domingo, 23 de novembro de 2008

Vencedores do Festival Mix Brasil 2008


Em uma cerimônia marcada por improvisos, deslizes e momentos cômicos, Para que Não me Ames - foto - foi escolhido como melhor filme do Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual. O curta também levou o prêmio de melhor direção (Andardina Azevedo e Dina Andrade).

Para que Não me Ames apresenta, em preto e branco, Marisco (Bruno Giordano), um preso marrento que conhece a travesti Vivita (Aline Magna). Ele se apaixona por ela, mas não tem o menor equilíbrio de lidar com esse novo sentimento.

O momento mais empolgante da cerimônia da noite de domingo (23/11) não foi a premiação de um filme, mas o Coelho de Prata à pessoa que mais se destacou nos corredores do Mix Brasil. A escolhida foi a suíça Claudette, prostituta andrógina que já passou dos 70 anos e que continua exercendo a profissão. Ela também foi a personagem central de documentário homônimo, exibido no festival. "Estou feliz que o Consulado Suíço tenha pago a minha viagem, pois eu avalio isso como muito importante para as minorias", afirmou a agraciada.

Mas não foi apenas Claudette a chamar a atenção. O ícone Paulo César Peréio (Nossa Vida Não Cabe num Opala) foi chamado ao palco para receber uma menção honrosa pelo documentário Homens, de Lucia Claus e Bertrand Lira. Detalhe: Peréio não participou do filme. Para completar, confundiu "Claus" com "caos" e fez um discurso relacionado à física quântica que, em síntese, saiu do nada e foi a lugar algum.

Voltando aos filmes, o casal "no armário" do filme Depois de Tudo, interpretado pelo músico Ney Matogrosso e pelo ator Nildo Parente, foi agraciado pelo júri como a melhor interpretação. Entre as escolhas do público, um prêmio merecido foi para o documentário Ela é um Garoto que Conheci, da canadense Gwen Haworth, que retrata, com humor, a mudança de sexo da diretora e a relação com a família.

Confira a relação completa dos vencedores do Festival Mix Brasil:

Prêmios do júri

Filme: Para que Não me Ames
Direção: Andardina Azevedo e Dina Andrade, de Para que Não me Ames
Interpretação: Nildo Parente e Ney Matogrosso, de Depois de Tudo
Fotografia: Juliana Vasconelos, de Os Sapatos de Aristeu
Roteiro: Otavio Chamorro, de As Fugitivas

Prêmios de público

Longa-metragem: Um Amor de Siam, de Chukiat Sakverrakul
Documentário: Ela é um Garoto que Conheci, de Gwen Haworth
Curta-metragem estrangeiro: El Patio de Mi Casa, de Pilar Gutiérrez Aguado
Curta-metragem nacional: O Corpo Conforme, de Letícia Marques

Personalidade - Prêmio Ida Feldman

Claudette


fonte: cineclik

Robert De Niro levará Festival de Tribeca ao Qatar em 2009


O Qatar firmou neste domingo um acordo com o ator norte-americano Robert De Niro para a organização a partir de 2009 de um festival internacional de cinema em Doha, confirmando assim as ambições culturais dessa pequena Monarquia do Golfo.

A primeira sessão do festival, chamado de "Tribeca Film Festival Doha", será realizada de 10 a 14 de novembro de 2009 na sede do Museu de Arte Islâmica, que conta com uma rica coleção e foi inaugurado no sábado na presença de diversas personalidades.

Robert De Niro é o co-fundador, ao lado de Jane Rosenthal e Graig Hatkoff, do Tribeca Film Festival, criado para revitalizar a vida cultural no bairro nova-iorquino de Manhattan após os atentados de 11 de setembro.

fonte: AFP

Evento gratuito discute história do cinema paulista


O crítico de cinema do Cineclick Celso Sabadin dará uma palestra sobre a trajetória do cinema paulista. O evento acontece na segunda-feira (24/11), às 20h, no SESI Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

A entrada é franca. A palestra integra as atividades do Cinema Falado, ciclo de palestras promovido pelo SESI (Serviço Social da Indústria). Celso Sabadin atua como crítico desde 1979 e já cobriu os mais importantes festivais nacionais e internacionais, como Gramado, Cannes, Veneza, entre outros. É autor do livro Vocês Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo.

Serviço
Cinema Falado - Celso Sabadin
Centro Cultural SESI Vila Leopoldina - Rua Carlos Weber, 835
Dia 24/11 (segunda-feira), às 20h.
Entrada gratuita: Inscrições abertas - 30 vagas
Informações e inscrições antecipadas: (11) 3834-5523 / 3832-1066 - ramal 1180 ou e-mail centroculturalsesi@sesisp.org.br.


fonte: cineclik

Filme chileno ganha Colón de Ouro em festival de cinema na Espanha


O filme "A Boa Vida", de Andrés Wood - uma co-produção chilena, espanhola, argentina, francesa e britânica -, ganhou o Colón de Ouro, prêmio mais importante do 34º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva (Espanha), segundo a ata oficial do júri, lida hoje pelo diretor Antonio Giménez-Rico, presidente do evento.

"A Boa Vida" se passa na atual Santiago do Chile e conta a história de Teresa, Edmundo, Mario e Patricia, quatro habitantes da cidade cujas vidas se cruzam.

A psicóloga Teresa trabalha conscientizando prostitutas sobre sexo seguro, mas é a última a saber que a filha de 15 anos engravidou; Edmundo é um cabeleireiro que ainda vive com a mãe e tem como sonho de consumo máximo comprar um Ford Fiesta; Mario é um músico talentoso, mas sempre perde a vaga na Filarmônica para apadrinhados. Os personagens não se conhecem, embora seus caminhos se entrecruzem pela cidade de Santiago, no Chile.

Um filme simpático, bem dirigido e com alguns bons momentos de humor. O roteiro faz o estilo mosaico, com várias tramas paralelas que têm como unidade temática o fato de todos serem habitantes de classe média da cidade chilena. Um olhar sobre o cidadão comum, com seus sonhos prosaicos, problemas cotidianos, pequenas neuroses. Cumpre bem sua função de distrair, embora não acrescente muita coisa ao espectador e nem à filmografia do diretor Andrés Wood, que tem como longa anterior o pungente Machuca (2004).

O filme é protagonizado por Aline Kuppenheim, Manuela Martelli, Eduardo Paxeco, Roberto Farias e Manuela Oyarzún.

O júri também premiou o filme argentino Lluvia, de Paula Hernández. O prêmio de Melhor Obra Prima foi dado para Parque Via, do mexicano Enrique Rivero. Alan Jonsson foi eleito o Melhor Diretor por Morenita.

O ator Juan Luis Galiardo, por Esperpentos, e a atriz Valeria Bertuccelli, por Lluvia, também foram premiados pelo júri, assim como Carlos Moreno e Alonso Torres, de Perro Come Perro. José Luis Alcaine e Javier Salmones ganharam o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho realizado no longa Esperpentos.

O 34º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva também contou com a exibição de filmes brasileiros, como Feliz Natal, que marca a estréia do ator Selton Mello (Meu Nome Não é Johnny) na direção de longas.


fonte: EFE