sábado, 31 de outubro de 2009

Cine PE abre inscrições para edição de 2010


O Cine PE – Festival Audiovisual do Recife abre, a partir de domingo (1º de novembro), as inscrições para longas e curtas-metragens que queiram concorrer na 14ª edição do festival.

As inscrições vão até 31 de janeiro de 2010. De acordo com a organização do evento, espera-se a participação de 500 produções. Os curtas selecionados serão divulgados em 15 de março, ao passo que a publicação dos longas fica para abril.

Em 2009, o Cine PE premiou Alô, Alô, Terezinha, documentário de Nelson Hoineff sobre Chacrinha, que chega aos cinemas nesta sexta-feira (30/10).

Os cineastas e produtores devem inscrever, inicialmente, os filmes no site do festival, que têm o regulamento completo. A ficha de inscrição, preenchida e assinada, incluindo um CD (com 03 fotos do filme), 02 (dois) DVDs do filme (cópia de segurança) e velocidade de gravação de até 1x, deverá ser enviada para a BPE (Rua João Cardoso Aires, 1042 – Boa Viagem, Recife - PE, ou mesmo entregue diretamente no endereço da produtora), a partir do dia 1º de novembro de 2009 e até as 18h do dia 31 de janeiro de 2010 (último dia para postagem no correio).

Em 2010, o 14º Cine PE ocorre entre 26 de abril a 2 maio em Recife.

fonte: cineclik

Começa o Curta Cinema


Os interessados em curtametragens têm mais uma pedida a partir desta sexta. Começou ontem o Curta Cinema, um dos principais festivais do gênero no país. O evento ocorre no Rio de Janeiro, com sessões nos cinemas Odeon, Ponto Cine e Caixa Cultural. Na Livraria da Travessa da Barra haverá também sessões para escolas, abertas ao público.

Entre os destaques deste ano estão os curtas de temática indígena e a mostra Foco França, em homenagem ao Ano da França no Brasil. Nela serão exibidos trabalhos dos diretores Jacques Tati, Vincent Carelli, Jean Marie Staub, Vivian Ostrovsky e os especiais Cinema Sobre Cinema e Mulheres em Ritos de Passagem.

A locadora e agora produtora carioca Cavídeo também ganha espaço especial, com uma mostra comemorativa de seus 12 anos de vida. Os curtas Algum Dia Baby Blues, Último Retrato, Seis Movimentos para Dizer Adeus e Em Trânsito estão na programação.

Um diferencial do Curta Cinema é que o vencedor da mostra competitiva nacional terá vaga assegurada para concorrer ao prêmio máximo do cinema mundial, o Oscar. Sim, é isso mesmo. O vencedor estará automaticamente selecionado para a disputa na categoria de melhor curtametragem.

A programação completa do Curta Cinema está disponível em seu site oficial. O evento vai até 8 de novembro.

fonte: adoro cinema