domingo, 22 de novembro de 2009

Academia revela 10 candidatos a Melhor Curta em Animação


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Oscar, anunciou o nome de dez candidatos à estatueta de Melhor Filme em Curta de Animação.

Os indicados serão conhecidos 2 de fevereiro de 2010. Já a cerimônia de entrega ocorrerá em 7 de março, no Kodak Theatre.

Confira os 10 filmes postulantes à vaga:

The Cat Piano, de Eddie White e Ari Gibson
French Roas, de Fabrice O. Joubert
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty, de Nicky Phelan
The Kinematograph, de Tomek Baginski
La Dama y La Muerte, de Javier Recio Gracia
Logorama, de Nicolas Schmerkin
A MAtter of Loaf and Death, de Nick Park
Partly Couldy, de Peter Sohn
Runaway, de Cordell Barker
Variete, de Roelof van den Bergh

fonte: cineclik

Curta brasileiro ganha prêmio em festival de cinema de Huelva


O brasileiro "Groelândia", de Rafael Figuereido -- foto, ganhou hoje o prêmio de melhor curta-metragem do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha, enquanto a máxima premiação - o Colón de Oro - foi para o filme chileno "La Nana", dirigida por Sebastián Silva.

O prêmio a "Groelândia" foi concedido "pela força narrativa, o medido ritmo na ação e excelentes interpretações, produto de uma acertada direção", segundo a ata do júri.

O júri concedeu uma menção especial aos brasileiros Pedro Arantes e Julio Taubkin, criadores de "A Guerra do Arturo", por "sua atrevida colocação, no qual o aparente sossego, com um fino senso de humor, reforça uma eficaz crítica à mediocridade de alguns meios de comunicação quando a necessidade de captar audiência se impõe ao rigor informativo".

"La Nana" - que também ganhou em Melhor Direção e Melhor Atriz para a chilena Catalina Saavedra - conta a história de Raquel, uma mulher amarga e introvertida, que está há 23 anos trabalhando como empregada doméstica para os Valdés, uma família de classe alta, até que a dona da casa contrata outra funcionária para ajudá-la, o que a primeira considera uma ameaça a seu modo de vida.

O porta-voz do júri do festival, Manuel Pérez Estremera, destacou "o nível de variedade e interesse de filmes em competição, o que tentamos refletir no histórico", além de ressaltar que "havia uma oferta variada e interessante de filmes".

fonte: EFE, uol cinema

Festival de Estocolmo premia Susan Sarandon pelo conjunto da carreira


A atriz norte-americana Susan Sarandon recebeu neste sábado um prêmio pelo conjunto de sua carreira, marcada por papéis cheios de "sedução e de rebeldia", no vigésimo Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.

"A sedução e a rebeldia estimulam seus personagens e parecem os instrumentos chaves de seu repertório de atriz", comentou o ator sueco Gustaf Hammarsten ao entregar o prêmio à atriz, uma escultura de bronze de mais de sete quilos.

Antes, a atriz, nascida em 1946, participou de um jogo de perguntas e respostas em uma sala central do principal cinema de Estocolmo.

Susan Sarandon, uma das inesquecíveis protagonistas de "Thelma e Louise" (1991), atuou em mais de 40 filmes, foi indicada cinco vezes ao Oscar e recebeu a cobiçada estatueta em 1995 por "Os últimos passos de um homem", em que vive uma religiosa que acompanha um homem condenado à pena capital no corredor da morte.

fonte: AFP, uol cinema

Secretaria do Audiovisual abre inscrições para publicação de pesquisa em cinema


A SAV (Secretaria do Audiovisual), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, abriu inscrições para o Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual.

O concurso vai selecionar pesquisas e estudos acadêmicos ou independentes sobre o audiovisual brasileiro. Neste ano, estão aptos a se inscrever pós-graduandos, pós-graduados ou pesquisadores independentes sem titulação acadêmica.

As inscrições estão abertas até 18 de dezembro. Serão selecionadas três pesquisas, cujo prêmio é a publicação de um livro com tiragem de 1,5 mil exemplares. As categorias são as seguintes: prêmio para melhor pesquisa em língua portuguesa resultante de Tese de Doutorado em cinema e audiovisual brasileiro; prêmio para melhor pesquisa em língua portuguesa resultante de Dissertação de Mestrado em cinema e audiovisual brasileiro e prêmio para melhor Pesquisa ou Estudo sem vínculo acadêmico, em cinema e audiovisual brasileiro, em língua portuguesa.

Para participar da seleção basta consultar o site www.cenacine.com.br ou pelo e-mail: info@iniciativacultural.org.br.

fonte: cineclik