quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Confira os destaques do 6ª dia da Mostra Internacional de Cinema de SP


24 City (2008)
(China - 107 min. - Jia Zhang-ke)

Chengdu, dias atuais. O estado possui 420 fábricas que virão abaixo para dar lugar a um complexo de apartamentos de luxo chamado 24 City. Três gerações, oito personagens: velhos operários, executivos e yuppies da fábrica e suas histórias se fundindo à história da China.


Confissões de Super-Heróis (2007)
(EUA - 92 min. - Matt Ogens)

Nas calçadas da Hollywood Boulevard, três homens e uma mulher ganham a vida caracterizados de super-heróis. Em sua rotina diária, eles desvendam suas derrotas e triunfos tanto quanto procuram completar com êxito seus próprios modos de fama. Superman vive em Los Angeles com sua mulher, Bonnie. Há 11 anos ele encarna o Homem de Aço, por quem é obcecado, na Hollywood Boulevard. Hulk vendeu seu Super Nintendo para comprar uma passagem de ônibus para Hollywood. Por quatro anos foi um sem-teto nas ruas de Los Angeles enquanto fazia testes tentando um papel na TV e no cinema. A Mulher Maravilha cresceu na pequena Maynardville, no Tennessee, e foi rainha do baile e líder de torcida no colegial. Foi para Los Angeles determinada a tornar-se uma atriz. Batman nasceu no Texas e foi preso inúmeras vezes por diversas razões. Trabalha como segurança em sets de filmagem quando não está ganhando uns trocados como super-herói. Embora pisem na Calçada da Fama o tempo todo, seu caminho para o estrelato é íngrime e longo. O cotidiano destes quatro peculiares personagens revela seus sofrimentos e conquistas à medida em que se tornam famosos a seu próprio modo.


Romance (2008)
(Brasil - 105 min. - Guel Arraes)

Diretor e ator de teatro, Pedro se apaixona por Ana, atriz com quem contracena na peça Tristão e Isolda. Nos bastidores da peça, o casal esbarra nos obstáculos do amor contemporâneo: paixão, ciúme, rotina... É possível um amor recíproco feliz? Antes de chegar a uma conclusão, Pedro e Ana terão sua trajetória afetada pela carreira dela — que passa a fazer sucesso na TV — impulsionada pela empresária Fernanda (Andréa Beltrão). O novo cenário deixa espaço, ainda, para a entrada de Orlando/José de Arimatéia em cena. No papel de um ator, ele estrelará com Ana um especial de TV e, mais importante, dividirá o seu coração.


Sinédoque, Nova Iorque (2008) - foto
(EUA - 124 min. - Charlie Kaufman)

Parte sonho, parte um quebra-cabeças, parte uma charada é a estréia como diretor do premiado roteirista Charlie Kaufman. Caden tem problemas que incluem um casamento falido com Adele e uma carreira decadente. Quando Adele o deixa para seguir sua própria carreira em Berlim, Caden atira-se no novo show da Broadway. Cria um personagem baseado na própria vida, uma parte representante do todo. A narrativa começa em Schenectady, Nova York, e o jogo entre as duas palavras é apenas um dos lúdicos detalhes lançados com faíscas no decorrer da história. Como Caden tenta preencher o seu vazio doméstico com dramáticas recriações, também lança um ator magro, uma atriz bonita como sua mulher e uma peculiar mulher como interessada em seu amor, que na vida real atende pelo nome de Hezel. Passa a haver uma interação entre o real e o simulacro e Caden torna-se o manipulador e o fantoche em seu próprio palco.


Sneakers - Entrando de Sola na Cultura Urbana (2008)
(Brasil - 48 min. - Edson Soares)

A explosão das séries limitadas e releituras de modelos antigos de tênis e a mudança no status do calçado, que passou a ser visto por muitos como peça de luxo ou mesmo plataforma artística.

Acesse o site oficial 32ª Mostra Internacional de Cinema

Mostra exibirá filmes brasileiros na Rússia


A I Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou começou nesta terça-feira (21/10) na capital russa e exibirá cerca de 20 filmes brasileiros produzidos nos últimos dez anos. O evento ocorre até domingo (26/10).

O público poderá assistir longas premiados como Cidade de Deus (2002), Bicho de Sete Cabeças (2000), Central do Brasil (1998), Carandiru (2001), O Invasor (2001) em sessões gratuitas que acontecerão na Sala Grande da Biblioteca de Literatura Estrangeira M. I. Rudomino.

O gênero documentário será representado por Jogo de Cena (2007), Santiago (2007) e Edifício Máster (2002) no evento, que pretende disseminar a cultura brasileira na Rússia.

Ainda serão exibidos Lisbela e o Prisioneiro (2003), Vinícius (2005), Se Eu Fosse Você (2005), A Partilha (2001), Cão Sem Dono (2007), Houve uma Vez Dois Verões (2002), Abril Despedaçado (2001), Zuzu Angel (2006), Podecrer! (2007) e Cazuza - O Tempo Nãio Pára (2004).


fonte: cineclik