"Silent Souls", Aleksei Fedorchenko (Rússia)
"Promises Written in Water," Vincent Gallo (EUA)
"Road to Nowhere", Monte Hellman (EUA)
"Balada Triste de Trompeta", Alex de la Iglesia (Espanha-França)
"Venus Noire", Abdellatif Kechiche (França)
"Post Mortem", Pablo Larrain (Chile, México, Alemanha)
"Barney's Version", Richard J. Lewis (Canadá, Itália)
"Noi credevamo", Mario Martone (Itália-França)
"La Passione", Carlo Mazzacurati (Itália)
"13 Assassins", Takashi Miike (Japão-EUA)
"Potiche", François Ozon (França)
"Meek's Cutoff", Kelly Reichardt (EUA)
"Miral", Julian Schnabel (EUA-França-Itália-Israel)
"Norwegian Wood", Tran Anh Hung (Japão)
"Attenberg", Athina Rachel Tsangari (Grécia)
"Detective Dee and the Mystery of Phantom Flame", Tsui Hark (China)
"Drei", Tom Tykwer (Alemanha)

FORA DE COMPETIÇÃO

"The Town", Ben Affleck (EUA)
"I'm Still Here: the Lost Year of Joaquin Phoenix", Casey Affleck (EUA)
"Sorelle Mai", Marco Bellocchio (Itália)
"Niente Paura -- Come siamo come eravamo e le canzoni di Luciano Ligabue", Piergiorgio Gay (Itália)
"Dante Ferretti -- Production Designer", Gianfranco Giagni (Itália)
"Notizie degli Scavi", Emidio Greco (Itália)
"The Last Movie" (1971), Dennis Hopper
"Gorbaciof", Stefano Incerti (Itália)
"That Girl in Yellow Boots", Anurag Kashyap (Índia)
"Showtime", Stanley Kwan (China)
"Sei Venezia", Carlo Mazzacurati (Itália)
"Zebraman" (2004), Takashi Miike (Japão)
"Zebraman 2: Attack on Zebra City," Takashi Miike (Japão)
"The Child's Eye 3D", Oxide Pang and Danny Pang (China, Hong Kong)
"Vallanzasca – Gli angeli del male," Michele Placido (Itália)
"All Inclusive 3D", Nadia Ranocchi and David Zamagni (Itália/Áustria)
"Raavan", Mani Ratnam (Índia)
"1960", Gabriele Salvatores (Itália)
"La prima volta a Venezia", Antonello Sarno (Itália)
"A letter to Elia", Martin Scorsese and Kent Jones (EUA)
"Shock Labyrinth 3D", Takashi Shimizu (Japão)
"L'ultimo Gattopardo: Ritratto di Goffredo Lombardo", Giuseppe Tornatore (Itália)
"Passione", John Turturro (Itália)
"Lope", Andrucha Waddington (Espanha/Brasil)
"Space Guy", Zhang Yuan (China)

fonte: uol cinema