domingo, 26 de outubro de 2008

Confira os destaques do 10ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


A Fronteira da Alvorada (2008) - foto
(França - 106 min. - Philippe Garrel)

Carole é uma solitária estrela de cinema. Seu marido trabalha em Hollywood e a rejeita. Surge um fotógrafo, François, e os dois se tornam amantes. Eles começam a se encontrar sempre no hotel onde François realiza as suas sessões de fotos e se encontram no apartamento de Carole de vez em quando.


A Guitarra (2008)
(EUA - 93 min. - Amos Poe)

Quando a nova-iorquina Mel descobre que tem uma doença terminal, ela deixa-se levar pela vontade de realizar completamente todos os seus desejos. Compra lindos objetos, passa a consumir pratos como uma gourmet, derruba tabus eróticos e melhor de tudo, aprende a tocar uma guitarra.


Juventude (2008)
(Brasil - 72 min. - Domingos Oliveira)

David, Antonio e Ulisses foram amigos a vida toda, desde que representaram, ainda adolescentes, a peça A Ceia dos Cardeais, o clássico português de Julio Dantas. Passados 50 anos, reúnem-se uma noite para comemorar seu encontro e efetuar um balanço de suas vidas e, particularmente, de seus amores. Mostram-se homens inteiros, ainda sem os dissabores da senilidade, mas próximos e diante de seu próprio fim. O filme comenta, sem auto-piedade e com humor, os percalços da condição humana, na idade em que eles aparecem com maior nitidez...


Lucio (2007)
(Espanha - 93 min. - Aitor Arregi, Jose Maria Goenaga)

Lucio tem sido protagonista e testemunha de muitos eventos históricos da segunda metade do século XX. Sua família foi perseguida pelo regime de Franco, estava nas ruas de Paris durante o extraordinário Maio de 1968, apoiou ativamente a revolução de Fidel Castro, ajudou milhares de exilados providenciando-lhes documentos falsos... Mas sem dúvida, seu maior triunfo se deu na segunda metade dos anos 1970. A imprensa o chamou de bom bandido ou de Zorro basco. Ele comandou a fraude de 25 milhões de dólares contra o First National Bank (atualmente Citibank), para mais tarde investir o dinheiro em causas nas quais acreditava. Milagrosamente, passou não mais do que poucos meses preso em toda a sua carreira.


O Canto dos Pássaros (2008)
(Espanha - 98 min. - Albert Serra)

Os três Reis Magos viajam em busca do Messias que está para nascer. A jornada é engraçada. Há uma constante brincadeira sobre se será possível ou não escalar uma montanha, já que dois dos reis são pesados. Encontram abrigo do sol e tentam dormir, mas não sabem como ficar confortáveis e discutem sobre quem está mentindo. Anjos aparecem e prenunciam a vinda do Senhor. José é o único personagem a não falar catalão no filme, preferindo se expressar em hebraico.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Mostra divulga filmes que concorrem ao troféu Bandeira Paulista


A organização da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou neste sábado a lista de 12 filmes de ficção e 6 documentários que concorrem ao troféu Bandeira Paulista.

Os finalistas foram os filmes mais votados pelo público durante as sessões e agora serão avaliados por um júri formado por Hugh Hudson, Jorge Bodanzky, Meinolf Zurhorst, Nicolas Klotz e Samira Makhmalbaf. A entrega dos prêmios será feita na cerimônia de encerramento da Mostra, que acontece no próximo dia 30, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Confira a lista dos filmes que concorrem ao prêmio Bandeira Paulista:

Ficção
As Lágrimas de minha Mãe - Berlim-Buenos Aires, Alejandro Cardenas Amelio (Alemanha)
El Regalo de la Pachamama, Toshifumi Matsushita (Bolívia/ Japão)
Estranhos, Erez Tadmor e Guy Nattiv (Israel)
Harrison Montgomery, Daniel Dávila (EUA)
Machan, Uberto Pasolini (Sri Lanka, Itália, Alemanha)
Maldeamores, Carlitos Ruiz Ruiz e Mariem Pérez Riera (Porto Rico)
Moscou, Bélgica, Christophe Van Rompaey (Bélgica)
O Amigo, Micha Lewinsky (Suíça)
O Estranho em Mim, Emily Atef (Alemanha)
The Bluetooth Virgin, Russell Brown (EUA)
Trato é Trato, Jonathan Gershfield (Inglaterra)
Tulpan, Sergey Dvortsevoy (Alemanha, Suíça, Cazaquistão, Rússia, Polônia)

Documentário
Conhecendo Andrei Tarkovsky, Dmitry Trakovsky (Eua, Suécia, Rússia, Itália)
Crianças da Pira, Rajesh S. Jala (Índia)
Fumando Espero, Adriana L. Dutra (Brasil)
KFZ - 1348, Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (Brasil)
Mais Sapatos, Lee Kazimir (EUA)
Recurso Intangível Número 82, Emma Franz (Austrália)

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

fonte: terra